Teste o alternador e bateria em 4 passos

A verificação da alimentação elétrica é uma regra básica para qualquer diagnóstico elétrico ou eletrônico. O alternador é a fonte de alimentação principal do carro, responsável por manter a carga da bateria e fornecer energia para todos os consumidores. A bateria armazena energia para alimentar o motor de partida e os consumidores, temporariamente, na falta do alternador.
 Usando apenas um voltímetro, conectado a bateria, é possível testar o alternador e a bateria, as duas fontes de energia que garantem o bom funcionamento do sistema elétrico do veículo.

Roteiro:
1 - Com o motor parado e todos os consumidores desligados.
Objetivo: Checar a carga da bateria. 12,3 a 12,8 V Ok

2 - Durante uma partida de 15 segundos (impedir o funcionamento do motor).
Objetivo: Checar a capacidade da bateria. Acima de 9 V Ok

3 - Com o motor funcionando em marcha lenta e a 2000 rpm, consumidores desligados.
Objetivo: Checar o regulador de tensão. De 13,8 a 15 V Ok
4 - Com o motor funcionando em marcha lenta. Ligar o máximo de consumidores
Objetivo: Checar a capacidade do alternador. Acima de 13 V Ok 

Caso haja divergência, faça um teste minucioso para encontrar a causa.

184 comentários:

  1. Bom dia, tenho uma pampa 1990; eu costumava retirar o cabo negativo da bateria com o motor funcionando p/ regular a marcha lenta, agora ha um defeito que esta me aborrecendo, qdo estou dirindo normalmente com o motor aquecido,e tenho que parar, num sinal por exemplo, o motor apaga, qual é o defeito, por eu desligar o fio terra ou neutro da bateria com o motor funcionando?

    ResponderExcluir
  2. Gonçalo, não é recomendado desconectar a bateria com o motor funcionando pois ela serve como amortecedor dos picos de tensão gerados pelo alternador e sistema elétrico do veículo. Ao desconectar-la estes picos de tensão podem danificar qualquer componente eletrônico instalado no carro, inclusive os diodos e regulador do alternador.Nota-se em alguns casos que o regulador eletrônico do alternador perde a capacidade de estabilizar a tensão gerando sobretensão para a rede elétrica do veiculo.

    ResponderExcluir
  3. aparecido meu carro nao carrega a bateria eu ja troquei o alternador ja corri a fiaçao eletrica e nada.ele so ta caregando um pouquinho pois se eu de mais de uma partida a bateria nao aguenta,agora vendo todas essa esplicasoes vou tentar ver se concigo porque eu ja mandei arrumar varias veses e da sempre o mesmo defeito nao posso mais mandar.eu agradeço essa explicaçoes obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Companheiro, você saberia me dizer Qual o RPM mínimo para um alternador gerar energia? Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Felipe, o alternador inicia a geração por volta de 1200 a 1300 rpm (medido no polia do alternador). veja a curva de geração no post "bateria descarregando"e detalhes da potência em "por dentro do alternador"

    ResponderExcluir
  6. amigo, tenho um fusca 1980 onde a bobina aquece muito.. tenho sistema de ignição eletronica e todos os componentes são novos.. mesmo assim, continua aquecendo... será algum problema no altenador? não consigo encontrar a encrenca coisa nenhuma... depois que aquece, o sistema fica muito falho...
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo o fusca acontece bastante este problema ...basta mandar instalar uma resistência no positivo da bobina ...vai em um auto eletrica e pede para instalar esta resistência que lhe explicarao melhor....isso resolve teu problema ok.....

      Excluir
  7. Eder certifique se a bobina usada é recomendada para o módulo. Confira o esquema de montagem do chicote da ignição. Veja mais detalhes no tag: Ignição, terá uma lista a respeito do tema que pode te ajudar.

    ResponderExcluir
  8. amigo, muito boa a matéria! poderia me ajudar? tenho um corsinha 96, ultimamente tenho notado que de manhã, ele faz um barulho parecendo de correia e quando estou com o carro na lenta, se ligo os farois ou farol de milha, o carro baixa a lenta e começa a tremer.. o barulho da correia para depois do motor aquecido, porém mesmo depois de quente o motor, se ligo algum farol ele baixa a rotaçao chegando ate a fazer o carro vibrar. o que pode ser? bateria? alternador? a bateria tem 2 anos ja. obrigado des de ja.

    ResponderExcluir
  9. Douglas, como você descreve esta queda de rotação e barulho parece ter relação com a carga do alternador. Verifique o sistema de carga para certificar se o alternado não está sendo sobrecarregado. Além disso, todo motor tem um sistema de compensação da marcha lenta, revise o sistema caso alternador esteja em ordem.

    ResponderExcluir
  10. Aparecido, parabéns pelo Blog.

    Gostaria de medir a corrente Total consumida pelo veículo com o carro ligado, possuo um medidor tipo alicate e só consigo ler no negativo da bobina com o carro desligado (todos os consumidores em torno de 18A). Quando ligo o carro a leitura desaparece assim que o alternador entra. Isso é porque o alternador tb é aterrado? onde poderia medir a corrente total com o carro ligado? Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Sérgio, veja este post http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2010/03/teste-do-sistema-de-carga.html nele temos os detalhes que você procura. caso não consiga colocar o alicate no cabo de saída do alternador, então procure identificar onde ele está ligado ( geralmente vai para o borne positivo da bateria ou barra de distribuição) e coloque o alicate nele no local de chegada.

    ResponderExcluir
  12. Aparecido, estou com um problema! O carro parou de carregar a bateria, pedi para um Profissional de Auto-Elétrica verificar e me informou que o Alternador estava danificado, comprei um alternador recondicionado e uma bateria nova!! Ontem instalamos, verifiquei com ele que estava carregando(teste com multimetros habituais, carro desligado, motor 2000rpm, farois e motor ligado) ... Ok. Para minha surpresa hoje pela manhã fui bater a partida e nada de cargar!!! Podes me aconselhar??!

    Abraços,
    Márcio Poeta.

    ResponderExcluir
  13. Márcio a bateria é nova, estava carregada? e ficou sem partida pode ser que há fuga de corrente no carro ou algo ficou ligado. Por outro lado pode ser que a bateria não estava bem carregada, precisa estar pelo menos com 70% de carga para ser montada no carro. Repita os testes do alternador, carregue a bateria fora do carro (70% pelo menos), teste se não há fuga de corrente, veja post http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2010/08/medicao-da-corrente-de-fuga-no-vw-polo.htmlsobre. Conforme o carro não há necessidade de esperar o tempo mencionado no post.

    ResponderExcluir
  14. Tenho um corsa com bateria 60A. Qdo liga o motor a bateria fica em 13,8Volts. Ao ligar a ventoinha cai para 13,4Volts, e se alem da ventoinha eu ligar os farois cai para 13,0Volts. Ao desligar a ventoinha e o farol volta para 13,8Volts. Este fato seria problema de regulador de voltagem, diodos ou bateria??
    Grato Nelson

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, tenho um corsa com bateria de 60A.
    motor ligado: 13,8V
    qdo liga a ventoinha: 13,4V
    ventoinha + Farois: 13,0V
    Independente do q estiver ligado não deveria manter em 13,8V?
    Deve ser problema de regulador de voltagem, diodos ou bateria??
    Grato
    Nelson

    ResponderExcluir
  16. Nelsinho, seu alternador e regulador de voltagem está normal. Veja post sobre teste do alternador e verá que este é o comportamento normal ao aplicar carga. Ao atingir o limite de capacidade do alternador a voltagem se iguala com a da bateria, quando ambos descende juntos.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, meu querido!

    Tenho um Logus 94 e meu alternador não tá carregando a minha bateria.

    Levei a um eletricista e ele fez o teste com um mutimetro e viu que não estava chegando corrente suficiente na bateria.

    Disse que ligasse um fio no positivo do meu alternador direto na bateria e um negativo no meu alternador direto na lataria do carro (terra).

    Isso está correto? Devo fazer dessa forma mesmo?

    Atenciosamente,

    Pedro Araújo - Cabo/PE.

    ResponderExcluir
  18. Pedro, a bateria deixa de ser carregada se a capacidade do alternador for insuficiente ou há excesso de consumo, se a tensão regulada é baixa ou há queda de voltagem excessiva nos fios/conexão massa deficiente. Todos estas possibilidades podem ser facilmente testadas e corrigidas pontualmente, siga os passos indicado no post. Para saber se há queda nos fios basta medir a voltagem no alternador e na bateria com os faróis e outras cargas ligadas, se houver diferença podemos dizer que realmente há deficiência no circuito, então cheque se é um problema de mau contato nas conexões ou fio. substitua somente o fio que tiver problema.

    ResponderExcluir
  19. Luciano,amigo tenho um gol ap 1989 alternador wapsa 14v 35A,troquei o regulador e as escovas,as vezes carrega,as vezes não só volta a carregar quando eu desligo o positivo do alternador e ligo novamente,fiz um teste com um alternador bosch carrega normalmente,então problema na fiação não é,o wapsa só funciona desligando e ligando o positivo alternador,daí ele carrega, motor na lenta marca 13,5V o que pode ser?Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Luciano, A tensão de 13,5 V na marcha lenta é normal. Acelerando o motor aumenta a tensão? Com os faróis ligados a tensão fica acima de 13,5 V? Qual o valor de corrente que o alternador fornece? Sugiro que fação um teste mais detalhado do alternador. Se a bateria já está carregada a corrente fica baixa, isto é normal, entretanto se desliga o alternador descarrega a bateria e ao ligar há um aumento de corrente dando a impressão que antes não estava apto a carregar a bateria. Não será isto que está acontecendo?

    ResponderExcluir
  21. ola meu nome wesley eu tenho um palio 2006 e meu carro não mantem a bateria carregada e ja troquei duas vezes mas acontece a mesma coisa com a bateria ela funciona quando coloco no carro mas depois de um dia pro outro ela para não funciona de jeito algum o que sera?

    ResponderExcluir
  22. Wesley, ao colocar descarrega mesmo sem uso pode ser que você tem fuga de corrente no sistema elétrico. Algo fica ligado consumindo a bateria ou algum componente instalado tem consumo acima do previsto. Com o carro desligado, chave fora do contato e portas fechadas, desconecte o cabo negativo da bateria e coloque um amperímetro entre o chassi e negativo da bateria, para medir a corrente de fuga. A corrente deve ficar abaixo de 50 miliamperes ou 0,05 amperes. Acima deste valor procure identificar o circuito que está com problema, retirando o fusível um a um por exemplo. Considere os diodos do alternador como um possível problema também.

    ResponderExcluir
  23. Troquei o alternador pois não estava gerando, só que o novo alternador a geração não passa de 12v em alta? o que pode estar acontecendo.

