Teste o alternador e bateria em 4 passos

A verificação da alimentação elétrica é uma regra básica para qualquer diagnóstico elétrico ou eletrônico. O alternador é a fonte de alimentação principal do carro, responsável por manter a carga da bateria e fornecer energia para todos os consumidores. A bateria armazena energia para alimentar o motor de partida e os consumidores, temporariamente, na falta do alternador.
 Usando apenas um voltímetro, conectado a bateria, é possível testar o alternador e a bateria, as duas fontes de energia que garantem o bom funcionamento do sistema elétrico do veículo.

Roteiro:
1 - Com o motor parado e todos os consumidores desligados.
Objetivo: Checar a carga da bateria. 12,3 a 12,8 V Ok

2 - Durante uma partida de 15 segundos (impedir o funcionamento do motor).
Objetivo: Checar a capacidade da bateria. Acima de 9 V Ok

3 - Com o motor funcionando em marcha lenta e a 2000 rpm, consumidores desligados.
Objetivo: Checar o regulador de tensão. De 13,8 a 15 V Ok
4 - Com o motor funcionando em marcha lenta. Ligar o máximo de consumidores
Objetivo: Checar a capacidade do alternador. Acima de 13 V Ok 

Caso haja divergência, faça um teste minucioso para encontrar a causa.

62 comentários:

Gonçalo disse...

Bom dia, tenho uma pampa 1990; eu costumava retirar o cabo negativo da bateria com o motor funcionando p/ regular a marcha lenta, agora ha um defeito que esta me aborrecendo, qdo estou dirindo normalmente com o motor aquecido,e tenho que parar, num sinal por exemplo, o motor apaga, qual é o defeito, por eu desligar o fio terra ou neutro da bateria com o motor funcionando?

Aparecido Oliveira disse...

Gonçalo, não é recomendado desconectar a bateria com o motor funcionando pois ela serve como amortecedor dos picos de tensão gerados pelo alternador e sistema elétrico do veículo. Ao desconectar-la estes picos de tensão podem danificar qualquer componente eletrônico instalado no carro, inclusive os diodos e regulador do alternador.Nota-se em alguns casos que o regulador eletrônico do alternador perde a capacidade de estabilizar a tensão gerando sobretensão para a rede elétrica do veiculo.

como resolver problemas eletricos e hidraulicos disse...

aparecido meu carro nao carrega a bateria eu ja troquei o alternador ja corri a fiaçao eletrica e nada.ele so ta caregando um pouquinho pois se eu de mais de uma partida a bateria nao aguenta,agora vendo todas essa esplicasoes vou tentar ver se concigo porque eu ja mandei arrumar varias veses e da sempre o mesmo defeito nao posso mais mandar.eu agradeço essa explicaçoes obrigado.

Felipe Santos disse...

Companheiro, você saberia me dizer Qual o RPM mínimo para um alternador gerar energia? Obrigado!

Aparecido Oliveira disse...

Felipe, o alternador inicia a geração por volta de 1200 a 1300 rpm (medido no polia do alternador). veja a curva de geração no post "bateria descarregando"e detalhes da potência em "por dentro do alternador"

Eder Zimermann disse...

amigo, tenho um fusca 1980 onde a bobina aquece muito.. tenho sistema de ignição eletronica e todos os componentes são novos.. mesmo assim, continua aquecendo... será algum problema no altenador? não consigo encontrar a encrenca coisa nenhuma... depois que aquece, o sistema fica muito falho...
abraços

Aparecido Oliveira disse...

Eder certifique se a bobina usada é recomendada para o módulo. Confira o esquema de montagem do chicote da ignição. Veja mais detalhes no tag: Ignição, terá uma lista a respeito do tema que pode te ajudar.

