É imenso o número de consultas que recebo a respeito de bobinas de ignição e módulos, certamente devido aos transtornos que causam no dia a dia de uma oficina ou mesmo para o proprietário do veículo.
Popularizada como sendo a melhor para queimar a mistura ar/combustível e gerar mais de 45.000 Volts a adaptação da bobina do gol e outras similares são comumente usada por adeptos que desejam melhorar o desempenho do sistema de ignição de motores preparados, antigos e jipes. Mito ou realidade?
Relatando as medições feitas com o módulo de ignição Bosch final 7 003 com a bobina 1 067, recomendada pela Bosch, e com a bobina do gol 1 504 usualmente empregada nas adaptações, além de embasamentos teóricos, espero esclarecer alguns questionamentos que aflige o técnico.
O que tornam as bobinas de ignição distintas em relação à capacidade de armazenar energia são: indutância e a resistência do enrolamento primário.
Esta propriedade também é importante para o funcionamento de relês, eletroválvulas, injetores de combustível ou outro componente bobinado.
Como age a indutância?
Ao ligar um elemento cuja resistência é pura, a corrente vai ao limite máximo instantaneamente.
O mesmo não ocorre em uma bobina, a indutância tem a propriedade de distorcer a forma de onda da corrente. Assim que começa a circular corrente no enrolamento se forma um campo magnético crescente em torno do fio, que por sua vez gera corrente contrária a aquela imposta pela fonte alimentadora (força contra eletromotriz). Ao desligar a bobina a corrente tende a continuar circulando.
A corrente final da bobina é determinada por sua resistência Ôhmica, porém a intensidade que atinge ao receber pulsos de curta duração depende da relação entre indutância e resistência do circuito.
Curva padrão de constante de tempo para bobinas submetidas a pulsos |
Constante de tempo = L/R
Constante de tempo em segundos, L(indutância em henry), R (resistência em Ohms)
O númeral no eixo x indica o multiplicador de tempo dado pela relação L/R
A uma vez a relação L/R temos 63% da corrente máxima, com duas vezes a relação L/R temos 87% da corrente máxima, e assim por diante.
Aumentar a corrente primária com certeza aumenta a energia armazenada na bobina que por sua vez repercute na potência da faísca segundo a fórmula:
w = L.I²/2
w (energia armazenada na bobina), L (indutância), I (corrente).
Entretanto, a partir de certo tempo, a potência absorvida que resulta em aquecimento para a bobina (P = R . I²) é muito mais expressiva do que energia armazenada no campo magnético.
P (potencia absorvida), R (resistência), I (corrente).
Desta maneira, é conveniente manter o duração do pulso de carga da bobina de ignição no trecho mais linear da curva, onde é possível conciliar alta energia armazenada com baixa geração de calor.
Outro fator contraditório é que a capacidade de isolação da bobina e componentes do secundário está prevista para algo em torno de 30.000 Volts, e exceder a corrente do enrolamento primário resulta em danos decorrentes por possível aumento da tensão secundária.
Basta de teoria, vamos à prática. A seguir temos o circuito com a bobina original.
O circuito:
Diagrama básico do sistema de ignição TSZi de 6 pinos |
Valor de corrente a 1800 rpm com tensão de alimentação de 14 V.
Evolução da corrente no primário da bobina de ignição 067 conforme circuito original |
Ao substituir a bobina 1 067 pela 1 504 do Gol no sistema em questão, temos um aumento significativo de corrente como mostra o gráfico abaixo:
Evolução da corrente no primário da bobina de ignição 1 504 montada com o módulo 003 |
A duração do pulso recomendado para esta bobina, em destaque no primeiro ponto ascendente da curva, é de 3 a 4 ms, o que coloca a bobina numa faixa de operação em torno de 6 Amperes.
Porém este módulo de ignição mantém a bobina ligada por cerca de 9 ms nesta rotação (1800 rpm), tempo mais de duas vezes superior ao valor ideal, elevando a corrente de desligamento a 7,7 Amperes. Juntos estes fatores elevam a energia transformada em calor a níveis altamente danosos para a bobina de ignição.
Na figura seguinte temos um resumo da queda de tensão nos componentes, o que permite observar outros detalhes. Valores medidos sob uma alimentação em torno de 14 Volts, inclui a queda nos cabos de ligação.
Possíveis conseqüências:
Rotor e tampa do distribuidor: queimado, isolação destruída pela fuga de corrente.
Cabos de ignição: Interrupção de cabos resistivos, fuga de corrente.
Chicote: Risco de curto circuito e incêndio devido a alta temperatura que se concentra no pré-resistor de fio.
Módulo de ignição: risco de queima do transistor do módulo pela alta potência absorvida.
Com o motor parado e chave de ignição ligada este módulo mantém a bobina ligada causando a sua queima em curto espaço de tempo.
Conclusão
Nesta situação, mesmo com o uso do pré-resitor para limitar a corrente, é inevitável o superaquecimento da bobina, pois a duração do pulso que a mantém ligada é muito mais longo: mais tempo ligada mais calor gerado.
Ainda que possível, aumentar o nível de alta tensão não traz vantagens se os componentes do secundário não tiverem isolação e resistência suficientes.
Vale ainda observar que a alta tensão necessária para a ignição está muito abaixo de 30.000 V e a energia disponível para a faísca é mais do que suficiente na maioria dos casos.
links relacionados:
Energia de ignicao e alta tensao
Como se desenvolve o aquecimento na bobina de ignição
Saiba mais sobre bobinas e modulos
Porém este módulo de ignição mantém a bobina ligada por cerca de 9 ms nesta rotação (1800 rpm), tempo mais de duas vezes superior ao valor ideal, elevando a corrente de desligamento a 7,7 Amperes. Juntos estes fatores elevam a energia transformada em calor a níveis altamente danosos para a bobina de ignição.
Na figura seguinte temos um resumo da queda de tensão nos componentes, o que permite observar outros detalhes. Valores medidos sob uma alimentação em torno de 14 Volts, inclui a queda nos cabos de ligação.
A sobrecarga no transistor do módulo, bobina de ignição e pré-resistor é notória, mais que o dobro em relação à condição normal na rotação testada (1800 rpm). Em rotações mais baixas onde a duração do pulso é maior, a sobrecarga térmica é desastrosa.
Possíveis conseqüências:
Bobina retirada de um jipe em aplicação similar, isolação derrretida pelo exesso de temperatura. |
Na bobina teremos: enrolamento queimado, isolação derretida, conectores de ligação destruídos, isolação danificada pela fuga de corrente.
Rotor e tampa do distribuidor: queimado, isolação destruída pela fuga de corrente.
Cabos de ignição: Interrupção de cabos resistivos, fuga de corrente.
Chicote: Risco de curto circuito e incêndio devido a alta temperatura que se concentra no pré-resistor de fio.
Módulo de ignição: risco de queima do transistor do módulo pela alta potência absorvida.
Com o motor parado e chave de ignição ligada este módulo mantém a bobina ligada causando a sua queima em curto espaço de tempo.
Conclusão
A adaptação é benéfica para atender alguns aspectos, como: disponibilidade de alta tensão na partida, aumentar o intervalo de manutenção, maior demanda de alta tensão em acelerações bruscas, porém só deve ser usado quando é possível manter as condições ideais de funcionamento da bobina de ignição.
Nesta situação, mesmo com o uso do pré-resitor para limitar a corrente, é inevitável o superaquecimento da bobina, pois a duração do pulso que a mantém ligada é muito mais longo: mais tempo ligada mais calor gerado.
Ainda que possível, aumentar o nível de alta tensão não traz vantagens se os componentes do secundário não tiverem isolação e resistência suficientes.
Vale ainda observar que a alta tensão necessária para a ignição está muito abaixo de 30.000 V e a energia disponível para a faísca é mais do que suficiente na maioria dos casos.
links relacionados:
Energia de ignicao e alta tensao
Como se desenvolve o aquecimento na bobina de ignição
Saiba mais sobre bobinas e modulos
Boa noite Aparecido. Preciso de uma ajuda em relação a um modelo específico de bobina. Como estou desenvolvendo um módulo de ignição microcontrolado para meu carro, encontrei o seguinte modelo de bobina:
ResponderExcluirBobina de Ignição Golf, Audi A3, A4 e Passat 1.8 20V Turbo de 2002 a 2007
Número Bosch: 0986221024
Número original: 06B905115R
Como já verifiquei que a conexão elétrica e fixação mecânica estão boas, preciso saber qual a função de cada um de seus terminais:
1 - Marrom
2 - Vermelho
3 - Verde
4 - Preto
Estes cores são dos cabos no conector. Já pesquisei na internet e diagramas elétricos, mas não encontrei nada que pudesse esclarecer realmente minhas dúvidas.
Sem mais,
Grato!
Wagner
Wagner, realmente a informação sobre esta bobina é precária. Pesquisando encontrei alguma coisa, porém não é muito consistente, pois ví duas possibilidades. borne 2 (massa eletrônico) e 4 (massa do secundário) do conector com certeza são conectados a massa. Borne 1 pela cor do fio e minha pesquisa é positivo de 12 V. Borne 3 sinal de comando de onda quadrada (0-5V).
ResponderExcluirBoa tarde Aparecido e obrigado pela ajuda. Realmente foi isso que encontrei também...
ResponderExcluirhttp://www.audizine.com/forum/showthread.php/430106-4-pin-coil-pack-wire-functions
The coil pack connections:
Pin 1: Connects to Pin 1 on all other coils and then to +12v ignition feed (or fuel pump relay).
Pin 2: Signal ground
Pin 3: Spark Signal from ECU
Pin 4: Power ground (Engine Earth)
Vou fazer um teste e depois te retorno com mais informações.
Grato!
Wagner
Testado e funcionando. São exatamente como comentado as funções de cada terminal.
ResponderExcluirAts
Wagner
OLÁ APARECIDO fiquei intrigado agora com o resultado da bobina mi (gol),entao minhas duvida sao estas, esta bobina esquenta apenas se manter o módulo 006 ou com qualquer outro módulo tambem... e se eu instalar em meus jeeps a bobina MI com o módulo compativel ,mais distribuidor HALL o que aconteceria?? obrigado desde ja e muita saude amigo.
ResponderExcluirPois é Carraro,qualquer módulo que não é indicado pelo fabricante é ruim. Se quiser fazer adaptação é necessário pesquisar e testar o que existe no mercado', algumas combinações é possível, não sei se é perfeita, não testei, más pode se aproximar muito do ideal, porém tem que fazer mudanças radicais como você menciona: trocar o distribuidor, ajustar a curva de avanço, etc. Se você fazer a combinação certa acredito que não terá problemas, o mais importante é fazer as medição de corrente e tempo de conexão para garantir que está em ordem.
ResponderExcluirQual seria o modulo correto para a bobina 067 da bosch?
