Motor Mercedes-Benz Sprinter 311 CDi


A mecânica de um motor é algo extraordinário aos olhos de um entusiasta de automóvel, uma verdadeira obra prima da engenharia. Entretanto, o técnico deve seguir a risca as recomendações técnicas do fabricante para garantir a qualidade do serviço de reparação.    

Vista eixo de comando motor Sprinter CD 311.

Detalhe ponto no eixo de comando de escape.

Detalhe: orifício para introduzir a ferramenta de sincronização no eixo de comando de admissão.

Vista da marca de referência do OT no eixo motor.

Bombas de combustível - baixa e alta pressão
O sistema common rail usa a bomba CRS de alta pressão Bosch CP1K e a alimentação de combustível de baixa pressão são feito pela bomba pré-alimentadora de engrenagens.

Para suprir falha de alimentação de combustível, a adaptação do separador de água é bastante comum, necessário devido a deficiências apresentada pelo filtro original.

Separador de água de série em versões mais novas
Links relacionados:

455 comentários:

  1. queria sabe se vai algum tipo de ferramenta pra colocar a sprinter cdi 311 no ponto pois estou com um problema montei o motor coloco no ponto e o as val batem no pistao e tranka o motor so de vira com a chave

    ResponderExcluir
  2. existe ferramenta sim. veja foto no post motor sprinter cd311, aí tem detalhe do sincronismo. note que pode introduzir um pino no orificio do comando estando a marca de OT alinhada.

    ResponderExcluir
  3. existe ferramenta sim. veja foto no post motor sprinter cd311, aí tem detalhe do sincronismo. note que pode introduzir um pino no orificio do comando estando a marca de OT alinhada.

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber se a 311 é um motor bom que nem a 313 ,pq ja ouvi alguns comentario q a 311 nao étao boa , gostaria d saber se é verdade obrigado

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, o desempenho de um veículo depende da potência/torque do motor e peso do veículo. Note que a sprinter CDI 311 pode ter um motor de 109 CV ou de 129 CV, a CDI 313 o motor é de 129 CV. Atente para estes pontos para ter uma comparação adequada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Aparecido,
      um feliz ano novo para você e os seus familiares, tenho lido muito o seu blog e suas dicas sempre são valiosas, eu gostaria de saber se você teria MANUAL DE MONTAGEM DO MOTOR DA SPRINTER 313 CDI em pdf, porque ajuda muito na hora da montagem.

      agradeço desde já
      Jorge Ramos

      Excluir
    2. Jorge, infelizmente não possuo manual deste motor.

      Excluir
  6. Boa tarde tenho uma 311 e me falaram que a bateria tem que completar com água a bateria ainda e original de fabrica?

    ResponderExcluir
  7. Wellington as baterias que necessitam manutenção, devem ser verificadas periodicamente quanto ao nível da solução. Caso esteja abaixo deve ser regularizado acrescentando apenas água destilada. No caso de bateria sem manutenção (selada) dispensa esta necessidade, pois a evaporação é reduzida.Atente para o tipo de bateria que está usando e siga as recomendações do manual de proprietário.

    ResponderExcluir
  8. Ola!! Bom dia me chamo Renê gostaria de tirar uma duvida sobre o motor de minha sprinter 311 CDI quando ligo a mesma ela em lenta fica oscilando gostaria de alguma informação sobre oque pode estar ocorrendo caso vocês possam me ajuda eu ficaria agradecido

    ResponderExcluir
  9. Renê, existem três possibilidades para o alto consumo de lubrificante: vazamento em juntas/mancal/etc., fuga no mancal da turbina, fuga pelos anéis do cilindro do motor.
    Pelos anéis do motor pode exalar um cheiro forte e pela turbina costuma expelir fumaça pelo escape.Verifique se o coletor está impregnado de óleo.

    ResponderExcluir
  10. Adquiri uma Sprinter 313 CDI logo quando peguei o veiculo apresentou falhas com entrada de ar e perda de potencia, descobrimos o defeito estava no pescador do tanque de combustível, fiz a troca de todas as mangueiras e conexões assim eliminado as falhas de entrada de ar o veiculo voltou a funcionar perfeitamente, porem nota-se quando se desliga o motor o diesel retorna para filtro racor, o filtro de combustível fica vazio, se ficar algumas horas sem funcionar para dar a partida é necessário fazer a sangria e eliminar o ar, muitos me falaram que o defeito é no cabeçote racor outros dizem para eliminar e fazer a ligação direta no filtro de combustível, porem fiz o teste e o problema persiste, inclusive notei que muitas 311 não possuíam o racor, observando na internet achei alguns fóruns onde diziam que a MB adaptava uma bomba auxiliar para injetar o diesel eliminando assim esse problema, por acaso você tem alguma ideia do que pode estar acontecendo?

    Grato Igor

    ResponderExcluir
  11. Renê seria bom fazer um diagnóstico com scanner para avaliar. A oscilação de marcha lenta pode ocorrer por diferença de débito nos injetores, problema mecânico no motor, bomba de alta pressão, problema elétrico, etc. Frente a tantas possibilidades seria difícil sanar o problema.

    ResponderExcluir
  12. Igor, não ví nenhuma com bomba auxiliar. Com certeza existe fuga ainda ou problema na válvula de retenção do racor. Veja a possibilidade de mudar de marca. Sugiro o Parker.

    ResponderExcluir
  13. Ola, estou com um problema, o ponto do motor parece esta td ok, conforme explicado na pagina, mas o motor esta rui de pegar e qndo pega fica fumaceando branco e castanhando, vc tem alguma dica do que pode estar acontecendo??.. será que esta fora de ponto?

    ResponderExcluir
  14. Colega, a fumaça branca é indício de possível entrada de ar na alimentação de combustível, consumo de lubrificante, combustível frio, qualidade do combustível. Quanto ao ruido pode haver alteração na pressão do rail ou pressão do coletor muito alta. Verifique se há erros registrados, faça a leitura da pressão do rail e coletor de admissão para entender o que está errado. Revise filtro de ar e admissão quanto a entupimento.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia... algumas pessoas dizem que o motor da sprinter 311 cdi é igual o da 313 cdi,oque diferencia é o modulo que se eu chipar a 311 fica igual a 313... gostaria de saber se essa informação procede...

    ResponderExcluir
  16. Colega, os dois modelos usam o motor OM611LA 2.2L conforme informa descritivo da MB, entretanto não tenho informações suficiente para afirmar se são exatamente iguais. Consulte um especialista em motor. Quanto a chipar o módulo, , me desculpe, prefiro não opinar, "não é minha praia".

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, minha 313 ficou 30 dias parada e agora apos carregar a bateria e dar partida ela vaza toda a agua do radiador em um parafuso que esta situado no bloco do lado direito do motor, alguem por me ajudar e me dizer o que ode ser?

    ResponderExcluir
  18. Glaucio todo o circuito de arrefecimento é selado, fuga de água quer dizer que rompeu a vedação. pode ser a junta danificada, falta de aperto na tampa/cabeçote ou bloco/tampa trincado. Procure a ajuda de um mecânico para identificar a causa exata.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde gostaria de saber o que pode esta fazendo o motor da minha van 311 bater ? já comprei os bico já comprei um radiador novo o meu mecanico disse que os tuches estão bom alguem poderia me ajudar pois ela ainda continua batendo

    ResponderExcluir
  20. Anônimo para determinar a causa exata, só mesmo trabalhando na máquina. Pode ser um problema mecânico no motor ou do sistema de injeção. Encontre uma oficina especializada e equipada para fazer o diagnóstico eletrônico e mecânico.

