Conta-giros e tacógrafos aplicados em veículos diesel tomam o sinal W do alternador como referência para a medição da rotação do motor.
Qualquer uma das fases do alternador pode ser usada como conexão de sinal para o conta-giro do motor. Usualmente a fase ou conexão usada é conhecida como “W”.
Nos alternadores tradicionais a fase do estator tem conexão direta com o conta-giros, porém em algumas versões poderá existir um resistor (R) em série para filtrar as interferências no sinal, veja figura.
Esquema do alternador - W analógico |
A tensão obtida neste ponto, em relação ao negativo, equivale à aproximadamente metade da tensão do alternador e o sinal é uma retificação de meia onda feita através dos diodos negativos do alternador.
Muitas vezes o técnico usa a lâmpada de teste para verificar a presença de tensão, porém esta não acenderá caso exista a resistência. É recomendável empregar um multímetro ou mesmo o osciloscópio para verificar o sinal.
Ao usar um conta-giro ou encontrar possíveis falhas de erros na medição certifique-se que: o conta-giro foi calibrado para a aplicação em questão, a relação de polias do alternador esteja correta, estiramento da correia, fixação da polia e alternador em ordem.
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Olá, tenho um vw caravelle, diesel.O contagiros deu um problema que depois afeta o velocímetro. Ao ligar o contato o ponteiro do contagiros começa a se movimentar e depois a do velocímetro se movimenta sem que o motor esteja rodando. Ao desligar a chave os ponteiros congelam, só voltam ao lugar quando tiro o fusível que alimenta o painel e as luzes internas do carro. Já verifiquei todos os aterramentos. Ah sim, depois de colocar o fusível de volta os ponteiros voltam ao lugar e funciona perfeitamente, alguma dica?
ResponderExcluirJohn, você verificou o aterramento no momento em que ocorria a falha? você deve fazer o teste de queda de tensão tanto do lado positivo quanto do lado negativo com a falha presente e com os conectores no lugar.
ResponderExcluiraproveitando o assunto
ResponderExcluirNa Itália tem uns uno turbo com motor a diesel,também tem os a gasolina, mas é difícil de encontrar o painel para comprar, do turbo diesel é mais fácil.
O conta-giro dele marca até 6 mil RPM, tem como adaptar para funcionar em motor a gasolina?
Anônimo, normalmente o sinal de rotação vem do W do alternador em sistema Diesel. Para saber se é viável, análise: Certifique se é esta a conexão usada.
ResponderExcluirSe o alternador do veículo a gasolina o terminal W está disponível, caso contrário é preciso fazer uma ligação em uma das fases do estator do alternador para o contagiro. O problema maior é a diferença na relação de velocidade do alternador, no gasolina marcaria aprox. 30% menos, neste caso analise se é possível recalibrar o contagiro.
ola, gostaria de tirar uma duvida, estou instalando um painel de omega digital (6cc) num vectra gsi 16 v 94(4cc), o rpm nao funciona devido aos pulsos dos 6cc serem diferentes dos 4cc, no caso eu poderia entao usar tbm essa saida "W" pra ligar meu rpm digital? meu email alexandredonadio30@hotmail.com
ResponderExcluirAlexandre, existem várias possibilidades de tomar o sinal para um contagiros: w do alternador, tn analógico - borne 1 da bobina de ignição, TD digital sinal proveniente do módulo de injeção/ignição, etc. O medidor tem tem que ser compatível com a fonte de sinal tanto elétrica como na quantidade de impulsos. Veja o post http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2011/01/contagiros-i.html
ResponderExcluirFale com especialistas desta área.
Gostaria de saber como identificar se o alternador é analógico ou digital?
ResponderExcluirDeivid você se refere ao sinal do contagiro, certo? Como sugerido no post o osciloscópio é o equipamento mais adequado para identificar o tipo de sinal. O sinal digital é uma saída proveniente do regulador de tensão. Veja mais sobre o sinal digital em regulador multifunção. Assim haverá uma entrada da fase do alternador e uma saída que podemos identificar como W porém não terá continuidade ao testar com o multímetro.
ResponderExcluiropa tudo bom estamos com um problema no iveco foi trocado o alternador e posto novo mas n resolvel o problema o contagiro continuou a n funcionar ele vem dois fio do alternador e eles vem corrente ate na cabine sera q e o contagiro no painbel q n funciona ???
