Diagrama elétrico TSZi 011/013

Diagrama de ligação para as unidades de comando de ignição: 9 220 087 011/ 013
Borne 1 - Para o distribuidor de ignição (fio verde - pino A da bobina impulsora)
Borne 2 - Alimentação B+, borne 15 da chave de ignição.
Borne 3 - Para o distribuidor de ignição (fio marrom - pino B da bobina impulsora)
Borne 4 - Negativo bateria - chassi
Borne 5 - Não conectado
Borne 6 - Para o borne 1 da bobina de ignição
Borne 7 - Não conectado

34 comentários:

  1. hola, algun pin puede ser para el tacómetro? Creo que los telefunken usan el 7... No he visto la ficha del distribuidor, estan marcados los pines A y B ?
    Impecable los aportes del blog.
    Saludos.

    ResponderExcluir
  2. Se puede usar el pin 7, Igual que telefunken. Hay un puente entre el pin 6 y 7, que es la misma conexión del borne uno de la bobina de encendido. El pin 1 se conecta al cable verde del distribuidor lo que corresponde al pin A de la bobina impulsora (señal)y respectivamente el pin 3 al cable marron, pin B de la bobina impulsora (negativo. Las letras A y B está ubicadas dentro del distribuidor, cerca delos pines de la bobina impulsora.

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou com um problema de falha e backfire em condições de carga.
    O modulo que uso é final 011 a um tempo atrás o carro pegou fogo e queimou boa parte do chicote de ignição. tudo foi refeito e
    aparentemente havia ficado bom.
    (Funcionou bem por uns dias)
    porém ao verificar as ligações vi que não há um resistor para limitar a corrente que chega até o polo 15 da bobina (kW12V) a tensão ao ligar a chave é de 12,65v e na marcha lenta 12,8V tá indo mais de 12V pra bobina.um outro detalhe é o que modulo de ignição esquenta muito. (a resistencia da bobina indutora está entre 1000 e 1200ohms) Gostaria de saber como testar o modulo e se eu poderia usar uma bobina plastica no lugar da asfaltica. Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Felipe a bobina KW é a final 1 077para este módulo, não deve ser uasada a bobina plástica. Esta bobina não usa pré-resistor e a tensão no borne 15 em relação a massa é mais ou menos 0,5 Volts abaixo da tensão da bateria entre 13 a 14 V).Verifique o ângulo de permanência (dwell) deve ser de: 31° a 45° 1000rpm. Caso esteja muito elevado pode ser que os fios da bobina impulsora está invertido.O âng. permanência já é um teste do módulo, teste a tensão entre borne 1 da bobina em relação a massa: deve ser de 1 a 2 V.
    se não der este valor verifique a conexão a massa, se estiver bem aí pode ser o módulo.

    ResponderExcluir
  5. Olá aparecido, grato pelos esclarecimentos. quanto a numeração exata da bobina não terei essa informação pois ela está completamente raspada. mas irei cruzar com as informações de resistencia fornecidas no site da bosch. ( pelo menos já é alguma coisa) Quanto a tensão no borne 1 em relação a massa encontrei exatamente o mesmo valor do borne 15 = 12,65V Acredito que isso denuncie o problema só não sei o que isso quer dizer. (Detalhe: apenas a chave de contato ligada)
    o motor nao estava em funcionamento.

    os fios da bobina impulsora foram verificados e estão na ordem correta. quanto ao angulo de permanencia infelizmente nao possuo equipamento necessário para aferir o mesmo. ( Mas vou tentar pegar uma pistola de ponto emprestada ou um miter mais "parrudo")

    Muito Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Está correto Felipe, este módulo tem corte de corrente por isso mediu tensão igual ao valor no borne 15. Tente fazer a medição logo após ligar a chave de ignição, dentro de 2 segundos a tensão vai a 12,5 V. Outra possibilidade é medir-la com o motor funcionando, porém necessita equipamento adequado como o motorteste Bosch série MOT.

    ResponderExcluir
  7. Olá Aparecido, tenho novidades.. retirei a bobina para verificar a resistência dos enrolamentos afim de identifica-la.
    Encontrei os sequintes valores. 0,09Ohms~0,08 e 3,86K primário e secundário respectivamente.
    Olhando a tabela da Bosch os valores batem com a (1 093)
    Essa semana vou atrás de um multimetro automotivo e uma bobina pra testes e gostaria de saber quais bobinas poderiam ser utilizadas caso eu nao encontre a 1 077. e mais uma vez, Muito Obrigado. Qualquer novidade postarei aqui.

    ResponderExcluir
  8. Esta bobina é encontrada com facilidade. A opção seria a fornecida pela concessionária VW/Ford 305905119D, 305905105 1

    ResponderExcluir
  9. Olá Aparecido, problema resolvido com a susbstituição da tampa do distribuidor.

    No sabádo havia verificado o angulo de permanencia e estava tudo certo.
    1000RPM@34º ,2000RPM@43º..
    Velas e cabos novos, rotor, consegui uma bobina emprestada e o mesmo ainda
    falhava.

    Troquei a tampa e pimba! aceleração lisa e sem falhas.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Um colega pergunta que pino do módulo 011/013 pode ser usado para o contagiro, respondendo ao comentario que infelizmente foi perdido: O pino 7 e 6 são interligados e se preferir pode ser usado o pino 7 para o contagiro. Note que dá no mesmo ligar neste pino ou no pino 1 da bobina de ignição, ou seja não se trata de uma ligação especial e sim a mesmo sinal que se encontra no borne 1 da bobina.

    ResponderExcluir
  11. Caro Aparecido, por acaso você teria identificação da marca e modelo do transistor de potência aplicado neste módulo? E quanto ao diagrama da placa de circuito impresso e componentes apliacdos à mesma?