ResponderExcluirAnônimo o módulo correto é o de 6 pinos da foto, números de referência bosch montadora final 003,005,006 ou comercial para reposição final 004.
ResponderExcluirAmigo, tenho um modulo bosch de 6 pinos (nao localizei numeração) em meu fusca 1.300 (ano 81/82), qual a bobina correta para trabalhar com este módulo? meu autoeletrico trocou para uma bobina bosch 054 mas estou em duvida se esta é a correta mesmo. Aguardo sua resposta e ajuda. Obrigado. Ass. Israel
ResponderExcluirIsrael se for o tipo de módulo da primeira foto neste post a bobina certa á a vermelha 067. A bobina 054 é para sistema com platinado.
ResponderExcluirAp. Oliveira ... mas a 067 tem uma descrição dizendo "usar com pré-resistência" ... e o meu fusca não tem. Obrigado pelo retorno. Abs. Israel
ResponderExcluirIsrael um erro não compensa outro. Provavelmente o chicote do seu carro foi feito deixando de ser montado este resistor por ser difícil encontrar-lo separado ou foi eliminado por alguma razão. Para fazer certo,considerando que o módulo seja o 003,004,005 ou 006, aplique a bobina 067, corrija o chicote colocando o pré-resistor e um relê auxiliar de partida, veja circuito no blog. Outra solução é aplicar a bobina 077 com seu respectivo módulo, esta não leva pré-resistor, tem que ser refeito o chicote devido a troca do conector de 7 pinos em linha.
ResponderExcluirOlá Aparecido .. estou correndo atrás de um bom autoeletrico para seguir sua indicação de instalar um pre-resistor no sistema de modulo 6 pinos + bobina 067, mas está dificil, isto parece coisa de outro mundo para os autoeletricos que estou indo aqui na Zona Norte de São Paulo, mas enfim, gostaria de tirar outra duvida. No conjunto que estou utilizado de 6 pinos + bobina 054 o módulo esta esquentando fora do normal, com o pré resistor e bobina correta também irei resolver este problema? Obrigado. Abs. Israel Ruano
ResponderExcluirAparecido.. desculpe, esqueci de também perguntar se a resistencia de 1,50 OHMS atende a necessidade.
ResponderExcluirOutra coisa, um dos autoeletrico que fui já confirmou que a corrente que esta indo para a bobina está em 11 e 12V, ou seja, realmente não existe nenhum tipo de pre-resistencia no meu fusca. Obrigado. Abs. Israel Ruano
Israel, os antigos Opalas usavam pré-resistência de 1,5 Ohms com a bobina 067, porém fica suscetível a queima do resistor e sem auxiliar para partida tem dificuldade para pegar.Melhor usar uma de 0,7 a 0,9 Ohms. Quanto ao aquecimento deve ser impressão sua. Com a bobina 054 a corrente é menor, portanto menos aquecimento.
ResponderExcluirAmigo Aparecido, por favor, veja se este resistor atende os meus comentários anteriores para ser utilizado com a bobina bosch 067 e modulo bosch 6 pinos. Aguardo seu retorno. Obrigado.
ResponderExcluirLink: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-483904053-resistor-para-bobinas-de-ignico-de-alta-potncia-_JM
Israel Ruano
Atende sim Israel. veja também este link http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-478934871-chicote-ignico-eletronica-opala-caravan-resistivo-_JM
ResponderExcluirTudo bem Aparecido.
ResponderExcluirDesculpe postar pergunta tão tardia,mas estou pesquisando pois tenho a seguinte duvida:
tenho um opala 4cc original,pretendo melhorar este sistema,pensei em colocar esta bobina mi comprando cabos de 8mm,mas estou pensando em colocar uma bobina apenas mais forte abandonando a idéia da mi.Qual bobina o senhor recomendaria para eu usar com os cabos de 8mm para uma melhor performance?(uso ignição eletrônica)Desde já agradeço a atenção.Abraço.
Anônimo você deve usar a bobina que o fabricante recomenda para o módulo que você tem. Qual o módulo que está usando? Consulte na internet site sobre Bobina MSD.
ResponderExcluirBom dia.Pretendo trocar a bobina do Opala 4cc pela Mi(BOSCH BOBINA DE IGNIÇÃO
ResponderExcluirCód. fábrica: F.000.ZS0.105),para isto comprei um jogo de cabos de 8mm,ele já possui ignição eletrônica.Precisarei trocar as velas tb.Abraço.Hebert.
Obrigado, vou verificar.
ResponderExcluirHebert, a vela de ignição a usar deve ser aquela indicada no catálogo do fabricante, independente do sistema de ignição. Quanto a bobina de ignição sugiro que leia os comentários, esta aplicação não é recomendada e também não é indicada pelo fabricante do módulo.
ResponderExcluirOLA. MINHA BOBINA É DE 6 PINOS USADA NO ESCORT SAPO 94 ! O CARRO NAO LIGA O MOTOR, FIZ UM TESTE DE CONTINUIDADE COM O MULTIMETRO EM TODOS OS PINOS DO MODULO FECHANDO CIRCUITO COM OS BORNES 1 E 15, E EM APENAS 1 DOS PINOS APRESENTOU CONTINUIDADE DE CORRENTE COM UM DOS BORNES ! SERA ESSE O DEFEITO ?
ResponderExcluirAnônimo você deve seguir o esquema elétrico para testar o chicote. Esta bobina deve ter uma ligação a massa, outra para positivo da chave de ignição, ligação entre o pino 1 da bobina e conexão com o sensor hall do distribuidor.
ResponderExcluirCaro Aparecido
ResponderExcluirAntes de mais nada parabéns pelo seu blog e pelo conteúdo apresentado
Estou instalando um sistema de ignição em um motor que originalmente tinha magnetos.
Usei para tanto um sensor de rotação do Uno (4820083010 da magneti marelli), com bobina Bosch f 000 zs0 103, num sistema de centelha perdida.
Minha duvida é quanto que modulo usar de forma a não ter corrente alta na bobina, ser compatível com o sensor de rotação, entendo pelo que li em seu blog que o ideal seria um modulo com tempo constante, porem não consigo esta informação.
Se puder me ajudar fico bastante grato.
Colega, este é o grande problema, não há módulo destes antigos compatíveis com esta bobina. Já o sensor indutivo deve funcionar com módulo TSZi. Infelizmente não há informação de todos os módulos no mercado, um absurdo, na minha opinião. É inviável testar tudo que há, sendo que obtemos mais informação de um produto quando o temos em mãos ou se existir divulgação por parte do fabricante.
ResponderExcluirBoa Tarde!
ResponderExcluirPrimeiramente sou leigo no assunto e lendo seu Blog percebi que é um especialista muito solicito, portanto peço-lhe ajuda. Meu nome é Eduardo e tenho um Escort XR3 89 àlcool e me disseram que as bobinas de pinos são melhores que a bobina com conectores "normais". Comprei os cabos novos e uma bobina Bosch com pino 077, lógico que o carro ficou ruim. Pude perceber no seu blog que a bobina correta para o meu caso é a 067. Primeiramente, tem bobina 067 com pino? A 077 é melhor que a 067? Para adaptar a 077 eu tenho que apenas levar 12V na bobina retirando a resistência ou é obrigatório a mudança do módulo?
Muito Obrigado!
Atenciosamente,
Eduardo
Eduardo, é preciso que a bobina esteja casada com o módulo, no caso da 077 o módulo adequado para ela é o 9 220 087 013 ou similar. O rendimento da 077 e 067 com seus respectivos módulos é o mesmo. Para usar da bobina 077 com o módulo 004 ou similar de 6 pinos, seria necessário eliminar o pré-resistor, porém não é aconselhável pois a bobina ficaria alimentada e poderia ser danificada caso deixe a ignição ligada com o motor parado. Além disso o rendimento será o mesmo.
ResponderExcluirMuito Obrigado Aparecido!
ResponderExcluirVc ajudou muito!!!!!!
Abraços e fique com Deus.
Eduardo
Bom dia. Gostaria de saber se terei que usar um pré resistor na bobina. Tenho a bobina kw12 e modulo bosch 6 pinos com ignição eletrônica sistema aranha. Obrigado
ResponderExcluirDiego se você vai fazer o chicote é deve ser usado o pré-resistor sim, caso opte por um chicote do comércio este já vem o o pré-resistor (o fio que se conecta no 15 da bobina é resistivo). Geralmente o pré-resistor separado é difícil de ser encontrado.
ResponderExcluirDiego ao usar pré-resistor torna obrigatório o uso do auxiliar de partida, ligação do borne 50 auxiliar ao borne 15 da bobina. Se o solenóide do motor de partida não possui contato auxiliar é preciso adaptar relê. Veja post:http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2012/07/be-ba-da-ignicao-eletronica.html
ResponderExcluirAparecido tudo bem? Tenho um fusca com sistema de ignição hall, modulo de 7 pinos e bobina 097. Minha pergunta e se preciso usar pre resistor neste sistema. Tenho percebido aquecimento na minha bobina. Boa festas Abraço.
ResponderExcluirClaudio, a bobina aquece razoavelmente, pode trabalhar em torno de 70 graus centígrados na carcaça, isto é normal. Não deve ser usado pré-resistor, veja a ligação no post http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2010/03/diagrama-eletrico-ignicao-tsz-h-142.html.
ResponderExcluirSe a temperatura realmente sobe além do normal, você deve medir o ângulo de permanência ou dwell para constatar qualquer anormalidade. Permanência elevada pode gerar aquecimento anormal, e é provocado por mau contato na conexão massa ou queda de tensão na linha 15 (alimentação pós chave). Na impossibilidade de medir a permanência, use um multímetro comum para medir a tensão de alimentação no borne 15 da bobina e teste/revise a resistência da conexão a massa. Veja mais post sobre ignição hall.
Aparecido oliveira sou mais um admirador do seu grande conhecimento no assunto. Por isto gostaria de saber se posso instalar em meu santana ano 92 carburado a alcool a bobina mi 2pinos o carro ja e com sistema de ignição hall com módulo pequeno original. Gostaria de saber se posso instalar a bobina mi da bosch sem medomedo.desde já agradeço sua atenção.
ResponderExcluirColega não sei quem inventou isto, mas a bobina do gol Mi não é compatível com nenhum módulo antigo seja TSZi ou TSZh, EZh ou em outras palavras módulo indutivo ou hall.
ResponderExcluirVeja post e comentários relacionados, todos tem problemas ao fazer esta aplicação. Além disso o sistema hall original possui um excelente desempenho que não é superado por nenhum outro dispensando qualquer outra adaptação.