ResponderExcluirMARCELO O IVECO PEGA SINAL DO CONTAGIRO DO MODULO E NAO DO ALTERNADOR
ExcluirMarcelo o primeiro passo é testar a continuidade dos fios entre alternador e contagiro, quanto a curto a massa ou positivo e certificar-se que o sinal do alternador está ativo. se não houver problema passe a fazer o mesmo com o contagiro examinando conectores e por último resta o componente (trocar o contagiro).
ResponderExcluiramigo como faço para instalar o contagiro no altrnador do mercedes 1517
ResponderExcluirNelson qual é o modelo/nr do alternador? Se for antigo tem que usar um contagiro para o sinal W (analógico) ligado em uma das fases do alternador ou terminal W. Se for moderno pode ser o mesmo desde que tenha acesso nesta conexão. se for contagiro digital terá que ligar no terminal que corresponde ao W no regulador de tensão.
ExcluirClique no atalho no rodapé do post para saber mais sobre o contagiro digital.
Excluir¿cuanto es el valor de la resistencia R?
ExcluirDavid, depende mucho de la potência del alternador e su grado de interferencias, el el T1 de Bosch es cerca de 3,3 KOhms, puede usar algo así y cambiar el valor si no te resulta efectivo.
ExcluirBom dia! Estou com um problema em um Micro-Ônibus Comil, quando atinge de 5.500 a 6.000 rpm, o painel solta um aviso sonoro, passei o aparelho e acusa sem sinal W do alternador, reparei os dois colocando regulador Bosch final 123, em um dos, não possui o fio da tomada na posição S (sensor da bateria) e o IG está jampeado com o Positivo (P) alguma dica?
ResponderExcluirBruno, motor diesel com 6000 rpm???? pode ser esta a razão do alarme. Verifique o esquema elétrico para conferir as ligações. Mas estes pontos não tem nada a ver com o W. Afinal tem ou não W no alternador? ele está ligado no sistema? Se possui W e está ligado onde deveria, deverá indicar a rotação, então confira se a rotação que indica é realmente a do motor. Pode ser que está alterado polia ou outra coisa qualquer.
ExcluirBom dia , meu caminhão um Axor 2035 2005 parou de funcionar o conta giros , congelou e já levei em muita gente porém ninguem resolve meu problema , a concessionaria disse que tem que trocar o painel mas é um absurdo o preço , tem como ser instalado um Rpm externo ?
ResponderExcluirNada é impossível, mas demanda tempo e estudo detalhado. Isto pode custar caro e terá que encontrar alguém que queira aceitar este desafio. Vale a pena? É o aue vai ter que descobrir. Procure especialistas em manutenção de painéis para saber qual é a melhor solução.
ExcluirComo pegar sinal w do alternador delco remy arno
ResponderExcluirNicolas, acho que quer saber como tirar o W de um modelo de alternador que não está disponível externamente. Basta abrir o alternador lado dos diodos e ligar um fio em qualquer uma das fases do estator, como se vê no esquema do post.
ExcluirBoa tarde. Eu tenho um caminhão GMC 14190, e o alternador está dando saída negativa, o corta giro tb não funciona, será que é a placa de diodos?
ResponderExcluirRoni, supor uma possível falha é a primeira coisa que nos vem a cabeça quando surge um problema, é o ponto de partida. Mas isto nunca deve ser usado para sair trocando peças sem antes testar. Você pode fazer o teste mesmo sem desmontar nada, basta ter a ferramenta certa e conhecimento. Veja post e visite meu canal no youtube para ver mais opções de teste.
ExcluirAcabei de comprar um micro onibus neobus LO915 2010, o conta giros dele trabalha ao contrário. Fica lá no vermelho, quando dar partida e acelera ele vem do vermelho para o meio. O que pode ser?
ResponderExcluirTenório deve verificar se não está ligado errado ou interrompido algum fio da alimentação.
ExcluirBom dia, o contagiro do meu Mercedes 1938 parou de funcionar após um curto circuito. Já refiz a parte elétrica do caminhão, troquei o conta giro por um novo, porém o mesmo não voltou a funcionar (obs: não verifiquei o alternador). Será que pode ser o alternador ou alguma falha na placa de comando do painel?