    ResponderExcluir
  24. Vilmar se a tensão está com 12 V, não está gerando??? veja no post em marcha lenta deve ficar por volta de 13,5 V. veja se as ligações estão corretas se a lâmpada piloto acende ao ligar a chave e apaga com o motor em funcionamento. Caso a lâmpada apague deve estar gerando, meça a tensão na saída do alternador e compare com a da bateria se estiver diferente (maior no alternador) pode ter problema na fiação. Verifique há sobrecarga no sistema (consumo excessivo derruba a tensão do alternador)

    ResponderExcluir
  25. Vilmar desligue o fio da lâmpada no alternador (D+, 61, L) e ligue uma lâmpada de teste, equivalente a do painel em potência, no borne do alternador e a outra ponta no positivo do alternador (bat, B+,..) se der certo o fio da lâmpada está em curto com o chassi, nota-se aí que a lâmpada do painel não apaga mesmo desligado do alternador. Caso tenha dúvida procure um autoelétrico.

    ResponderExcluir
  26. Aparecido, parabéns pelo blog e pelos esclarecimentos que tem prestado.
    Tenho uma Hilux que comprei recentemente. Ela veio com o alternador recondicionado em Março. Acontece que ele não carrega em rotação lenta. Só começa a carregar quando encosto o pé no acelerador. Não sei te precisar a rotação exata, pois o contagiros não está funcionando.
    O problema é que levei num eletricista e ele condenou o alternador. Mas levei em outra oficina e o mesmo disse que o alternador tava funcionando. Que na verdade devia regular a rotação do motor em lenta. E agora?

    ResponderExcluir
  27. Gustavo presumo que você diz que ao acelerar a tensão do alternador é maior que 13,5 V e na marcha lenta fica em no máximo 12,8 V, certo?. Alternador recondicionado geralmente perde potência e isto é dor de cabeça, melhor usar original. Normalmente na marcha lenta já deveria dar mais de 65% da sua capacidade. Verifique a condição da bateria, se ruim sobrecarrega o alternador. Certifique que o consumo do carro não esteja acima do normal. Na Hilux existe uma conexão S no alternador para compensar a queda de tensão no circuito da bateria, se conecta a bateria através de um fusível de 7,5 A na caixa de fusível no compartimento do motor. Verifique se há muita diferença de tensão entre alternador e bateria, pode ser queda excessiva por modificação ou não está funcionando, p. e. fusível aberto.
    Quanto a rotação do motor é regulada pelo módulo e não pode ser alterado (hilux 2.5/3.0)

    ResponderExcluir
  28. Cara, tenho um siena 2010, e ele não está dando partida, a tensão na bateria está um pouco acima de 11v, e quando tento da partida na ignição desce bruscamente, menos de 5v, qual o problema no carro?

    ResponderExcluir
  29. Jarbas abaixo de 12 V a bateria está completamente descarregada ou defeituosa. Se ao carregar continua na mesma então troque a bateria.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia.
    Estou a pensar montar um relé (separador de baterias) que permite carregar uma segunda bateria.
    Relé: Nagares relé RL / 180-12
    O relé activa a ligação entre as duas baterias só quando o carro é ligado, atravez de um fio ligado ao D+ do alternador que liga as duas baterias.
    A minha pergunta é: O alternador irá entrar em esforço? Poderá estragar o alternador, ou não carregar bem a bateria original e assim estraga-la?
    Obrigado pela atenção.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  31. Olá Amadeu. Considerando que a bateria adicional sofra constante descarga intensa e dependendo da sua capacidade nominal, toda vez que for submetida em paralelo drenará mais corrente do alternador. A bateria original não receberá carga suficiente enquanto a auxiliar não se recuperar. Sendo assim, Sim o alternador terá cargas mais intensas diminuindo sua durabilidade e a carga da bateria original deverá ficar abaixo do normal, podendo ocorrer sua descarga se o carro não funcione por tempo suficiente. Para amenizar a situação se poderia limitar a corrente de carga da bateria auxiliar e a potência do alternador poderia ser aumentada caso se confirme esta tendência.

    ResponderExcluir
  32. Sr aparecido veja se pode me ajudar.

    Meu alternador só começa a carregar quando atinge 3.500 giros.
    Mas depois que começa ele continua carregando. Ou seja quando eu ligo ele na lenta, e meço ele não esta carregando , dai eu acelero até os 3.500 giros, ele começa a carregar, mesmo voltando pra lenta ele continua carregando normal, ele só precisa desse start. troquei o regulador de voltagem, continua a mesma coisa. o que pode ser isso??

    ResponderExcluir
  33. Ruy, para iniciar a geração na rotação de marcha lenta é preciso que a corrente de pré-excitação tenha um valor mínimo. Causas prováveis para alternadores antigos:lâmpada piloto de baixa potência, mau contato no circuito/escova do alternador, rotor com resistência alta, estator/rotor recondicionado, entreferro estator/rotor, regulador de tensão inadequado/defeito.

    ResponderExcluir
  34. Amigo estou com um problema em um jetta cujo alternador queimou uma fase no entanto mandei recondiciona e quando funcionei o carro a luz da bateria não apagava e não carregava a bateria fiz a medição e o alternador não estava mandando corrente,comprei um novo alternador"usado" fiz o teste de bancada e tava ok mais quando coloquei no carro venho a surpresa não carrego denovo e a luz da bateria fica acessa mesmo ligado o carro quando retiro o fio ao lado do plug ela desliga não sei mais oq fazer

    ResponderExcluir
  35. Colega qual é o alternador? Bosch? Valeo? que tipo de regulador usa?
    Com regulador de tensão transistorizado comum a lâmpada apaga quando a tensão entre D+ e B+ se iguala. Se isto não acontece deve ter queda de tensão em uma das saídas, checar a instalação do carro, ou elas estão diferentes por defeitos no alternador (falta de fase, diodos). Se for o regulador multifunção leia o post sobre este regulador.

    ResponderExcluir
  36. Amigo estou com o seguinte problema. Meu alternador ta carregando direitinho 13.8v , mas quando piso no freio acende a luz da bateria e quando aciono o farol seja o baixo ou piscando o alto a voltagem cai para menos de 12v depois subindo ate 12,3v com o farol ligado ,chega a desarmar o radio, oque pode ser e como posso sanar isso ,ja levei no ahto eletrico e nao resouvel nada, o carro e um apollo com vidro ,trava,alarme, som ,bloqueador , e farol de.milha e neblina que pouco uso.o carro peg direito sem problemas depois que ta funcionando aparece estes problemas a qual.relatei me ajuda ,por favor ,nao aguento mais isso



    ResponderExcluir
  37. George, se a voltagem cai pode ter curto circuito na instalação, ou o alternador não suporta a carga - falta de potência, ou o circuito - cabo positivo, massa - tem queda de tensão exagerada devido algum mau contato, ou sua bateria está com defeito.

    ResponderExcluir
  38. Aparecido, meu carro descarrega a bateria em andamento. Se eu paro e desligo o carro durante algum tempo ele arranca normalmente, mas depois mostra a mesma deficiência. Troquei a bateria, mas ao ligar o farol alto, avisou sobre um ptoblema elétrico. Minha bateria é de 12v 55Ah, se eu montar uma de 70Ah? Meu nome é Marcelo. Obrigado.

    ResponderExcluir
  39. Marcelo, se a bateria descarrega com o motor funcionando o problema não é ela, não adianta trocar por outra. Faça o teste do alternador/regulador e verifique se a carga instalada não está acima da capacidade do alternador. Dê uma carga completa na bateria e a teste também.

    ResponderExcluir
  40. OLA AMIGO SE PUDER ME TIRAR UMA DÚVIDA, eu tenho um gol quadrado motor ap 1.6 89. originalmente tinha um alternador de 35 amp, algo bem ridiculo em termos de carga. recentemente comprei um alternador moderno de santana 90amperes e coloquei uma bateria nova da heliar 70 amper, e meu carro tem bomba eletrica, vidros e travas eletricas, alarme e som nao muito pesado. acontece que nos testes de multimetro que tenho feito, percebi uma fuga de corrente de 0,05 amp com tudo desligado. normal? bom com o carro desligado bateria 12,4 depois de dias parado. carro ligado na lenta começa com 14,2 e conforme o motor esquenta vai caindo a tensão e se mantem em 13,8v. pq essa diminuição? nao deveria ser 14,2 sempre? outra coisa, no meu kadett fiz os mesmos testes e percebi que conforme ligo consumidores a tensão sempre tenta se estabilizar nos 14 e dificlmente cai para 13 e fica nisso, sempre volta pros 14. agora no gol nao, quanto mais consumidor eu ligo mais a tensão cai. agradeço se puder ajudar obrigado

    ResponderExcluir
  41. Colega, a corrente de fuga está normal. A tensão de carga está correta, pode variar em função de temperatura, carga, rotação do motor/alternador. No Kadett a estabilidade pode ser pelo melhor controle da rotação de marcha lenta. A queda não é grande porque o alternador pode suprir o a carga instalada, o que não está ocorrendo no Gol. Presumo que você está com problema de bateria descarregando, certo? se for este o caso duas coisas podem estar ocorrendo: consumo acima da capacidade do alternador ou rotação do alternador insuficiente. Verifique a relação de polias, para alternador moderno deve ser 1:3 ( alternador 3 x rpm do motor). Outra coisa a bateria deve ter um mínimo de 70 % de carga para ir bem no carro, caso sofra muita descarga com o motor parado deve ser carregada antes de usar no carro.

    ResponderExcluir
  42. primeiramente obrigado pela resposta. na verdade eu nao uso muito os consumidores, raramente ligo o som com o motor desligado e os testes que tenho feito foram com a bateria carregada totalmente, mesmo pq ela é zero km da heliar 70 amper tem 1 mes de uso, e eu tenho um carregador inteligente de 10amper que me ajuda a manter a bateria sempre 100%. eu liguei um fio a mais do + da bateria para o + do alternador pra ver se ajudava mas ficou na mesma e medi a voltagem na bateria e na saida do alternador deu na mesma. a minha duvida é que tanto no meu kadett quanto no fiesta do meu amigo, a tensão sempre se mantem nos 14,2 principalmente no fiesta 2012 do meu amigo, no caso dele, nem quando liga o ar condicionado a tensão nem cai fica estabilzada sempre nos 14,2 dá ate gosto de ver. no kadett ja cai a tensão umpouco quando liga consumidores porem cai e volta pros 14. ja no meu gol, quanto mais consumidores ligo, mais a tensão cai.. isso com o motor ligado. o alternador de 90 era pra dar e sobrar pro meu gol.. e fico com pé atras de estar havendo falta de corrente. cheguei a pensar em trocar o regulador de voltagem, mas nao acho que ele esteja com problema, ate pq o alternador é novo paguei carissimo nele. pode estar havendo falta de aterramento? ou será que as caracteristicas dos alternadores sao diferentes? eu pensei que colocando um alternador de 90 iria suprir todos os consumidores e sobrar ainda.. to desanimado. alem disso o motor fica um pouco mais pesado as vezes apos as partidas. tive que apertar bem a correia para nao patinar as vezes..