    ResponderExcluir
  21. tenho uma cdi311 2002 o torque esta muito fraco,quando o motor esta quente demora muito pra subir o giro e então o carro ñ desenvolve podem me ajudar,obrigado

    ResponderExcluir
  22. Anônimo, pode má admissão de ar, pressão do coletor, débito dos injetores ou bomba de alta pressão, baixa pressão/vazão de alimentação. Revise filtro de ar, combustível, monitore a pressão no coletor/turbocompressor, pressão verifique se radiador não tem obstrução ou fuga de ar. Se tudo tiver bem considere um possível problema com o motor.

    ResponderExcluir
  23. Muito boa sua pagina, parabéns! Estou comprando uma Sprinter 311 2004 com 280.000Km. Aparentemente ela está muito bem cuidada, porém tenho algumas dúvidas se esse é realmente um bom carro, qual a durabilidade do motor e se dá muito problemas no CDI... poderia me ajudar? O que observar especificamente nela e melhor; o que perguntar ao vendedor na hora da compra? Não achei informações suficientes, um grande abraço!

    ResponderExcluir
  24. ola pessoal
    eu montei um motor desse e de comeco ele funcionou normal mas depois de alguns minnutos ele travou ai na hora q fui ver a engrenagem auxiliar q fica de baixo dos comandos tinha funtido ai peguei e troque a engrenagem
    montei novamente ai ocorreu o mesmo problema alguem pode me dar uma ajuda do que possa ser isso

    ResponderExcluir
  25. Nelson, um bom carro é muito relativo, depende do que você espera dele. Desempenho, economia, espaço, capacidade de carga, consumo, custo e dificuldade de manutenção, preço de revenda, etc. Muitas destas respostas você encontra no site da montadora e em publicações de renomadas revistas sobre automóveis. Com certeza para algumas você mesmo tem a resposta e basta comparar com outros modelos pretendido. No fim com o tempo aprendi que conta mesmo é a preferência, uma espécie de identidade que estabelecemos com certas marcas ou modelos, não importa o que digam. Comprar um carro usado não é uma tarefa fácil, apesar de leis que regulamentam a transação é sempre bom saber mais sobre a reputação do vendedor, afinal alguns problemas estão ocultos e só serão identificados após um certo tempo de convivência com o veículo. Durabilidade é muito relativo depende muito de como o veículo foi usado e sua manutenção. O que falam pode ser bem diferente do que entendemos, por exemplo: um veículo revisado não significa que não necessite manutenção ou não irá quebrar nada a curto prazo. Afinal qualquer veículo com certa rodagem apresentam desgastes generalizados. Um histórico que comprove a manutenção realizada anteriormente ajudaria muito , pena que nem todos possuem.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo, examine o sistema de lubrificação quanto a entupimentos, pressão, vazão e fugas de óleo.

    ResponderExcluir
  27. Obrigado pelas respostas anteriores Aparecido! Eu li bastante a respeito do carro e o que me deixou em dúvida e o motivo da pergunta é em relação ao CDI, não cheguei a conclusão se ele é problemático ou não...Abraços!

    ResponderExcluir
  28. Olá tenho uma cdi 311 e ela esta morrendo do nada ascende a luz edc e ela desliga o painel continua asceso assim que ela desliga em movimento eu viro a chave e ela volta a pegar. ja troquei o filtro e não parou.quando ela fica parada de um dia para o outro vou dar na partida viro a chave ascende o painel normal mas o edc não apaga e não da sinal nenhum.volto a chave ate que faz um barulho de acionamento ai o edc apaga e ela funciona normal.Se alguem tiver alguma soluçao eu agradeço.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo, se o motor de partida não é acionado ao tentar ligar pode ser que o imobilizador está bloqueando, se for este o caso aparece a mensagem no painel "start erro". Verifique os fusíveis quanto a mau contato e os conectores do módulo. Certifique se existe algum tipo de chave segredo que corta a alimentação do módulo. Com o veiculo ligado tente provocar a falha movimentando chicote elétrico, forçndo levemente o conector do módulo e fusíveis.

    ResponderExcluir
  30. meu nome é junior chalegre e gostaria de relatar que ao trocar o oleo do motor da minha sprinte 311cdi motor om611 o frentista deixou quebrar a ponta do suporte do refil do filtro,quebro aproximadamente uns 7 cm na ponta onde existe um anél,no entanto ele montou o suporte assim mesmo,eu gostaria de saber se isto poderia trazer alguma má consequencia ao motor pois o mesmo começou a bater,grato

    ResponderExcluir
  31. Chalegre, para não cometer nenhuma injustiça é melhor confiar a um mecânico que examine com cuidado para comprovar os fatos.

    ResponderExcluir
  32. Olá, me chamo Sérgio, tenho uma 313 CDI 2010, ao acerelar o motor em movimento faz um chiado semelhante ao jato de agua dos postos de lavagem de veículos, o q pode ser ?

    ResponderExcluir
  33. Sergio pode ser vazamento de compressão do motor pelo mau assentamento dos injetores. Para confirmar, retire a tampa de cobertura do motor e verifique jogando água sobre o alojamento dos injetores.

    ResponderExcluir
  34. Sérgio se for este o caso (fuga de compressão pelos injetores) não tente reapertar os parafusos de fixação do mesmo, os injetores que tiver fuga deve ser removido para limpeza e também limpar o assentamento no cabeçote do motor, caso contrário se corre o risco de espanar o parafuso da tampa e ter que desmontar a tampa para reparo.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite, minha sprinter 310 esta vazando atrás do suporte do filtro lubrificante, gostaria de saber se ali vai uma junta, ou um anel de vedaçao,,,,obrigado fico no aguardo

    ResponderExcluir
  36. ola amigo tenho o pobreminha na minha splinter 311 não consico localisar o sensor de ole já levei a algumas oficinas e tambem não sabe onde se localiza para subistituição, ten que ter este sensor caso contrario a lus não acenderia obrigado

    ResponderExcluir
  37. Anônimo deve ter anel de vedação ou junta, não pode ser metal/metal.

    ResponderExcluir
  38. Leticia, se você se refere ao sensor de óleo da M. Benz sprinter 311 CDI, está localizado embaixo do motor (carter) do lado da correia.

    ResponderExcluir
  39. minha sprinter 413 depois que esquenta ela ñ liga mais,depois de 5 min ele liga normal.
    o que pode ser???

    ResponderExcluir
  40. Rogério, fale mais sobre seu problema, o que você quer dizer, não gira o motor de partida? ou gira normalmente e não pega? Você observou se o display emite alerta de erro, ou luz da injeção acesa.

    ResponderExcluir
  41. Bom dia amigo !! tenho uma Sprinter cdi 311 a pouco tempo e fiquei 05 dias sem liga-la e agora quando dou partida não da giro nenhum, acende o painel normalmente, não acende nada de anormal,liga tudo normal, pode ser a bateria?? e se for bateria tem algum procedimento diferenciado para troca ??? grande abraço e obrigado !!

    ResponderExcluir
  42. DJ joe, certifique-se de que não há mensagem de erro no display, start erro" problemas com imobilizador/chave.
    Cambio está em neutro? interruptor do cambio está normal? Verificou fusíveis?

    ResponderExcluir
  43. Ola quero compra uma Springer mais ele 2009 e tem 600 mil rodado mais ta nova e quando liguei ele subiu uma fuma preta e caro um reparo devo comprar meu medo e o motor ele não saber já foi feito. e quanto tempo que dura um motor eu andei nele ele estar muito boa o do resto por favor me de uma sugestão grato ???

    ResponderExcluir
  44. André é muito relativo, não dá para dizer quanto deve durar um motor, depende do histórico de manutenção e uso. O que você deve fazer é pedir o auxílio de uma oficina mecânica para avaliar as condições do motor, mesmo assim não há garantias.

