Diagrama de ligação para as unidades de comando de ignição TZ-H: 0 227 100 142
Borne 1 - Para o borne 1 da bobina de ignição
Borne 2 - Negativo bateria - chassi
Borne 3 - Para o distribuidor de ignição borne (-) do sensor Hall
Borne 4 - Alimentação B+, borne 15 da chave de ignição.
Borne 5 - Para o distribuidor de ignição, borne (+) do sensor Hall
Borne 6 - Para o distribuidor de ignição borne, borne sinal (0) do sensor Hall
Veja também:
Solucione defeitos medindo a corrente da bobina
Porque a bobina de ignição esquenta e queima
Ignicao transistorizada hall x angulo de permanência
olá Como funciona o controle de tempo de carga do Módulo TZ-H? na tabela da bosch não consta angulo de permanência
ResponderExcluirE o Módulo TFI dos motores EEC IV gol até 97 como ele controla o tempo de carga?
normal a 2000rpm = 20° a 30°. Depende da rotação e tensão da bateria. É controlado para manter a corrente da bobina em aprox. 5,5 Amperes e limitado no máximo a 65°. Veja o link http://aparecidooliveira.blogspot.com/2009/12/ignicao-transistorizada-hall-x-angulo.html
ResponderExcluirNo TFI é parecido. No CFI Me parece que o tempo é fixo aprox. 3 a 4 ms.
cara muito bom seu blog eu trabalho com manut de pesados e sei que merda é kkkkk
ResponderExcluirvc por a caso nao teria a tabela de cod de falhas do cargo pra me ceder?
lcssto@gmail.com
se puder me dar uma luz eu agradeco
abraço
Ola companheiro. Que bobinas asfalticas Bosch sao compativeis com esse modulo tsz-h??? É o mesmo que TZ-H nao é? Procurei na internet toda e nao achei e caí no seu site, que por sinal ta muito bem feito.
ResponderExcluirMe ajuda?
Grato! e bom dia!
PS: compativel com 9 220 081 097?? ou 9 220 081 067? e a 077?
O módulo tsz-h é o de 6 pinos e o TZ-H é um de 7 pinos em linha. Para o tsz-h pode ser usado a bobina 9220081 077.
ResponderExcluirBom dia, Aparecido! Depois de ler o seu blog (muito bom por sinal), fui olhar o meu módulo e percebi q apesar de ser de 7 pinos, so tem 6 fios (o primeiro da esquerda ta isolado, acho q é o Tach/rpm), há algum problema nisso? Outra coisa, tenho tido muito problema de bobina esquentando, depois de um tempo andando no carro, preciso estar esfriando a bobina pro carro ligar, pois desliga sozinho. Tenho um buggy com motor 1600 e com sensor hall e gostaria de saber se a bobina 097 é melhor q a 077 para o meu caso? Obrigado! Abraço!
Excluirestá usando a bobina errada, tem que ser a 097.
ExcluirAparecido, parabéns pelo Blog..
ResponderExcluirEstou com duvidas sobre uma adptação que fiz no meu Fusca.
Comprei um Kit de Ignição eletronica com HAll, nele veio um modulo 7 pinos, Distrubuidor com sensor Hall e Bobina do Gol MI.
Levei o carro em um Auto-eletrico onde foram feitas as alterações necessarias para instalação deste modulo, porém percebo que em baixas rotações (marcha lenta) o modulo de ignição aquece muito. Existe alguma informação sobre temperatura de trabalho deste modulo? A Bobina adequada a este Kit é a do GOL MI?
Fiz um Teste utilizando uma bobina Master Blaster II utilizando pre resistor e a temperatura do Modulo parece um pouco menor mas ainda muito quente... Obrigado!
Cláudio não existe informação de temperatura máxima do módulo, a montagem em uma superfície metálica vai irradiar bem o calor. A bobina correta para este módulo é a Bosch de final 097 ou similar. A do Gol não trabalha sobrecarregada e durará pouco.Mesmo limitando a corrente, com uso do pré-resistor, por ex., o ângulo de permanência aumenta muito e sobrecarrega a bobina e o módulo..
ResponderExcluirAparecido, obrigado pela resposta... encomendei uma Bobina final 097 Bosch, pois neste final de semana la se foi o modulo de ignição ele simplesmente colou na forração onde é fixado. Obrigado!
ResponderExcluirAparecido, parabéns pelo Blog.
ResponderExcluirQual a diferença entre a bobina final 097 e a do Gol MI? O que vc quis dizer com trabalhar sobrecarregada?Pelo que vc disse a do MI não deve ser utilizada com o TZ-H final 142, certo?