Douglas disse...

amigo, muito boa a matéria! poderia me ajudar? tenho um corsinha 96, ultimamente tenho notado que de manhã, ele faz um barulho parecendo de correia e quando estou com o carro na lenta, se ligo os farois ou farol de milha, o carro baixa a lenta e começa a tremer.. o barulho da correia para depois do motor aquecido, porém mesmo depois de quente o motor, se ligo algum farol ele baixa a rotaçao chegando ate a fazer o carro vibrar. o que pode ser? bateria? alternador? a bateria tem 2 anos ja. obrigado des de ja.

Aparecido Oliveira disse...

Douglas, como você descreve esta queda de rotação e barulho parece ter relação com a carga do alternador. Verifique o sistema de carga para certificar se o alternado não está sendo sobrecarregado. Além disso, todo motor tem um sistema de compensação da marcha lenta, revise o sistema caso alternador esteja em ordem.

Sergio disse...

Aparecido, parabéns pelo Blog.

Gostaria de medir a corrente Total consumida pelo veículo com o carro ligado, possuo um medidor tipo alicate e só consigo ler no negativo da bobina com o carro desligado (todos os consumidores em torno de 18A). Quando ligo o carro a leitura desaparece assim que o alternador entra. Isso é porque o alternador tb é aterrado? onde poderia medir a corrente total com o carro ligado? Obrigado!

Aparecido Oliveira disse...

Sérgio, veja este post http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2010/03/teste-do-sistema-de-carga.html nele temos os detalhes que você procura. caso não consiga colocar o alicate no cabo de saída do alternador, então procure identificar onde ele está ligado ( geralmente vai para o borne positivo da bateria ou barra de distribuição) e coloque o alicate nele no local de chegada.

Márcio Poeta disse...

Aparecido, estou com um problema! O carro parou de carregar a bateria, pedi para um Profissional de Auto-Elétrica verificar e me informou que o Alternador estava danificado, comprei um alternador recondicionado e uma bateria nova!! Ontem instalamos, verifiquei com ele que estava carregando(teste com multimetros habituais, carro desligado, motor 2000rpm, farois e motor ligado) ... Ok. Para minha surpresa hoje pela manhã fui bater a partida e nada de cargar!!! Podes me aconselhar??!

Abraços,
Márcio Poeta.

Aparecido Oliveira disse...

Márcio a bateria é nova, estava carregada? e ficou sem partida pode ser que há fuga de corrente no carro ou algo ficou ligado. Por outro lado pode ser que a bateria não estava bem carregada, precisa estar pelo menos com 70% de carga para ser montada no carro. Repita os testes do alternador, carregue a bateria fora do carro (70% pelo menos), teste se não há fuga de corrente, veja post http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2010/08/medicao-da-corrente-de-fuga-no-vw-polo.htmlsobre. Conforme o carro não há necessidade de esperar o tempo mencionado no post.

Nelsinho Foz disse...

Tenho um corsa com bateria 60A. Qdo liga o motor a bateria fica em 13,8Volts. Ao ligar a ventoinha cai para 13,4Volts, e se alem da ventoinha eu ligar os farois cai para 13,0Volts. Ao desligar a ventoinha e o farol volta para 13,8Volts. Este fato seria problema de regulador de voltagem, diodos ou bateria??
Grato Nelson

Nelsinho Foz disse...

Bom dia, tenho um corsa com bateria de 60A.
motor ligado: 13,8V
qdo liga a ventoinha: 13,4V
ventoinha + Farois: 13,0V
Independente do q estiver ligado não deveria manter em 13,8V?
Deve ser problema de regulador de voltagem, diodos ou bateria??
Grato
Nelson

Aparecido Oliveira disse...

Nelsinho, seu alternador e regulador de voltagem está normal. Veja post sobre teste do alternador e verá que este é o comportamento normal ao aplicar carga. Ao atingir o limite de capacidade do alternador a voltagem se iguala com a da bateria, quando ambos descende juntos.

Pedro Augusto disse...

Boa noite, meu querido!