    ResponderExcluir
  45. boa noite tenho um a sprinter 313 cdi e quero saber se tem como dar um reset no módulo, ou algum jeito de apagar o EDC sem passar por algum aparelho, muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  46. Moacir, não dá. A lâmpada EDC somente acende na presença de falha e só pode ser apagada após a solução do problema, mesmo com o aparelho. Se a falha é mais grave o veículo funciona em regime de emergência e reduz a potência do motor. Em alguns casos o veículo funciona aparentemente normal porém não apaga a luz sem que seja resolvido o problema.

    ResponderExcluir
  47. Boa noite, consegui resetar o defeito EDC da sprinter 313 cdi ligando o contato 10 vezes sem dar partida e na decima segunda vez dando partida, funcionou e a luz não acendeu mais, muito obrigado por sua atenção.

    ResponderExcluir
  48. Moacir, sinceramente não tenho informação que isso seja possível, obrigado pelo retorno, vou averiguar mais sobre esta possibilidade.

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde, tenho uma sprinter 313 CDI-2005, esse motor vem original com o filtro separador ou preciso instalar ?
    tive q trocar 2 bicos com 4 meses de uso, 40mil km rodados, pois o motor tem somente um filtro de combustivel, estou achando que pode ser água no sistema que está afetando os bicos.

    ResponderExcluir
  50. Felipe, em muitos casos não vem com filtro, caso não apresente problemas de partida não há problema. O fato de ter trocado dois bicos pode ter relação com um monte de coisas. O bombista poderia te dar uma noção da causa do dano com base no defeito apresentado. Além disso se fosse água teria danificado outros componentes como bomba de alta e de baixa pressão. Reveja seus procedimentos de manutenção como: quantos kilômetros tem rodado os bicos e bomba sem manutenção? quando precisa faz todos os bicos ou somente o que está falhando, usa bicos novos, usados ou conserta? usa peças originais ao consertar? troca filtros regularmente? usa filtro original?Como vê existem outros fatores a considerar.

    ResponderExcluir
  51. Ola tudi bem , quero te parabenizar pois e muito util seu blog, tenho uma 313 as vezes a rotaçao fica so ate os 3000 rpm, oque poderia ser, quantos litros de oleo vai no motor.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  52. Jose Alexandre, existem várias possibilidades, o correto seria fazer um diagnóstico para identificar a causa. Algumas possibilidades: filtro de combustível saturado, bomba alimentadora de baixa desgastada, excesso de fuga nos injetores, pescador do tanque sujo, etc. Um teste prático é deixar o conector do sensor de baixa pressão desligado, fica abaixo do coletor de admissão, a lampada ficará acesa porém não limita a rotação caso esteja relacionado com a bomba de baixa. A quantidade de óleo é de aprox. 9,8 litros.

    ResponderExcluir
  53. ola!!
    meu nome é Marcelo minha sprinter 2007 cdi 313,quando fica parada por algum tempo aproximadamente 10 horas, O DIESEL RETORNA PARA O TANQUE!
    ja troquei filtro de diesel, filtro de separador de água, sensor do rail e nada, todo dia de manha tenho que bombear pelo filtro!

    não acusa nada no scaner!!

    POSSO COLOCAR UMA VÁLVULA DE RETENÇÃO NA SAÍDA DO FILTRO DO DIESEL???

    ResponderExcluir
  54. Bom dia tenho uma 313 mas aparecel no painel edc e o carro nao quer ligar

    ResponderExcluir
  55. Provavelmente está com fuga de ar no circuito de alimentação. Pode ser uma conexão de mangueira, pescador do tanque rachado, entrada de ar na válvula do filtro principal ou válvula anti-retorno defeituosa. Verifique o que for possível, use uma mangueira transparente para poder enxergar a bolha de ar (indicador de fuga) tomando combustível de um galão. Assim poderá identificar onde ocorre o problema. Outra possibilidade é a bomba de baixa pressão. Use o manômetro na saída da bomba para testar. Se for fuga no filtro principal terá que trocar completo. Quanto a válvula de retenção ...localize o defeito primeiro.

    ResponderExcluir
  56. Anônimo o motor de partida vira? Você precisa scannear para saber do que se trata. Alternativamente se medir o sinal do sensor de baixa e alta pressão dá para saber se é problema de alimentação de combustível.

    ResponderExcluir
  57. Aparecido, Sou reparador e Preciso da sua ajuda, Estou com um caminhão VW 24,280 MAN Ano 2012 ,..Fiz a troca Óleo, filtro diesel, filtro lubrificante filtro de ar e tudo começou, Eu ligo a ignição ele acende todo painel aciona os ponteiro normalmente ou seja, painel funcionando perfeitamente, Mais quando passa um minuto exato, Ele começa a apitar e piscar luz de PARE, Apaga todo o painel e desliga os ponteiros, Só a luz da bateria permanece acesa,... Desligo a chave e ligo novamente o painel acende novamente e dou partida no motor tudo acontece novamente,o painel apaga e os ponteiros desliga, E o motor funciona e continua a funcionar redondinho mesmo com o painel apagado, Código de falha que aparece no painel 33 1813-5,.. Código que aparece no Scanner AutoCom $21 Controle de chassi 168 temperatura do combustível muito alta, e o 1813-5.... O $21 e o 168 não aparece no painel,Aparecido preciso da sua ajuda por favor. Att. José

    ResponderExcluir
  58. José, Não tenho informação de todo o veículo, e não encontrei referencia destes códigos. Tente scannear a unidade lógica. Possivelmente algum fusível queimado.

    ResponderExcluir
  59. José seu scanner é do tipo genérico, certo? não possui programa específico deste caminhão!!!

    ResponderExcluir
  60. Tenho uma sprinter 413 cdi 2008 depois de esquentar se desliga-lá não pega.Ai tenho que esperar uns vinte minutos daí ela pega normal.Ja testei bomba de alta de baixa bicos e válvula o que pode ser?

    ResponderExcluir
  61. Elisandro, você colocou o manômetro na linha de baixa e controlou a pressão no momento da partida? Controlou a pressão do rail nesta mesma situação? Tem pressão no rail nesta condição? Grava algum erro no módulo? Se certificou que existe ou não sinal de rotação na partida? checou o sinal do sensor de fase? revisou as conexões do injetor? a rotação na partida é normal? qualquer teste que fizer tem que ser durante a ocorrência da falha, não será difícil já que demora para normalizar.

    ResponderExcluir
  62. Tenho uma Sprinter CDI 313 2007, quando atinge 3000 giros ela corta e ascende a luz EDC, após alguns segundos ela fica normal, o q pode ser

    ResponderExcluir
  63. Priscila as possibilidades são muitas, provavelmente o sistema está entrando em emergência por falha na alimentação de combustível. Pode ser filtro de combustível, bomba de baixa pressão, ar na linha do sistema, etc. Melhor scannear para saber que erro está registrando e assim dar sequencia a um diagnóstico mais exato.

    ResponderExcluir
  64. ola boa tarde estou com um pobrema com meu carro splinter 311 cdi a luz do oleo está acesa, passo o rastreador e diz que é o sensor, até ai tudo bem o problema e que ninguen acha o mesmo para substituir no motor. já levei em varias oficinas e também não descobrirram onde esta localizado. gastaria que alguem mim irformace a onde fica

    ResponderExcluir
  65. Edvan, Você deve procurar uma oficina especializada como por exemplo um Serviço Bosch. E pelo que diz o diagnóstico está incompleto, já que se quer encontraram o sensor de óleo. Se após testar o componente e chicote do veículo. for constatado que realmente o sensor está com problema deverá comprar-lo em uma concessionária Mercedes.

    ResponderExcluir
  66. Boa noite, Aparecido!
    Parabéns pelo blog. Tem sido muito útil para sanar dúvidas.
    Tenho uma sprinter CDI 313 2007. Gostaria de saber como se faz a sangria pois acho que entrou ar na troca do filtro de combustível.
    No meu tem filtro separador de água. Seria por ele? Não vejo nenhum botão para bombear o combustível...
    Agradeço desde já a sua ajuda.

