Sabe-se que ao substituir a correia dentada é necessário colocar o eixo motor e do comando de válvulas na marca de sincronismo ou usar ferramentas para travar o motor, conforme o caso. Um trabalho relativamente simples que pode se complicar devido ao erro de paralaxe ao tomar como referência as marcas nas polias, principalmente se o sincronismo está perdido por danos na correia, por exemplo.
As imagens a seguir ilustram o sincronismo das marcas de referência para montar a correia dentada do motor Volkswagen sigla BBX 2.0l usado no Pólo.
Como precaução o técnico deve ter sempre uma medida alternativa caso surja algum inconveniente. Quem possui um osciloscópio de dois canais a imagem dos sensores de fase e rotação obtidas como referência facilita a conferência e pode poupar muito trabalho se ocorre algum transtorno.
|
Dica: Para evitar o erro de paralaxe use um pino guia para alinhar as marcas.
|
||
|
|
Aparecido, gostaria de saber qual é o melhor método para se efetuar testes em estatores de alternadores automotivo. Problemas como curto a carcaça metálica são até fáceis de detectar, mas defeitos no enrolamento tenho muitas dificuldades em descobrir.
ResponderExcluirGustavo o melhor método é usar um microhmímetro ou ponte de wheatstone. Uma alternativa barata é usar uma fonte de corrente. Aplique corrente entre as fases e meça a queda de tensão nestes pontos. A queda de tensão é proporcional a corrente e deve ser igual para todas as fases, um valor mais baixo representa um curto circuito.
ResponderExcluir