Em destaque aqui o sinal W implementado via regulador de tensão multifunção, como o encontrado no componente F 00M 145 256 da Bosch, desenvolvido para a Mercedez Benz, figura abaixo.
Esquema do alternador - W digital |
O resultado é um sinal de ondas quadradas ajustado em freqüência proporcional a rotação do motor do veículo.
No regulador F 00M 145 256 a freqüência do sinal equivale a RPM (motor)/10 e a tensão de pico é de aproximadamente 2 Volts abaixo da tensão gerada pelo alternador. Consulte o manual de testes do veículo para maiores detalhes.
Medir a freqüência com um multímetro atende parcialmente os testes requeridos, entretanto é recomendável o uso do osciloscópio, com o qual poderá ser medida a tensão, freqüência e verificar a qualidade do sinal.
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amigo o meu conta giro se eu encosta um negativo ele pulsa então eu tenho q pega o negativo do diodo,o meu tacógrafo tb parou e funcionava com um sinal q vinha da caixa eu posso pega ele tb no alternado obg
ResponderExcluirEduardo, se está se referindo ao fio de sinal do contagiro, é possível que se trata de um do tipo para sinal digital. se for isto tem que pegar no terminal w do regulador como ilustra a figura do post. o tacografo é sinal digital e pode ser duplo. a relação de pulso é para velocidade do veiculo, nada a ver com alternador que indica rotaçãodo motor. melhor procurar um eletricista para identificar a causa do problema.
ResponderExcluirEduardo, é melhor consultar o esquema elétrico do veículo.
ExcluirLúcio vá até este link e terá mais informação sobre conta-giros e inclusive vídeo para tirar sua dúvida quanto ao sinal de ativação.
ResponderExcluirhttp://aparecidooliveira.blogspot.com.br/search?q=conta-giros
Procure saber se o seu conta-giros é para trabalhar com um sinal analógico ou digital (não é mostrador digital ou analógico), qual é a relação de impulsos por volta do motor para ele marcar a rotação certa. Teste seu conta-giros para saber se ele ainda está funcionando, afinal já ligou um monte de cosias nele. Procure uma oficina especializada no assunto, existe um ramo exclusivo para este produto.
meu contagiro ,funcionava fui retira o painel e ao recolocar nao funcionol mas meu carro e um corsa ja tem o fio verde quem vem do modulo pode me da una orientaçao
ResponderExcluirWalter, só você pode resolver. Segue o fio, veja se não prensou, cortou ou o pino escapou ou afundou no conector. acontece.
ExcluirBoa tarde Aparecido! Quero instalar um contagiros elétrico em um trator, ele usa um alternador genérico Bosch de 45A, como faço para colocar um contagiros nele? Visto que existem modelos com diferentes frequências a uma determinada rotação. Como faço para determinar qual componentes usar? Desde já agradeço a atenção.
ResponderExcluirlucas no trator o contagiros deve ser para o w analógico ou fase do estator como descrito no post. Deve usar um contagiro padrão para alternador bosch cuja relação de polia é de 3:1. caso se trate de alternador adaptado deve verificar se está correta a relação de polias. em caso de dúvida deve medir a frequência.
ResponderExcluirBoa noite.o tacometro da retroescavadeira Randon parou de funcionar.Ela não tem sensor de rotação então creio que o sinal do rpm venha do alternador. Estou correto e o que devo fazer para que ele volte a funcionar novamente. Obrigado
ResponderExcluirBoa noite.o tacometro da retroescavadeira Randon parou de funcionar.Ela não tem sensor de rotação então creio que o sinal do rpm venha do alternador. Estou correto e o que devo fazer para que ele volte a funcionar novamente. Obrigado
ResponderExcluirEduardo é necessário documentação técnica para saber. pode ser que venha do alternador ou outro sistema, motor por exemplo. Tambem pode ser jm fusivel queimado ou fio quebrado. manual técnico e teste é o que precisa fazer.