    ResponderExcluir
  43. Colega se o motor está pesado é porque há muita carga no alternador, meça a corrente. Verifique a rotação do alternador.

    ResponderExcluir
  44. Amigo tenho uma palio weekend 98. Troquei a bateria esses dias pois a minha ja nao estava legal. Pois bem trocado a bateria e fazendo teste com multímetro em marcha lenta ele se matem nos 13,8 porem quando a ventoinha liga cai para 13,4 e ligando os faróis altos com a ventoinha ligada cai para 13 ou ate mesmo 12.9. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  45. ola tenhu um gol quadrado ano 1991 motor 1.6 cht
    as escovas sao novar a bateria ta ok mais meu carro nao carrega na lenta quando eu acelero pokinha coisa a mais ele ja começa a carregar sera que posso almentar a lenta para ele carregar parado ou danifica algo no motor

    ResponderExcluir
  46. Adriano, pode ser várias coisas: marcha lenta abaixo do normal, lâmpada piloto com potência abaixo do especificado, rotor/estator recondicionado, regulador de tensão não original, mau contato na instalação.

    ResponderExcluir
  47. Anônimo, a queda de tensão do alternador sob carga é normal. Deve ser levado em consideração que nunca seja abaixo de 12,8 V, onde já passa a faltar energia para alimentar os consumidores e carregar a bateria.

    ResponderExcluir
  48. Boa Noite Aparecido. Tenho um Polo Classic 99 1.8 MI com alternador Valeo. O carro tem 68000kms originais.Como já fui mecanico (carburados) instalei 3 instrumentos digitais para monitorar a pressão da bomba de combustivel, temperatura do oleo e voltimetro.Fiz a ligação pxando positivo e negativo direto da bateria , com rele pos chave no positivo. Depois que o motor atinge a temperatura de funcionamento os instrumentos começam à apresentar variações altas e até mostram a palavra ERRO, mas não congelam.Medindo a tensão na bateria ela esta sempre entre 13,88V à 14,10V. O alternador pode estar com algum problema gerando pico de tensão quando está quente ? Desde já agradecido Marcos Mello

    ResponderExcluir
  49. Marcos você não deixa claro se o erro é em todos os medidores ou um deles e nem onde eles foram ligados para ler a pressão do óleo, por exemplo. A eletrônica do carro é um ambiente cheio de interferências e picos de tensão, isto é normal. Qualquer equipamento que se instale deve atender a esta exigência ou seja estar preparado para suportar as EMI (interferências eletromagnéticas). O que pode ser feito é usar capacitores, indutores adequados na alimentação do instrumento,transar os cabos de alimentação. Veja um rádio/cd para auto ele possui estes componentes na alimentação. O alternador deve ter um capacitor no B+, bobinas de ignição em alguns casos também leva um no 15+. Avalie estes pontos e teste alguns filtros como mencionado.

    ResponderExcluir
  50. Ola,
    Tenho uma Hilux Sw4, fiquei preocupado 2x quando entrei no carro nao havia sinal de energia no painel e o motor nao partiu, abri o capo, mexi no borne da bateria e voltei ao carro e fucionou e o painel se iluminou. O problema e que todas as conexoes estao bem colocadas. Medi a bateria e o alternador e tudo ok, nao sei o que pode ter acontecido.

    ResponderExcluir
  51. Olá, tenho um Gol Bola, motor cht 1.0 Mi. Estava saindo com carro e do nada, o mesmo apagou todo. farol, radio, painel. O Motor parou, como se alguém tivesse tirado a bateria.Logo em seguida, o carro não dava mais a partida, como se a bateria estivesse ariada. Fui socorrido por um eletricista na rua, que fez o teste com um multimetro, e ele disse que o alternador estava ruim. Troquei por um recondicionado na hora, ele isntalou, colocamos a bateria dele, e o carro virou. Tiramos a dele e recoloquei a minha e seguimos viagem. mas logo em seguido o problema voltou.Então ele disse que a bateria estava em curto. Como a bateria estava na garantia, levei na loja e troquei por uma nova(60ah) Coloquei no carro, eu mesmo testei com o multimetro. Com o carro desligado, ela fica com 12,4v. Quado ligo o motor, a tensão cai para 11v. Percebi que saia uma faísca do alternador, e que qdo acelero, a faísca aumenta! O que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  52. Anônimo, possivelmente se trata de mau contato. Você deve desconectar os bornes da bateria e fazer a limpeza para melhorar o contato. Faça o mesmo com a conexão no chassi e na caixa de fusíveis.

    ResponderExcluir
  53. Wallace, terá que revisar o alternador, pode ser mau contato ou curto circuito.

    ResponderExcluir
  54. Tenho um Escort Sapão 93 e o alternador só está carregando a bateria quando o motor ta quente e eu aumento o giro do motor, qual motivo ?

    ResponderExcluir
  55. Anônimo, você quer dizer que com o motor frio está acesa a lâmpada da bateria? a rotação do motor frio está baixa? se aumentar o giro com o motor frio não carrega? Primeiro você tem que considerar que a rotação do motor frio deve estar mais acelerado e após esquentar diminui um pouco. Se tiver abaixo da rotação especificada, então ajuste a rotação. Se após isto o alternador ainda tiver problema verifique se a lâmpada piloto está com a potência correta e não deixe de medir a tensão em todas as situações para confirmar se a tensão de carga é correta, pois a lâmpada pode acender sem que o alternador tenha problema para carregar a bateria.

    ResponderExcluir
  56. Ola amigo! Tenho uma parati 93 gl ap 1.8 e ela começou a falhar na hora de ligar, na terceira vez que virava a chave ela pegava, o alternador estava ruim entao o troquei, mas minha bateria descarregou denovo e o carro nao pega! Nao sei oq é, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  57. Bárbara, há várias interpretações e falta detalhes do que acontece realmente, vejamos alguns: ao virar a chave para a posição de partida e o motor de partida vira normal e o motor não pega ou não tem força para virar o motor do carro? vira a chave e só houve estalos e não vira o motor de partida? vira a chave e nada acontece e a luz do painel permanece normal ou se apaga? Presumindo que seja algo relacionado a bateria descarregando, seria melhor ~certificar se a bateria não está com defeito, se o alternador está em ordem e se não existe consumo com o carro desligado (corrente de fuga). Peça a um autoelétrico para fazer a avaliação, não vale a pena substituir peças sem testes.

    ResponderExcluir
  58. Fernando Florentin4 de setembro de 2014 20:24

    Parabéns pelo blogue! Você poderia me exclarecer:moro em sítio e tenho uma roda d'água que roda 21 RPM. Queria saber se dá pra adaptar um alternador de carro nela para carregar uma bateria para acender umas lâmpadas 12 volts à noite? Se não tem a rotação mínima, será que existe algum alternador especial pra esse fim?

    ResponderExcluir
  59. Fernando o alternador inicia a geração com 1300 rpm, porém sem potência. Para obter a potência de pelo menos 2/3 da capacidade na placa precisa de pelo menos 2000 rpm. Se for possível multiplicar a rotação através de polias daria para usar. O ideal seria um gerador de baixa rotação. Lamento mas não conheço a existência de alternador específico para este fim.

    ResponderExcluir
  60. Fernando Florentin6 de setembro de 2014 15:45

    Aparecido, muito obrigado pelas inf. Esqueci de dizer uma coisa:Essa roda d'agua obtém 21 rpm com uma bomba d'água instalada nela, a qual vou tirar, acredito que aí essa roda vai obter mais rpm.Vou pesquisar sistemas de polias e geradores de baixa rotação. Grande Abraço

    ResponderExcluir
  61. Boa Noite,

    Solicitava a vossa melhor colaboração na resolução de meu problema com o alternador de uma mitsubishi L200 de 1997, sucede que a luz da bateria e o óleo estão sempre acesas, já troquei as placas reguladoras de tensão, as luzes apagam e o alternador volta a carregar, passado pouco tempo volta a acender as luzes e o alternador deixa novamente de carregar a bateria, troquei o rotor do alternador e o problema mantêm-se, que posso eu fazer para resolver o problema definitivamente.

    Obrigado pela colaboração.

    Nuno

    ResponderExcluir
  62. Nuno, o que tem a ver a luz do óleo com a do alternador? Você mediu a tensão do alternador? Testou o alternador fora do veículo? Pode ter falha na fiação ou conexão a massa. Você deve testar o circuito ponto a ponto para encontrar a falha: medir tensão do alternador, simular uma lâmpada por fora para testar o alternador ou levar o alternador a uma bancada de teste, testar as conexões para o painel. Talvez você precise do circuito elétrico deste veículo para seguir o circuito e realizar os testes.

    ResponderExcluir
  63. Aparecido oliveira tenho uma palio weekend de um tempo pra cá quando funciono ela de manhã e vou acelerar o motor dar uma falhada e a rotação do motor cai para quase 500 rpm isso quando ela não apaga e percebi que na hora da falha a lampada do teto da uma queda quando firma a aceleração a lampada volta ao normal levei no eletricista e ele reforsou o positivo mas o problema continuou oque pode ser

    ResponderExcluir
  64. Bom meu amigo queria saber como faço a instalaçao do alternador numa bancada. Eu ja tenho o tudo montado mas nao estou sabendo fazer a ligaçao dos cabos pro teste voce poderia me passar como faço esta ligaçao muito obrigado.. Nr

    ResponderExcluir
  65. Nr, depende do alternador que está testando. Basicamente você deve ligar o negativo da bateria no negativo do alternador (pode ser a carcaça p/ alt. não isolado) e positivo da bateria no positivo do alternador (borne B+ ou IG), lâmpada de sinalização em L, C ou 61. Além disso deve ver que tipo de regulador usa para ver se vai precisar fazer mais alguma conexão. veja post sobre regulador multifunção. Para outros fabricantes você pode encontrar no catálogo do fabricante as informações de ligação do regulador de tensão.

    ResponderExcluir
  66. Anônimo, se você seguir nesta linha de raciocínio deverá testar a queda de tensão tanto no positivo como no negativo da bateria e alimentação do módulo de injeção e ignição. Reapertar é um tiro no escuro, mesmo que esteja certo nunca saberá se tocou no lugar que realmente tem problema. Quanto a iluminação é normal que haja alteração, ao cair tanto a rotação o alternador corta a geração e a tensão cai. Me parece que o carro falha ao acelera frio: Pode ser falta de combustível ou de ignição. Revise velas, bobina, cabo. No sistema de combustível: pressão e vazão da bomba, pulverização dos injetores, etc.

