Ao substituir o regulador de tensão de um
Renault Máster cuja tensão do alternador variava entre 12,9 a 14,0 Volts e mantinha
a lâmpada piloto (bateria) acesa, aproveitei a oportunidade para testar-lo fora
do alternador. Creio que isto responderá algumas perguntas dos seguidores do
blog sobre o teste deste componente separado do alternador.
Como já comentei este regulador possui
inúmeras funções, muitas difíceis de serem percebidas, outras podem ser facilmente
observadas, como por exemplo: o monitoramento do campo (DFM) e a pré-excitação
pulsada (característica comum neste regulador de tensão).
Diagrama do regulador de tensão multifunção acoplado ao alternador |
Funcionamento do regulador de tensão
F00M144181:
O CI de controle central do regulador é
inicializado através da lâmpada piloto ao ligar a chave de ignição. Após comuta
o transistor T3 que leva o terminal L ao negativo acendendo a lâmpada piloto e ao
mesmo tempo ativa a pré-excitação pulsada do campo por meio de T1 - Vide
diagrama acima.
Em regime normal de trabalho o transistor T3
é levado ao corte e T2 comuta o terminal L ao positivo (B+), apagando a lâmpada
piloto.
O transistor T1 desliga o campo quando o
borne B+ do alternador atinge o limiar de tensão superior e volta a ligar no
limiar inferior, de maneira que a tensão entregue pelo alternador fique estável
em uma ampla faixa de carga e rotação.
O chaveamento do transistor T4 acompanha a
pulsação do campo via transistor (T1) e serve para monitorar a carga do
alternador através do borne DFM.
Testando o regulador na bancada de trabalho:
A figura a seguir ilustra a conexão do
regulador para teste. Para a sinalização, uma caneta LED foi ligada ao borne L,
no DFM foi montado um resistor de 10 KOhm, e a lâmpada incandescente 12V-2W
simula o campo.
Diagrama de teste do regulador de tensão multifunção do alternador. |
A tensão DC da fonte é aplicada entre os
bornes B- e B+ respeitando a devida polaridade. Neste teste o borne W permanece
desconectado e a tensão da fonte é aumentada gradativamente. O chaveamento do
campo (lâmpada conectada no par de escovas) se dá normal, recebe alimentação
pulsada com ciclo ativo de 20% e é interrompida ao atingir 14,9 V.
O borne DFM, conectado ao B+ através de um
resistor, registra uma imagem exata do controle aplicado executado no campo.
sinal do campo e do borne DFM o regulador de tensão multifunção |
O LED sinalizador conectado no borne L não
se apagou, indicando falha no regulador, apesar do funcionamento normal do
campo.
No segundo teste, usando o gerador de sinal,
foi aplicado um sinal de corrente alternada de tensão e freqüência variável no terminal
W do regulador e a tensão do borne B+ foi mantida em 12,5V.
Com a freqüência do sinal entre 6 a 75 Hz a pré-excitação
pulsada se iniciou com aproximadamente 4,5 Vpp e se manteve mesmo elevando a
tensão acima de 14 VAC.
Sinal do campo versos sinal terminal W de baixa frequência |
A pulsação falhada pode ser notada pela
luminosidade oscilante da lâmpada (campo), possivelmente se deve ao mau
funcionamento do regulador.
Com freqüência acima de 75 Hz a excitação é
pulsada com tensão em torno de 3,2 VAC e se torna contínua e máxima acima deste
valor. Ao atingir 12,2 Vpp a excitação é cortada, como mostra a figura abaixo.
Conclusão:
O teste demonstrou os seguintes defeitos no
regulador: lâmpada sinalizadora não apaga e há irregularidades nos pulsos de
excitação ao alimentar o borne W.
Vê-se que o terminal W do regulador
influencia a geração do alternador, portanto ignorar-lo em um teste certamente levaria
a um diagnóstico equivocado. Além disso, no alternador a alimentação (B+ e W)
está sincronizada, pois a fonte é o estator do alternador, e o teste separado
pode ser ruim.
Por outro lado isso evidencia que a tensão e
freqüência no terminal W, imposto pelo magnetismo residual ao girar o
alternador, pode levar-lo a geração plena na falta da lâmpada piloto.
Conhecendo as funções detalhadas é possível
elaborar formas mais adequada de testes. Testar este tipo de regulador com o
próprio alternador ainda é a melhor opção, entretanto vemos aqui que é possível
obter algum resultado ao usar esta técnica.
Enfim, fazendo se aprende, este exercício é
válido para desmistificar e disseminar o conhecimento deste componente.
Veja mais:
Obrigado por mais esta importante postagem! Aparecido, gostaria de saber se com o múltimetro em escala de tensão AC, com a ponta de prova negativa na mass do veículo e a positiva na saída b+ do alternador é possível medir o riple dos didodos do mesmo.
ResponderExcluirGustavo, no veículo não dá tem muita interferência devido as cargas indutivas. No alternador com diodos de excitação pode ser medido a tensão DC entre B+ e D+, maior que 0,5 Volts indica defeito de estator ou diodos.
ResponderExcluirEstou com um Alternador de Astra 120A que quando o carro liga fica em 14,2V e vai caindo quando o carro fica quente chegando a 13,2v e com a perda pelo cabo fica uns 12,8V isso seria problema no regulador?
ResponderExcluirOBS: problema ocorre mais com Ar ligado e mesmo depois desligando tudo a tensão continua lá embaixo e não sobe mais.