    ResponderExcluir
  67. Anônimo se tiver tudo em ordem basta soltar a porca de um dos injetores e dar partida até sair combustível sem bolhas de ar e tornar a apertar. Certifique-se que o filtro esteja selado (anel de vedação lo lugar), se tiver em ordem a bomba de baixa deverá puxar combustível, mesmo que não bombeie manualmente. Alguns filtros possuem uma espécie de parafuso sobre o cabeçote do filtro que ao soltar-lo atua como manípulo da bomba.

    ResponderExcluir
  68. estou com uma sprinter 311 e ela nao libera para ligar a chave oque fazer

    ResponderExcluir
  69. Anônimo você quer dizer que o imobilizador está bloqueando? aparece start erro no instrumento do painel? ou somente não aciona o motor de partida?

    ResponderExcluir
  70. Boa noite !
    Estou com uma 311 apresentando falha no abs.o módulo foi substituido por outro apos colisão .pode ocerrer diferença de posicionamento dos fios nos conectores. De um modulo pra outro.
    Pois ele apresenta falha ativa de interruptor da luz de freio enquanto o msm esta sem operação,ativando o interruptor de freio a falha armazena .pelo diagnose o posicionamento dos fios e diferente

    ResponderExcluir
  71. Anônimo não faz sentido para mim, por acaso o módulo é diferente? Se usa um módulo de mesma referência não tem que pensar nesta possibilidade. Siga o procedimento normal de diagnóstico revisando e testando a continuidade do chicote conforme esquema elétrico e teste o funcionamento do interruptor. Note que para o ABS o interruptor é duplo um contato normal fechado e um aberto, pode estar mal montado/ajustado, ligado errado, ou somente um contato funcionando. Verifique!

    ResponderExcluir
  72. Gostaria de saber qual a durabilidade do filtro de combustivel da sprinter 2014 311

    ResponderExcluir
  73. Anônimo, a durabilidade do filtro é relativa, depende das circunstância. Qualidade do combustível, grau de sujeira no combustível, limpeza do tanque, qualidade/tamanho do filtro, hábitos de uso do veículo, manutenção, entre outros, afetarão qualquer previsão que possa ser feita. Em geral a durabilidade média prevista é determinada pelo fabricante do veículo para um filtro genuíno considerando o plano de manutenção proposto pelo fabricante/concessionária. O fabricante do filtro também estima uma durabilidade segundo sua recomendação. Tal como menciono, se trata de uma previsão, a durabilidade real pode ser muito menos ou até exceder as previsões do fabricante do filtro. O mecânico pode determinar a troca do filtro ao realizar um teste de pressão diferencial ou pelas condições encontrada durante a revisão, independente de kilometragem rodada.

    ResponderExcluir
  74. Minha Springer 310 furgão e muito fraca já FIS o motor inteiro e continuou do mesmo jeito como eu nunca carrego peso nela pra mim estava normal mais estes dias atrás carreguei mais ou menos 1000 quilos nela a primeira subida achei que ela não ia subir então achei que não e normal o que fazer levei em alguns mecânicos me fizeram que e normal mais eu acho que tem coisa errada

    ResponderExcluir
  75. Maicon, testar a potência de um veículo exige equipamento que raramente é encontrado nas oficinas. O proprietário geralmente, acostumado com o veículo, pode perceber se está ruim. O problema é que para determinar se há algo errado deve refletir sobre o que foi feito: qual era o estado do motor quando foi feito? justificava fazer-lo? A bomba de injeção também foi reparada ou testada? e os bicos injetores, testou ou reparou? ficou pior ou melhor depois de feito o motor? Como está a embreagem? está certo que não patina. O veículo produz fumaça? O turbo está em ordem? estas questões deveria ser levadas em consideração pelo mecânico e certamente qualquer teste nos agregados vai te custar dinheiro por isso reflita sobre o que fez até agora e se necessário procure uma oficina conceituada.

    ResponderExcluir
  76. ola ,alguem poderia me informar onde fica o sensor de pressao de oleo do motor?Obrigado.

    ResponderExcluir
  77. ahh é uma sprinter 313

    ResponderExcluir
  78. Boa noite, tenho uma sprinter 310 e ela quebrou o balancim e os dois mancais, substitui por novos e agr quando dou partida ela gira mas n pega. o que fazer?

    ResponderExcluir
  79. Anônimo, você deve revisar o trabalho executado: compressão do motor, sincronismo, montagem do sistema de injeção. Infelizmente não dá para saber o que ocorreu, pode ser que exista mais danos no motor, um problema com o sistema de injeção ou algo mesmo que tenha deixado de fazer.

    ResponderExcluir
  80. ola meu nome andre camarada tenho um esprinter 311 cdi ela nao passa de 3.000 giro ela perde bastante forca na subida, comprei ela fas pouco tempo ela ficou bastante tempo parada sera pode ser tanque sujo pescador etc... quero uma ajuda obrigado valeu

    ResponderExcluir
  81. André, existem várias falhas que limitam a rotação, o correto é scannear para saber do que se trata. Pode ser pressão de combustível fora da faixa por um problema da bomba alimentadora de baixa pressão, filtro de combustível entupido ou mesmo o que mencionou sobre o pescador/tanque, interruptor do pedal da embreagem inoperante, etc. Para evitar perda de tempo ou gasto desnecessário é melhor scannear, mas como ficou parada muito tempo poderia até fazer a troca do filtro antes.

    ResponderExcluir
  82. Boa tarde pessoal a minha van danificou a turbina eu troquei por uma nova mais quando coloquei o carro pra funcionar saiu óleo do motor pela descarga qual será o problema ?

    ResponderExcluir
  83. Melquizedeque, danos na turbina pode encher o coletor/radiador de ar com óleo. Verifique e se necessário retire as manqueiras e radiador para lavar/descontaminar.

    ResponderExcluir
  84. Tem uma mangueriha de combustível na Sprinter 2007 que solta com muita facilidade. Vaza diesel sobre o motor
    Tem alguma dica de como resolver?

    ResponderExcluir
  85. Martins se solta é porque existe algum dano e o remédio é trocar a mangueira/adaptador se for engate rápido/ usar braçadeira, conforme o caso.

    ResponderExcluir
  86. Boa noite

    Estou comprando uma sprinter 2002 cdi 311 com o motor fundido, gostaria de saber se vc sabe me informar quanto fica pra fazer o motor completo e se esse tipo de motor é bão?

    Desde já agradeço.
    Gleison

    ResponderExcluir
  87. Gleison o motor precisa ser desmontado para avaliar o estado dele, com isto pode ser feito o orçamento de peças e mão de obra também. Um motor parcial sem cabeçote custa por volta de R$ 10.000,00.

    ResponderExcluir
  88. Amigo minha sprinter ta cortando combustível quando preciso usar o motor com uma rotação mais alta,isso começou depois que andei com ela com pouco combustível não tinha entrado na reserva ainda,completei o tamque e logo pepois quando peguei a estrada e fui ultrapassar um carro ela cortou o combustível,o que sera que pode ta ocorrendo ?

    ResponderExcluir
  89. Michel, se tiver relação com o combustível, pode ter entrado sujeira no circuito/bomba/injetor de combustível. Avalie o estado do filtro de combustível e troque se necessário. Se depender de uma oficina provavelmente irão querer testar bomba e bico, e fatalmente terá que fazer a manutenção. O correto é fazer um diagnóstico do veículo sem que tenha que desmontar nada.

    ResponderExcluir
  90. Boa noite montei um motor 413 CDI só que sopra na admissão e não pega gira gira e não pega

    ResponderExcluir
  91. Presumo que tentou jogar spray na admissão! Colega para tirar a dúvida é melhor medir a compressão, caso contrário terá que revisar a montagem, pois se sopra na admissão é porque as válvulas estão abertas na compressão. Será que todas tem problema de assentamento, difícil!