ResponderExcluirÉ possível, a unica forma de saber é testar todo o circuito e o alternador.
ExcluirObrigado pelo retorno!
ExcluirColega, boa tard. Veja se pode me ajudar. Tenho uma saveiro diesel, coloquei o painel com contagiros do gol gts. Meu alternador é da parati G4, e mandei o eletricista puxar o fio W de dentro do alternador para o contagiro. Na lenta está marcando 6 mil rpm.... Descobri que a 1000 rpm o carro manda para o contagiros um sinal de 30 - 33hz, e o alternador manda 180. Preciso de um circuito divisor, que divida o sinal que sai do meu alternador por 6 para o contagiros poder marcar certo. Tem uma solução para mim? Alguma dica? Se puder desenvolver o circuito eu agradeceria, não quero de graça viu, pode me passar um orçamento.
ResponderExcluircolega, não tenho solução. consulte especialista em reparo de painéis.
ExcluirEstou desenvolvendo um circuito relaticamente simples para modular o sinal W, pois a razão das polias do alternador x viravrequim é aprox. 1:6 mesmo... Se ainda tiver interesse eu passo o circuito "made in home" para vc testar ai no seu carro.
ExcluirBom dia meu amigo Vc teve solução para seu caso
ExcluirBoa noite Conseguiu solução para seu rpm
ExcluirBOA NOITE A VAN IVECO DAYLY 4912 ANO 2000 FOI FEITO A TROCA DO ALTERNADOR POREM O CONTRAGIRO PAROU APÓS A TROCA VOLTAMOS O MESMO PRO LOCAL E TAMBÉM NÃO FUNCIONOU MAS O QUE EU FAÇO
ResponderExcluirColega, você mediu a tensão no terminal w? fez um teste de continuidade/curto circuito do fio entre o alternador e contagiro?
ExcluirBoa tarde, estou com problema no conta giro da Scania p360;guando liga o veículo e congela em 5000 rpm e só sai de lá ao desligar o veiculo. O problema começou a aparecer aos poucos pois funcionava normal e depois passou a congelar e a voltar ao normal. Agora está a duas semanas congelado ao ligar e veiculo continua carregando normalmente. Alguém tem conhecimento do que pode ser?
ResponderExcluirSe volta ao desligar o veículo pode ser um mau contato na alimentação elétrica do instrumento.
ExcluirGostaria de saber como instalar um conta giro type R no gol bola 97 MI já conectei na bobina e nada aonde mais posso tentar ligar ele? Manda a resposta no whats 05199373552
ResponderExcluirWesley verifique o esquema da injeção, é ligado em um pino deste módulo, só não me lembro qual.
Excluirboa noite! estou com problema em um conta-giros de uma f-1000. ele funcionava normalmente, de uns tempos ele marca menos, em marcha lente que vira em torno de 700 rpm ele esta marcando 300rpm e na acelera maxima que é em torno de 3500 rpm ele so marca 2400rpm. Qual pode ser o problema?
ResponderExcluircolega são três componentes: contagiro, fiação e alternador. Um deles será, mas é preciso testar ponto a ponto. Alternador está em orem, rotação do alternador está normal? o wue vai verificar primeiro, não importa.
ExcluirBom dia,meu alternador tem o W escrito atras, porem não tem nada ali para conectar,apenas um buraco, onde ligar o contagiro nesse caso,tem como estanhar um fio? onde?.Desde ja Obrigado.
ResponderExcluirRaquel, como pode ver na figura o w é uma ligação do estator do alternador e pode ser ligado em qualquer uma da três pontas do estator. pode soldar um fio ou se possivel colocar o parafuso e soldar o fio extator-parafuso. o eletricista sabe como fazer.
Excluirlembrando que esta opção só vale para conta-giros de veículos Diesel.
ExcluirOlá... tenho interesse de instalação desse conta-giros dos motores diesel mas em um motor fire do uno, devido à escala ser até 6.000rpm e assim ter maior amplitude de movimento do ponteiro. Li sobre a saída W do alternador e a redução de 30% na leitura, que o Sr comentou nas respostas acima, então como se faz essa recalibragem? E a tenho a saída de pulso no módulo, seria compatível p esse mesmo do diesel? O q caracteríza ser p diesel e gasolina ? Pois não encontro gasolina com escala 6000rpm. Desde já obrigado
ResponderExcluirclique no link no rodapé da postagem e veja as outras opções, inclusive o video que vai respinder a suas perguntas.