Aparecido oliveira, primeiramente quero lhe agradecer por respondido a minha pergunta.pois vc alem de uma pessoa muito inteligente, e muito atencioso. Mas voltando ao assunto da bobina lendo a sua resposta resolvi nao mecher na originalidade da bobina do meu santana, vou comprar uma do mesmo tipo asfaltica ou cilindrica como alguns a chamam não sei o nome correto desta bobina. Mas peço mais uma dica sua que bobina do mesmo modelo cilindrica vc me indicaria para colocar em meu motor ap1.8 a álcool carburado para dar uma melhorada na faisca da vela sem prejudicar as demais pecas da desde já agradeço novamente.mmeu nome e maciel.
ResponderExcluirMaciel primeiro precisamos saber se a bobina aplicada é a correta para o sistema de ignição usada: se for o módulo 011/013 a bobina é nr final 076/077. Provavelmente seu sistema é hall com módulo nr final 142 e a bobina deverá ser a nr final 086/097. Entretanto você só deve trocar a bobina se ela está defeituosa. Se o seu sistema for o anterior (com 011/013) a melhora só pode ser obtida trocando o sistema completo distribuidor/módulo/bobina para sistema hall. Se for o posterior então se trata de um defeito comum, aumentar a energia de ignição só vai mascarar o defeito. Sugiro que faça uma revisão antes de tomar qualquer decisão: verifique se o mau rendimento da da bobina, caso seja este o problema, não se deve a falha de alimentação elétrica, ou outras coisas como mau funcionamento da mecânica do motor, regulagem do carburador, avanço de ignição, velas, rotor/tampa do distribuidor de má qualidade/ inadequado/defeituoso, montagem do distribuidor, fuga de ar no coletor de admissão/escape, silencioso defeituoso, etc.
ResponderExcluiramigo adaptei uma ignicao do gol cht na variant 2 quera platinado troquei completo bubina distribuidor e modulo. mas qdo forco mt ela ela esquenta a bubina. so qdo ando mt. me mandaram por um resistor na bubina. sera que resolve. que devo fazer...grato amigo...
ExcluirMaciel só use se for para este modelo de 6 pinos com bobina 067 ou similar, veja diagrama no post..
ResponderExcluirhttp://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2012/07/be-ba-da-ignicao-eletronica.html
ou se for para este modelo use a 097 sem resistor.veja ligação no post. http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2010/03/diagrama-eletrico-ignicao-tsz-h-142.html
Parabéns pelo blog e a clareza nas explicações.
ResponderExcluirEstou alterando a ignição de um opala 77 original para eletrônica. Instalei bolina bosh 067(não instalai o pré-resistor), modulo Ymax de 6 pinos equivalente ao da foto e distribuidor Ymax. Ao ligar o motor tudo funcionou bem mas logo que ajustei o ponto (10°) percebi o vazamento de corrente do secundário para os polos do primário. Coloquei a bobina original e reduziu mas continuo um pouco. Quando coloquei novamente a lâmpada de ponto percebi que fechava o arco na pinça indutiva e o motor morria. Você teria alguma sugestão do que checar? Vou verificar se o fio do chicote que veio junto ao módulo é resistivo e as resistências de todo o circuito do secundário. Mas não estou conseguindo entender o meu problema. Obrigado.
Leonardo a corrente percorre o caminho mais curto. Confira se o distribuidor está montado na posição correta, coloque o pistão do cilindro 1 em PMS e verifique se a ponta do rotor do distribuidor fica alinhada com o pino da tampa deste. Se estiver correto ajuste o ponto de ignição pela marca do volante para aproximadamente 10 graus e confirme em funcionamento com a pistola estroboscópica, se precisar reajustar muito confira a ligação do distribuidor pode ser que esteja invertido os fios de sinal. A inversão pode ser notada ao medir o ângulo de permanência, estará perto de 60 graus. Se nào for por aí retorne. boa sorte.
ResponderExcluirOlá aparecido to pensando em colocar essa bobina do gol MI no meu VW 1600, queria saber qual o modulo numeração e marca é o original do gol mi, queria comolar os dois sendo bosch mais não sei como procurar este modulo na net
ResponderExcluirBoa Tarde Aparecido. Mais uma vez muito obrigado por escrever e distribuir conhecimento. Vejo kits de sistema Hall sendo vendidos pela internet, com Distribuidor Hall do Gol com sistema a de avanço a vacuo + Modulo 0227100142/3 e Bobina MI 2 pinos Bosch. Lendo seu articulo entendo que esta configuração não seria correto certo? Obrigado Fernando
ResponderExcluirFernando o vendedor se responsabiliza pelo produto que vende!?
ResponderExcluirOlá Aparecido! Gostaria de uma dica e ajuda, tenho um Santana 91/92 carburado.
ResponderExcluirEntão ele tava com uma pequena falha ai passou alguns dias queimou a bobina foi trocada e sumiu a falha porem na primeira saída queimou novamente.
Bobina que estava era Bosch 9 220 06 1086 a substitua foi uma Bosch 9 220 081 077. meu modulo é Telefunken 545 905 351RA. Foi colocado uma Marflex só para chegar em casa mas ficou com falha e aquecendo muito tinha que parar e esperar esfriar para não queimar novamente.
Se puder dar uma dica agradeço!
Colega a bobina 077 não é similar a 086. Você deve usar a final 097. Quanto a queima da bobina certifique-se que não tenha outros problemas como: curto circuito ou mau contato na instalação, chaves de bloqueio ligada no pino 1 da bobina, etc. veja mais nos post e comentários relacionados.
ResponderExcluirOlá Aparecido! Agradeço sua ajuda já coloquei a bobina correta e verifiquei todo circuito e realmente a bobina 097 é para 34.000 e a 077 é para 28.000, então acho que o problema da queima estava ai mesmo.
ResponderExcluirAbraço e obrigado.
Fala Aparecido, muito obrigado pelo conhecimento! Tenho um Gol 87 com sistema indutivo, quero passar pra hall, vou comprar o distribuidor + modulo de ignição no mercadolivre, qual bobina usar?(codigo bosch original) estou com a do MI 2 pinos no modulo antigo grande, vive queimando bobina, estou cansado dessa situação e quero aproveitar e melhorar a ignição do carro.... abraço!
ResponderExcluirEnio veja os comentários no post "porque a bobina esquenta e queima" verá que seu problema é comum ao de muitos colegas. Resumindo você deve usar a bobina recomendada para o sistema ou seja Bosch 097 ou similar para o sistema Hall. Para o módulo indutivo use a Bosch 067.
ResponderExcluirAparecido obrigado pela ajuda! Estou levando hoje mesmo um multimetro aqui do serviço para medir a voltagem no positivo da bobina. Irei ler esse post que você citou, você acha que compensa comprar o sistema hall ou manter o aranha?
ResponderExcluirEnio,eu não mudaria o sistema, apesar de ter algumas vantagens, acho que não vale a pena. O mais importante é que seu sistema esteja em ordem e também os cabos, velas, motor, tampa e rotor do distribuidor. Basicamente o sistema hall tem maior disponibilidade de alta tensão e pode mascarar uma falha do sistema, mas não é por aí.
ResponderExcluirOlha só Aparecido, sou um curioso e fuço por conta. Meu carro de "fuçar" é um Gol Ap 1.6 original alcool, ano 1987, módulo TSZi final 011. Tirei o carburador e coloquei uma injeção programável chamada Pandoo Pulser Plus que não controla ignição, apenas bicos. Seguindo seus conselhos, vou por a bobina 077. Medi a voltagem na bobina é vem 12V, sem resistor. Irei turbinar, não irá faltar ignição para tal? Por isso perguntei sobre o HALL. Abraço!
ResponderExcluirEnio sem problemas, carros turbinados podem funcionar normalmente com estes sistemas.
ResponderExcluirBom dia, estou tendo problemas com meu motor GX390 da Honda, é um motor estacionário que utilizamos também nos karts, o modulo de ignição é bem fraquinho para competição gernado somente 19kV, como faço para medir a energia de uma bobina em joule? Encontrei uma boinas que dizem ser mais fortes mas gostaria de testa-las antes, tenho osciloscopio e também tenho como variar rotações em uma bancada.
ResponderExcluirAnônimo, é mais fácil comparar do que calcular. a energia é potência x tempo. ou watts x segundos. para bobina seria energia= metade do produto da indutância por corrente ao quadrado (w=L.I²/2). Sugestão: use o conjunto bobina + módulo recomendado, tome como referencia o circuito do post "simulador de bobinas de ignição"; ou seja simule o funcionamento dos sistemas sob teste com a carga fixa e nas mesmas faixas de rotações. o sistema que obtiver maior tensão em todas os pontos testados é o mais potente.
ResponderExcluirPrezado Aparecido. Parabéns pelos seus esclarecimentos.
ResponderExcluirNo meu caso, tenho um fusca com ign. eletrônica de 6 pinos e distribuidor aranha com avanço. Há muito tempo instalei cabo de vela 10mm com pino trocando a tampa do distribuidor. Recentemente descobri que a bobina é sem pino. Existe problemas nisto? Pois vou comprar uma bobina nova, que seria a kw12-067 (s/ pino) ou seria melhor a 077 com pino?
Desde já agradeço.
Renato, a bobina correta é a 067 com pré-resistor e auxiliar de partida (ver esquema completo em post relacionado). O inconveniente em usar a 077 é que além de eliminar o pré-resistor correrá o risco de queimar a bobina ao deixar a ignição ligada com o motor parado.
ResponderExcluirTava pesquisando sobre a adaptação da bobina do gol mi em carros carburados e achei seu blog super bem feito e esclarecedor.Li muitas postagens em vários fóruns e na quase totalidade deles dizem que esse módulo 6 pinos realmente não dá certo,queima o módulo,a bobina ou os dois.Já o módulo TSZ-i 7 pinos é uma loteria,uns dizem que fica bom e que usam já faz tempo,outros que não fica bom.O que é unanimidade é sobre o sistema hall,todos que usam a bobina do gol MI com o sistema hall dizem que fica bom,não aquece nenhum dos dois.
ResponderExcluirMas como disse são comentários em fóruns;pessoas que simplesmente trocaram e viram o que aconteceram e postaram.O porque da queima com o módulo 6 pinos eu entendi neste post,agora gostaria de saber se realmente o sistema hall é o que mais dá certo na adaptação com a bobina MI.
Seria legal se vc pudesse fazer um post como esse explicando em detalhes o que pode dar certo ou errado nessa adaptação(sistema hall x bobina MI).
Grato pela atenção.
Anônimo minha proposta é prestar esclarecimentos sobre a tecnologia dos sistemas no sentido de manter a originalidade das aplicações afim de preservar os projetos do fabricante e o funcionamento correto dos sistemas. Mediante tal conhecimento quem quiser poderá desenvolver seu próprio projeto por conta e risco do resultado. Cabe a quem faz as adaptação fazer os testes de compatibilidade, durabilidade, etc. Eu posso te dizer que o uso da bobina do gol Mi sob meu ponto de vista traz mais malefícios que vantagens, portanto jamais recomendaria esta aplicação, por isso considero perda de tempo dedicar a este projeto. Para que entenda: o que fazem é, comparativamente, pegar um motor de 30 cavalos e fazer ele funcionar com uma carga maior tipo 40 cavalos. Na física não há suporte para isto. Além disso, não tem sentido fazer uma bobina gerar mais de 30 KV quando não existe componentes que suportem tal nível de isolação. tire suas conclusões do que pode dar errado, pois nada tá certo.