    ResponderExcluir
  67. Olá Aparecido! Muito clara a sua matéria. Mas me tire uma dúvida.
    Estava com meu carro parado na garagem e notei que quando acelerava até uns 2mil rpm e ligava o ventilador por ex. (principalmente na velocidade 4) notava que a intensidade das luzes da cabine enfraqueciam, mas quase que instantaneamente voltavam a funcionar normalmente. Mas a grande preocupação é: quando acelero e mantenho o pé a 2 mil rpm e ligo o ventilador a rotação cai pra 1,8 - 1,9 rpm. Já na marcha lenta não se manifesta nada. Já limpei o corpo de borboleta pra ver se notava alguma diferença e nada... O que pode ser? Voyage 1.6 11/12

    ResponderExcluir
  68. Anônimo, uma nova geração de alternadores usam o regulador de tensão multifunção, e ligar uma carga alta ele corta a geração por alguns segundos e recupera em seguida.Se é assim, então não tem nada errado com o carro. Quanto a rotação do motor é normal ter queda ao ligar carga, e para voltar a rotação desejada terá que acionar um pouco mais o acelerador. Na marcha lenta esta compensação é automática e fora deste regime tem que ser compensado com o pedal acelerador.

    ResponderExcluir
  69. Ah sim! Não sabia disso. Fico mais aliviado então. Muito obrigado Aparecido!

    ResponderExcluir
  70. Amigo possuo um peugeot 207 1.4 8v no qual ja foram feitos todos testes de sensores , injecao , trocado velas , testado bobina etc... e nada desconfiaram agora do alternador...

    Veja bem , meu carro esta parado em marcha lenta com todos consumidores ligados menos o ar condcionado ,com o multimetro na bateria nota-se que a voltagem cai para 13 e logo para 12 , e fica ocilando entre 12.6 e 12.3 , e qnd da o pico para 12.3 o carro quase morre !se tiver com ar condicionado ligado dae sim ele morre com tudo , ar cond. + ventoinha e ele morre, meu problema é que em dias quentes quando entra o segundo estagio da ventoinha com o ar ligado o carro morre ao tentar sair no sinal , parece que falta energia... sera que é alternador? ja botei bateria nova de 60 amperes , limpei bicos , troquei velas , testei bobina , passei 2 scanners que nao apontaram erro em atuadores ou sensores , esta tudo ok... ou vc acha que pode ser aterramento? o engraçado é que qnd liga pouca coisa , o regulador de voltagem funciona pode aumenta a voltagem pra equilibrar alguns consumidores , mas qnd entra a ventoinha ele abre as pernas... oque vc acha? obrigado

    ResponderExcluir
  71. Colega, como pode ver pelo post, os valores medidos estão anormal. É preciso determinar a causa do problema, mede diretamente no alternador para ver se a tensão está diferente (14 a 15 Volts) se isto ocorrer teu problema está nos cabos ou em alguma conexão. Se o valor é igual ao da bateria (baixo) verifique se a correia do alternador/polia não está patinando e se necessário o alternador.

    ResponderExcluir
  72. bom dia
    tenho um bora 2009 estou usando uma bateria de 65 freedom na frente e uma estacionaria de 115 pro som so que ja notei que elas estao esquentando mesmop com o carro desligado,sera que e o alarme que esta fazendo esquentar ou tem alguma coisa roubando corrente

    ResponderExcluir
  73. Anônimo, você fez conexão permanente das baterias em paralelo? baterias de diferentes capacidades e cargas diferentes ligadas em paralelo tende a manter circulando a corrente entre elas para se equalizar.

    ResponderExcluir
  74. Caro amigo medindo a minha bateria
    carro desligado = 12.7v
    carro ligdo = 13.9v
    so que fica dando uns picos para baixo, tipo 9, 10,7, 11, o que pode ser? aterramento?

    ResponderExcluir
  75. Carlos se você está medindo a tensão nos polos da bateria com o motor parado e está acontecendo esta variação, então o problema é interrupção interna na bateria. Substitua a bateria.

    ResponderExcluir
  76. Tenho corsa 1999 deixei o ar ligado por uns temppo derrreppente elemorreu e nao pegava mais eu virava q chave e nem acendia a luz do painel so o farol depois de im tempo voutou ao normal o qie pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  77. Eduardo, pode ter havido isolamento da alimentação elétrica externo ou internamente da bateria. Cheque/limpe os bornes da bateria, caixa de fusíveis, conexão a massa (aterramento)no chassi do carro.

    ResponderExcluir
  78. Olá Aparecido, gostei do seu blog e estou com o seguinte problema: tenho um Diplomata 87 4.1 álcool. Ele usa uma bateria de 70 Ah e tem alternador original que foi recondicionado, claro. Ele em marcha lenta mede 13.8v, acelerando chega a 14v. Porém se a ventoinha liga seja pelo A/C ou pela cebolinha cai a 12v. Se ligar farol na lenta chegou a 11.7v. A luz do painel não acende forte, mas fica fraquinha. Se na lenta eu ligar os faróis vai a 13.5v. Será que é a ventoinha, fios, ligações? Pode me ajudar? Obrigado, Tadeu.

    ResponderExcluir
  79. Tadeu, se a rotação do alternador está em ordem e não patina a correia. faça um teste de potencia do alternador e medição da corrente de consumo para saber se o problema é o alternador ou existe excesso de carga. É comum estes alternadores não ter muita potencia em marcha lenta, entretanto isto pode descarregar a bateria. Para não ter problema deveria manter acima de 13 Volts mesmo com estes consumidores ligados e em marcha lenta.

    ResponderExcluir
  80. Aparecido, obrigado! Eu estiquei a correria novamente e medi, mas realmente não patina. Levei pro auto - elétrico e vamos ver. O carro é todo original e não tem nada além do que veio de fábrica, mas. .. muito obrigado e parabéns pelo trabalho. Abraços, Tadeu.

    ResponderExcluir
  81. Aparecido, boa tarde. Precisou trocar placa e regulador (onde ficam os diodos, tinha 3 de 6 quebrados), mas mesmo assim, na lenta, ao ligar a ventoinha a voltagem cai. Ao acelerar a voltagem sobe. Está lá de novo. . . Vamos ver agora.

    ResponderExcluir
  82. Aparecido, boa noite. Peguei o carro, na lenta com a ventoinha marca 12.6v e gera 20A. Acelerando chega a 40A e 13.2v. Sem a ventoinha, na lenta chega a 14v. Peguei estrada com o ar ligado e está carregando, pois já precisei dar partidas e tudo normal. Até onde eu sei para carregar a bateria precisa de voltagem, 13.5v a 14v, mas diz a elétrica que amperagem também. Já não sei de mais nada! Aguardo seu retorno. Abraços, Tadeu.

    ResponderExcluir
  83. olá. com o carro parado a bateria mede 12.6V. com o carro ligado em marcha lenta mede 13.7V. qnd ligo os consumidores a voltagem fica como descrito por você. o problema é q qnd saio com o carro, ou se eu ficar tentando sair com o carro com o freio pisado (meramente para simular uma condição de rua), ele começa a cair a rotação e perder força. não consigo passar de 30 km/h em algumas vezes. qnd dá esse problema se eu colocar o positivo do multímetro na bateria e o negativo no motor eu pego 13.7V mas com negativo na bateria eu pego 12.5V. o carro fica fraco e n dá pra andar. é intermitente o defeito. pode ser bateria ruim?

    ResponderExcluir
  84. boa noite,tenho uma bmw 525 tds de 1998 e nao tenho tido problemas ate agora.fiquei sem bateria e resolvi ir ao electricista que me disse que o alernador nao estava a carregar,mudei regulador e rolamentos e mediu dava 14,40 montei de novo na carrinha e nao carregava medido na bateria dava 12,55 a descer para os 11,voltei la e ele voltou a tira lo fora e medido na bancada dava novamente 14,40 e nao conseguiu ver de onde era a fuga de corrente que nao chegava a bateria.tem alguma ideia???obrigado

    ResponderExcluir
  85. boa noite,tenho uma bmw 525 tds de 1998 e nao tenho tido problemas ate agora.fiquei sem bateria e resolvi ir ao electricista que me disse que o alernador nao estava a carregar,mudei regulador e rolamentos e mediu dava 14,40 montei de novo na carrinha e nao carregava medido na bateria dava 12,55 a descer para os 11,voltei la e ele voltou a tira lo fora e medido na bancada dava novamente 14,40 e nao conseguiu ver de onde era a fuga de corrente que nao chegava a bateria.tem alguma ideia???obrigado

    ResponderExcluir
  86. Tadeu, é como já havia comentado neste alternador a tensão cai bastante na marcha lenta, podemos dizer que fornece pouca corrente de carga para a bateria e não chega a descarregar. Acelerando aumenta seu rendimento e consequentemente a carga da bateria se for necessário. Realmente um pouquinho mais seria melhor, mas a diferença é pouca e para consertar isto seria obrigado a adaptar um modelo Bosch. Se vai bem assim então tolere.

    ResponderExcluir
  87. Adriano o problema está na conexão massa entre chassi e bloco do motor. Quando você força o motor movimenta e falha a ligação entre chassi e motor. Revise a conexão.

    ResponderExcluir
  88. Paulo, aparentemente o alternador está em ordem. Confirme no veículo se a tensão na saída do alternador se mantem em torno de 14 V. Se alternador mantém 14 V e na bateria em torno de 12V, então existe algo ruim com a ligação entre alternador e bateria. Revise portanto as conexões massa alternador bloco do motor e chassi. Verifique também a linha de positivo entre alternador e bateria. Entretanto se a tensão do alternador cai no veículo pode ser que este tenha falta de potência, rotação baixa, ou há excesso de cargas. Se for este o caso você perceberá que o alternador ficará mais ruidoso e tende a aquecer muito.

    ResponderExcluir
  89. Boa Noite Amigo
    Tenho Um Verona 90 Quando Ligo O Veiculo Ele Não Carrega A Bateria Quando Dou Uma Acelerada Nele Assim Ele Passa A Carregar E Não Para Mais Nem Na Lenta.
    Oque Possar Esta Fazendo Isso?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  90. Wilsandre, os principais motivos para acontecer isto são:
    1 – Potencia da lâmpada abaixo do necessário – mínimo 2 Watts.
    2 – Rotor/estator não original (recondicionado/paralelo)
    3 – Mau contato nas conexões, painel.
    4 – Rotação de marcha lenta abaixo do especificado
    5 – regulador de tensão não original ou mau contato nas escovas.

    ResponderExcluir
  91. Olá. Tenho um Palio Fire e foram feitos todos os reparos no alternador, mas mesmo assim a bateria não dá carga e no dia seguinte fico sem partida no carro. O meu auto-elétrico disse que o defeito pode ter prejudicado e que para o carro voltar ao normal eu tenho que trocar de bateria também. Isso procede?

    ResponderExcluir
  92. Dani existe forma de testar a bateria, verificar corrente de fuga e balanço de carga e mesmo testar a eficiência do alternador. Fazendo isto deverá determinar a causa do problema com segurança. Uma coisa é certa se o eletricista afirma que a falha é da bateria, supõe-se que ele tem certeza, então peça que se comprometa, caso não for não pague.