ExcluirProcurei no catálogo de peças dessa máquina e não encontrei nenhum sensor que seja relacionado ao rpm.Me recordo que essa máquina passou por concerto no alternador visto que o mesmo não estava carregando a sua bateria.Talvez o eletricista tenha esquecido de ligar o fio ou ficou com mau contato.O alternador e Bosch 90 Ampéres.
Excluirqual é o numero de peça do alternador?
ExcluirBoa tarde.Consegui resolver o problema do tacometro da retroescavadeira Randon Eduardo 406.O problema era realmente no fio que é ligado na saída w do alternador.O fio estava com mau contato. Passei um limpa contato e recoloquei o mesmo no lugar,seu partida e o tacometro funcionou normalmente.
Excluirparabéns.
ExcluirBoa Tarde !!
ResponderExcluirPrezado Aparecido Oliveira, antes de lhe pedir encarecidamente para que me tire uma divida ou
mais Duvidas "rsrsrs", quero lhe parabenizar e pedir um muito Obrigado por esse maravilhoso
Blog, e pela maravilhosas informações que aqui vc disponibiliza, que com certeza já ajudaram
milhares de pessoas,Muito Obrigado mesmo.
Minha Duvida, tenho uma camionete s10 a 2.8 mwm diesel ano 2001 bomba injetora, o sinal do RPM vem do Alternador "W" só que adquiri um painel da s10 mais moderna eletrônica que o sinal do RPM vem do modulo pelo sensor de rotação indutivo, entao queria adaptar esse painel mais moderno, o painel só recebe o sinal digital, voce pode me ajudar com alguma explicação e de repente eu pudesse usar esse regulador F00M 145 256 por fora do meu alternador, o que preciso é transformar o sinal w em sinal Digital, para que o painel mais moderno entenda.
Ficarei muito Grato.
primeiro precisa saber se seu alternador é compativel fisicamente com este regulador. Mesmo que seja possível montar o regulador ele irá afetar o modo de trabalho do seu alternador, não tenho previsão de quanto será ruim ou bom. Depois terá problema com a frequência do sinal e talvez com a amplitude para que possa marcar corretamente a rotação e a mesma coisa acontecerá se fizer algo para transformar o sinal w analógico para digital. o que precisa é um engenheiro de eletrônica que queira desenvolver um circuito para fazer a transformação não só para que marque más para ser preciso.
ExcluirVoce poderia ser esse engenheiro ou poderia me indicar alguém para esse tipo de trabalho?
ExcluirRoberio Fortaleza-Ce
Mais nada posso fazer, agora é com você.
Excluirse eu tenho um Alternador 90 A VAleo 037 903 025. T VWB do Polo em um motor 1.9 Diesel e preciso da saída W para ligar o conta-giros de qual forma que faço para o contagiros ter o sinal Quadrado? faço todo ele ponte W?
ResponderExcluirou seja retiro os 3 diodos e faço a ponte W no lugar do primeiro diodo?
ResponderExcluirOlá Aparecido, uma duvida, tenho um Jeep, estava com motor a gasolina, e passei para Diesel, da Ranger 2.8... Já possuia o contagiros Universal Cronomac, posso usar agora neste alternador, possui saida W, funciona normalmente?
ResponderExcluirconsulte o manual do seu contagiro
ExcluirAparecido, hoje estamos vendo muitos tendo problemas quando troca o alternador justamente por essa particularidade dos novos. Tem como escolher no regulador qual emitirá a frequência requerida?
ResponderExcluircolega, ou o regulador tem ou não esta função.
ExcluirQueria estalar um conta giro no motor MWM só que o alternador não manda corrente w oque posso fazer
ResponderExcluirAparecido o conta giros do meu ônibus MB 1621 logo que liga funciona bem mas depois de alguns minutos ele enlouquece e fica tremendo e quando se liga alguma coisa como será por acaso ele fica pulsando.subindo e descendo conforme a carga.poderia me ajudar?
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