ResponderExcluirBoa noite,estou montando uma injeção IAW 1avb78ap e o chicote da bobina foi cortado,e percebi q tem 3 fios...gostaria de saber se posso usar uma bobina 2pinos...e se esse outro fio vai fazer falta pra central de injeção... Obrigado
ResponderExcluirGuilherme, para sua segurança você deve se orientar pelo esquema elétrico refente ao veículo em que este sistema é aplicado e usar a bobina recomendada para este caso. Geralmente o sistema 1AVB usa uma bobina de dois fios (sem driver nela).
ResponderExcluirBoa Tarde Aparecido!!!
ResponderExcluirJá fiz uma pergunta para você no ano passado e você gentilmente sanou minha dúvida. Se puder me auxiliar novamente, ficarei muito agradecido.
Meu Carro é um Escort álcool ano 89 motor AP e utiliza a bobina 067. O fio da bobina encostou na lata e acabou derretendo um pedaço, levei no eletricista e o mesmo refez uma parte do chicote. Usei um multímetro, encostei o positivo no contato positivo da bobina e o negativo no negativo da bateria, obtive uma tensão de 9,7V. Meu alternador gera 14,3V. É normal essa corrente na bobina ou ao refazer o cabo foi eliminado parcialmente a pré-resistividade do meu chicote?
Qual é a corrente que deve chegar na bobina 0,67?
Muito Obrigado!
Abraços,
Eduardo
Eduardo, está correto, existe um pré resistor na alimentação positiva. A tensão é de 10 a 12 Volts com o motor funcionando e 8 a 10 V somente com a chave ignição ligada-motor parado (desconectar conector do distribuidor). Em funcionamento o multímetro marca um valor médio da tensão e pode ficar abaixo de 10 V, é normal.
ResponderExcluirMuito Obrigado!!!!
ResponderExcluirAjudou muito.
Deus o abençoe.
Abraços, Eduardo
Não por isso, sou grato pelo retorno.
ResponderExcluirAparecido boa tarde, parabens voce é uma pessoa muito inteligente e de extrema atenção c o proximo, mas assim só pra ver se eu entendi entao os kits q o pessoal vende no mercado livre de ignição pra fusca brasilia e kombi c ignição hall e bobina do gol mi nao casam,??? pq eu comprei um no mercado livre veio c bob do gol mi cabos de vela 8mm distribuidor hall e modulo de ignição de 7pinos o carro fikou bem mais "experto", porém percebi que determinado tempo depois tipo uns 8 meses axo, meu contagiros ficou maluko e nas reduçoes de marcha (nao tendo nenhuma entrada de ar no escape) o carro apresenta pequenos estouros, tanto o módulo como a bobina aquecem mas nada além do normal tipo como vc falou dos 70° Daí fikei agora na dúvida pois tenhu um gol ap1.6 1989 que possui ignição indutiva c akela aranha no distribuidor o qual eu keria usar uma bobina deste modelo entao nao da msmo certo teria de trocar todo o conjuto, pq eu keria usar cabos de 8mm velas de 3 pontos??? Tem algum jeito de ter uma ignição de alta potencia?
ResponderExcluirBoa tarde Aparecido!
ResponderExcluirEu tenho um escort Xr3 2.0i 93 que tinha o sistema Le-Jetronic
mas devido a falta de peças e o mal funcionamente foi trocado pelo injeção do santana MI 2001.
Mas agora deu um problema, que é a falta de Faísca tem positivo e tem sinal
já troquei 2 bobinas e não tem faísca,percebo que no multímetro as vezes tem 11v e cai para 8v e 9v ou até menos, será que esse e o problema,tenho que substituir o chicote da ignição ou consertar o modulo ou será que posso puxar um fio 15+ apos chave.
agradeço se puder ma ajudar Obrigado!
boa noite amigo,, tenho um xr3 1993 2.0i e minha injeçao e le-jetronic,, se eu trocar pela do santana Mi fica melhor,, o que eu prescisaria
ExcluirColega, não tenho ideia das dificuldades que irá enfrentar e se vai dar certo. Meu trabalho é consertar, não faço adaptação.
ExcluirDouglas a ignição Hall com a bobina original é um sistema de alta potência, o resto é pura invenção que traz mais problemas do que melhorias. No seu caso, antes de condenar o sistema verifique se não existe danos na tampa e rotor do distribuidor e também no chicote/chave de ignição na alimentação do positivo da bobina. Se preferir ou caso apresente problemas pode optar por usar a bobina recomendada.
ResponderExcluirAdnilson, você já constatou uma anormalidade,deve investigar o que está acontecendo com a alimentação. Como digo sempre não dá para saber se é o chicote, pode ser mau contato em uma chave, conector ou fusível. revise o circuito ponto a ponto. Para ter certeza que está certo coloque um fio por fora para alimentar a bobina e se confirmar só resta trabalhar.
ResponderExcluirAparecido,coloquei um fio por fora para a alimentar a bobina e o carro funcionou perfeitamente.
ResponderExcluiragora vou revisar todo o circuito...obrigado!
Muito bom Adnilson você está no caminho certo, grato pelo retorno.
ResponderExcluirBom dia Aparecido, primeiramente parabéns pelo blog é muito bom seu trabalho.
ResponderExcluirTenho uma Saveiro com motor Ap 1.8 Álcool carburado. o meu distribuidor é com sistema hall e o módulo é bem semelhante ao post (não consigo ver o modelo, pois o modulo foi pintado).
A minha dúvida é se este módulo é correto para o sistema hall? pois vejo que a escolha da bobina correta depende do módulo. Eu já tive prejuízo com 2 bobinas por ter sido mal orientado nas lojas. (gostaria de acertar desta vez, rs)
Caso não for o módulo correto, Qual modelo eu deveria adquirir para um funcionamento correto de fábrica para tal motor ?
Abraços, Robson
Robson talvez esteja confundido, este módulo carcaça de alumínio é de um sistema indutivo e a bobina para ele é a 087 (a vermelha da foto). Existe sim módulo hall assim, mas é muito raro, para tirar a dúvida veja quantos fios tem no distribuidor, se for dois é indutivo e se for três á hall. De qualquer maneira a bobina seria a mesma. Se você usar uma bobina para sistema hall ( a 097) em um sistema indutivo com certeza ela vai queimar.
ResponderExcluirOlá Aparecido.
ResponderExcluirrealmente existem dois fios no distribuidor, então estava enganado sobre o tipo de sistema. Agora vou comprar a bobina correta e ficar um pouco mais aliviado.
Outra dúvida, é normal que no fio negativo de entrada na bobina tenha alguma carga , mesmo que pequena ?
Obrigado pela dica.
Robson.
Já ia me esquecendo. A bobina que na qual estava utilizando era a plastica da bosh modelo F 000 ZS0 102. não aguentou muito tempo.
ResponderExcluirRobson
Robson, corrigindo o que digitei antes, a bobina correta é a 067 e deve usar pré resistor se o chicote é original. Com isto precisa auxiliar de partida ou ligação com 15a do solenóide do motor de partida. veja post a respeito. O negativo da bobina te dá 1 a 2 Volts de queda de tensão, este valor é normal.
ResponderExcluirAparecido, eu acabei agindo antes de ver sua reposta de correção.
ResponderExcluirComo não achei 087 eu comprei a 077. Se não me engano vi comentários anteriores em que eu precisaria ficar atento com a chave de ignição ligada, ficarei atento neste ponto.
Eu instalei e esta tudo funcionando perfeitamente, o módulo não aquece e a bobina no aquecimento normal, muito menos que 70 graus.
Abrigado pela atenção mais uma vez.
Abraço, Robson
Observe se possui pre-resistor na alimentação da bobina. neste caso seria melhor eliminar-lo.
ResponderExcluirAparecido boa tarde, cara voce sabe por fvor me dizer se a bobina correta para o modulo final 011 da bosch (7pinos ignição indutiva) seria a final 077? ou qual seria a correta.
ResponderExcluirBoa tarde Douglas, sim é a 077.
ResponderExcluirAparecido boa tarde por fvor eu estou com um sr problema em meu carro é um gol 1.6 ap 1989 com sistema de ignição bosch módulo ainda original final 011. Notei q assim que o carro eskenta o msmo apresenta cortes na ignição chegando a morrer o carro e após isso dar a partida é um verdadeiro martírio. qdo meço a corrente na bobina carro motor desligado, 12.67v. Com o carro funcionando a corrente chega a 13.49v porém ela varia até msmo abaixo de 1v (sim um volt) vi por aki q ela pode oscilar entre 9 e 12v certo? sendo a bobina bosch, distribuidor ok com tdo novo e tdo bosh, posso condenar o módulo?
ResponderExcluirDouglas não está claro o ponto em que tomou esta medição. Se você mediu a voltagem no borne 15 da bobina em relação a massa, o valor deve ser entre 13,0 a 14 Volts, portanto se este valor cai como mencionou pode ser defeito de alimentação (chicote, chave de ignição....). Outra coisa que bobina está usando? Talvez precisará fazer novos testes para eliminar outras possibilidades.
ResponderExcluirEstou usando akela a qual te perguntei, 077 bosch, porém é assim carro motor desligado apenas chave de ignição ligada alimentação no borne 15: 12v. Carro com motor ligado fika oscilando entre 1v e 13v. eu na verdade ja chequei todos os fios do módulo até distribuidor, bobina, ignição e outra com a bobina plástica que estou usando como "quebra-galho" isso também ocorre porém o carro não morre. Um amigo meu me trouxe aqui um módulo de 6 pinos para que eu fisesse um teste, dai me surgiu a dúvida: Se eu utilizar a bobina final 077 no modulo final 006 nao vou precisar do resistor certo?! Já que esta bobina (077) trabalha em 12v.
ResponderExcluirAparecido soh uma coisa o gol o qual eu falei c vc anteriormente qdo veio a mim estava com os fios da bobina invertidos, tipo os positivos no borne 1 e os negativos no borne 15, nao sei dizer por qto tempo rodou assim, poderia ter danificado o modulo?
ResponderExcluirO último comentario q eu fiz nao apareceu masa ok num tem problema, eu estou usando a final 077 q é a indicada para o meu modulo, onde após checar tdo tipo fiação, chicote, bobina dist, e etc, nao constatei qqer irregularidade e após tdos os testes que vc me passou através de posts do seu blog (menos os de osciloscópio pois não tenho e nao conheço quem tenha) estou ja condenando meu módulo de ignição, pois o carro apresenta cortes constantes, sendo que tdo nele esta novo revisei até o distribuidor e a bobina (ja sendo trocada por outra da garantia) continua eskentando... o q vc axa?