    ResponderExcluir
  93. Boa noite Aparecido. Tenho um Landau e fiz a troca do regulador de voltagem por um eletrônico compatível. Porém, em marcha lenta a tensão fica superior a 15-16v e ao acelerar, ela cai para os 14-14,5v, isso com ou sem carga. Você já viu problema semelhante? Obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
  94. RLandau já vi situações em que o regulador eletrônico não limita a tensão devido a falta de amortecimento da bateria quando ela está completamente carregada ou desconectada. Outro ponto seria a referência para o regulador de tensão ou a existência de diodo do alternador aberto. A princípio verifique o ponto de referência para o D+/61, teste os diodos de excitação e de potência.

    ResponderExcluir
  95. Boa tarde. Tenho um voyage 9/10 1.6 completo. tive um problema no regulador de voltagem, e troquei. porem no mesmo dia queimou de novo, troquei o alternador/ valeo 90am, e agora ele esta dando mais de 15,00 volts, a bateria esta boa, mais ele fica oscilando mandando mais carga. os cabos estão bons, correia novo, porem esta com esse defeito, oscilando acima de 14,5 com falou ligado, o que poderia ser Aparecido?

    ResponderExcluir
  96. Victor parece que seu problema desde o inicio não é o regulador de tensão. O regulador em muitos alternadores necessita estar solidamente ligado a bateria para que ele consiga limitar a tensão. Talves tenha escapado algo na verificação dos cabos. Se o alternador está com 15 Volts certamente iria sobrecarregar a bateria levando a corrente a um nível alto. Verifique a queda de tensão entre o positivo do alternador e positivo da bateria. Faça o mesmo entre a carcaça do alternador e o negativo da bateria.

    ResponderExcluir
  97. Aparecido, estou montando um carro fora de serie, motor ford 1.4
    estou ligando o altermador direto na bateria e estou usando cabo grosso de 8

    Isto pode ser feito?

    Obrigado Alex

    ResponderExcluir
  98. Alex sem problema com a ligação. A bitola do cabo depende da capacidade do alternador e do comprimento do cabo. 8 mm2 suporta aprox. 60 A sob corrente constante.

    ResponderExcluir
  99. Moro no Japão,possuo umZ subaro legacy 98,99, tenho um problema que nem as oficinas daqui estao encontrando...o motor de partida funciona 7x em cada 10 tentativas.as vezes quando se gira a chave, só se obtem um click vindo do cofre, ja foi constatado que :1 o mecanico disse quexera a bateria, eu a troquei funcionou por uns dias mais voltou a falhar, :2 o motor de arranque, eu troquei e funcionou por uns dias e ai voltou a falhar. :3 o alternador, troquei, o rendimento do carro melhorou, pois falhava um pouco na partida, mais ele ainda sim falha na partida.:minha conclusão,pode ter sido desde o inicio o alternador ruim e ele estragou a bateria nova, porem o charge eye dela marca como se,estive-se boa,no voltimetro interno marca 13.8 v rodando, 12.5 com o motor desligado e acessorios ligados...:pergunta,se a bateria não estiver estragada, o que mais pode ser que deixe o funcionamento do motor de arranque intermitente? I

    ResponderExcluir
  100. Kaskopf, pode ser mau contato em conexões a massa/positivo de alimentação do motor de partida ou da linha 50 (que comanda a chave magnética do motor de partida). Como a falha é intermitente, a eficácia do teste só é possível com a medição da queda de tensão nas respectivas linhas durante a ocorrência da falha. Isto significa que terá que dar partidas até que ocorra a falha e as medições preferencialmente simultânea em todos as linhas. Outra forma menos efetiva e demorada é revisar todas as conexões possíveis: borne da bateria, cordoalha massa entre bateria chassi, motor/chassi, e toda a linha desde a chave de ignição até o motor de partida.

    ResponderExcluir
  101. Olá aparecido. .. Tenho um escort 93/94, dou partida e ele liga normalmente. Só que ao pisar no freio a luz da bateria acende, o que poderia ser...

    ResponderExcluir
  102. Aparecido,gostaria de saber se ao fazer o teste do regulador de tensão e der um valor mais alto(tipo 16 ou 17v),se essa sobrecarga de tensão poderia ser a causa da queima da bobina de ignição? Obrigado

    ResponderExcluir
  103. WG, pode ser que a rotação de marcha lenta esteja muito baixa ou cai ao pisar na embreagem. Observe, se isto acontece se deve a ajustes do carburador ou corretor da marcha lenta. outra causa poderia ser a própria rotação do alternador muito baixa.

    ResponderExcluir
  104. Anônimo, é possível, de qualquer maneira deverá corrigir o problema do alternador/regulador e ainda checar o sistema de ignição quanto a falhas.

    ResponderExcluir
  105. ALEXANDRE DISSE,
    tenho um corsa 99/00, quando dou partida, a luz piloto da bateria não ascende, ae o alternador não carrega, mas ae é só dar uma acelerada, começa a carregar, porém em excesso entre 18 a 19 volts e quando puxo o freia de mão a luz piloto fica mais forte.

    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  106. Alexandre o regulador de tensão não está funcionando, pode estra em curto ou com problemas na conexão. Teste o regulador/revise as conexões do alternador.

    ResponderExcluir
  107. Boa tarde desde já agradeço o blog é muito bom.

    A questão é a seguinte ao me movimentar com a minha carrinha Ford Focus C MAX 2006 ao chegar a uma determinada temperatura entre 75 a 80 graus tenho um pico de 15v que é seguido de uma queda para 13,4 ao que ela antes do pico estava a 14v.

    Acendendo a luz de bateria logo a seguir a esta anomalia, isto acontece todas as vezes que passa essa determinada temperatura.

    ResponderExcluir
  108. Anônimo, verifique as conexões do alternador e à massa. Com carga e motor quente verifique quanto a queda de tensão na linha de alimentação positiva, negativa e D+ afim de identificar qualquer anormalidade. Teste o alternador com e sem carga, pode ser que o regulador de tensão não esteja em ordem.

    ResponderExcluir
  109. Bom dia!!
    Tenho uma Pickup strada Adv 03, o problema dela e o seguinte, tenho um som automotivo nela, "pouco" acima do básico, ele saiu de fabrica com alternador de 120A, mas se fizer alguma viagem (1h por ex.), a noite com faróis ligados e o som já e o suficiente para baixar muito a carga da bateria, a nível de deixar a luz do farol ficar amarelada, já levei em algumas auto elétricas, mas nos aparelhos de teste mostram como funcionamento satisfatório. Oque poderia ser? pois o veiculo ja saiu equipado de fabrica com 4 faróis de milha e ar, deveria manter o som e o funcionamento ja que viajo com os farois auxiliares e ar desligados...

    ResponderExcluir
  110. Flávio, estranho! pode ser que não estão testando devidamente. Veja a carga máxima do alternador é de 80% do que está indicado na placa. O teste deve ser feito na marcha lenta. Se tiver um multímetro/voltímetro faça você mesmo o teste, com o carro funcionando em marcha lenta ligue os consumidores e verifique a tensão sobre a bateria. Se cair para 13 Volts ou menos a carga está acima do limite. Certifique se a marcha lenta está correta ou se correia do alternador não está patinando, isto faz o alternador perder o rendimento e se testar acelerado não irá perceber.

    ResponderExcluir
  111. Ola tenho uma pálio 2000 fire 16v 1.3 e toda vez que ando no carro que o motor esquenta ele não da partida de imediato as vezes apaga as luzes do painel como se fosse a bateria mas só quando esquenta outras vezes fica normal as luzes do painel mas fica demorando na partida

    ResponderExcluir
  112. Olá.Estou com um problema no meu carro no qual fica acendendo a luz EPC e simultaneamente desrregula alguns sensores vitais para um funcionamento normal do mesmo.Ele tem um alternador de 120A onde o profissional da auto elétrica descobriu o cabo do alternador com os pólos frouxos e soldou.Passou de 12,5V a carregar 13,75V em marcha lenta sem consumidores ligados e 13,3V com os mesmos ligados.
    Não deveria estar carregando no minimo 14V a 14,4V?Ele não testou o cabo negativo da bateria!

    ResponderExcluir
  113. ola aparecido to com um baita poblemao eu tenho um fusca 82 1300l ele era gerador e platinado,ai eu comprei um kit com alternador e ignicao eletronica ,aignicao e sistema hall ta funcionando perfeitamente so que o poblema que a bobina esta esquentano muito que chega ate corta ja coloquei 3 bobina nova as tres esquento ai agora coloquei a do gol mi ela esquenta tambem mas nao corta anda normal e outro poblema que com a bobina do gol mi a caxinha da ignicao ta esquentano tambem me da uma luz ai nao sei mas o que fazer

    ResponderExcluir
  114. Carlos primeiro a bobina anterior é a correta para este sistema (097 ou similar - veja post)? Se é então revise o sistema para ver o que está errado. Pode ser que o aquecimento seja normal ou se anormal pode ser a tensão do alternador muito alta, teste. Como pode ver no post e comentários a do gol Mi não é correta, o funcionamento fica melhor por que está mascarando a falha real. Como digo sempre um erro nào conserta o outro.

    ResponderExcluir
  115. Anônimo, pode ser normal se a bateria está com pouca carga. O valor sobe a medida que a bateria fique bem carregada. Por outro lado pode ser testado a queda de tensão no circuito positivo e negativo entre alternador e bateria. Quanto a lâmpada EPC, assim que resolver esta questão revise o sistema para ver o que está errado, sugiro que comece scanneando o módulo e testando os componentes relativos a esta função: pedal acelerador, corpo de borboleta, interruptor de freio e embreagem, etc.

    ResponderExcluir
  116. Boa noite meu amigo eu tenho uma Blazer 2000/2000 2.2
    Ela fica muito parada quiser não ando nela dou partida e troco o óleo dela de 6 e 6 mês
    Então o que eu queria saber tem poblema dela estragar porque fica parada?

    ResponderExcluir
  117. Roni, é difícil dizer até que ponto é ruim, é pior parado do que em uso. A gasolina parada muito tempo se deteriora e pode formar borras prejudicando o sistema, os pneus parados na mesma posição são prejudicados, etc. O que está fazendo está certo, frequentemente deve funcionar o motor e se possível andar um pouco, substituir ou gastar o combustível velho (usar gasolina aditivada ajuda), substituir o óleo frequentemente, etc.

    ResponderExcluir
  118. Bom dia .
    tenho um astra 99-00. levei no eletricista pois a bateria não estava caregando no carro.
    ele trocou o regulador de voltagem e disse que esta gerando normal. só q continua a bateria descarregando. Não quero levar novamente nele sem saber o q pode ser.
    vc pode mim ajudar?
    tbm quando estou andando apaga e acende o painel como se tivesse cortado a energia e ligado.