Hugo, a bobina 097 é do tipo cilíndrica, asfáltica, cuja indutância do enrolamento primário permite alcançar cerca de 6 Amperes a 8 milissegundo. A bobina do Gol Mi é do tipo transformador, plástica, cuja indutância permite atingir cerca de 6 Amperes a 3,5 milissegundo. Não deve ser utilizada com o módulo TZH porque este mantém a bobina ligada por até 10 milissegundos, sobrecarregando termicamente a bobina, quer dizer, aumentando a temperatura de trabalho e causando a queima da bobina ou módulo de ignição. Veja o post http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2012/03/adaptacao-de-bobina-de-ignicao-mito-x.html te ajudará a entender mais este problema.
ResponderExcluirAparecido, obrigado pela resposta.
ResponderExcluirExiste algum módulo equivalente ao TZ-H 142 que possa ser utilizado junto a bobina do MI? Entendo que a bobina do MI é melhor pois possui tempo de carga menor que a 097, atingindo os mesmos 6A em 3,5ms...
Obrigado
Hugo eu não conheço.
ResponderExcluirEstou jcom um modulo de ignição com 7 pinos e um distribuidor de sensor hall com 2 terminais, consigo liga-lo. como faço?
ResponderExcluirPara não ficar duvidas, Carlos, me informe o número de referência do módulo e do distribuidor. Sensor hall de dois pinos não existe.
ResponderExcluirPrezado,
ResponderExcluirEstou com problemas com meu Uno Mille 92/93. O carro está sem tensão na bobina, não dá a partida. Acho que o problema é na unidade de comando ou no sensor de rotação.
Pergunto:
A unidade de comando para essa Uno é a mesma que aparece aqui, já que o sistema é o mesmo(hall) TZ-H? É esse mesmo código?
A bobina no carro é final 091 e não acho outra igual. As lojas informam que posso utilizar a de final 067, é isso mesmo?
Comprei um sensor de rotação (genérico) que fica no corpo do distribuidor, Nele só aparece três terminais sem fio nenhum. Veio com um saquinho e um líquido. É "cola" ou algum produto para melhorar a resposta elétrica, tipo pasta para dissipador?
Como posso verificar esse assunto?
O avanço é ligado por uma mangueira aonde? Verifiquei que está rompido. Pode ser isso também??
Sds,
Marcelo Ramalho
Marcelo o sistema de ignição original do Fiat Uno usa a bobina de ignição 091. A bobina 067 não serve para este sistema. O que você comprou na verdade é o módulo de ignição que vai fixado na base ao lado do distribuidor. Note que há dois pinos na bobina geradora de impulso montada dentro do distribuidor que deve plugar em duas ranhuras na lateral do módulo. O saquinho é uma pasta térmica para passar na superfície de alumínio do módulo/base do distribuidor para melhorar a dissipação de calor. Vou publicar foto e detalhes de ligação para veja melhor. O sistema original é indutivo.
ResponderExcluirAparecido,
ResponderExcluirObrigado pela resposta. Só tenho ainda duas dúvidas:
O módulo que compre só tem uma entrada de tomada de 0 pinos e mais nada. Não tem como ligar a bobina do distribuidor. É assim mesmo? Não deveria ter como ligar a bobina?
Aonde eu ligo a mangueira do avanço a vácuo no carburador?
Sds,
Marcelo Ramalho
Marcelo, você está usando o distribuidor original? Quanto a peça que comprou tem um número de referencia? marca? a única forma de eu saber de que peça está falando é se me der estas referencias ou me mandar uma foto por e-mail!!!
ResponderExcluirEsse Pino 7 não conectado, seria para colocar o conector do conta-giros ? Pois pus no negativo da bobina e não funcionou... Existe a possibilidade de o módulo queimar se conectar o fio que leva o sinal do conta-giros ali ? pois fiz o teste e o módulo parou de funcionar.
ResponderExcluirObrigado e parabéns pelo blog e explicações didáticas !
Anônimo, existe uma classificação para sinais de rotação conhecida por TN e TD.
ResponderExcluirTN se trata de um sinal analógico e pode ser um sensor indutivo ou mesmo o pulso do borne 1 da bobina. TD se trata de um sinal digital tipo 0-1 geralmente com nível alto em 5 ou 12 Volts. Lembre-se que o contagiro tem que ser compatível com o pulso senão não vai funcionar. O pino 7 deste módulo é um TD, um espelho do sinal do sensor Hall, provavelmente ligado internamente na etapa de formação de pulso do módulo. Poderia ser usado para sinal de rotação TD de outros módulos ou até conta giros compatível com sinal digital. Existe sim a possibilidade de danificar o módulo se excede a capacidade de corrente desta saída. Geralmente a resistência (impedância) da entrada de sinal de um conta giros é muita alta seja ele do tipo TD ou TN, dependendo do aparelho que você usou ou o tipo de ligação que fez ou algum teste com caneta de polaridade, por exemplo, pode ter sobrecarregado a etapa de excitação e inutilizado o módulo. Fácil saber coloque o multímetro na saída do pino 7 em relação ao negativo e gire o distribuidor: tensão alta no Hall saída TD baixa e vice versa. Se tiver ok até aí e ainda não funcionar deve ter comprometido a etapa seguinte do módulo.
