Desconectar componentes de forma a avaliar o seu funcionamento ou ver como reage o sistema eletrônico muitas vezes ajuda na solução de uma falha. Entretanto é imprescindível conhecer muito bem o sistema para prever o que vai acontecer e assim poder dar um diagnóstico certeiro.
Vamos usar um fato concreto para reforçar a importância desta introdução e também acrescentar uma dica para os menos avisados.
O sistema LE – Jetronic não possui autodiagnóstico, de maneira que ao desligar um componente se produz uma reação adversa a dos sistemas motronic, ditos digitais.
Com certa freqüência ocorre um defeito intermitente neste sistema que resulta em perda de potência, falha de aceleração e o motor morre em marcha lenta. Ao desligar o medidor de fluxo de ar o funcionamento do motor melhora, levando muitos técnicos a concluir equivocadamente que este é o componente defeituoso.
Na verdade a raiz do problema são trincas na solda dos componentes da unidade de comando, as chamadas soldas frias, que afetam o cálculo do tempo de injeção, deixando-o muito baixo e empobrecendo a mistura.
Com a desconexão do medidor de fluxo o tempo de injeção aumenta, o que é uma reação normal do sistema já que a tensão do sinal cai ao mínimo. Se estivesse funcionando regularmente o motor afogaria com o excesso de combustível, porém diante desta falha isto compensa a mistura que está muito pobre.
Substituir o medidor de fluxo de ar é um erro devido à má interpretação, a solução para este caso é corrigir as soldas frias ou substituir a unidade de comando.
Oportunamente farei outros comentários que possam contribuir para melhorar ainda mais os critérios de diagnóstico.
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