ResponderExcluirhttp://aparecidooliveira.blogspot.com.br/search?q=conta-giros
Excluirdeixei o vídeo neste link.
como testar conta giros mb 710?
ResponderExcluirprecisa de um gerador de sinal ou ligue em um alternador no carro ou na bancada.
ExcluirOlá amigo tenho um gol g6 e queria coloca um conta giro nele mas ele e 4 bobina oque eu fasso
ResponderExcluirclick no atalho no fim deste post, contagiro I via ignição verá mais opções inclusive video. O seu deveria ser pelo sinal do módulo se estiver disponivel. Como e opcional terá que testar de acordo com o esquema eletrico para saber se tem. Depois disso teria que encontrar um contagiro compativel.
ExcluirBom dia gostaria de instalar um conta giro numa hr 2009. Qual conta giro da certo ou tem especifico?
ResponderExcluirprecisa consultar o catálogo de fornecedores desta linha de produto.
Excluirola estalei um conta giros no meu jipe pelo w do alternador ele marca 6 mil giros direto na lenta que deve estar 500 giros ele e diesel como baixar como corrigir isto
ResponderExcluircolega tem mais coisa errada aí, era para marcar menos. De qualquer maneira a rotação vai ser diferente. Agora quanto a ajustar a rotação, não sei se é possível, tem que consultar um especialista em painel.
Excluirpode ser o chicote, quem sabe o alternador, o contagiro com defeito, talvez mau contato, mas só trabalhando no veículo poderá saber com certeza.procure um eletricista.
ResponderExcluirgostaria de saber onde é gerado sinal p funcionar o contagiro do Iveco 170E22 ja tirei a conclusao q do alternador e sensor de rotaçao do motor nao é desliguei os dois de um mesmo modelo e contagiro continuou funcionar normal
ResponderExcluirtem que consultar o esquema elétrico, eu não tenho. Pelo que falou deve vir do módulo de injeção.
ExcluirBoa noite.preciso instalar um horimetrô num caminhão chevrolet e ñ sei como ligar no alternador.
ResponderExcluirOlá amigo, eu tenho uma Xsara Picasso, tive que trocar alternador, porém agora, quando viro a chave a luz acende e logo apaga, como se eu tivesse dado a partida no motor. E o carro se comporta como tal. Minha dúvida, poderia ser alguma diferença no sinal que indica o carregamento da bateria do alternador original, valeo, para o que eu coloquei, Bosch?
ResponderExcluirBoa tarde. Tenho um trator chinês em que eu precisei substituir o alternador por outro e instalei um delco remy arno que funcionava em um chevet. Só que como este delco funcionava em um carro a gasolina e agora está em um trator. A leitura do conta giros não será diferente da real do motor?
ResponderExcluirBoa noite amigo tenho uma camioneta iveco 3510 daiile.o conta giro não funciona e nem o marcador de combustível.que sério o poplema
ResponderExcluirBom dia, gostaria de fazer um simulador de sinal para teste em bancada de um conta giros de caminhões e máquinas , que utilizam o W do alternador, seria possível? O senhor tem algum projeto que possa compartilhar?
ResponderExcluirBom dia, gostaria de fazer um simulador de sinal para teste em bancada de um conta giros de caminhões e máquinas , que utilizam o W do alternador, seria possível? O senhor tem algum projeto que possa compartilhar?
ResponderExcluirBom dia, gostaria de fazer um simulador de sinal para teste em bancada de um conta giros de caminhões e máquinas , que utilizam o W do alternador, seria possível? O senhor tem algum projeto que possa compartilhar?
ResponderExcluirUse um tranformador com saida de 12 VCA com um diodo na saida (retificador de meia onda) Se quiser variar a frequência terá que procurar por um gerador de onda senoidal ou experimentar um gerador de sinal onda quadrada. Esta é a idéia eu ainda não testei esta possibilidade.
ExcluirAmigo tenho um volvo n10 com motor do nl10 meu contagiro ele é de mercedes na minha opiniao acho que ele marca a rotaçao errada. Tem diferença de um conta giro pra outro? Como faço pra descobrir se esta marcando certo?
ResponderExcluira diferença está na relação de polias do alternador. Terá que medir a rotação do motor se quiser aferir.