Rodrigo, no seu caso eu suponho que a tensão cai para 12,8 Volts quando você liga o ar (ou outra carga) por falta de potência no alternador, e após desligar o ar se mantém em 12,8 Volts devido a descarga da bateria, não subirá enquanto não se recupere a bateria. Os problemas possíveis são: estado do regulador (escova, contato), estado do alternador (curto estator/rotor), rotação do alternador, rotação do motor, consumo, estado da bateria (descarregada/defeituosa).
ResponderExcluirComece testando o consumo (máximo 95 amperes), o regulador já foi testado, então verifique escova e rotor (deve estar limpo e sem oxidação). Verifique correia e certifique se a rotação de marcha lenta do motor está correta.
Como funciona os bornes L e DFM pra que eles servem?
ResponderExcluirColega veja o link http://aparecidooliveira.blogspot.com/2010/03/conheca-o-regulador-de-tensao.html
ResponderExcluirEstou com um problema no meu Peugeot 307. O alternador dele (que é novo, já foi substituído por um do mesmo modelo/amperagem) fica zunindo bastante depois de quente. A bateria é uma Heliar também nova. Desligando o B+ ele para de zunir. Desligando apenas o DFM, ele continua zunindo. A tensão é a mesma na saída dele e no + da bateria (14,4v). O veículo não tem problemas de carga, apenas o barulho. Já foi testado um novo regulador tanto no alternador novo quanto no antigo, sem sucesso. Desconectando B+ e fazendo uma ponte de B+ até o + da bateria, ele zuni também. Notei também que a luz piloto não acende quando o alternador está desconectado (B+ e DFM). Algum problema no sinal do DFM pode estar sobrecarregando o alternador? Há como testar isso de forma simples (multímetro)? Aqui na minha cidade tenho poucos recursos de manutenção (as auto-elétricas nem bancada têm), então se você puder me ajudar, agradeço imensamente! Abraço!
ResponderExcluirRafael, o zunido é proveniente de ruido magnético, comum em alternador com alta carga. A tensão está normal portanto não sobrecarrega a bateria e também não demonstra sobrecarga no alternador. Aparentemente não há nada errado com o alternador. Você precisa identificar o componente ou circuito que está causando o consumo para saber se existe alguma anormalidade. Deverá medir a corrente em circuitos isolados. Dica se não possui amperímetro meça a queda de tensão nos fusíveis, retirando os que tem queda, assim ao parar o ruido poderá identificar o circuito que possui um consumo elevado. Caso tenha algo que fique ligado com o motor parado ou fuga de corrente significa que se trata de reposição de carga da bateria. Teste a corrente de fuga.
ResponderExcluirObrigado pela resposta, Aparecido. Levei o carro até uma auto-elétrica mais capacitada, mas também não conseguiram determinar o problema. Testou outra bateria; passou o scanner; mediu no amperímetro; conferiu aterramento e cabo B+; isolamento de grandes consumidores (bomba da direção elétrica, bomba ABS, etc) e nada de anormal foi constatado... Pelo contrário, os parâmetros parecem estar ok! O zunido - que tem mesmo cara de alternador com alta carga - continua. O consumo do carro (durante funcionamento) está entre 20 e 35Ah, respectivamente para consumidores desligados e consumidores ligados. Ao ligar os consumidores, o zunido aumenta ainda mais. Os alternadores têm 120Ah. Os dois alternadores que tenho já foram revisados e fazem o ruído, um deles um pouco mais que o outro (mas sempre o mesmo, um zunido). Você teria algum palpite ou ideia do que eu possa fazer? As auto-elétricas não sabem mais o que fazer, e até eu já estou desistindo... Abraço!
ResponderExcluirRafael o zumbido proveniente do campo magnético até determinado limite é normal. Resta saber qual é o nível deste ruído segundo o fabricante do alternador. Talvez você esteja impressionado ou pode ser que realmente esteja exagerado. Seria melhor você comparar com outro veículo.
ResponderExcluirparabens pelas dicas , so uma pergunta, como eu faço a ligaçao desse alternador em bancada para teste de carga, como eh a exitaçao eh pelo tanzistor t3 mas a lampada eh colocada no terminal l correto?
ResponderExcluirDavi, na bancada terá que colocar a bateria e a lâmpada como no esquema. A carga também é ligada entre o b+ e negativo. Correto, Neste alternador a excitação é feita pelo regulador via te. A lâmpada é uma sinalização tanto para o regulador como para o motorista.
ResponderExcluiresse gerador de sinal como faço pra conseguir um
ResponderExcluirAlex, eu usei um gerador comercial instruterm. Pode encontrar em lojas de instrumentos para laboratorio de eletrônica ou na internet.
ResponderExcluirvc comprou no site deles
ExcluirSim.
Excluiro que significa o sinal DF
ResponderExcluirAnexei o vídeo no rodapé do post. pode ver muito mais no meu canal do youtube.
Excluirpor esses dias, peguei um regulador com o born "COM". Por sorte, havia gasto as escovas e consegui reparar o alternador. Quando o regulador tem esta saida, como posso proceder com o teste? veiculo: fluence
ResponderExcluirveja este resumo sobre reguladores ikro, https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwi61KHYp8jYAhWHf5AKHXALD5YQFgg7MAE&url=https%3A%2F%2Fwww.ikro.com.br%2Fdownloads%2Farquivo%2F10%2F302&usg=AOvVaw3hHxHSd_5koAboEsa5RzF6
Excluirhá videos da gauss também.
Boa noite Aparecido !
ResponderExcluirTu já montou um regulador de alternador em um transformador para
fazer um carregador de baterias ???