    ResponderExcluir
  12. Não tenho o número do transistor, mas você pode usar um darlington de 500 V - 8 Amperes. Me coloque um e-mail através do blog que eu te envio o esquema.

    ResponderExcluir
  13. Manda pra mim tambem por fvor aparecido eu kero abrir o meu e fazer a substituiçao do mesmo tenhu qse certeza d ele estar msmo c defeito

    ResponderExcluir
  14. Aparecido boa noite, estou usando este modulo de 7 pinos no meu carro e ele estava usando uma bobina do Gol mi 2 pinos, resolvi trocala pois estava aquecendo muito, e comprei uma bobina 077, e manti a mesma ligação que ja tinha, so que agora o carro nao pega mais. o que sera que pode ser?

    ResponderExcluir
  15. Giba, não funciona nem com a do gol mi? terá que testar o circuito e o modulo. veja passo a passo no meu canal no youtube

    ResponderExcluir
  16. Aparecido boa noite, sim gol MI funciona porem quando o carro esquenta muito, a minha injencao uma pandoo comeca a ler a rotacao variada tipo de 1000 rpm vai para 2000, 2500.....ai resolvi colocar um 077, so que hoje fui fazer uns teste e a bobina de ponta cabeca com os terminais para cima pega normal, mais com os terminais para baixa o carro nao liga, outra coisa deixei funcionando um pouco e comecou a aquecer essa tambem...estou meio perdido se vc conseguir me auxiliar eu agradeco um abraco

    ResponderExcluir
  17. Giba você fez as configurações de carga da bobina e do sistema?

    ResponderExcluir
  18. Fala ai amigo estou com um chevett que só dá sentelha quando volta a chave ai fiz tudo troquei uns fios que estavam ruins mas mesmo acim continua a possibilidade do automático esteja ruim ele dá positivo no 15a oque faz só?

    ResponderExcluir
  19. Fala ai amigo estou com um chevett que só dá sentelha quando volta a chave ai fiz tudo troquei uns fios que estavam ruins mas mesmo acim continua a possibilidade do automático esteja ruim ele dá positivo no 15a oque faz só?

    ResponderExcluir
  20. Oi! Ví o vídeo sobre ignição indutiva com centralina de 7 pinos e achei muito bom e útil. Como regulagem de motor era (agora com 75 anos estou aposentado) a minha praia, me aprofundei bastante em conhecimentos dos detalhes de sistema de ignição. Já fui instrutor sobre isto no SENAI de Vila Canaã - Goiânia. De repente minha experiência no assunto pode ser útil. Por exemplo, fiquei com a impressão em sua fala que o fato desta bobina de ignição dispensar a pré-resistência de primário é pelo fato do módulo (centralina) fazer o desligamento automático com chave de ignição ligada motor parado. Não! Modelos cuja construção de chicote e distância entre componentes faz cair muito a tensão no momento da partida fazia com que o motor dificultasse a "pegar". Como esta voltagem cai para em média 10V construiu-se uma bobina para funcionar com 10V. Durante o funcionamento a pré resistência faz chegar apenas 10V na bobina. Nesse caso no momento da partida chegar-se-á 8V. Por isto, todo veículo com bobina de 10V usa-se um fio suplementar do relê de partida ao 15 da bobina para manter ali a tensão da bateria sem passar pela pré-resistência da bobina. Aberto a trocar idéias disponibilizo meu email: osmarpprado@gmail.com. Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Boa noite .Aparecido vc tem telefone ou email.

    ResponderExcluir
  22. Opa aparecido , vc está em q Cidade, w t vem gostaria de saber se levado as peças para vc, poderia realizar os testes para saber se estão com defeitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja meus videos no you tube, os testes são relativamente simples.

      Excluir
  23. Boa noite Aparecido tive um probleminha na injeção eletrônica estou mudando para carburador que tipo de bobina e ignição posso usar se puder me ajudar espero um retorno obrigado

    ResponderExcluir
  24. Boa noite Sr. Aparecido, não sei se o senhor ainda responde esse tópico. Estou usando um módulo com final 011 porém o fio "1" não possui um fio verde mas sim um vermelho, será possível realizar a ligação seguindo suas recomendações mesmo com essa mudança de cor?
    Fico grato caso me retorne!!!

    ResponderExcluir
  25. a cor não importa desde que esteja ligado no lugar certo.

    ResponderExcluir
  26. bom dia sr aparecido o pino 2 do meu modulo esta desligado porem ta funcionado normal meu email juninhobauba@gmail.com meu carro teve curto por favor se puder me mande o diagrama modulo 011

    ResponderExcluir
  27. BOA NOITE AMIGO. GOSTARIA DE TIRAR UMA DÚVIDA: EU POSSO FAZER A LIGAÇÃO DO POSITIVO DA BATERIA ATÉ O POSITIVO DA BOBINA DO FUSCA SEM PASSAR PELO ARRANQUE?

    ResponderExcluir
  28. Tenho muita duvida sobre esse modulo, eu posso usar ele no fusca? Consigo adaptar a bobina 067? como ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode, mas não faz sentido usar este módulo com bobina 067. Vc deve usar com a bobina 077.

      Excluir
    2. Boa tarde aparecido,tudo certo amigo?tenho uma saveiro 91,com motor cht 1.6,que estava sem centelha. Trocamos o módulo de ignição,e ela deu centelhamento,pegou,e depois não ligou mais. Agora,ele só centelha quando dá o primeiro contato da chave e para,depois quando volta a chave,ele centelha mais uma vez,mas não centelha durante a partida. Poderia me dizer o que poderia ser?

      Excluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.