    ResponderExcluir
  92. Olá! Tenho uma sprinter 311 CDI modelo novo ano 2012, quando ligo ela com o motor frio ela pega normal, porém faz um barulho por alguns segundos, tipo trelando o motor...depois para...motor funciona normalmente...o que pode ser? Ja faz um tempo que esta assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coloco o óleo recomendado, e agora não precisa o motor estar frio para fazer o barulho...se ficar uns 10 minutos desligado já faz o barulho e em segundos o barulho para...o motor funciona normal sem luz de anomalia acender... um mecânico falou que pode ser a pressão da bomba de óleo, outro falou que parece ser o tensor da corrente de comando...

      Excluir
    2. Joel se te falaram que é a pressão da bomba de óleo, então peça para medir-la, só assim saberá se está no caminho certo. Será que se fosse tensor da corrente pararia de bater após um tempo de funcionamento? O tensor tem alguma coisa a ver a pressão hidráulica? se for o caso voltamos a necessidade de medir a pressão, se não, a possibilidade de ser corrente está descartada.

      Excluir
  93. Joel você está usando o óleo do motor conforme recomendado? e o nível, já verificou?
    Aparecido Oliveira

    ResponderExcluir
  94. ola me ajudem ai quero comprar uma sprinter 313 cdi so que notei que ja esta um tempo parada e não possui aquele filtro de oleo no corta chama..vi em outros modelos que possui um filtro ali o ano dela e 2006 07...me ajudem aii por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, o que te preocupa exatamente! se tem dúvida quanto ao motor, peça para um mecânico avaliar. Se falta um componente será melhor que o coloque. não é assim!

      Excluir
  95. Aparecido Oliveira preciso muito de sua ajuda. Tenho uma Sprinter 313 CDI 2005, o problema dela é que dentro da cidade 'quase sempre' anda normal, mas na rodovia quando acelara ela perde a força e acende a luz EDC, desligo a chave e espero ums 5 mnts, volta ao normal, quando acelara muito perde as forças novamente e EDC já troquei a bomba, o filtro e nada resolve. So tenho ela no trabalho to desesperado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magno é preciso confirmar se grava erro do sistema de combustível, se a referência é de baixa ou alta pressão. Conforme o erro pode ser evitado testes desnecessários. Geralmente isto acontece quando a pressão do rail é diferente da calculada pelo módulo. Não adianta trocar peça sem fazer diagnóstico. Tem que medir a pressão de alta e baixa, testar o volume de retorno dos injetores. Checar o funcionamento elétrico da válvula reguladora de pressão e sensor do rail, verificar quanto a entrada de ar na tubulação até o tanque, pescador, pré-filtro no pescador, sujeira/entupimento no tanque ou tubulação. Por onde começar? comece por onde não exista necessidade de desmontar nada e vá até a situação de desmontagem mais profunda.

      Excluir
  96. Aparecido boa noite, vç poderia me passar o passo a passo de como sicroniza o motor da v313 CDI?

    ResponderExcluir
  97. Boa tarde possuo uma sprinter 311 ano 2008 com 60000 km montei nela um motorhome ela fica muito tempo parada faço todas as trocas de óleo e filtros regularmente porém ela está perdendo a potência nas subidas algumas vezes após abastecer o problema desaparece só que agora não mais resolveu alguém poderia me dar alguma sugestão obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André isto pode ocorrer devido a divergência na pressão de combustível ou mau funcionamento do turbo, seria melhor fazer o diagnóstico para encurtar o caminho. Geralmente uma oficina irá lhe propor a manutenção da bomba e bicos. Se quiser localizar o problema exato, antes de fazer qualquer manutenção, terá que scannear para ter uma dica dos procedimentos a serem realizados. Pelo caminho mais longo teria que medir a pressão de baixa, pressão de alta. Conforme o resultado fazer testes adicionais la linha de alta ou checar a alimentação quanto a entupimentos, entrada de ar na linha, pescador no tanque, etc. Precisará ajuda de um profissional experiente neste tipo de diagnóstico. No caso do turbo terá que adotar outros procedimentos como medir a pressão do turbo, testar sensor do turbo,, revisar manqueiras da válvula booster.

      Excluir
  98. queria te parabenizar pelas dicas que você posta aqui, tenho certeza de que tem ajudado muita gente.
    continue por que conhecimento a gente não leva pro caixão, a gente repassa.

    ResponderExcluir
  99. tenho uma sprinter cdi 311 ano 2012, que começa a piscar a luz de injeçao e perde potencia, ja troquei filtro de ar e combustivel e o problema continua. passamos o scanner nao da erro algum porem ao sair com ela e rodar por alguns instantes volta a apresentar o mesmo defeito. alguem saberia dizer o que fazer para solucionar o probglema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma falha atípica! Em que regime de carga apresenta o erro? subida, plano, com alta velocidade, baixa? Possui algum tipo de proteção anti roubo que corta a alimentação elétrica? Pelo sintoma sem outra informação eu começaria verificando a alimentação de energia, relê principal do sistema, conexões do módulo quanto a mau contato ou oxidação no conector. Outra dica seria acompanhar leituras de parâmetros de pressão, tensão do sistema, corrente da válvula reguladora, etc. até ocorrer a falha. Isto daria mais sustentação para identificar a causa da falha.

      Excluir
  100. Boa tarde amigos.
    Tenho uma sprinter 413 CDI qdo mas tem horas que está perdendo a forca do nada em movimento desligo e LIGO a chave rapidinho volta normal o que sera que está acontecendo? Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, está entrando em emergência. Divergência na pressão de combustível, pressão do turbo são as causas mais frequentes. Terá que scannear para saber do que se trata para dar início a um diagnóstico mais detalhado.

      Excluir
  101. O que acontese com a van spliter cdi 313/2011 tem potencia normal de primeira e segunda mais da terceira pra frente fica fraca,sim vai com quita macha cuaquer subidinha tem q redusir macha e nao assende nem uma luz no painel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. colega teria que fazer um diagnóstico. Poderia ser falta de pressão de turbo, motor, embreagem, injetores.

      Excluir
  102. bom dia se possível preciso do aperto do cabeçote da sprinter 313 ano 2004

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre fico te devendo esta. Se alguém puder ajudar o amigo por favor postem aquí.

      Excluir
    2. obrigado.é que minha 313 tava soprando água para fora pelo reservatório dai aplainei a tampa a troquei a junta, mas um outro mecânico ma falou que a 313 a muito difícil de queimar a juna mas sim rachar o tampa sabes algo sobre isto?

      Excluir
    3. É possível, mas quando se desmonta a tampa pode ser revisado tanto se existe empenamento como possíveis trincas. Além disso, também deixaria vestígio em caso de junta queimada.

      Excluir
  103. Olá, reformei o motor da minha 413 mas ela não anda. Quando pisa fundo em baixa ela fuma preta e parada sai fuma branco. Será q é bomba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, pode ser a bomba, motor ou outra coisa qualquer como: filtro de ar, EGR, ar na linha de combustível, respiro do motor, turbina com fuga de lubrificante, motor frio, qualidade do combustível, injetor defeituoso, coletor admissão tapado, etc. Faça~o diagnóstico com o scanner, medir compressão do motor e checar cada item acima.

      Excluir
  104. bom dia.
    minha 313 sempre que sangra os bicos ta com ar dai não pega, oque posso fazer para tirar este ar?
    colocar uma bomba auxiliar elétrica do Monza funciona?
    to apavorado.
    obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre o que você fez para tentar resolver o problema? Mediu pressão de baixa, examinou tubulações, filtro, pescador? usar mais uma bomba só vai criar outro problema.