ResponderExcluirDouglas notei que este módulo já funcionou com bobina plástica, o que pode ter causado dano na alimentação, pelo que confirma a oscilação de tensão no borne 15. Dica para resolver esta questão: ligue um fio do positivo da bateria ao borne 15 da bobina (mata o circuito via chave), se a falha parar significa que o problema é do chicote/chave de ignição, se continuar é módulo. De qualquer maneira te enviei o esquema. Para o teste com módulo 006 mais chicote dele não precisa se preocupar com o pré-resistor. O fato de ter funcionado com borne 15/1 invertido não danifica o módulo. Verifique o conector do módulo quanto a mau contato.
ResponderExcluirOlá aparecido.....gostaria de um auxílio....possúo um Escort XR3 1988...à álcool.....com ignição transzistorizada de 6 pinos...a primeira que saiu.....e o carro aquece absurdamente toda e qualquer bobina que se instale....revisei alternador, fiz aterramentos para o módulo de ignição e carcaça da bobina direto da bateria, assim como experimentei de velas NGK originais até as de alta performance; Troquei tampa e rotor tudo Bosch.....e nada...li sobre essa tal regulagem no ângulo de abertura do distribuidor.....como sei se estaria fora? Isso faz aquecer?
ResponderExcluirDetalhe: Quantos volts minha bobina original deve receber exatamente? Abraços.
Olá aparecido, parabéns pelo blog.....precido de um auxílio......possuo um Escort XR-3 1988 à álcool; Usando ignição transzistorizada do modelo Bosch mais antigo....o da caixinha grande...com 6 pinos.....enfim, após 20 minutos em marcha lenta.....toda e qualquer bobina aquece absurdamente....; Já troquei 5 do modelo asfáltica redonda, 5 tampas de distribuidor e 3 rotores.....assim como 3 caixinhas de ignição.......e detalhe: 5 jogos de velas também foram testados todos cada um com um jogo de cabos.... tudo Bosch; Cheguei ao ponto de hoje testar velas de 2 eletrodos do corsa 16 valvulas em conjunto com uma bobina Bosch do Gol MI.......mas nada adiantou....o carro anda super bem mas ainda ferve a bobina......me ajude amigo. Abraços.
ResponderExcluirIgor, em primeiro lugar deve usar a bobina recomendada pelo fabricante para este sistema, deve ser a 067 ou similar. Se assim mesmo ocorrer superaquecimento deverá proceder com um diagnóstico para encontrar a causa. Os diversos post sobre o tema e seus comentários te indicará com certeza a solução. Basicamente se resume em corrente elevada no primário da bobina causada por ângulo de permanência elevado pela inversão dos fios do distribuidor ou pela falta do pré-resistor (menos provável), ou tensão alta do alternador (seria percebido por afetar outros componentes). Faça as medições necessárias para identificar a causa.
ResponderExcluirOi Aparecido, bom dia.
ResponderExcluirPrimeiramente parabêns, vc está ajudando muita gente mesmo!
Amigo, tenho uma marajó 87 e a mesma ultimamante esta me deixando na mão :( o carro morre e não quer pegar mais. Tenho notado que quando ele morre, a bobina está muuuuito quente, depois de um tempo o carro pega e depois morre novamente.
A bobina é nova e reparei que é 077. Vi em alguns posts que é orientado colocar um resistor. Você poderia me dar uma orientação?
- Posso usar esta bobina?
- Posso colocar um resistor? se sim, quantos OHMS ? A posição é entre o fio da ignição e a bobina?
Estou aberto a outras orientações e desde já agradeço a atênção.
Obrigado
Marcelo
Marcelo se a marajó está usando o módulo mini tsz (final 023) possivelmente ele está com problema. Para este módulo a bobina correta á a 091. Se não for este sistema me diga qual seria então.
ResponderExcluir:D Amigo, quando comprei este carro, o antigo dono tinha mexido no sistema. Infelizmente.
ResponderExcluirHoje o que está no carro é:
- Bobina : 077
- modulo : TSZ-I primeira geração
Marcelo para o sistema TSZ1 módulo de 6 pinos deve ser usada a bobina 067 com pré-resistor. Possíveis falhas que pode ter aí: módulo com defeito intermitente, costuma ter problema de solda fria no resistor de potência interno. Fios do distribuidor invertido - dá para detectar medindo o ângulo de permanência, fica a 60 graus em marcha lenta. Defeito da bobina - precisa testar a mesma (complicado). A bobina não é indicada para seu sistema, porém poderia ser usada com risco de danos, o que coloca em atenção para o teste. Se não encontrar uma causa plausível melhor testar outra bobina. Verifique ainda se as conexões positivo e negativo da bobina estão corretas, conexão a massa em ordem -revise, conexões do módulo, de alimentação e distribuidor quanto a emendas com mau contato.
ResponderExcluirAparecido, muito obrigado pelo retorno, apenas uma ultima pergunta.
ResponderExcluirVocê falou que esta bobina, a 077, pode ocasionar danos. Se eu usar ela com, com este modulo e com um resistor, ainda tenho possibilidade de dano?
Obrigado.
Marcelo
Aparecido, primeiramente, muito obrigado pela atênção!
ResponderExcluirFiz o que você sugeriu, comprei a bobina correta para o módulo, a (067), e o pré-resistor, e liguei conforme esquema de um dos seus posts.
O carro ficou muuuuuito bom, queimando bem regular e a bobina não esquentou como antigamente, esquentou o normal.
Fiz até um vídeo pra ajudar a moçada que precisar, está no meu canal do youtube.
Bem, estou testando o carro e caso apareça algo mais, posto aqui pra colaborar.
Marcelo Bento
boa tarde
ResponderExcluirsou o wellington
estou com uma S10 2.2 efi na minha oficina ela não pega verefiquei que não pulsa o bico e nem a bobina ai tirei o conector do sensor de rotação e fiz um teste com um injetor de sinal ai o bico e a bobina pulsou normal troquei o sensor de rotação e ficou do mesmo jeito vc tem como me dar uma ideia do que fazer.
Wellington se pulsa com o injetor de sinais e não via sensor significa que a roda impulsora não excita o sensor. Verifique a parte mecânica correia/sincronismo, posicionamento/entreferro do sensor, possíveis danos na roda fônica.
ResponderExcluirli outra postagem acima que esclareceu minha duvida anterior,
ResponderExcluira verdade é o seguinte,
atualmente uso distribuidor de aranha, bobina 067 sem o fio resistivo mais com o resistor de louça, e modulo 003, tanto o modulo quanto a bobina estão esquentando muito, esses dias parou de funcionar depois de rodar 30 kilometros na br em alta velocidade, quando dava a partida o carro pegava e ficava 1 segundo ligado e desligava sozinho,
eu tenho um distribuidor da china da marca euro com sensor hall, não estou usando ele porque até onde eu sei precisarei comprar 1 modulo de 7 pinos, cabos de velas com resistor, e a bobina do MI , isso foi o q me disseram....
Diego, pelo que diz não existe motivo para esquentar demais, talvez seja impressão sua o superaquecimento. Este módulo pode ter problema de interrupção interna do tipo intermitente, costuma trincar uma solda no circuito. Talvez seria bom que abrisse o módulo para verificar ou até trocar para testar. Também quando parar pode dar umas batidas leves na carcaça do módulo para avaliar se se trata de danos internos. Verifique fios com emendas deficientes e conectores quanto a mau contato. Quanto ao comentário de usar a bobina do gol MI com módulo de 7 pinos ...não recomendo, veja os comentários sobre este assunto.
ResponderExcluirOlá Aparecido me chamo Anselmo, primeiramente parabéns pela disponibilidade em compartilhar teu conhecimento. Li vários comentários aqui falando das bobinas bosch 067 e 077. Tenho um modulo de ignição antigo de 6 pinos e estou utilizando a 077, e sei do risco de deixar a ignição ligada com o carro parado com essa bobina, mas gostaria de saber se além disso existe alguma outra característica que desabone seu uso nesse tipo de módulo? se ela aquece mais que a 067 com pré resistor por exemplo...
ResponderExcluirDesde já muito obrigado.
Anselmo a maior característica que desabona a aplicação trocada é a recomendação do fabricante, pois se não houvesse demais complicações, ainda que pequenas, seria fabricada um único modelo. Ao enumerar detalhes sobre estas diferenças estaríamos tornando a exceção em uma regra. O fabricante investiu um tempo tão precioso para fazer esta especificação, porque tentar contrariar esta recomendação. Afirmo coisas que se vê na prática ou são muito grosseiras. Outras como, durabilidade da bobina, qual é o prejuízo no rendimento de alta tensão, implicações em emissões, consumo de combustível, impacto na manutenção, etc. são pontos que já foram avaliados pelo fabricante. Vale a pena?? não sei. Se tá dando certo prá você e não vê nenhuma complicação porque se preocupar então, vá em frente. Me desculpe a franqueza, me preocupo com o certo, manter as recomendações do fabricante e não tentar praticar a reengenharia, espero que entenda minha posição.
ResponderExcluirAparecido, é o Anselmo novamente. Muito obrigado por sua resposta no meu comentário anterior. Concordo plenamente que devemos seguir as recomendações do fabricante e aí encontro outro problema. Consegui uma bobina KW12-067 e a mesma diz na etiqueta que deve ser usada com um resistor de 0,8 Ohm. O problema é que não acho esse bendito resistor em lugar algum, no mercado livre tem um que diz ser para essa aplicação mas é de 1,5 Ohm e creio que baixaria demais a tensão, concorda? Tem alguma sugestão?
ResponderExcluirMais uma vez muito obrigado e parabéns pelo trabalho.
Anselmo se o seu chicote é original pode ser que o fio que é ligado ao borne 15 da bobina seja resistivo, convém medir a resistência para confirmar, se não for realmente terá problema para encontrar somente o fio separado. O resistor de 1,5 Ohms foi usado com esta bobina para alguns modelos da fiat, opala e teria menos rendimento, ficaria melhor manter 0,8 Ohms. Preste atenção também que com o uso do pré-resistor deverá ligar o fio auxiliar de partida (veja esquema de ligação no blog). Se o solenóide do motor de partida não tiver o borne 15a terá que usar um relê auxiliar acionado pelo borne 50 da partida para jumpear o pré-resistor durante a partida para compensar a queda de voltagem da bateria.
ResponderExcluirboa noite de novo, tambem tenho um modulo telefunken 543.905.351.ra de reserva, esse modulo é bom? qual seria a bobina indicada pra ele?
ResponderExcluirobrigado....
Diego a bobina indicada para os veículos que usam este módulo é a Bosch KW097.