Tenho um Logus 94 e meu alternador não tá carregando a minha bateria.

Levei a um eletricista e ele fez o teste com um mutimetro e viu que não estava chegando corrente suficiente na bateria.

Disse que ligasse um fio no positivo do meu alternador direto na bateria e um negativo no meu alternador direto na lataria do carro (terra).

Isso está correto? Devo fazer dessa forma mesmo?

Atenciosamente,

Pedro Araújo - Cabo/PE.

Aparecido Oliveira disse...

Pedro, a bateria deixa de ser carregada se a capacidade do alternador for insuficiente ou há excesso de consumo, se a tensão regulada é baixa ou há queda de voltagem excessiva nos fios/conexão massa deficiente. Todos estas possibilidades podem ser facilmente testadas e corrigidas pontualmente, siga os passos indicado no post. Para saber se há queda nos fios basta medir a voltagem no alternador e na bateria com os faróis e outras cargas ligadas, se houver diferença podemos dizer que realmente há deficiência no circuito, então cheque se é um problema de mau contato nas conexões ou fio. substitua somente o fio que tiver problema.

Luciano disse...

Luciano,amigo tenho um gol ap 1989 alternador wapsa 14v 35A,troquei o regulador e as escovas,as vezes carrega,as vezes não só volta a carregar quando eu desligo o positivo do alternador e ligo novamente,fiz um teste com um alternador bosch carrega normalmente,então problema na fiação não é,o wapsa só funciona desligando e ligando o positivo alternador,daí ele carrega, motor na lenta marca 13,5V o que pode ser?Obrigado.

Aparecido Oliveira disse...

Luciano, A tensão de 13,5 V na marcha lenta é normal. Acelerando o motor aumenta a tensão? Com os faróis ligados a tensão fica acima de 13,5 V? Qual o valor de corrente que o alternador fornece? Sugiro que fação um teste mais detalhado do alternador. Se a bateria já está carregada a corrente fica baixa, isto é normal, entretanto se desliga o alternador descarrega a bateria e ao ligar há um aumento de corrente dando a impressão que antes não estava apto a carregar a bateria. Não será isto que está acontecendo?

wesley disse...

ola meu nome wesley eu tenho um palio 2006 e meu carro não mantem a bateria carregada e ja troquei duas vezes mas acontece a mesma coisa com a bateria ela funciona quando coloco no carro mas depois de um dia pro outro ela para não funciona de jeito algum o que sera?

Aparecido Oliveira disse...

Wesley, ao colocar descarrega mesmo sem uso pode ser que você tem fuga de corrente no sistema elétrico. Algo fica ligado consumindo a bateria ou algum componente instalado tem consumo acima do previsto. Com o carro desligado, chave fora do contato e portas fechadas, desconecte o cabo negativo da bateria e coloque um amperímetro entre o chassi e negativo da bateria, para medir a corrente de fuga. A corrente deve ficar abaixo de 50 miliamperes ou 0,05 amperes. Acima deste valor procure identificar o circuito que está com problema, retirando o fusível um a um por exemplo. Considere os diodos do alternador como um possível problema também.

Vilmar disse...

Troquei o alternador pois não estava gerando, só que o novo alternador a geração não passa de 12v em alta? o que pode estar acontecendo.

Aparecido Oliveira disse...

Vilmar se a tensão está com 12 V, não está gerando??? veja no post em marcha lenta deve ficar por volta de 13,5 V. veja se as ligações estão corretas se a lâmpada piloto acende ao ligar a chave e apaga com o motor em funcionamento. Caso a lâmpada apague deve estar gerando, meça a tensão na saída do alternador e compare com a da bateria se estiver diferente (maior no alternador) pode ter problema na fiação. Verifique há sobrecarga no sistema (consumo excessivo derruba a tensão do alternador)

Aparecido Oliveira disse...