    ResponderExcluir
  119. Tenho uma Nova Ecosport 2013, a já tive problemas com a bateria 3x, na primeira o carro tinha aproximadamente 1 ano e meio de uso, e sem dar sinal algum a bateria ficou sem carga depois de parar o carro em um supermercado por aproximadamente 30 minutos, deixei o carro e retornei mais tarde com outro veículo para fazer uma ponte, antes tentei dar partida e o carro pegou sem dificuldade, uma semana depois o carro apagou completamente na rodovia a 100 Km/h, por sorte o painel apresentou algumas mensagens de erro ABS com defeito, Sistema de tração desativado e direção elétrica endurecida em seguida apagou o painel e desligou o motor tudo aconteceu em poucos segundos.
    Levei na concessionária em garantia que condenou a bateria Moura e trocou em garantia por uma nova, oito meses depois ocorreu novamente o mesmo defeito, já estou na 3° bateria nova, por minha conta medi a tenção na bateria e tudo parece normal 14,4V ligado, 13,20 desligado.
    Será que as baterias da Moura estão tão ruins assim???

    ResponderExcluir
  120. Rodinei, não parece ser problema de bateria, acredito que falta se dedicar mais a este caso. Parece mais um problema elétrico intermitente. Eu faria uma revisão geral em conexões massa, caixa de fusíveis, etc.
    Revise também sua instalação, tipo corrente de fuga, acessórios que tenha instalado posteriormente como alarme, levantador de vidros, etc.

    ResponderExcluir
  121. Roubaram o som do meu carro e após isso qd ele está ligado acende a luz de bateria e se desliga e qd acende o farou ou até msm o ar ele se desliga muito rápido se alguém souber o que

    ResponderExcluir
  122. Uma dica painel acende ,luz de bateria quando pisa na embreagem e ele afoga ?
    Gol quadrado 92

    ResponderExcluir
  123. Danilo, parece que ele morre em marcha lenta! pode ser que a marcha lenta esteja muito baixa, mistura desajustada, ponto de ignição, falha de ignição, o motor fica "fraco" para sustentar a marcha lenta.

    ResponderExcluir
  124. Olá amigo, meu nome é Anderson e Tenho um Gol 1.0 16v 2000. Parei na garagem a noite com ele funcionando normal. Bati na chave pela manhã e ele pegou normal. Fiz um trajeto de alguns km, parei e desliguei o carro. Quando bati achave ele nem girou o motor, não deu nada. Coloquei uma betaria moura 60A nova e o carro voltou ao normal. Agora, menos de 1 mês da compra da bateria nova ocorreu novamente o problema. Pode ser problema do relê de ignição, em fim. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  125. Anderson é simples, para saber se é bateria ou não basta medir a tensão da bateria com um multímetro durante a partida. Se ela está descarregada deve dar uma carga e repetir o teste. Se for aprovada no teste continue pesquisando , verifique também a corrente do motor de partida e a queda de tensão nos cabos (cabos com problema costuma esquentar na partida). Meça ainda a corrente de fuga que pode descarregar a bateria, principalmente quando fica um tempo sem usar o carro. Enfim tem que fazer uma série de medições para diagnosticar a causa, não basta sair trocando qualquer coisa que pareça ter problema sem que se faça uma avaliação.

    ResponderExcluir
  126. Olá, Aparecido. Troquei placa diodo, porta escovas, regulador de voltagem, isoladores dos parafusos +, testei estator, bobinas, etc do meu alternador Delco Remy. Quando fui instalar no carro, conectei o fio positivo e ao conectar o fio negativo, saiu faiscas no parafuso. Desmontei, revisei e testei na bancada. Quando ligo os fios da bateria para o alternador, continua saindo faiscas. Isso é um curto?? Onde??
    Agradeço sua ajuda. Abraços. Carlos

    ResponderExcluir
  127. Carlos um curto circuito franco é considerado quando circula uma alta intensidade de corrente que produz aquecimento excessivo e quedas bruscas da tensão no seu caso da bateria. Uma faísca pode ser proveniente de um consumo controlado de algo que está ativo como regulador de tensão , por exemplo ou uma carga de efeito capacitivo. Avalie a intensidade da corrente para classificar este consumo, e se está sob controle faça a medição para determinar a procedência. Poderia ser corrente de fuga em algum diodo ou mesmo do campo (rotor) por ter um regulador ligado indevidamente.

    ResponderExcluir
  128. Professor muito boa tarde. meu nome é Carlos e tive o prazer de ser seu aluno na auto eletrônica.
    Durante a partida a tensão da bateria não pode ficar abaixo de 9v certo? li recentemente que nos veículos equipados com regulador comandado pela central o valor da tensão não pode ser inferior a 10,2v se não o carro não pega.
    O senhor pode me explicar o motivo, caso a informação tenha procedência.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, é um prazer ter-lo por aqui. Note que fiz algumas observações quanto ao teste de tensão da bateria durante a partida. Vou reforçar o que disse, é recomendável fazer o teste da bateria com equipamentos adequados que possa medir sua resistência interna, carga armazenada, capacidade de corrente de partida, etc. Apesar de simples a bateria requer testes complexos apoiado a normas como a ABNT. O uso do multímetro comum é deficitário para este teste, veja que ainda sugerí um teste com o osciloscópio, o que seria um pouco melhor. Também o resultado pode ser melhor com um multímetro que registre a tensão mínima, porém ainda seria ruim perante a complexidade do teste que necessita uma bateria. Usar o multímetro como recurso mínimo e para diagnóstico prévio é válido. Em caso de dúvida terá que submeter-la a testes conforme previsto na norma ABNT ou outra ou usar um equipamento especial destinado a esta. Quanto ao valor tolerado para testar com o multímetro, depende da complexidade do sistema eletrônico do veículo. Para bateria nova e completamente carregada não deveria ser inferior a 10, 5 V segundo referências de alguns fabricantes. Baterias com um certo tempo de uso, possuem desgastes e nem sempre atingem a carga completa, dificilmente te dará este valor. Neste caso e quando não exista efeitos negativos para o sistema eletrônico e deficiências para o motor de partida, poderia ser tolerado, portanto com ressalvas é claro, 9 a 9,5 Volts como indicador mínimo o qual não atribuiremos um defeito de bateria ou falta de carga. Apesar disso, te digo que já presenciei casos em que mesmo em tal condição a bateria introduzia falhas no sistema eletrônico e teve que ser substituída.

      Excluir
  129. Olá. Estou instalando um alternador bosch 45A 9120080120 do fiat prêmio 1.5 92 em minha Chevrolet C-10 1972. Aparentemente ele está carregando 13,5V já com o contato D+ ligado (luz do painel - pós chave, qual desliga ao funcionar o motor). Tenho dúvida se realmente preciso ligar o terminal B+ também, pois verifiquei que ele permanece energizado (+) sempre, mesmo com a ignição desligada.. Estou certo? Obrigado pela ajuda! Att, Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, o D+ está correto, serve para excitação e supervisão de funcionamento do alternador. O B+ é a ligação a qual irá carregar a bateria e alimentar o circuito do carro. Como está ligado ao positivo da bateria não será cortada a energia mesmo com o carro desligado. nada anormal até aí.

      Excluir
  130. Sr. Aparecido muito boa noite. Eu tenho um opel signum que por estes dias assim que arranco e ainda com o carro a frio as luzes exteriores e interiores do carro começam a piscar assim que o automovel ganha um pouco de rotação. As luzes antes de apagarem nota-se que aumentam a intensidade e logo de seguida apagam por decimos de segundo e voltam a acender fazendo isso com mais intensidade quando rodo a direção ( acho que a direção é elétrica) e quando ligo o desembaciador do vidro traseiro. Ja me falaram nas lampadas traseiras mas ja mudei todas e ate ja experimentei a desligar os dois farois por completo e o probelma continua. So para de fazer isto quando o motor aquece :s Pode ajudar-me sff? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, está um pouco confuso! pode ser uma instabilidade no fornecimento de energia ou uma queda de tensão no circuito. Certifique-se que a rotação do motor em marcha lenta está correta e fica estabilizada. Se isto não acontece a geração do alternador ficaria irregular. Tenha em conta que a rotação do alternador tem que ficar estabilizada - poderia estar patinando a correia ou a polia girando no eixo. Se isto estiver em ordem verifique a tensão na saída do alternador, terá que permanecer estável dentro do valor tolerável (13,5 a 14,5 Volts). Se apesar de rotação estável variar a tensão seria melhor medir a corrente para diferenciar uma falha do alternador de um problema de sobrecarga ou curto circuito. Faça medição de tensão sobre a bateria e também medição da queda de tensão nos cabos positivos e negativos entre alternador e bateria, carcaça do alternador e negativo da bateria, bateria e caixa de distribuição/fusível. Se não encontrar nada anormal inverta a ordem dos testes começando a testar desde a lâmpada que está variando até a fonte de energia, passando por caixa de fusíveis, conexões, bateria, alternador.

      Excluir
  131. sou o Sandro tenho um alternador e fez o teste na bancada esta carregando 14,2v e no carro ele não carrega. sera problema no alternador ou nas fiações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandro se funciona na bancada, tem que funcionar no carro. Verifique as conexões da excitação.

      Excluir
    2. Obrigado Aparecido Oliveira boa dica

      Excluir
  132. Boa Noite, eu tenho um Gol Geração 3 do ano 2005 e estou com um problema, acontece que quando eu desligo o carro e deixo a bateria conectada e tento ligar no outro dia ele não liga, liga apenas empurrando. Quando eu desligo o carro e retiro o polo negativo e volto no outro dia e conecto o polo, ele funciona normalmente, sabes me dizer qual o problema?

    ResponderExcluir
  133. Emmanuel, o problema parece ser de fuga de corrente. Por acaso instalou alguma coisa recentemente? Para confirmar terá que medir o consumo de corrente com tudo no carro na condição de repouso (desligado). Algo está ficando ligado ou tem consumo/fuga acima do normal. Pode ser um alarme, levantador de vidros, som, alternador defeituoso, curto na instalação, etc. veja como medir a corrente de fuga no post http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2010/08/corrente-de-fuga-e-descarga-da-bateria.html

    ResponderExcluir
  134. Bom Dia Aparecido meu carro é um gol g5 com ar condicionado de fabrica, seguinte o meu alternador que esta hoje não é o original do veiculo pois esse deu problema... Tem um outro no lugar, mas não conheço amperagem dele nem nada só usei e agora ele esta oscilando. minha bateria é de 60a Moura novinha pois me disseram o problema ser da bateria agora com ela nova o problema torna acontecer novamente fiz outro teste e agora constata o problema de oscilação na alternador não esta carregando a bateria. Preciso saber se eu colocar um modelo de 90 amperes original claro recebe no meu carro com bateria de 60a? Modelo gol g5 2008/2009 com Ar condicionado som básico convencional, e agora com kit farol de milha xenon 6000k instalado. Aguardo.!