ResponderExcluirquanto a a ser bom, não sei dizer, não costumo fazer este tipo de avaliação. Sugiro que examine a peça, procedência, se possui certificação de qualidade. Em caso de dúvida entre em contato com o fabricante.
Aparecido por favor ajuda-me com esse problema pois já não sei mais a quem recorrer! (rsrs)
ResponderExcluirO problema é o seguinte, tenho um fusca 72 instalei um kit de ignição eletrônica da marca MQ modelo MQ0520, desde então a bobina não para de esquentar, primeiro foi uma marflex que veio com o kit a mesma esquentava a ponto de o carro parar, o "abençoado" do meu eletricista me garantiu que se eu trocasse pela Bosch o problema seria sanado, então troquei e não consegui chegar nem em casa! Lembrando que as duas eram 067! Fui em outro eletricista e este me recomendou colocar a bobina do MI, então coloquei, esta por sua vez continua esquentando a ponto de não conseguir colocar a mão, mas pelo menos ainda não fiquei na rua (ainda) pois do jeito que está esquentando acho que não vai demorar muito!(rsrs). Meu módulo pelo que andei vendo é um MQ0163 com a numeração 0440015 de 7 pinos(pelo menos tem uma numeração de 1 a 7 no módulo, desculpe mas sou bastante leigo no assunto rsrs) espero que possa me ajudar, uma abraço!!!
Jordan acho que você errou nas duas trocas, para este sistema a bobina correta e a 097 da Bosch ou similar. Veja no tag ignição sobre o sistema TZ-H e por que a bobina queima, verá foto do módulo que está usando e um vasto comentário de problemas com o uso da bobina errada.
ResponderExcluirBoa noite ! Estou querendo colocar uma bobina dessa no meu chevette ! Qual vc me indica ?
ResponderExcluirEmiliano, não sei a qual delas se refere, mas a resposta é uma só: use a bobina que o fabricante recomenda para o módulo que vai usar.
ExcluirOla aparecido tenho um Chevette 1.6 88 a álcool ta com o modulo 006 e a bobina bosch 067 e mesmo assim ele ta falhando!! Sera q colocar um resistor de 1.5 ohns resolve meu problema??
ResponderExcluirse for falha de ignição vai piorar. Verifique cabos, velas, rotor do distribuidor, verifique o estado da tampa do distribuidor, teste o sistema de ignição (permanência, tensão na bobina borne 15 e borne 1) afim de encontrar o que está errado. Trocar peças sem saber o que é pode ser desperdício de dinheiro.
ExcluirTenho um gol ap monoponto 1.8, ano 95 posso usar uma bobina de um gol multiponto? Meu nome é Iranildo?
ResponderExcluirQuais são as referencias das bobinas?
ExcluirBoa tarde, cortaram a tomada original da minha s10 motor 2.4 flex,então eu comprei uma tomada nova,porém os fios tem cor diferente como proceder?
ResponderExcluirDesde já agradeço
José Luiz terá que arrumar um esquema elétrico com a devida referência de cores para poder ligar.
ExcluirOlá
ResponderExcluirPreciso de uma ajuda
Estou colocando uma ignição de 7 pinos e um distribuidor hall em meu kadett
Era efi e agora mpfi com injeção programável No manual diz.
Ligar fio
marrom do chicote do MDFIC01 à entrada do sinal da caixa de ignição ou à entrada
do sinal do módulo de ignição de 7 pinos.
Qual seria esse pino?
Obrigado
Edson seria o pino 6 do módulo. veja ocupação dos pinos no post: http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2010/03/diagrama-eletrico-ignicao-tsz-h-142.html
ExcluirMuito obrigada
ExcluirEntão só jumpear no sinal q vai para o distribuidor
se é isso que seu sistema pede, sim.
ExcluirQual seria a real vantagem de trocar a bobina original do opala pela bobina do gol?
ResponderExcluircolega, eu não vejo nenhuma vantagem, aliás é um erro grosseiro. Veja que há dezenas de comentários reclamando de defeitos com o uso desta bobina. veja também mais sobre bobinas e irá entender.
ExcluirBoa noite, tenho um seat cordoba e nao acho o rotor nem a tampa do distribuidor, eu posso instalar a bobina da saveiro MI? ou como posso fazer p substituir o distribuido?
ResponderExcluirColega como comento sempre, para fazer adaptação é preciso ter informação técnica precisa (algo raro sequer informado pelo fabricante) e fazer testes posterior par comprovar o bom funcionamento. Infelizmente não recomendo e nem gosto de opinar sobre adaptações, vou fazer uma exceção, me lembro vagamente de ter visto um caso de falha devido a adaptação deste sistema, não dá certo, me parece que o sinal de controle é diferente. Se quer fazer terá que testar os dois sistemas para saber se é compatível.
ExcluirParabéns pelo seu blog.
ResponderExcluirExcelentes informações.
Gostaria de tirar uma dúvida, ni caso de trocar o fio comum por um resistivo, este fio resistivo iria da chave de ignição até a bobina e seria com a resistividade de 0,8 Ohms?
Jota, basta fazer uma derivação na linha 15 e colocar em série com o 15 da bobina, não é necessário ligar lá na chave de ignição, como na figura. Veja esquema completo, é necessário usar o circuito auxiliar de partida e só é recomendado para o sistema TSZ (módulo 6 pinos) com bobina 067.
ExcluirAparecido bom dia gostaria de saber se vc tem o diagrama elétrico interno do modulo 9 220 087 005 6 pinos eu estava testando o modulo ela estorou a bateria foi quando eu enconstei o cabo de alta tensão no corpo da bobina como se estivesse em curto esse teste tava fazendo na bancada tirei o transisto T1,T2 e T3 para testar fora da placa não marquei o lugares do mesmo gostaria de saber se vc pode me ajudar
ResponderExcluirAparecido bom dia gostaria de saber se vc tem o diagrama elétrico interno do modulo 9 220 087 005 6 pinos eu estava testando o modulo ela estorou a bateria foi quando eu enconstei o cabo de alta tensão no corpo da bobina como se estivesse em curto esse teste tava fazendo na bancada tirei o transisto T1,T2 e T3 para testar fora da placa não marquei o lugares do mesmo gostaria de saber se vc pode me ajudar
ResponderExcluirAntonio, T1 deve ser um BC546 (B com C3-R6, C no R9, E no R10), T2 deve ser um BC556 (B no R8-R9, C no R11, E no R8), T3 deve ser um BD137 (B no R13, C no R16 e E no R15. pode ser que tenha algum transistor diferente.
ResponderExcluirOlá, pessoal bom dia tudo bem com vcs, de uma ajuda gol 87 quadrado, estalei a bobina quadradinha e queima o tempo inteiro, preciso de uma dica profissional, tudo de bom obrigado
ResponderExcluirJosuel, a resposta está no post e nas dezenas de comentários sobre o assunto neste e outros post.
ExcluirOlá Aparecido!
ResponderExcluirVocê já me ajudou com seu conhecimento outra vez, por gentileza, você poderia me ajudar mais uma vez?
Tenho um Escort com o módulo para a bobina 067, porém, o cabo que alimentava a bobina era um cabo resistivo e acabou danificando. O eletricista que executou o serviço trocou o cabo e colocou um cabo não resistivo e chega para a bobina agora 13,5V (motor ligado), e lógico meu carro se transformou em um queimador de bobina. A marca Bosch dura uns três meses, as outras marcas duram semanas. Vou ter que comprar outra bobina e sei que preciso da pré-resistência, ou refazer o serviço com um cabo resistivo. O problema é que não estou encontrando facilmente a resistência entre 0,7 Ohm - 0,9 Ohm, encontro apenas a de 2,5 Ohms, e mais difícil ainda encontrar o cabo resistivo. Já que eu vou ter que comprar a bobina, se eu comprar a 077 com pino (já tenho os cabos com pino), vai funcionar normalmente? Ou causaria algum problema, tipo cortando em alta, ou difícil de pegar? Ou o único problema é somente ao esquecer a chave de ignição ligada que irá super aquecê-la?
Muito Obrigado!!!
Abraços Eduardo
Eduardo, o único problema da 077 é o dano se esquecer a chave ligado e motor parado, os demais parâmetros do módulo são compatíveis. Sugiro que meça o ângulo de permanência para garantir que não exista outra falha.
ExcluirAparecido bom dia!
ResponderExcluirSinto que estou prestes a ter um problema em meu Chevette Dl 92 com sistema mini tszi. há uns 3 meses atrás ele parou do nada e depois de uns 5 min voltou a funcionar (vinha a 110 na estrada); não achei nada errado e fui embora. semana passada, atrasado, pisei um pouco mais (andando ligeiro), foi quando ele cortou e parou novamente, olhei e nada; fez isso por mais 3 vezes ate que coloquei um pano molhado na bobina, ta funcionando ate agora (andando mais devagar).
Bom, tudo é novo nele(cabos, velas, tampa, rotor e tudo bosch/ngk), levei na bosch service e eles acham que é a bobina (não me ajudaram muito). Verifiquei que a bobina dele original é a final 091 quando a que esta nele é a 067, e a caixinha é original ainda (tszi).
minha pergunta: posso trocar de forma preventiva a bobina? Não acho a 091 em canto algum, dessa forma posso colocar a 077(sei que é pino, mas que não precisa de resistor ?) ou posso usar um resistor de eletroventilador (0,8ohms) pois só encontro aqueles de impedância maior e gostaria de deixar o carro o mais original possivel.
Estou aguardando o seu "parecer" para decidir o que fazer, e desde já agradeço imensamente.
Cleidson, para dizer que á a bobina teria que testar-la,m assim como o módulo. O fato é que este módulo mini tem histórico de trinca interna no circuito impresso, e provavelmente é ele que está causando o defeito. Com o carro funcionando por algum tempo, dê batidas leves na carcaça do módulo, com o cabo da chave de fenda por exemplo, se tiver sorte irá provocar o defeito e assim comprovar que se trata de defeito no módulo. Se decidir testar o módulo, terá que ser feito durante a ocorrência da falha quando o motor ainda não funciona. A bobina correta é a 091 porém a resistência primária da 067 é muita próxima, não dá para dizer com certeza (sem testar) que esta causaria danos para o módulo. Outro fator seria a eficiência da bobina, também não dá para saber sem testes detalhados. A princípio não vejo problemas com a bobina em relação ao seu caso.
ExcluirConsegui encontrar a bobina bosch 091 (preço excelente por sinal) , notei a marcha lenta melhor assim como o desempenho, vou observar o módulo e como sei que eh difícil de acha-lo caso precise ele pode ser substituído,por outro?
ExcluirDesde já agradeço a atenção e o esclarecimento.
Cleidson, sempre pode ser substituído, desde que use a bobina adequada para o módulo e faça as conexões necessárias não há grandes problemas.