Vilmar desligue o fio da lâmpada no alternador (D+, 61, L) e ligue uma lâmpada de teste, equivalente a do painel em potência, no borne do alternador e a outra ponta no positivo do alternador (bat, B+,..) se der certo o fio da lâmpada está em curto com o chassi, nota-se aí que a lâmpada do painel não apaga mesmo desligado do alternador. Caso tenha dúvida procure um autoelétrico.

Gustavo disse...

Aparecido, parabéns pelo blog e pelos esclarecimentos que tem prestado.
Tenho uma Hilux que comprei recentemente. Ela veio com o alternador recondicionado em Março. Acontece que ele não carrega em rotação lenta. Só começa a carregar quando encosto o pé no acelerador. Não sei te precisar a rotação exata, pois o contagiros não está funcionando.
O problema é que levei num eletricista e ele condenou o alternador. Mas levei em outra oficina e o mesmo disse que o alternador tava funcionando. Que na verdade devia regular a rotação do motor em lenta. E agora?

Aparecido Oliveira disse...

Gustavo presumo que você diz que ao acelerar a tensão do alternador é maior que 13,5 V e na marcha lenta fica em no máximo 12,8 V, certo?. Alternador recondicionado geralmente perde potência e isto é dor de cabeça, melhor usar original. Normalmente na marcha lenta já deveria dar mais de 65% da sua capacidade. Verifique a condição da bateria, se ruim sobrecarrega o alternador. Certifique que o consumo do carro não esteja acima do normal. Na Hilux existe uma conexão S no alternador para compensar a queda de tensão no circuito da bateria, se conecta a bateria através de um fusível de 7,5 A na caixa de fusível no compartimento do motor. Verifique se há muita diferença de tensão entre alternador e bateria, pode ser queda excessiva por modificação ou não está funcionando, p. e. fusível aberto.
Quanto a rotação do motor é regulada pelo módulo e não pode ser alterado (hilux 2.5/3.0)

Jarbas Lucena disse...

Cara, tenho um siena 2010, e ele não está dando partida, a tensão na bateria está um pouco acima de 11v, e quando tento da partida na ignição desce bruscamente, menos de 5v, qual o problema no carro?

Aparecido Oliveira disse...

Jarbas abaixo de 12 V a bateria está completamente descarregada ou defeituosa. Se ao carregar continua na mesma então troque a bateria.

amadeu domingos disse...

Bom dia.
Estou a pensar montar um relé (separador de baterias) que permite carregar uma segunda bateria.
Relé: Nagares relé RL / 180-12
O relé activa a ligação entre as duas baterias só quando o carro é ligado, atravez de um fio ligado ao D+ do alternador que liga as duas baterias.
A minha pergunta é: O alternador irá entrar em esforço? Poderá estragar o alternador, ou não carregar bem a bateria original e assim estraga-la?
Obrigado pela atenção.
Cumprimentos

Aparecido Oliveira disse...

Olá Amadeu. Considerando que a bateria adicional sofra constante descarga intensa e dependendo da sua capacidade nominal, toda vez que for submetida em paralelo drenará mais corrente do alternador. A bateria original não receberá carga suficiente enquanto a auxiliar não se recuperar. Sendo assim, Sim o alternador terá cargas mais intensas diminuindo sua durabilidade e a carga da bateria original deverá ficar abaixo do normal, podendo ocorrer sua descarga se o carro não funcione por tempo suficiente. Para amenizar a situação se poderia limitar a corrente de carga da bateria auxiliar e a potência do alternador poderia ser aumentada caso se confirme esta tendência.

ruy180 disse...

Sr aparecido veja se pode me ajudar.

Meu alternador só começa a carregar quando atinge 3.500 giros.
Mas depois que começa ele continua carregando. Ou seja quando eu ligo ele na lenta, e meço ele não esta carregando , dai eu acelero até os 3.500 giros, ele começa a carregar, mesmo voltando pra lenta ele continua carregando normal, ele só precisa desse start. troquei o regulador de voltagem, continua a mesma coisa. o que pode ser isso??