ExcluirTrabalho com of 1721 amo 2000, mas o contagiro não para de oscilar, em marcha lenta de 700 rpm o ponteiro oscila para 1500, dando um pequeno toque no Vidro do contagiros ele volta na posição normal , é como se enroscasse o ponteiro, se levar no eletricista diz que o problema é contagiros e se levar para a loja de instrumento diz que o problema é do alternador.
ResponderExcluirAlguém pode dar uma dica?
colega, primeiro tem que verificar se o alternador está em ordem, gerando bem e com rotação certa em narcha lenta. Observe se ligando os faróis a rotação estabiliza. Estando em ordem observe na figura esquema do alternador que no ponto w tem um retângulo com a letra R, isto indica um resistor. O uso dele pode resolver o problema da oscilação, desde que não tenha defeito no alternador. Para testar compre em uma loja de peças eletrônicas um resistor de 2k7 ou 3k3 ohms 1/4 watts e intercale na linha w do conta giro. converse com seu eletricista.
ResponderExcluirGostaria de instalar um contagiros no motor Ap diesel 1.6 da kombi diesel. Tem algum contagiros específico? Ou qualquer 1 serve?
ResponderExcluirO Conta giros devem ser próprio para ligar no alternador. Existem também os universais que podem ser ajustado com a aplicação. Consulte o fabricante do conta giro.
ExcluirBoa noite como que eu Faso pra puxar o fio do contágio de dentro do alternador 1113 da placa de diodo
ResponderExcluirBom dia Aparecido, tenho um contagiro da Parati, ligado na bobina, posso liga-lo no W do alternador para motor a diesel, agradeço desde ja.
ResponderExcluirpode, mas não vai funcionar corretamente.
Excluirtem um esquema para ajustar a o contagiro a rotação do alternador? Tenho um OM321 e ele veio com um alternador 35Ah, troquei por um de 55Ah mas vi que as polias são um pouco diferente no tamanho. Agora quero instalar um contagiro (comprei para MB) e estou desconfiado que não vai dar a rotação certa.
ResponderExcluirtem que consultar o manual do fabricante do conta giro
ResponderExcluircomo o contagiro é para MB não há regulagem. Mas pode fazer um circuito para essa função? vou adquirir um medidor de rpm a laser para ter certeza da rotação. mas queria entender como se faz essa regulagem que alguns contagiros universal tem. Eu não comprei um universal por que tem capacidade de rpm muito alta que faz a leitura complicada pois MB gira pouco.
ExcluirÉ mais fácil trocar a polia. Outra opção é procurar um especialista em reparo de instrumentos.
ExcluirBom dia o contagiro do meu caminhão VW parou de funcionar mais a luz da bateria apaga gostaria de saber se o alternador está carregando .
ResponderExcluirse a luz apaga e não ficou sem bateria, possivelmente está normal. Para ter certeza precisa verificar.
ResponderExcluirBom dia .o sinal do w do alternador do iveco 70c16 cityclass vai para o módulo e do módulo para o painel?motor foi trocado e colocado do 6012 .
ResponderExcluirtem que consultar o esquema elétrico.
ResponderExcluirOlá boa noite meu rpm do VERONa 94 parou de funcionar mais não sei da onde vem o sinal do rpm pra mim fazer um teste vcs pode me ajudar
ResponderExcluirhttps://aparecidooliveira.blogspot.com/2011/01/contagiros-i.html
ResponderExcluirTenho um ônibus vw 17230 ano 2007 o conta giro começou a congelar o ponteiro e a correia ou tensionador barulha no mesmo momento quando o ponteiro do conta giro volta normal o barulho também desaparece alguém tem uma dica do que pode ser o problema
ResponderExcluirpossivelmente está patinando a correia.
ResponderExcluirConta giro do caminhão não funciona e a Luís da bateria está fucuionando o que pode ser
ResponderExcluirse está acesa a luz da bateria com o motor funcionando então o alternador não gera. se gera normal então revisar fiação e testar conta giro.
ExcluirComprei recentemente um Iveco Daily 4912 ano 2004 e contagiro nao funciona comprei um sensor novo e o velho nao esta na bomba e nao sei onde ele vai, tem ate a fiaçao para ligar mas nao achei lugar para instalar na bomba injetora .