ExcluirPrecisava de uma informação acerca da adaptação das bobinas de 4 saidas tipo a do vectra no motor vw a ar, há varios relatos de estouros causado pelo disparo das 4 faisca simultaneas, estou montando um sistema com dois hall a 45graus, tampando 2 janelas do distribuidor e dois modulos de ignição, porem estou travado no segundo hall, não sei que tipo de sersor de efeito hall comprar, os utilizados em eletronica/robotica tem um preço muito bom mais não sei se são compativeis com veiculos, alguem tem o codigo de algum modelo que funcione? GRATO
ResponderExcluirRicardo, Se tapar 2 janelas e hall a 45 graus realmente vai dar faísca nos quatro cilindros em certo momento. Pense mais um pouco, eu não sou adepto de adaptação, mas não deveria ser a 90 graus e que tal deixar duas chapas a 180 graus. Acredito que com habilidade poderá adaptar o hall automotivo sem problemas, será mais fácil.
ExcluirAparecido!
ResponderExcluirPara um GolMI 1997, 1000cc, com distribuidor com sensor Hall, qual é a bobina ideal? Parabéns pelo blog!
Adriano, a bobina é a recomendada pelo fabricante do sistema/veículo. Segundo o catálogo de peça do fabricante para o Gol GII 1.0 MI ano 97 a bobina original é nr Bosch 9220081506, mnr montadora 377905105B e nr comercial para reposição é o F000ZS0104. Qualquer dúvida você deve consultar o catálogo do fabricante na internet.
ExcluirAparecido o meu carro usa a bobina 097 mais aqui na minha cidade so tem a 077 quero saber qual a diferença entre as duas bobina
ResponderExcluirA principal diferença é a resistência do primário, mais baixa para a 097. Esta diferença é importante para o módulo trabalhar corretamente, veja meu último post que vai entender.
ExcluirTenho um XR3 AP 1.8 Álcool 1989 com problemas de ignição, que gostaria de solucionar. Quando rodando e bem aquecido o carro afoga e para. Observei que a bobina esquenta demais. Uso bobina 9 220 081 067 - módulo de ignição 9 220 087 005 e regulador de voltagem 9 190 087 027 EE14V3. Com tudo conectado, meço 8,0 V no pino 1 da bobina ligado ao pino 6 do módulo, e 12,6 V no pino 15 da bobina ligado ao motor de arranque.
ResponderExcluirGostaria de saber qual a voltagem que deveria medir com todo o sistema conectado, nos pinos 1 e 15 da bobina, com a ignição ligada e com o motor em funcionamento. Estando com o pino 4 do módulo alimentado, quanto deveria medir no pino 6 do módulo de ignição, estando o mesmo desconectado da bobina?
Obrigado
Jair você deve medir com o motor parado, chave ign. ligada e conector do distribuidor desligado. Medir a tensão, com negativo do multímetro no negativo da bateria e o positivo do multímetro no positivo da bobina (15) deve dar 8 a 10 Volts. Teste também dando partida deve dar o mesmo valor. Passe o positivo do multímetro para o pino 1 da bobina. Deve dar de 1 a 2 Volts, só com chave ligada. As demais medições que pede não se aplica.
ResponderExcluirPrezado Aparecido, vi que tu tens entende. Por isso lhe pergunto, tenho um chevette 1.6 alcoo 83, igniçao eletronica (6pinos) carbura solex, a bobina ta fervendo, inclusive tem resistência. Vou trocar. Arrumei uma bobina bosch 9 220 081 014 (parece antiga, mas sem uso) ela parece que é de opala. Posso adapta-lá no meu sistema?? Obrigado e sucesso.
ResponderExcluirDaniel não sei dizer,é um produto antigo e não tenho como encontrar referência. A dica é: a referência é do tipo KW12V? Medir a resistência do primário, se for algo perto de 1.2 a 1,6 Ohms é possível usar.
ExcluirOlá Aparecido, comprei uma bobina Bosch KW12V de final 097 nova, segundo o catálogo a resistência do primário deve ser entre 0,65 e 0,75 ohms porém ao verificar a minha, a resistência está por volta de 1,5 ohms. Você acha que devo trocar o produto ou posso usar esse mesmo? A resistência do secundário está correta.
ResponderExcluirQuero agradecer também pela sua ajuda e seu blog que foi de grande valia na seleção da correta bobina, muito obrigado!!
Saudações,
Augusto Costa
Augusto, talvez tenha esquecido de descontar a resistência do multímetro. Antes de fazer a medição fecha as pontas do aparelho e leia a resistência residual do aparelho, subtraia este valor da medição feita na bobina. Alguns multímetros possuem a tecla de zeramento ou REL (minipa) para eliminar este erro na medição.
ExcluirObrigado mais uma vez Aparecido, era esse mesmo o problema!
ExcluirAparecido, tenho um fusca 69 1600, qual bobina devo usar para um modulo magneti marrelli bkl 3bd? Obrigado
ResponderExcluirColega, você terá que usar a bobina recomendada para o carro onde é aplicado este módulo. Infelizmente não tenho o catálogo da magnetti marelli para checar.
ExcluirTenho uma opala ano 79 gas. e estou aumentando a potencia do motor de forma simples nada grande demais e vejo falar muito sobre a bobina MSD que tem uma aumento significativo de corrente tendo assim uma grande melhora no funcionamento isso tem fundamento.E qual seria a melhor bobina para o meu caso a simples ou a gol mi.
ResponderExcluirAtt.
Antonio Severo
Antônio seja lá qual sistema for a melhor bobina é a que o fabricante recomenda. Veja o post e os comentários que já responde sua pergunta. Quanto a msd entre em contato com o fabricante, pois se trata de um sistema alternativo.
ResponderExcluirpoderia me ajudar estou com problema com minha alfa 145 esta com a bobina ruim oq queria saber e o seguinte daria para usar as bobinas do tempra 2.0 iguais as do uno com duas torres por bobina o alfa tem 8 velas queria saber se posso por uma bobina para cada cilindro especificação da bobina do alfa e 0,3 ohm a primaria a secundaria e de 7k queria saber se a do uno iria esquenta ou se daria para usar elas
ResponderExcluirVinicius, fazer adaptação é mais complicado que fazer um projeto novo. Para te responder teria que fazer uma longa e detalhada análise e isso tá fora de questão. Si tô não poder ajudar.
ExcluirAparecido, gostei muito do seu blog. Gosto muito de ver explicações técnicas sobre o funcionamento dos sistemas presentes no automóvel. Tenho uma dúvida: quais mudanças devo fazer no sistema de ignição de um gol 1.8 1992, carburado, para utilizar a bobina de 2 fios do gol Mi? Vejo muita gente usando essa bonina em carros turbinados ou com preparação forte e pelo o que você escreveu, não parece ser seguro por causa do excesso de temeratura no chicote. Agradeço a atenção. Grato.
ResponderExcluirV8 é complicado, você teria que projetar um novo módulo que funcione com o distribuidor do teu carro e ao mesmo tempo mantenha a corrente ideal em altas rotações. Isto não vai fazer a bobina gerar mais que 30 kilovolts e nem compensar erros de projetos. Note que motores de alta performance trabalham com uma bobina por cilindro, você já pensou por quê é assim?
ResponderExcluirPrezado Mestre Aparecido Oliveira boa noite.
ResponderExcluirSolicito a gentileza de sua ajuda para me fornecer o diagrama de montagem do Modulo Bosch 7 pinos, estes pinos estão gravados de esquerda para direita e tenho dúvida da origem das cores dos cabos usados. Não tem inscrição de modelo.
É pesquisado, já a vários dias, só encontro diagramas de ligação dos cabos para Módulos Bosch 7 pinos sendo que numerados de direita para esquerda e os cabos não coincidem com os que encontrei no fusca 74 de quem estou falando. Este fusca estava funcionando e a dois anos atrás troce ele para casa funcionando mal, necessitava manutenção e realmente esqueci a posição dos cabos que saem da bobina para o Modulo.
Será que o Senhor teria condição de me ajudar a encontrar este diagrama e talvez me indicar um procedimento de testes do Modulo antes de monta-o, para evitar dúvidas se ainda está funcionando jq tente a montagem e posso ter invertido os cabos que vai e vem da bobina. Não tentei rodar o motor ainda.
Fico mito grato pela sua atenção.
Ruben Dario
eng.rubendarioosorio@gmail.com
Rubens existem dois módulos de 7 pinos, bosch 142 ou 011. Ambos poderá encontrar no blog. Você pode pesquisar no blog pelo número do modulo, ou por diagrama de ignição na ou no tag ignição.
ExcluirOlá Aparecido, gostaria por favor que me desse umas orientações,estou mudando o sistema a platinado de um Passat TS 1980, motor 1.6 original ja comprei um distribuidor hall Bosch 0 237 020 148, codigo VW 026 905 205 AH,estou na duvida qual modulo seria melhor o Telefunken 191 905 351B cod. VW 543 905 351B ou Bosch 0 227 100 137 ,VW 211 905 351A? Nestes dois casos poderia usar a bobina MSD Blaster 2 que tem estas caracteristicas
ResponderExcluirIndutancia 8 mH
Maxima voltagen 45,000 Volts
Peak current 140 mA
Resistencia Primaria .7 OHMs
Resistencia Secundaria 4.5K OHMs
Spark duration 350 uS
Turns ratio 100:1
Velas NGK Iridium Bpr5eix e cabos de vela MSD, esta combinação ficaria boa ou precisaria mudar alguma coisa? Agradeço desde ja.
Dedalos, não costumo opinar sobre adaptações. O que expõe parece perfeito, mas somente testando vai descobrir os prós e contras. A princípio é isto que qualquer fabricante faz, parte de uma base teórica e testa. Corrige os problemas que irão aparecer.
ResponderExcluirAparecido, tenho uma dúvida parecida com a do colega que postou anteriormente, porém apenas queria saber sua opinião sobre as bobinas msd blaster. Elas são compatíveis com ignição hall e módulo de 7 pinos ? São compatíveis com ignição do tipo "aranha" e módulo de 6 pinos ? Os vendedores que a comercializam não sabem detalhar a aplicação e o funcionamento dela, uns dizem que é compatível com qualquer tipo de ignição utilizada em Fusca, outros discordam, uns dizem ser necessário utilizar pré-resistência ou fio resistor, outros dizem que não necessitam. Poderia me ajudar ?
ResponderExcluirColega, tem que consultar as informações do fabricante, está disponível na internet. Somente o fabricante pode prestar detalhes de aplicação.
ResponderExcluirOlá Aparecido, em se tratando de bobinas, tenho um Vectra 2.0 gls 8 válvulas, ar condicionado, ano 96 (modelo importado) tenho muita dificuldade de encontrar uma bobina para ele, será que de algum outro carro serve sem causar danos? A elétrica dele esta toda original, nada foi alterado. Eu medi o primário dela e esta em torno de 1 ohm, o secundário esta em torno de 7,1 Komhs, será que ela está boa mesmo? Não sei se este teste de impedância mostra se esta boa ou não com certezas.