Aparecido Oliveira disse...

Ruy, para iniciar a geração na rotação de marcha lenta é preciso que a corrente de pré-excitação tenha um valor mínimo. Causas prováveis para alternadores antigos:lâmpada piloto de baixa potência, mau contato no circuito/escova do alternador, rotor com resistência alta, estator/rotor recondicionado, entreferro estator/rotor, regulador de tensão inadequado/defeito.

Anônimo disse...

Amigo estou com um problema em um jetta cujo alternador queimou uma fase no entanto mandei recondiciona e quando funcionei o carro a luz da bateria não apagava e não carregava a bateria fiz a medição e o alternador não estava mandando corrente,comprei um novo alternador"usado" fiz o teste de bancada e tava ok mais quando coloquei no carro venho a surpresa não carrego denovo e a luz da bateria fica acessa mesmo ligado o carro quando retiro o fio ao lado do plug ela desliga não sei mais oq fazer

Aparecido Oliveira disse...

Colega qual é o alternador? Bosch? Valeo? que tipo de regulador usa?
Com regulador de tensão transistorizado comum a lâmpada apaga quando a tensão entre D+ e B+ se iguala. Se isto não acontece deve ter queda de tensão em uma das saídas, checar a instalação do carro, ou elas estão diferentes por defeitos no alternador (falta de fase, diodos). Se for o regulador multifunção leia o post sobre este regulador.

George Adriano disse...

Amigo estou com o seguinte problema. Meu alternador ta carregando direitinho 13.8v , mas quando piso no freio acende a luz da bateria e quando aciono o farol seja o baixo ou piscando o alto a voltagem cai para menos de 12v depois subindo ate 12,3v com o farol ligado ,chega a desarmar o radio, oque pode ser e como posso sanar isso ,ja levei no ahto eletrico e nao resouvel nada, o carro e um apollo com vidro ,trava,alarme, som ,bloqueador , e farol de.milha e neblina que pouco uso.o carro peg direito sem problemas depois que ta funcionando aparece estes problemas a qual.relatei me ajuda ,por favor ,nao aguento mais isso



Aparecido Oliveira disse...

George, se a voltagem cai pode ter curto circuito na instalação, ou o alternador não suporta a carga - falta de potência, ou o circuito - cabo positivo, massa - tem queda de tensão exagerada devido algum mau contato, ou sua bateria está com defeito.

Anônimo disse...

Aparecido, meu carro descarrega a bateria em andamento. Se eu paro e desligo o carro durante algum tempo ele arranca normalmente, mas depois mostra a mesma deficiência. Troquei a bateria, mas ao ligar o farol alto, avisou sobre um ptoblema elétrico. Minha bateria é de 12v 55Ah, se eu montar uma de 70Ah? Meu nome é Marcelo. Obrigado.

Aparecido Oliveira disse...

Marcelo, se a bateria descarrega com o motor funcionando o problema não é ela, não adianta trocar por outra. Faça o teste do alternador/regulador e verifique se a carga instalada não está acima da capacidade do alternador. Dê uma carga completa na bateria e a teste também.

Anônimo disse...

OLA AMIGO SE PUDER ME TIRAR UMA DÚVIDA, eu tenho um gol quadrado motor ap 1.6 89. originalmente tinha um alternador de 35 amp, algo bem ridiculo em termos de carga. recentemente comprei um alternador moderno de santana 90amperes e coloquei uma bateria nova da heliar 70 amper, e meu carro tem bomba eletrica, vidros e travas eletricas, alarme e som nao muito pesado. acontece que nos testes de multimetro que tenho feito, percebi uma fuga de corrente de 0,05 amp com tudo desligado. normal? bom com o carro desligado bateria 12,4 depois de dias parado. carro ligado na lenta começa com 14,2 e conforme o motor esquenta vai caindo a tensão e se mantem em 13,8v. pq essa diminuição? nao deveria ser 14,2 sempre? outra coisa, no meu kadett fiz os mesmos testes e percebi que conforme ligo consumidores a tensão sempre tenta se estabilizar nos 14 e dificlmente cai para 13 e fica nisso, sempre volta pros 14. agora no gol nao, quanto mais consumidor eu ligo mais a tensão cai. agradeço se puder ajudar obrigado

Aparecido Oliveira disse...