ResponderExcluirNão consigo identificar visualmente qual o polo W do meu alternador. Como posso descobrir usando um multímetro? Obrigado!
ResponderExcluircom multimetro é duvidoso, seria melhor usar o ociloscopio ou consultar um catálogo técnico do alternador.
ExcluirTenho um ônibus Scania k113 o contagiro não funciona . Posso levar o fio w do alternador e o negativo e um ligar 24v+ no contagiro ? Ou tem mais coisas ? Tipo um resistor ou outro componente nesta ligação.
ResponderExcluirPeq
Tenho um ônibus Scania K113 e o contagiro não funciona .
ResponderExcluirPosso levar o fio W do alternador um Negativo e um positivo para o alternador ? Ou tem algum outro componente entre eles?
estas ligações já estão no conta giros! porque quer ligar? tem que verificar se o alternador está normal, fios já ligados.
ExcluirBoa tarde, estamos instalando na telemetria um sensor de RPM para controlar o giro do caminhão, e saber se os motoristas estão subindo muito o giro, nos caminhões VW 8.120 17.180 conseguimos tranquilamente devido ao pulso do alternador, porém nos mais modernos, os eletrônicos como mercedez e ford não conseguimos achar a pulsação do alternador.
ResponderExcluirsabe me dizer como é mandado o sinal pro conta giros ?
detalhe que o equipamento da telemetria só lé sinal positivo e negativo de 12 volts
e por pulsação
veja este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=GytLNEz6-Hk
Excluiré similar para todos os fabricantes.
Ola. Tenho mb 1938 ele esta rateando e sem força. Conta giros oxilando. Pode ser regulador de voltagem?
ResponderExcluiro que tem a ver o contagiro com o rateio? se vc acha que é, então teste. Se tiver problema corrija, se não parte para outra.
ExcluirComprei um contagiro p d 20 91 motor Maxion e liguei normal na placa e ele esta marcando 4500 quando liga o que pode ser sera que o tamanho da polia
ResponderExcluirComprei um contagiro p d 20 91 motor Maxion e liguei normal na placa e ele esta marcando 4500 quando liga o que pode ser sera que o tamanho da polia
ResponderExcluirTenho um trator massey 292 ano 2004. O conta giro dele as ves da a volta completa mesmo na lenta. As ves vai para frente e as ves para traz e a maioria do tempo ele fica parado. Testei com lampada o sinal W e nao ligou.. num otro trator ela liga normal.testei o fio q sai do alternador ate o relojo tem corente..oq deve ser sera?
ResponderExcluirse a lampada acende em e no outro não, só pode ser o alternador.
ExcluirBoa noite eu tenho conta giros a gasolina queria estalar em motor 6 cilindros a diesel como faço?
ResponderExcluirTenho um golf 2004 não funciona o rpm troquei o painel mais mesmo assim não funciona!! comprei o esquema elétrico e vi que o pino 41 do módulo para pino 11 do painel coloquei um fio por fora para testar mais mesmo assim não funciona!!da uma dica se está correto ou como devo fazer!obg
ResponderExcluirBom dia Aparecido, parabéns pelo material que disponibiliza amenizando nosso desespero pelo conhecimento hehe.
ResponderExcluirTenho um amperímetro analógico marca Auto Gauge com escala "-60_+60" que possui dois terminais: "+B" e "-ALT"
Minha dúvida: em que ponto do circuito do alternador conecto esse tal
"-ALT"?
deve ser colocado entre o alternador e a bateria.B+ liga na bateria e alt no b+ do alternador. deixa o cabo original desligado.
ExcluirOlá Aparecido, tudo bem?
ResponderExcluirEu consigo fazer a leitura do terminal W do alternador com um contador de giro digital igual a esse:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-988370292-medidor-digital-rpm-sensor-tacmetro-_JM?quantity=1#position=2&type=item&tracking_id=1663d548-9936-4ab0-ab68-073e83c06c79
Preciso de uma solução simples de um leitor de RPM com lcd só para fazer a leitura do RPM do alternador.
José este é um medidor com sensor de proximidade. Nada a ver. Veja um para w.
Excluirmudei o motor de gasolina para diesel e o alternador possui terminal w. Posso ligar esse pulso direto no fio que vai para o contagiro? Ou tenho que filtrar esse sinal?
ResponderExcluir