ResponderExcluirEla tem duas entradas de +15-1 e só uma é usada, na saída tem tem apenas um borne que liga no distribuidor. Um mecânico me disse que a do gol 96 em diante serve, mas pelo que vi na Internet, elas têm quatro bornes de saída, um para cada vela.
Desde já, agradeço.
Henrique L. Martelli.
Martelli, mesmo que o valor de resistência esteja normal não há garantia de que a bobina esteja boa. Para encontrar uma bobina alternativa terá que medir a corrente e o tempo de carga original e a partir daí procurar a bobina que funcione próxima destes valores ou ainda poderia medir a indutancia e procurar a bobina similar.
ExcluirEu esqueci de comentar Aparecido, as velas e outras cabos são novos, da marca NGK.
ResponderExcluirUm forte abraço.
Martelli, se o carro tem falha e está em dúvida com a bobina, terá que reavaliar o já fez e o que pode ser feito para diagnosticar a falha. O motor está em ordem? E a injeção/carburacao está em ordem?
ResponderExcluirO motor está em ordem sim, o que pode acontecer nele é mau contato de algum fio, isso eu não verifiquei, de resto, está todo original. Me deixa em dúvida entre bobina e MAP. A injeção,a princípio, esta tudo ok tbm, não deve nenhuma luz, o carro não está consumindo mais em momento nenhum. A única coisa que reparei é que a falha vem do nada, ora está ótimo, ora falha e ainda funcionando, para de falhar. Gostaria muito que estivéssemos próximos, vc é de fato um profissional. Aqui em Petrópolis, normalmente, vemos muitos mechanicos e, sendo assim, as vezes acho que é melhor eu mesmo tentar achar a falha. Estou cursando mecânica aeronáutica e engloba muito sobre motores a combustão, por eu já saber que existem critérios a serem seguidos é que tenho medo de muitos desavisados na área.
ExcluirMuito obrigado pela sua atenção Aparecido!
Entendi Aparecido. Vou tentar fazer isso se encontrar alguém com equipamentos para tal.
ResponderExcluirMuito obrigado.
Boa tarde Aparecido. Qual a bobina correta para usar em motor 1600 da Kombi com ignição eletrônica? Quando uso a recomendada por meu mecânico e auto elétrico, sempre que forço a aceleração ela começa a falhar. Mas se uso uma bobina de Monza, funciona tudo direitinho. Se puderes me ajudar eu agradeço.
ResponderExcluirTeacher, se cor sistema hall é a 097.
ExcluirBoa noite , gostaria de saber se a bobina do gol mi e compatível com um módulo que vem escrito gol, Tempra e Fiat.
ResponderExcluirTiago a bobina do gol mi só pode ser usado no sistema de injeção. Consulte o catálogo da Bosch e poderá contatar isto.
ExcluirOlá, primeiramente parabéns pelo conteúdo do Blog. Tenho um GTi 93, injeção original Bosch LE-Jetronic. A bobina original é asfaltica, gostaria de colocar a moderna da injeção Mi. A bobina que esta nele é uma Bosch 094, resistência no primário 1ohm. Ele usa distribuidor hall e módulo de ignição EZK. Será que por ser um sistema mais moderno do que os módulos de ignição usados nos carros carburados eu poderia usar a bobina do Gol Mi sem maiores problemas? Meu único medo seria queimar a EZK, a bobina até não seria problema. Obrigado
ResponderExcluirLucas se trata de uma aplicação errada e os riscos são: queima da bobina, módulo e danos para fios e conexões.
ExcluirAparecido.
ResponderExcluirUma duvida. A bobina do mi pode queimar se ela não estiver com a carcaça aterrada?
Não.
ExcluirAparecido.
ResponderExcluirUma duvida. A bobina do mi pode queimar se ela não estiver com a carcaça aterrada?
Já havia respondido, não ela não queima.
ExcluirAparecido,
ResponderExcluirBoa tarde,
Posso um Alfa 156 2.0 16v, a bobina original dele é a 1 227 030 062 BOSCH. Trata-se de uma bobina de plástico com dois conectores + o conector de tensão. A resistência entre conectores é de 7500 Ohm.
Já o Alfa 147 2.0 16v possui visualmente a mesma bobina, no entanto a resistência entre conectores é de 13500 Ohm, código BOSCH 1 227 030 071.
A minha dúvida é a seguinte: se eu substituir a do meu carro por uma do 147 que possui maior resistência qual será o impacto?
Atenciosamente,
Rodrigo
Rodrigo, o problema maior não está no secundário, é no enrolamento primário. Infelizmente não disponho de informações de engenharia para avaliar as consequências. A resistência do primário vai refletir na corrente de carga, consequentemente na alta tensão/potencia gerada e aquecimento da bobina. Além disso terá que verificar se encaixa o conector, polaridade e tamanho. Veja mais sobre bobinas: como se desenvolve o aquecimento na bobina e bê-a-bá da ignição tszi que vai entender melhor o funcionamento.
ExcluirAparecido,
ResponderExcluirObrigado pela resposta. Quanto ao conector, polaridade e tamanho não há problema.
Inclusive já estou testando duas no carro, só me chamou atenção porque ao medir a resistência encontrei esses valores distintos mencionados acima. Achei um catálogo técnico que confirmam as minhas medições.
Vou procurar a estudar ignição tszi para entender melhor o funcionamento de uma bobina.
Muito obrigado, Deus te abençoe.
De nada.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEstou com uma duvida sobre o SISTEMA de ignição vi que você entende sobre isso, então, eu tenho uma fusca 83 - 1300 a pouco tempo coloquei ignição ELETRONICA da BOSCH sistema antigo, não é o sistema HALL. E agora eu mudei a bobina coloquei bobina de gol mi da BOSCH indicado por uns amigos, então a minha duvida é se o modulo de ignição que tenho que é caixa grande não a do HALL QUE NO CASO É BEM PEQUENA, O MUDULO VAI SUPORTAR A NOVA BOBINA DE GOL MI BOSCH?Coloquei porque essas bobinas não costumam dar problemas, até agora estou andando e tudo certo. Oque eu fiz é uma adaptação esta correta?posso continuar andando assim?
ResponderExcluirAntonio esta bobina não serve para este sistema, veja dezenas de comentários que comprovam isto.
ResponderExcluirOlá Aparecido tudo bem?
ResponderExcluirTenho um Lada Niva ano 91, motor ap 1.8 a álcool e módulo de ignição da bosh 9 220 087 006 e o elétrico instalou bobina bosh final 077. Já perdi 2 bobinas por deixar chave ligada. Minha segunda bobina vazou já recomendaram trocar. Fiz medição da voltagem chega a bobina está 12v e motor ligado vai para 13v.
Pergunta qual módulo e correto para esse sistema? E preciso usar resistência?
Outra dúvida alguns amigos recomendaram a instalar bobina do gol mi mas elétrico não recomendou com módulo que tenho pode queimar.
Outro me falou tenho trocar a vela para 4 eletrodos e cabo vela para ignição eletrônica e módulo bosh 0227 100 142.
Qual seria sugestão?
Grato
Thiago, você deve corrigir o que está errado. Para o módulo 006 terá que usar a bobina 067 com pré-resistor e auxiliar de partida, pode ver esquema em postagem na tag ignição. Se quiser usar a bobina 077 terá que trocar o módulo para o 013. Neste caso terá que mudar o conector do módulo.
ExcluirEu queria saber se eu posso botar uma bobina do gol 1.6 no gol 1.0. Ambos g5. Obrigado.
ResponderExcluirColega conforme catálogo é a mesma. Você deve confirmar no catálogo do fabricante ou com a autopeça. Ao ver a bobina poderá confirmar se realmente são iguais.
ExcluirAparecido, primeiramente, gostaria de parabenizar pelo excelente blog. Condutas como a sua auxiliam bastante profissionais e amantes de automóveis. Estou restaurando um gol gti 8 válvulas 1996. O sistema de injeção/ignição é original. Comentaram comigo que a substituição da bobina original pela bobina do gol mi resultaria em ganhos de performance, sem riscos à durabilidade. Não possuo conhecimentos técnicos acerca do assunto. Gostaria de saber se a substituição das bobinas acarretaria algum problema ao veículo? Teoricamente haveria algum ganho de desempenho? Desde já, agradeço a atenção dispensada. Abraço.
ResponderExcluirMoisés usar a bobina do gol mi seria um erro bárbaro que te trará mais prejuízo que benefício. Com certeza irá queimar seu módulo e talvez a instalação, basta ver comentários aquí no blog. Quanto a performance, não mudaria nada. A energia da sua bobina é pelo menos 60 vezes maior o sistema precisa. Se com esta energia não tiver uma boa queima do combustível é porque tem outros problemas para resolver e a bobina talvez iria mascarar outra falha. Em outras palavras: se um palito de fósforo basta para acender o fogo, porque usar um maçarico!
ExcluirMuito obrigado Aparecido. Forte abraço.
Excluiraparecido, tira uma duvida, tenho um passat motor ap 1.5, carburado adaptado com igniçao eletrica, funciona normalmente. a duvida e quanto ao consumo de combustivel.
ResponderExcluirQual é a dúvida? o que acontece com o consumo?
ExcluirAparecido, boa noite favor se puder ajudar aceitei como pagamento um Chevette 83 álcool 1.6 o mesmo funcionava perfeitamente mesmo em dias friu as vezes falhava até esquenta mas muito bom de ignição parece carros mais novos. Após levar num eletricista o mesmo desligou o módulo achando que era de rádio e deixou uns fios ligados e outros desligado a partir daí agora só tenho problemas e aquecimento de módulo da ignição esse tech race fica interno funcionava junto com uma bobina spa de alta voltagem, agora consegui o manual de instalação mas nenhum eletricista aceita fazer a instalação novamente, só aceitam se for pra rever tudo e deixar original, mas ele estava econômico e andava super bem fora que cuspia menos combustível, agora pra funcionar ter q ligar um fio direto a bobina se não não dá e ele agora espirra bastante pelo escape, o eletricista está aposentado, mas vou tentar ver com o q desligou se ele liga novamente... Se tiver wats posso mandar foto do aparelho e bobina combinado se ajudar alguém.. + uma observação a fiação interna notei que após essa mexida teve uma sobrecarga interna por algum motivo derreteu um fio vermelho grosso isso depois q desligaram pela metade antes estava tudo normal..
ResponderExcluirEduardo, a primeira providência seria, de posse dos manuais, revisar as ligações e se necessário corrigir. Agora se não encontra alguém que quer fazer o serviço, fica complicado, olhar a foto não vai ajudar. pode ser que tenha que revisar outras partes do carro, tipo de onde está tirando corrente para a ignição, possíveis emendas...
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