Colega, a corrente de fuga está normal. A tensão de carga está correta, pode variar em função de temperatura, carga, rotação do motor/alternador. No Kadett a estabilidade pode ser pelo melhor controle da rotação de marcha lenta. A queda não é grande porque o alternador pode suprir o a carga instalada, o que não está ocorrendo no Gol. Presumo que você está com problema de bateria descarregando, certo? se for este o caso duas coisas podem estar ocorrendo: consumo acima da capacidade do alternador ou rotação do alternador insuficiente. Verifique a relação de polias, para alternador moderno deve ser 1:3 ( alternador 3 x rpm do motor). Outra coisa a bateria deve ter um mínimo de 70 % de carga para ir bem no carro, caso sofra muita descarga com o motor parado deve ser carregada antes de usar no carro.

Anônimo disse...

primeiramente obrigado pela resposta. na verdade eu nao uso muito os consumidores, raramente ligo o som com o motor desligado e os testes que tenho feito foram com a bateria carregada totalmente, mesmo pq ela é zero km da heliar 70 amper tem 1 mes de uso, e eu tenho um carregador inteligente de 10amper que me ajuda a manter a bateria sempre 100%. eu liguei um fio a mais do + da bateria para o + do alternador pra ver se ajudava mas ficou na mesma e medi a voltagem na bateria e na saida do alternador deu na mesma. a minha duvida é que tanto no meu kadett quanto no fiesta do meu amigo, a tensão sempre se mantem nos 14,2 principalmente no fiesta 2012 do meu amigo, no caso dele, nem quando liga o ar condicionado a tensão nem cai fica estabilzada sempre nos 14,2 dá ate gosto de ver. no kadett ja cai a tensão umpouco quando liga consumidores porem cai e volta pros 14. ja no meu gol, quanto mais consumidores ligo, mais a tensão cai.. isso com o motor ligado. o alternador de 90 era pra dar e sobrar pro meu gol.. e fico com pé atras de estar havendo falta de corrente. cheguei a pensar em trocar o regulador de voltagem, mas nao acho que ele esteja com problema, ate pq o alternador é novo paguei carissimo nele. pode estar havendo falta de aterramento? ou será que as caracteristicas dos alternadores sao diferentes? eu pensei que colocando um alternador de 90 iria suprir todos os consumidores e sobrar ainda.. to desanimado. alem disso o motor fica um pouco mais pesado as vezes apos as partidas. tive que apertar bem a correia para nao patinar as vezes..

Aparecido Oliveira disse...

Colega se o motor está pesado é porque há muita carga no alternador, meça a corrente. Verifique a rotação do alternador.

Anônimo disse...

Amigo tenho uma palio weekend 98. Troquei a bateria esses dias pois a minha ja nao estava legal. Pois bem trocado a bateria e fazendo teste com multímetro em marcha lenta ele se matem nos 13,8 porem quando a ventoinha liga cai para 13,4 e ligando os faróis altos com a ventoinha ligada cai para 13 ou ate mesmo 12.9. Isso é normal?

adriano disse...

ola tenhu um gol quadrado ano 1991 motor 1.6 cht
as escovas sao novar a bateria ta ok mais meu carro nao carrega na lenta quando eu acelero pokinha coisa a mais ele ja começa a carregar sera que posso almentar a lenta para ele carregar parado ou danifica algo no motor

Aparecido Oliveira disse...