      Excluir
  105. Olá, feliz 2015, tenho uma sprinter cdi313 2009, ele ta esquentando, já troquei a embreagem viscosa, mandei lavar o radiador, porém continua, me falaram que pode ser as válvulas desregulada, acabei de fazer uma viagem de 1800 km, ele vai de boa se não forçar, 100 + ou - o problema da quando comenza a acelerar para ultrapassar, aí cenza a esquentar, numa subida longa também esquenta, não rapidamente mas esquenta, numa decida longa sem acelerar a temperatura vai lá embaixo, se ligar o ar e andar a 100 kmh aí ele esquenta rapidinho, mas quando ando c marchas tipo 3° ou 4° com motor "cheio" ele não sobe tão rápido até com ar ligado, me falaram que radiador da sprinter não vareta, procede? En fim isto é o que me apena, grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calixto tente funcionar o motor e ver como a válvula termostática está funcionando. Poderia avaliar pela temperatura na manqueira de saída desta para o radiador. Pode ser que esteja travada em uma posição intermediária.

      Excluir
    2. CALIXTO O RADIADOR PODE SER VARETADO SIM E SO VOÇE PROCURAR UM PROFICIONAL DA AREA COMO EU POR ISSO ESTOU TE PASSANDO EST INFORMAÇAO OK MAS SEU PROBLEMA PODE SER A BOMBA D,AGUA OK

      Excluir
  106. Peço por favor. A luz piloto do preaquecimento da sprinter 2010, acende qd. liga a chave de ignição e não apaga. O manual não tem informação. Peço ajuda. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João a luz piloto depende da temperatura do motor e do relê das velas. Verifique erros gravados e a temperatura do motor com scanneando o módulo do motor e possível curto circuito na instalação.

      Excluir
    2. corrija o que for necessário tipo velas queimadas, etc.

      Excluir
  107. Bom dia. Tive problemas com entrada de ar nessa parte do sistema de separador de água da minha sprinter 313. O mecânico fez isolamento desse sistema e um by pass, passando apenas pelo filtro normal de diesel. Hoje ela funciona bem, só abasteço com s10. O mecânico me falou que dá pra fazer adaptação colocando o cabeçote da d20 e filtro separador.
    Alguém já viu algo parecido? Vcs recomendam?
    Abraços! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, não opina sobre qualquer tipo de adaptação, é algo que ao aceitar deverá assumir os riscos que pode trazer. Minha sugestão é que use tal qual recomenda o fabricante do veículo.

      Excluir
  108. Olá tenho uma 413 e ela está ruim na primeira partida às vezes rateia e pega as vezes não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verificou trocou/filtro. Usa filtro de primeira linha? Verificou tanque e mangueiras da alimentação. Fora isto terá que fazer um diagnóstico com scanner e medir a pressão de baixa.

      Excluir
  109. Bom dia, tenho uma sprinter 311 2006 e agora pouco a luz EDC acendeu e o motor simplesmente parou, agora não liga mais, o que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor contar com ajuda profissional, de nada adiantaria enumerar as possibilidades (mais de dez). Nos comentários e post sobre o sistema poderá ver muitas delas.

      Excluir
  110. bom dia ronaldo tenho uma sprinter 313 2006 o quato bico estava com foga tire o bico coloquei agora nao pega o que posso faze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verificou se existe fuga de combustível do lado da alta pressão? purgou ar do circuito de alta?

      Excluir
  111. estou com uma sprinter 313 ano 2008 na minha ofc as vezes ela anda 100 200 km normal as veses30 km ela morre e nao pega mais todas as veses q passo o aparelho dao os mesmo codico de falhas p1661 tens mto baixa ai eu apago e dou part nao func cod defp0201 inj1 interropç apg o cid p0202 inj2 interrpç p0203 inj3 interropç desconecto os conect do modulo do motor durante 15 a 20 m conect dou part e funciona ja troquei os 4 inj o modolo do motor o alternador o chicote do motor a bateria o modulo das velas aquec nao sei mais o q faser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvio, todos os códigos se referem a alimentação dos injetores. Concentre-se neste circuito. Existe algum ponto no chicote dos injetores que passou batido ou alimentação principal ou massas. Verifique se todos os pinos da unidade de comando destes circuitos, algum deles está com mau contato (teste com um terminal do mesmo tamanho) e faça o visual. Verifique se não existe alarme/bloqueador ligado no circuito dos injetores ou linha de alimentação (pinos 7/8 do módulo), mau contato no fusível 16/17 da alimentação. é comum cortarem a linha de alimentação para colocar bloqueador e deixar uma emenda mau feita. corrija emendas elime bloqueador se tiver.

      Excluir
  112. Amigo substiui a bomba de baixa pressao e seu problema sera resolvido

    ResponderExcluir
  113. Boa tarde, acabei de fazer o motor da Sprinter 313 ,já tudo pronto e montado só q agora dou partida e fica 3 min ligado e acende a luz EDC e logo em seguida apaga o motor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo se você não scannear fica difícil saber o que está acontecendo ou terá que fazer um monte de teste e ainda não conseguir ver o que está acontecendo.

      Excluir
  114. Ola quero pega uma splinter até 35 mil qual devo pega a 310 311 312 ou 313

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega o que é bom prá mim, pode não ser bom prá você, afinal gosto ou necessidade não se discute. Visite o site da Mercedes e veja a ficha de característica dos modelos.

      Excluir
  115. Boa noite
    Comprei uma sprinter 313 cdi e ela não está passando de 3000 giros e tbm não passa de 90 km por hora é a luz do EDC está ligada direto algemas sabe algo a respeito pra me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Marcos, se registra o erro P2007, se deve a pressão da bomba de baixa pressão (alimentadora). Pode ser filtro, obstrução na linha ou bomba de engrenagem (alimentadora de baixa pressão)

      Excluir
  116. BM DIA APARECIDO EU TENHO UMA SPLINTER 313 CDI ELA ALMENTE O NIVEL DE OLEO DO CARTER O QUE PODE SER VOÇE PODE ME AJUDAR OBRIGADO DEUS ABEMÇOE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique motor, possivelmente cabeçote trincado/junta, pode estar passando água para o óleo. Analisando o sistema de arrefecimento poderá notar que abaixa água!

      Excluir
  117. Bom dia meu nome é Eduardo tenho uma e Sprinter 313 CDI que funciona normalmente, não acende nada já até mandei passar aparelho e não deu indicação de nenhum problema , sendo que ela não desenvolve mas como antes e nem tem a mesma força na subida, em alta até anda bem mas não tem arrancada e demora a desenvolver , alguém sabe dar uma ideia do que seja, pensei na válvula da turbina, o que VC acha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, geralmente casos assim está relacionado ao mau funcionamento/defeito do turbocompressor. O mecânico deve supervisionar os parâmetros de funcionamento do sensor de pressão do coletor e o mecanismo de acionamento do turbo como: vácuo/manqueiras/cápsula/turbina. Fazer um teste de rodagem e medir a pressão do turbo em plena carga (2,2 bar aproximadamente). Partindo-se do princípio que não seja defeito de motor, já que a turbina é acionada por ele. Os injetores com débito baixo também reflete no rendimento da turbina. Portanto há que ter cuidado na avaliação.

      Excluir
    2. Bom dia Eduardo, tambem estou com o mesmo problema, ela perde muito o rendimento, estou suspeitando da valvula atuadora da turbina....

      Excluir
    3. Colega pode até ser a válvula atuadora da turbina, mas geralmente ela dá pouco problema. É mais comum defeito na turbina devido a carbonização ou por não uma paralela de baixa qualidade. Revise também manqueiras, bomba de vácuo , entupimento ou fuga de ar na admissão.