    ResponderExcluir
  135. E queria saber se posso colocar um alternador de 90a e qual melhor tem o de 12v e o de 14v? também porque são tantas coisas detalhes, gol g5 completo com arcondicionado direção hidraulica travas eletricas vidros eletricos nas 4 portas som convencional, kit farol de milha xenon instalado 6000k. bateria 60a moura. Estou prestes a comprar um alternador mas são tantos modelos que a pessoa se perde se o amigo puder me ajudar qual modelo sendo original bosch ou valeo para arcondicionado claro agradeceria.! o consumo do meu carro máximo chega a 35, 38 e minimo 32 miliamperes/hora é normal? os padrões indicam 30. Aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silas deixei a resposta no outro comentário seu. Acrescentando aquí, 12 se refere ao sistema e 14 V é a tensão de referencia de carga, ambos querem dizer a mesma coisa. Quanto ao alternador consulte uma concessionária VW ou catálogo do fabricante do alternador. Sim tem um monte de alternador, más somente dá certo aquele indicado pelo fabricante.

      Excluir
  136. Bom dia,

    Muito agradecido pelo post,
    tenho uma dúvida, tenho um fiat punto de 1995, pus uma bateria aparentemente nova (estava num quintal a algum tempo), o carro desligado acusa 12,4 V, Ligado acusa 14,4V.

    Com o carro desligado, quando dou meia volta á chave na ignição, a bateria começa a descarregar até aos 9 V, estará avariada a bateria? ou completamente descarregada?

    Agradeço muito toda a atenção disponibilizada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno se não cai abaixo de 9 volts durante a partida, está normal. suponho que vira bem o motor de partida. Quanto a carga é só deixar funcionando pelo menos meia hora que recupera a carga.

      Excluir
  137. Bom dia, primeiramente queria agradecer por tantas informações disponibilizadas. Meu problema é o seguinte: tenho um new civic, que funciona normalmente com o AC desligado. Se ligar o AC, o carro fica muito fraco. Analisando, cheguei as seguintes medições: com o carro desligado, bateria ta com 12,6V; Com o carro em marcha lenta: 14,4V; Até aí tudo bem, bateria boa e alternador carregando. Acontece que ao destravar as 4 portas a tensão cai para 13,5, chegando a da uma trepidação no carro. O mesmo ocorre ao acionar o AC, a cada entrada do compressor/vetoinha o carro fica tremendo e, se estiver com os farois ligados, os mesmo dão uma diminuída. Gostaria de saber o que pode ser isso. Como posso verificar a queda de tensão com o multimetro? Estou suspeitando do regulador de tensão. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, "algumas causas podem ter relação com o problema e outras com os efeitos que ele produz" (Hishikawa - especialista em análise de problemas). O segredo é saber separar-los. O comportamento do alternador está normal. O sistema de controle do motor deve manter a rotação estável e isto não está acontecendo. Pode ser que isto ocorra por efeito da estabilização ou excesso de carga. Eu aprofundaria a análise com foco na primeira hipótese. Verifique a limpeza do corpo de borboleta, sinal de referencia para marcha lenta, sensor de carga, fuga de ar na admissão, limpeza dos injetores, pressão de combustível, sinais de carga do ar, etc.

      Excluir
    2. Muito obrigado. É normal a tensão cair para perto de 12v, com o carro funcionando e todos o consumidores ligados (ar, farol alto, pisca, desembaçador etc)? Ou o alternador deveria compensar todos os consumidores e manter a tensao em torno de 14,4v?

      Excluir
    3. Não Bruno, veja o item 4 do passo de teste. Se cai abaixo do valor dado como ok pode ter excesso de consumo, falta de rotação no alternador ou alternador com defeito/baixa capacidade.

      Excluir
  138. Oi tenho uma captiva 2012 troquei a bateria e o regulador do alternador, a tensão varia muito chegando a 12,7 as vezes e a 14,8 e normal essa variação?

    ResponderExcluir
  139. Tenho uma captiva 2012, troquei a bateria após descarregar e cheirar ácido, troquei tbm o regulador do alternador, a tensão varia 12,7 e as vezes 13,8 chegando a marcar 14;7 e normal está variação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beta veja o roteiro no post, para cada situação existe um valor correspondente e a tolerância indicada.

      Excluir
  140. Bom dia tenho uma toyota corolla 1200 ano 1976 a algum tempo quando dou ignição a luz de avisador de CHG fica sempre acesa o que pode ser tenho um corta corrente no carro. Bateria é nova será o alternador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você quer dizer lampada de carga do alternador? faça a sequencia de teste do alternador.

      Excluir
  141. Ola amigo parabéns pelo site,perfeito,então é o seguinte eu tenho um verona ap 1.8 90 fui ligar ele pela manhã normal quando ele estava já uns 5 minutos ligados a luz da bateria do painel começo a piscar e começou a falhar parecendo q acabo a gasolina e não pega mais,a luz não acende mais, e o carro não pega mais de jeito nem um,tirei a mangueira do carburador dei a partida saiu gasolina normal pós de volta,uma vez me deu um problema parecido era o cabo negativo da bateria apertei o parafuso na lataria acabou o problema,mas dessa vez isso não resolveu,só q eu tirei a tampa do filtro do carburador e pós gasolina dei partida o carro pegou e depois morreu porque tinha acabado a quantidade que pós,ai que fiquei mas perdido ainda mas porque não foi a quantidade q tem no tanque? sendo q já fiz o teste e tem,a bateria esta ok 12,00 a parte elétrica do carro funciona tudo ok,tirei as velas e cabos,rotor testei a resistência com multímetro estão perfeitos,regulador de voltagem é novo fiz o teste do positivo da bobina junto da bateria acende o painel mas a luz da bateria não acende,o que vc acha q possa ser? desculpa pelo texto amigo,abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. colega está bastante confuso. Para que não se perda, faça os testes por parte e somente passe adiante quando não restar dúvida. Primeiro determine se o carburado está com a cuba cheia, acelerando verá que a bomba de aceleração deve injetar gasolina.
      Segundo: se não falta combustível vá em frente e verifique se tem centelha. Painel não acende, então a chave de ignição não está ligando ou está com mau contato. Se alimentou a bobina direto da bateria e acendeu o painel significa que a chave não ligou mesmo. Painel ilumina e lampada do alternador não acende tente "aterrar" o D+ do alternador para testar o circuito. e assim por diante.

      Excluir
  142. Oi aparecido tenho um Escort xr3 88 que ficou parado a 3 anos.coloquei bateria nova.so q se eu passar mais de 2 dias sem ligar a bateria na pega o carro.hj qd faço a chupeta ela funciona mas qd desligo ele nao pega novamente. So c o cabo da chupeta.fiz o teste da bateria e ela marca 12.4 .pode ser o capacitor do alternador? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz só você pode me responder se é o capacitor. É simples: teste o mesmo, se não tiver como fazer-lo deixe-o desligado. Algo não encaixa no seu comentário: quando dá partida e tem problema, o motor de partida vira? Se a bateria está descarregada, auxilia com outra bateria, para o motor, é claro que não vai funcionar se não deu carga suficiente. Testou a voltagem da bateria dando partida?

      Excluir
  143. Oi. Tenho uma ranger 05 e o alternador dela ta esquentando com o carro desligado, esta imantado (todas as partes de metal do alternador atraem metal como um ima) alem de descarrega a bateria. Que problema será q causa td isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega verifique se a linha 15/lampada para o alternador não está permanentemente ligada. Se não for problema no chicote, provavelmente o alternador está com diodo ou regulador de tensão em curto. Faça os testes necessários para saber onde está o problema.

      Excluir
  144. Boa noite! tenho um escort xr3 motor ap 1.8 a alcool, de vez em quando com o motor quente eu ligo o carro e a luz da bateria fica acessa e a rotação da marcha lenta fica boa.. quando dou uma aceleradinha a luz apaga e a marcha lenta fica ocilando. o que pode ser??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maximilliam, possivelmente quando tem a marcha lenta normal e a lâmpada acesa é porque o alternador não está gerando. Ao acelerar inicia a geração e o consumo/carga da bateria atua como um freio para o motor fazendo a marcha lenta oscilar. Possíveis causas para o alternador: rotação baixa do motor em marcha lenta (deve ser 850 a 950 rpm), correia do alternador patinando ou polia com diâmetro maior que o normal, lâmpada piloto com potência abaixo da especificação, componentes do alternador não original (rotor, estator, regulador de tensão) ou defeituoso. Quanto a oscilação da marcha lenta pode ser um defeito no sistema de controle da marcha lenta do carburador/injeção ou sobrecarga elétrica devido a descarga intensa da bateria e ou consumidores ligados.

      Excluir
  145. Amigo, tenho um Peugeot 408 2011/2012 com 50 mil km rodados, todas as revisões feitas. Há algumas semanas, ele começou a apresentar um aviso no painel de instrumentos "CARGA DA BATERIA OU ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA DEFEITUOSA". Levei a um auto eletrico e me recomendaram trocar a bateria apos um teste rapido onde o tecnico me disse que o alternador estava ok. Troquei a bateria (por uma nova de mesma amperagem - 60a) e poucas horas depois, a mensagem apareceu novamente no painel. O que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, se não é bateria e nem alternador sobrou para o sistema elétrico: mau contato em conexões, sobre carga por aumento de consumidores não previsto ou algum componente defeituoso. Sugiro que reavalie o sistema com alguma oficina que pode fazer o teste do sistema de gestão de energia completo inclusive reavaliar o alternador e circuito. Caso tenha instalado algum acessório não original ou lâmpadas de maior potência no farol é melhor desligar para avaliar.

      Excluir
  146. Ola aparecido, bom dia!
    Tenho um gol 1.6 1992, estava tudo nos mal, mas depois de passar em um buraco ele ficou acendendo a luz da bateria quando aperto a embreagem, pode me ajudar? Também ta vazando óleo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega se a rotação do motor cai ao acionar a embreagem, então isto justifica o acendimento da lâmpada, pois a geração do alternador cai ou para momentaneamente. Pode ser outro problema também. De qualquer maneira precisará de check up de um profissional, a mesma coisa para o vazamento de óleo. Se você se dispuser a investigar o vazamento, a primeira coisa é lavar/limpar o motor para facilitar pois isto tem que ser feito visualmente.

      Excluir
  147. Boa tarde !
    Preciso de uma ajuda
    Tenho uma Pampa 82 1.6 a ÁLCOOL
    Não consigo descobrir o que esta fazendo a bobina de ignição esquentar
    Ela começa falhando até morrer e o motor so liga quando ela esfria novamente
    Já realizei todos os teste, e estar tudo "certo" já levei em vários eletricista e todos dizem que ta tudo certo .mas a bobina cotinua esquentando
    já substitui a bobina por 3 vezes
    troquei todo o conjunto ,distribuidor ,cabos de vela ,rotor ,tampa distribuidor bateria ,alternador , comutador ,inclusive o chicote de ignição com fio resisto .
    verifiquei todo chicote a procura de curto
    O alternado troquei 2 vezes ,primeiro coloquei um do scort e por ultimo coloquei um alternador moderno do corsa 55 amperes .
    no 15 da bobina ta chegando 12,5 volts com a chave virada mas com motor desligado .
    já na lenta ta chegando 14.5 volts no 15 da bobina .
    Minha pampa nunca teve fio resistor ne resistor e nuca deu esse problema .esse defeito se deu quando um curioso mexeu na parte elétrica dela.
    Já to quase desistindo dela ,se tiver alguma ideia por favor me ajuda !