Adriano, pode ser várias coisas: marcha lenta abaixo do normal, lâmpada piloto com potência abaixo do especificado, rotor/estator recondicionado, regulador de tensão não original, mau contato na instalação.

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo, a queda de tensão do alternador sob carga é normal. Deve ser levado em consideração que nunca seja abaixo de 12,8 V, onde já passa a faltar energia para alimentar os consumidores e carregar a bateria.

Marcos Mello disse...

Boa Noite Aparecido. Tenho um Polo Classic 99 1.8 MI com alternador Valeo. O carro tem 68000kms originais.Como já fui mecanico (carburados) instalei 3 instrumentos digitais para monitorar a pressão da bomba de combustivel, temperatura do oleo e voltimetro.Fiz a ligação pxando positivo e negativo direto da bateria , com rele pos chave no positivo. Depois que o motor atinge a temperatura de funcionamento os instrumentos começam à apresentar variações altas e até mostram a palavra ERRO, mas não congelam.Medindo a tensão na bateria ela esta sempre entre 13,88V à 14,10V. O alternador pode estar com algum problema gerando pico de tensão quando está quente ? Desde já agradecido Marcos Mello

Aparecido Oliveira disse...

Marcos você não deixa claro se o erro é em todos os medidores ou um deles e nem onde eles foram ligados para ler a pressão do óleo, por exemplo. A eletrônica do carro é um ambiente cheio de interferências e picos de tensão, isto é normal. Qualquer equipamento que se instale deve atender a esta exigência ou seja estar preparado para suportar as EMI (interferências eletromagnéticas). O que pode ser feito é usar capacitores, indutores adequados na alimentação do instrumento,transar os cabos de alimentação. Veja um rádio/cd para auto ele possui estes componentes na alimentação. O alternador deve ter um capacitor no B+, bobinas de ignição em alguns casos também leva um no 15+. Avalie estes pontos e teste alguns filtros como mencionado.

Anônimo disse...

Ola,
Tenho uma Hilux Sw4, fiquei preocupado 2x quando entrei no carro nao havia sinal de energia no painel e o motor nao partiu, abri o capo, mexi no borne da bateria e voltei ao carro e fucionou e o painel se iluminou. O problema e que todas as conexoes estao bem colocadas. Medi a bateria e o alternador e tudo ok, nao sei o que pode ter acontecido.

wallace baptista disse...

Olá, tenho um Gol Bola, motor cht 1.0 Mi. Estava saindo com carro e do nada, o mesmo apagou todo. farol, radio, painel. O Motor parou, como se alguém tivesse tirado a bateria.Logo em seguida, o carro não dava mais a partida, como se a bateria estivesse ariada. Fui socorrido por um eletricista na rua, que fez o teste com um multimetro, e ele disse que o alternador estava ruim. Troquei por um recondicionado na hora, ele isntalou, colocamos a bateria dele, e o carro virou. Tiramos a dele e recoloquei a minha e seguimos viagem. mas logo em seguido o problema voltou.Então ele disse que a bateria estava em curto. Como a bateria estava na garantia, levei na loja e troquei por uma nova(60ah) Coloquei no carro, eu mesmo testei com o multimetro. Com o carro desligado, ela fica com 12,4v. Quado ligo o motor, a tensão cai para 11v. Percebi que saia uma faísca do alternador, e que qdo acelero, a faísca aumenta! O que pode ser isso?

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo, possivelmente se trata de mau contato. Você deve desconectar os bornes da bateria e fazer a limpeza para melhorar o contato. Faça o mesmo com a conexão no chassi e na caixa de fusíveis.

Aparecido Oliveira disse...

Wallace, terá que revisar o alternador, pode ser mau contato ou curto circuito.

Anônimo disse...

Tenho um Escort Sapão 93 e o alternador só está carregando a bateria quando o motor ta quente e eu aumento o giro do motor, qual motivo ?