      Excluir
  118. Bom dia estou com problema em duas sprinter CDI 2007 ,já foram feito motor a pouco tempo ,o carro pega fácil porem n passa de 3000rpm ,e a luz EDC e ASR ESTÁ acesa ,no escaner me da como falha na mistura externa ASR ,E FALHA NO ESTAGIO DE POTENCIA INCANDESCÊNCIA , E COMO ESTÁ USANDO FILTRO RACOR BRINDADO ,SENDO Q O FILTRO ORIGINAL APRESENTA UM SENSOR ,PODE SER Q O EDC ,FICA ACESA POR ESSE FATO?


    DESDE JA OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato, se o interruptor da embreagem estiver com defeito não irá passar de 3000 rpm. Outra possibilidade é defeito na baixa pressão de combustível, medir a pressão. Vela aquecedora geralmente não coloca o motor em emergência, nem o sensor do filtro. Primeiro resolva o problema do motor e depois pensa no ASR, pode ser que está fora de operação devido a falha do motor.

      Excluir
    2. Bom dia obrigado ,mas o que é essa mistura externa (ASR)?

      Excluir
    3. Renato, nem sempre dá para entender o texto no scanner. Terá que consultar o manual do fabricante do scanner. Eu posso interpretar como referência ao sistema EDC, será isso? não sei. Para evitar erros de interpretação melhor se guiar pelo código do erro e consultar o manual de serviço do sistema.

      Excluir
  119. Boa tarde, tenho uma sprinter 313 e ela vem apresentando o seguinte problema, pela manha quando dou a partida ela funciona por uns 3 segundos e depois desliga, quando retorno a dar a partida ela precisa ser longa para que possa sair o ar, só que as vezes o motor de partida acaba queimando, entao gostaria de saber o que faço para evitar que entre ar no sistema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gomes, se for ar terá que checar manqueiras, filtro, pescador do tanque. Coloque um pedaço de manqueira transparente e verifique se há bolhas de ar no sistema, isto vai comprovar se sua teoria está certa. Também pode ser bomba de baixa pressão com defeito, terá que medir a pressão de baixa.

      Excluir
  120. boa tarde , minha cdi não pega de geito nenhum ja fiz de td vc sabe se pode ser o chicote da valvula reguladadora da frente da flauta pd ele estava com dois fios quebrados soldei mas n adintou o CDI ão apaga, ja trquei a valvula reguladora de traz não adiantou ; obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irene, são tantas as possibilidades que seria melhor fazer o diagnóstico com o scanner para saber por onde começar. Se não houver erros relacionados a parte elétrica seguir o diagnóstico através de medições de pressão de baixa e alta. Ainda que esteja tudo em ordem não irá funcionar se não purgar o ar do sistema de combustível.

      Excluir
  121. Ola tenho uma vam esplinter2005 e as vezes perde força e não passa de 3 mil giro no motor alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eder, o diagnóstico é necessário para evitar perda de tempo e gastos desnecessários. É possível entrar em emergência por erro na pressão de combustível, pedal acelerador, interruptor de freio/embreagem, pressão do turbo. Dependendo do erro passa´se a etapa seguinte, estendendo-se aos componentes da competência do erro.

      Excluir
  122. Bom dia, tenho uma sprinter 313 e pela manhã tem dificuldade para pegar pois o filtro diesel seca e tenho que abastecelo manualmente, ja troquei todas as mangueiras e braçadeira, cabeçotes e filtro racol, filtro diesel e bomba e baixa pressão, foi passado o aparelho e não foi detectado nada e foi verificado os bicos e nada até a bomba do tanque de combustível foi verificada e nada, ALGUÉM PODE ME AJUDAR POR FAVOR !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. António, tem bomba no tanque de combustível? nunca ví. Você já trocou componentes relacionados ao problema, o que deu errado? Minha sugestão é que meça a pressão de baixa e de alta durante o problema (pela manhã) antes da primeira partida. Se a pressão não sobe imediatamente, algo do que fez não prestou ou tem outro tipo de problema.

      Excluir
  123. Ola tenho uma sprinter 313 cdi 2007 e de uns dias praca a luz do pre aquecimento esta ligando porem nao apaga mais oq poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia é comum a queima de velas aquecedoras e defeitos no relê de controle ou ambos. Isto pode ser facilmente examinado pelo mecânico que te dirá os procedimentos para a correção. Muitas vezes velas aquecedoras danificadas não causam grandes problemas na partida em regiões mais quentes, entretanto deixar de reparar poderá causar danos que impedem sua remoção normal, obrigando a desmontagem do cabeçote e encarecimento da manutenção.

      Excluir
  124. Olá aparecido gosto muito do canal e sempre estou acompanhando cada defeito e cada resposta com os acerto pois bem tenho uma sprinter 313 CDI notei que perto dos bicos fica empossado óleo diesel já foi trocado os bicos e continua..e agora ela só marca o combustível até 1|4 me ajudem

    ResponderExcluir
  125. aparecido boa noite! tenho uma sprinter cdi 413 2006 as vezes ela não passa dos 3000 mil giros e perde potencia ,quero medir a pressão de baixa e alta pode me dizer qual a de baixa e alta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega a pressão de baixa é de 2,3 a 3 bar. A de alta varia e não pode ser levada em conta individualmente, normal é de 280 a 350 bar em marcha lenta. Terá que se apoiar nos erros que estão sendo registrados e nos parâmetros da válvula reguladora de pressão, para se guiar no diagnóstico.

      Excluir
    2. aparecido , pressão de alta 280 a 350 bar é muita pressão esta certo disto?

      Excluir
    3. Wander, se estamos falando da pressão do rail é isto mesmo, em plena carga chega a 1300 bar. Pode ser lido pelo scanner.

      Excluir
  126. Bom dia tenho uma sprinter 311 cdi chassi 2014 modelo novo... tirei ela da oficina a pouco tempo... o problema é o seguinte, ela não passa dos 3.000 giros ta parecendo carro 1.0... a luz da injeção esta piscando e a luz SRS também. ... alguém poderia me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega terá que fazer um diagnóstico dos sistemas para saber do que se trata, está relacionado ao sistema de retenção-airbag e pode ter mais alguma complicação.

      Excluir
  127. Tenho uma 310 e ela não passa de 4000 rpm o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser qualquer coisa, motor-bomba-bico, por isso terá que contar com ajuda de um profissional. Da sua parte verifique/troque filtro de combustível.

      Excluir
  128. Boa noite,tenho sprinter 313 cdi 2006 de vez enguando ela acende luz do Edc e falha e depois volta ao normal...o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser tantas coisas que não vale a pena citar, se for por aí vai perder tempo e dinheiro na certa. Eu prefiro dizer o que deve ser feito. Da sua parte avalie como tem feito a manutenção, quando foi que trocou filtro, é de primeira linha? Superado isto, faça um diagnóstico com scanner para saber do que se trata o erro, é o começo para solucionar o problema.

      Excluir
  129. Galera estou com o problema na sprinter 313 o reservatório de água esta cheio de oleo o que pode ser? Sera que pode ser radiador de Óleo, como faço para identificar qual e o problema.

    ResponderExcluir
  130. Estava pensando em comprar uma Sprinter usada ano 2007 à 2011 para levar minhas motos nos enduros, mas vou desistir porque pelo visto essa camionete tem muito problema de motor. Imagina você pagar 40 mil reais por uma van e ficar empenhado na estrada por problemas em bicos, mangueiras, linha de combustível, filtros, etc etc....complicado.

    ResponderExcluir
  131. Colega, eu desconheço o veículo que não dá problema em algum momento, quantificar se é muito ou pouco é difícil, depende de muitas coisas, como: cuidados com a manutenção, abastecimento, forma de uso, etc. É impensável que um veículo dure sem uma manutenção básica e as periódicas. Também não dá para aceitar que um veículo não quebre com frequência se não usa peças e mão de obra de qualidade. Infelizmente muitos usuários rodam até quebrar, quando precisa dá um jeitinho para escapar dos gastos que consideram absurdo, e por aí vai. Será que funciona assim?