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, quase sempre as coisas são mais simples do que imaginamos. Faça por parte e não troque peças se não tem certeza de que tenham problemas. Bobina esquenta? quantifica isto, está certo que há excesso de temperatura, dá para segurar na carcaça ou queima a mão? Faltou dizer o mais importante: Qual é a bobina que está montada? está correta para o módulo do carro? Tem algum tipo de bloqueio/alarme na ignição? mediu o ângulo de permanência da bobina? testou ou revisou a conexão a massa do módulo para o negativo da bateria? Qual é a tensão do borne 1 da bobina em relação ao negativo? revisou os conectores quanto a mau contato? Os testes foram feitos quando o defeito estava presente? Será mesmo que é um problema de ignição, como chegou a esta conclusão? Poderia ser afogamento do motor por excesso de combustível ou defeito da bomba? reveja estes pontos.

      Excluir
  148. Bom dia Sr Aparecido ,primeiramente gostaria de agradecer sua atenção
    vamos lá
    bobina utilizada 067 Bosch
    A bobina esquenta a ponto de não conseguir encostar a mão
    não existe nenhum modulo de segurança ou alarme instalado na ignição.
    O motor foi todo feito recentemente e na ocasião foi subsistido a bomba de combustível e carburador .
    em relação aos testes irei repeti-los e volto a postar ,pois não recordo dos valores.
    Desconfio que deva ser excesso de voltagem no 15 da bobina,
    com a chave virada,e com motor desligado, chega 12,5 volts no 15 da bobina .
    com o motor funcionando na lenta ,chega 14,50 volts no 15 da bobina .
    Parece que a bobina ta trabalhando com voltagem direta do alternador .
    Irei repetir os teste e retornarei em breve

    Desde já obrigado !

    Junior




    ResponderExcluir
  149. Bom dia, aparecido, vc saberia informar qual a média de corrente que um eletroventilador de condensador ou radiador consome ao ser acionado? Meu new civic, ao acionar o ar ocorre uma queda muito grande na tensão fazendo o carro tremer. A tensão está em 14,3 e ao acionar o ar cai para 12,8 e volta para 14,2. Fiz o teste desligando o conector do eletroventilador do condensador do AC e, assim, ao acionar o AC a queda é quase nula, não ocorrendo a tremedeira no carro. Suspeito que o eletro está consumindo uma corrente muito grande quando é acionado ao ligar o AC. Vc saberia informar essa média de corrente, que pode ser considerada normal? Se ajuda, o fusível do ventilador do condensador do AC é de 20A e o fusível do ventilador do radiador de 30A. Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega o consumo é em torno de 15 a 25 Amperes. A questão é: o alternador cai porque a rotação cai ou seria devido a uma sobrecarga elétrica /mecânica. Ao ligar o AC muitos componentes são acionados e sem fazer medições em cada um destes pontos não poderá determinar a origem do problema. Outros fatores que deve levar em consideração: bateria defeituosa, falta de potência no alternador, curto circuito na instalação.

      Excluir
    2. A rotação não cai. Cai apenas a voltagem. Ao ligar o AC é acionado o eletro do condensador. Levei o carro numa assistência da moura aqui na cidade para fazerem um teste na bateria. O teste foi feito, e impresso um papel onde dizia que a bateria estava boa, mas, apesar disso, o técnico mostrou um dado de CCA e disse que a bateria estava ruim porque o CCA medido estava em 341, e o CCA da minha bateria é de 300. Ele disse que estava em 341, pq o carro estava quente, mas quando esfriasse cairia abaixo de 300. Te pergunto: essa questão do CCA não diz respeito apenas a corrente de partida? Pode, realmente, ter alguma influência com o funcionamento dos consumidores (A/C) com o carro funcionando? Essa questão desse CCA cair ao esfriar é verdade? Pra mim se o CCA está acima do que vem escrito na bateria tá ok, não? Como já troquei muitas peças desse carro, sem resolver o problema, não queria ter q trocar a bateria e continuar da mesmo forma. Já n sei mais o que fazer.

      Excluir
    3. Colega, e a tal tremedeira que menciona? qual é o defeito que reclama afinal? Leia sobre reguladores de tensão multifunção, acho que seu carro não tem problema. Se ocorre uma queda rápida e recupera em seguida é uma função normal do regulador. Experimente testar ligando o farol. E se der ouvido a tudo que te falam vai trocar tudo no carro.

      Excluir
  150. Oi eu tenho uma esteira eu usava ela em 110wolts agora eu quero usar em 220 daí coloquei transformador e queimo.está escrito assim 110/220v será q é bivolt? Daí em baixo diz para trocar a rotação trocar os fios pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. colega você está usando um autotransformador. Se entra com 110 vai sair 220 ou vice versa. Só precisa ligar o 110 nos fios corretos. A queima pode ter ocorrido por dois motivos: ou foi ligado errado ou a potência do trafo que usou é baixa para sua máquina. Verifique a potência da máquina (Watts ou amperes de consumo) e compre um trafo preferencialmente de potência maior.

      Excluir
    2. Se tem esta indicação a máquina deve ser bivolt, aí não precisará de transformador siga as instruções do manual ou na etiqueta da máquina para fazer a ligação para 220 Volts. Em caso de dúvida consulte um eletricista.

      Excluir
  151. Ola ,queria qe esclarecer umas duvidas bati a traseira do meu carro e ele se apago geral pega só com chupeta medi a bateria ta dando 16.3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega não sei que carro é o seu, talvez a batida do carro não tem nada a ver com o problema. Mas se pega com outra bateria só pode ser mau contato nos bornes da bateria do carro, defeito interno da bateria ou ela está descarregada. Se o valor medido foi com o motor funcionando sua bateria ou o circuito está interrompido, se foi com o motor parado há algo errado na medição.

      Excluir
  152. Boa tarde
    Preciso de ajuda para determinar onde está a avaria.
    Tenho uma Peugeot 406 2000 HDI do ano 2000 e de vez em quando o alternador não carrega. Esta avaria pode-se manifestar durante 2 min, 2 horas ou 2 dias e depois andar normalmente durante 7 ou 10 dias.
    O alternador que está montado no carro é um Valeo TG15C115 com 150 amp com dois terminais, um B+ e um D+.
    Fiz medições com um multímetro e uma lâmpada de provas que foram as seguintes

    Motor Parado Multímetro Lâmpada de Provas
    Bateria 12.31 V
    B+ c/ Pos B+ c/ Pos Desligada
    B+ c/ Neg 12.31 V B+ c/ Neg Ligada
    D+ c/ Pos D+ c/ Pos Ligada
    D+ c/ Neg 0 V D+ c/ Neg Desligada

    Motor Parado c/ Ignição Ligada Multímetro Lâmpada de Provas
    Bateria 12.06 V
    B+ c/ Pos B+ c/ Pos Desligada
    B+ c/ Neg 12.04 V B+ c/ Neg Ligada
    D+ c/ Pos D+ c/ Pos Ligada
    D+ c/ Neg 0 V D+ c/ Neg Desligada

    Motor a Trabalhar Multímetro Lâmpada de Provas
    Bateria 13.66 V
    B+ c/ Pos B+ c/ Pos Desligada
    B+ c/ Neg 13.71 V B+ c/ Neg Ligada
    D+ c/ Pos D+ c/ Pos Desligada
    D+ c/ Neg 13.69 V D+ c/ Neg Ligada

    Motor a Trabalhar c/ Avaria Multímetro Lâmpada de Provas
    Bateria 11.51 V
    B+ c/ Pos B+ c/ Pos Desligado
    B+ c/ Neg 11.50 V B+ c/ Neg Ligado
    D+ c/ Pos D+ c/ Pos Ligado
    D+ c/ Neg 0 V c/ oscilações D+ c/ Neg Desligado

    O que pretendo saber é se a avaria está no alternador ou no circuito eléctrico do carro pois já me disseram que está no alternador mas também já me disseram que está na ignição.
    O meu mail é victorbarbosa1962@gmail.com
    Agradeço desde já toda a ajuda que puder prestar-me.

    ResponderExcluir
  153. Victor é impossível dizer onde está o problema, a não ser que seja um adivinho ou um sortudo para acertar no chute. Digo sempre isto, tem que fazer teste, e pelo que fez ainda não pode afirmar nada. Não precisa e não deve desligar nada, siga os passos como no post, basta deixar o multímetro ligado na bateria ou na saída direta do alternador. Pelo que diz a falha é intermitente, portanto se testar quando ela não existe, é óbvio, estará tudo correto. Dica: testar direto no alternador, só quando o defeito estiver presente. Assim estará determinando se a falha é no alternador ou no circuito. Isto exige paciência. Se quiser poderá fazer algumas verificações, como: retirar o regulador para ver se não é desgaste de escovas, seguir toda a extensão do fio D+ para ver se não existe algum ponto que possa entrar em curto com o chassi, revisar conexões B+ e D+ desde o alternador ao painel/bateria.

    ResponderExcluir
  154. ola tenho um fiat uno 95 . e o alternador nao estava gerando. mandei arrumar, foi trocado rolamentos e regulador de tensão, a bateria e nova 5 meses de uso. e ainda assim nao gera carga a voltagem com o carro leado ou desligado e a mesma. att Wisley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wisley, se o alternador está em ordem, terá que examinar se está ligado corretamente e se o fio da lâmpada não está em curto. Para testar o fio da lâmpada: desligue o fio do D+ do alternador e ligue a chave de ignição - a lâmpada da bateria, no painel, tem que ficar apagada. Se ok, ligue no D+, tem que acender. isto está acontecendo?

      Excluir
  155. Boa noite, me chamo Arilo, tenho um Kadett GSI 94, coloquei uma bateria nova, pois a antiga estava muito velha, essa bateria nova nao sei oque acontece mas ela nao segura carga se eu deixar o carro desligado por 2 dias... acretido que o alternador funciona, pois quando saio no carro eu costumo ligar meu som em volume alto e ela nao descarrega. mas com o carro desligado ela descarrega sozinha, tenho um GPS no carro mas ele tem bateria interna. Desde já agradeço. Se puder me ajudar... Meu wpp 85 996386109

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arilo, você deve testar o sistema elétrico: verifique se não está esquecendo nada ligado como lâmpada no porta mala, espelho ou porta luvas. Medir a corrente de fuga te dará maior controle da situação, há três post sobre este tema na tag sistema elétrico. Não havendo problemas certifique de testar a bateria e alternador.

      Excluir