Aparecido Oliveira disse...

Anônimo, você quer dizer que com o motor frio está acesa a lâmpada da bateria? a rotação do motor frio está baixa? se aumentar o giro com o motor frio não carrega? Primeiro você tem que considerar que a rotação do motor frio deve estar mais acelerado e após esquentar diminui um pouco. Se tiver abaixo da rotação especificada, então ajuste a rotação. Se após isto o alternador ainda tiver problema verifique se a lâmpada piloto está com a potência correta e não deixe de medir a tensão em todas as situações para confirmar se a tensão de carga é correta, pois a lâmpada pode acender sem que o alternador tenha problema para carregar a bateria.

Barbara disse...

Ola amigo! Tenho uma parati 93 gl ap 1.8 e ela começou a falhar na hora de ligar, na terceira vez que virava a chave ela pegava, o alternador estava ruim entao o troquei, mas minha bateria descarregou denovo e o carro nao pega! Nao sei oq é, pode me ajudar?

Aparecido Oliveira disse...

Bárbara, há várias interpretações e falta detalhes do que acontece realmente, vejamos alguns: ao virar a chave para a posição de partida e o motor de partida vira normal e o motor não pega ou não tem força para virar o motor do carro? vira a chave e só houve estalos e não vira o motor de partida? vira a chave e nada acontece e a luz do painel permanece normal ou se apaga? Presumindo que seja algo relacionado a bateria descarregando, seria melhor ~certificar se a bateria não está com defeito, se o alternador está em ordem e se não existe consumo com o carro desligado (corrente de fuga). Peça a um autoelétrico para fazer a avaliação, não vale a pena substituir peças sem testes.

Fernando Florentin disse...

Parabéns pelo blogue! Você poderia me exclarecer:moro em sítio e tenho uma roda d'água que roda 21 RPM. Queria saber se dá pra adaptar um alternador de carro nela para carregar uma bateria para acender umas lâmpadas 12 volts à noite? Se não tem a rotação mínima, será que existe algum alternador especial pra esse fim?

Aparecido Oliveira disse...

Fernando o alternador inicia a geração com 1300 rpm, porém sem potência. Para obter a potência de pelo menos 2/3 da capacidade na placa precisa de pelo menos 2000 rpm. Se for possível multiplicar a rotação através de polias daria para usar. O ideal seria um gerador de baixa rotação. Lamento mas não conheço a existência de alternador específico para este fim.

Fernando Florentin disse...

Aparecido, muito obrigado pelas inf. Esqueci de dizer uma coisa:Essa roda d'agua obtém 21 rpm com uma bomba d'água instalada nela, a qual vou tirar, acredito que aí essa roda vai obter mais rpm.Vou pesquisar sistemas de polias e geradores de baixa rotação. Grande Abraço

Anônimo disse...

Boa Noite,

Solicitava a vossa melhor colaboração na resolução de meu problema com o alternador de uma mitsubishi L200 de 1997, sucede que a luz da bateria e o óleo estão sempre acesas, já troquei as placas reguladoras de tensão, as luzes apagam e o alternador volta a carregar, passado pouco tempo volta a acender as luzes e o alternador deixa novamente de carregar a bateria, troquei o rotor do alternador e o problema mantêm-se, que posso eu fazer para resolver o problema definitivamente.

Obrigado pela colaboração.

Nuno

Aparecido Oliveira disse...

Nuno, o que tem a ver a luz do óleo com a do alternador? Você mediu a tensão do alternador? Testou o alternador fora do veículo? Pode ter falha na fiação ou conexão a massa. Você deve testar o circuito ponto a ponto para encontrar a falha: medir tensão do alternador, simular uma lâmpada por fora para testar o alternador ou levar o alternador a uma bancada de teste, testar as conexões para o painel. Talvez você precise do circuito elétrico deste veículo para seguir o circuito e realizar os testes.