    ResponderExcluir
  132. boa noite, estou com proplema na sprinter 2008, ela aendeu a luz de combustivel e luz do edc, assim ela tem potencia apenas dar 2000 giro , sendo que não desenvolve .

    ResponderExcluir
  133. Wilton, a primeira providência é fazer um diagnóstico com o scanner para saber do que se trata. Existem diferentes situações que leva a este sintoma, por exemplo: problema com o controle do turbo, baixa/alta pressão de combustível, interruptor dos pedais de freio/embreagem. Para cada situação terá deferentes condutas, por isso seria bom iniciar com o scanner, evitará perda de tempo e gastos desnecessários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite aparecido, passei a mesma por um aparelho, não sei se é o apropriado, mas o mesmo mostrou apenas falhas nos sensores que eu tirei para passar limpa contato.
      1- 0110 falha circuito sensor de temperatura ar
      2- 1188 corte elemento bomba alta pressão
      2007- supervisionamento pres. pré alimentação
      3-1354 falha sincronismo, eixo games e cambota.
      Apenas isso que aparece no aparelho.
      4-Falha fase final modulo incandencia.

      Excluir
    2. Wilton quanto temos muitos erros gravados temos que considerar o status do erro (presente ou passado) ou apagar os erros e funcionar novamente para saber qual fica ou retorna. Possivelmente vai ficar o P2007. Se realmente confirmar este erro, se trata de problema de alimentação de combustível, o que nos leva a testar a pressão de alimentação e sensor de baixa pressão para saber se é bomba de baixa, filtro/tubulação/tanque entupido/entrada de ar ou sensor de baixa pressão. Refaça os procedimentos com o scanner.

      Excluir
  134. Quanto a luz do combustível pode ser que tenha de drenar a água no filtro separador.

    ResponderExcluir
  135. BOA NOITE, ESTOU COM MINHA SPRINTER 311 ANO 2012 NA OFICINA E JA QUEIMOU DOIS REGULADORES DO ALTERNADOR, E ELA NÃO CARREGA A BATERIA, O ELETRECISTA JA VERIFICOU OS FUSIVEIS E ESTÃO EM ORDEM, OQUE PODE ESTAR ACONTECENDO , NO ALTERNADOR SO APRESENTOU O DEFEITO NO REGULADOR MESMO,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Rigui, deve ser analisado o tipo de dano no regulador para levantar as possíveis causas. Pelo que comenta a tensão do alternador fica baixa, indício de interrupção no campo. Você testou o regulador para ver se houve de fato interrupção do transistor. A lâmpada da bateria acende? O alternador está com a rotação certa (não patina a correia). Testou o circuito para certificar que não seja um problema externo? A falha é permanente? testou o rotor do alternador? Ou seja é preciso observar mais elementos para ter um diagnóstico mais correto.

      Excluir
  136. Bom dia, tenho uma sprinter cd311 , deu problema na caixa de direção,plator e disco de embreagem,terei que trocar tudo, pois está azul, e queimado o disco. Pode me informar o motivo deste desgaste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisangela é difícil dizer, mesmo com os componentes em mãos, impossível sem ver-los. Quantos quilômetros durou? como foi feito a manutenção? procedência/qualidade das peças? Manutenção e ajustes influenciam na durabilidade das peças. Forma de uso é outro fator a considerar, segurar um carro a meia embreagem constantemente pode causar danos prematuros, por exemplo. Carga transportada pode influir também. Local de uso, estrada de terra, região de minério por exemplo. Como eu disse é difícil.

      Excluir
  137. gostaria de saber pra que serve uma valvula de plastico que fica no bloco do motor?

    ResponderExcluir
  138. boa noite aparecido gsotei muito deste blog.
    Sr. aparecido troquei a junta do cabeçote da sprinter tem uns 20 dias e parece que tornou a a passar aguá no pistão, notamos que a parte do bloco tem parte com corrosão pequenos furinhos onde encaixa a junta, com certeza vazou de novo, será que tenho que tirar o bloco para plainar também. se eu tirar o bloco tenho que trocar algumas coisas: como bronzina, biela . o motor tá com 480.000 km

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilton, pode ter trinca no cabeçote e não é fácil perceber. Onde deixa passar água geralmente fica marcado. Se você desmonta um motor todas as peças devem ser avaliadas e medidas e o que tiver problema tem que ser substituído. Além disso, o gasto para abrir o motor é muito grande e mesmo que algum componente não esteja tão ruim deverá avaliar a possibilidade de troca em função da durabilidade e garantia do trabalho. Plainar ou não depende dos limites impostos pelo fabricante e não da sua vontade. Avalie bem os custos e compare com o valor de um bloco parcial, veja o que é mais vantajoso.

      Excluir
  139. quanto aquele problema que não dava rotação do motor e funcionava normal, era o sensor de pressão . aquele que fica embaixo do coletor de admissão.

    ResponderExcluir
  140. Bom dia Aparecido sempre procuro algumas respostas aqui deveriam existir mais pessoas empenhadas em ajudar os outros como vc. Aparecido tenho uma sprinter 313cdi e comecou ontem a acender a luz de Edc e a van perde a forca ja fui em alguns mecanicos e cada um me diz uma coisa estou em duvida agora queria a sua opiniao tecnica desde ja agradeco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega primeiro é preciso saber o erro está registrando para levantar as possibilidades e possíveis providência. Há um monte de problemas que causam este sintoma e mediante o erro será necessário fazer testes adicionais para determinar a causa. Procure um especialista em diagnóstico.

      Excluir
  141. Boa dia aparecido! Possuo uma van 311 CDI 2002, ela liga uma luz vermelha no painel escrito edc. O torque dela depende do dia ela sobe morro na segunda marcha tranquilo, porém seguidamente tenho que reduzir drasticamente pra 1 porque ela perde força fácil para subir o mesmo moro. Dizem que tem a ver com o sensor de aceleração.

    Também ela é manca até os 3 mil giro ela demora pra subir a rotação. Qual é sua opinião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William o sistema entra em emergência por vários motivos, terá que scanners para saber do que se trata. O mais comum é pressão de combustível incorreta. Se for este o seu caso terá que examinar desde o tanque até a bomba de alta e injetores. Pode ser filtro ou bomba de baixa, bomba de alta ou injetores ou outra coisa.

      Excluir
  142. Sr. Aparecido boa noite, acabei de retirar o cabeçote e notamos que na junta mesmo não encontramos marcas de passagens de água, agora no segundo pistão a uma parte clara e sendo que outros estão escuros da queima.amanhã vou levar na retifica que fez o teste de trinca.
    Sr. aparecido na montagens desse motor se usa cola na junta do cabeçote ou existe algum outro produto que se passa? no mais já agradeço.

    ResponderExcluir
  143. BOM DIA!

    POSSUO UMA SPRINTER 311 2002
    DEVO USAR QUAL TIPO DE DIESEL? S10, ADITIVADO ou COMUM?

    ResponderExcluir
  144. William este motor foi desenvolvido para uso de diesel comum (s500)

    ResponderExcluir
  145. Obrigado! Ta dando um problema na van Sprinter 311 CDI 2002
    Na hora que ela fica inclinada subindo algum moro, ela começa engasga, perde força, anda, perde força, anda. Já trocamos o filtro do combustivel e nao resolveu. ate se ela fica inclinada para cima ela nao liga quando fica muito parada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. William, a lãmpada EDC acende? Não é aceitável querer adivinhar o que está errado, terá que fazer um diagnóstico com verificação de erros gravados no sistema, leitura de parâmetros essenciais para o bom funcionamento, medição de pressão de baixa, teste do retorno dos injetores, entre outros. São preliminares que guiam o trabalho de diagnóstico e para esclarecer e resolver o problema. Ficar especulando e tentando trocar esta ou aquela peça pode aumentar bastante o gasto com a reparação da falha.

      Excluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.