Boa noite Aparecido,
ResponderExcluirPrimeiro parabéns pelo blog.
Tenho um fusca com módulo de ignição telefunken 191905351B e bobina kw12V 067 e um pré resistor de 1,6 ohms.
O problema era que o carro estava falhando e com um cheiro típico de combustão incompleta.
Inicialmente verifiquei a carburação mas estava tudo certo, troquei também velas e cabos, mas continuou tudo igual.
Comecei a verificar a compatibilidade do módulo com a bobina, mas não consegui chegar a nenhuma conclusão.
Qual a bobina correta para este módulo? Precisa de pré resistor e qual valor?
Caso possa me ajudar agradeço muito.
Gilvan, a bobina correta para este sistema é a 097 e não deve usar pré-resitor.
ResponderExcluirBoa tarde caro sr.sou muito grato con sua pessoa pois aprendi muito con suas aulas
ExcluirDeu o abençoe
Sim
ExcluirBoa tarde caro Sr.
ExcluirGostaria saber se tem otras numerações de bobina para este digo módulo fóra a 097
Pois estou usando uma 40 54 é vi que a Kombi apresenta fallas já 55 kilómetros por hora posso substituir por uma 067 poruns dias até achar a 097?
amigo meu escort 1.0 motor cht cortou a faisca já troquei bobina modulo e o distribuidor paralelo com ferie a fiação do jeito q vc comentou em outros assunto.com a caneta de polaridade testei ta tudo serto porem o fio de sinal do distribuidor não ta dando nada o defeito ta ai mais como q arruma?
ResponderExcluirAnônimo, o pino central do distribuidor deve fazer o led piscar ao girar o distribuidor. Se isto não acontece Certifique-se que o sensor do distribuidor receba tensão entre os pinos positivo e negativo (12 Volts. se estiver correto a alimentação a causa da falta de sinal deve ser o sensor do distribuidor ou o fio central está em curto circuito com o positivo ou a massa. Se faltar 12 Volts para alimentar o distribuidor teste a continuidade do chicote fio positivo e negativo. Faça o teste passo a passo pois é fácil de se enganar. Qualquer novidade faça seu comentário. Note que desconectando o distribuidor e pulsando o pino central a massa deve ter centelha na bobina.
ResponderExcluirAparecido parabéns pela iniciativa e pelo tempo gasto em responder as perguntas do colegas, que por sinal deve ser a de muitos, como eu. kkkkkk
ExcluirEstou com o mesmo problema do Gilvan, o carro ñ tem acerto de jeito nenhum. Acredito que agora resolva, vou trocar a 067 por 097 e retirar a resistência em paralelo com o 15 pra ver se o fusquinha trabalha melhor.
Obrigado. Att: Soso.
Aparecido tenho um fusca 1300 e coloquei o sistema tz-h mas o funcionamento ñ está 100% ja fiz de tudo e descobrir que o meu problema possa ser o mesmo do Gilvan. Vou trocar o 067 pelo 097. Alem disso tu acha que preciso trocar tbm os cabos de velas e as velas por outro específico para este sistema de iginição?
ResponderExcluirTroquei ha pouco tempo ( 1mês) os cabos e velas para o o fusca 1300 Ano 79.
Correto anônimo, o sistema TZ-H exige a bobina 097. Os cabos devem ser de boa qualidade, use os recomendados para a Kombi que leva este sistema e motor ar.
ResponderExcluirTenho um distribuidor hall e modulo TZ-H de 7 pinos o pequeno, comprei a pouco tempo a bobina 097 Bosh substituindo a do GOL MI mesmo assim o meu modulo esta fervendo demais, ja troquei de bobina e chicote tbm o que pode ser amigo?
ResponderExcluirColega o módulo esquenta! quanto?? Para saber se há excesso de temperatura é preciso medir. O que você pode fazer: Montar-lo em um local fresco e em contato com o chassi para dissipar o calor. Medir o angulo de permanência para averiguar se não existe problema de carga (20 a 30 grau a 2000 rpm). Permanência alta, checar quanto a queda de tensão no positivo e negativo da bobina (pode existir mau contato), comum após ter sido usado a bobina do gol.
ResponderExcluirParabéns pelo blog. Tá me dando um luz na reformada minha kombi 74.
ResponderExcluirRecentemente retirei as velas da kombi para uma verificada. No retorno das mesmas o carro virava mas não ligava. Dei uma olhada no combustivel, carburador, estando tudo ok. Parti para eletrica. Para te situar, a kombi está com sistema hall bosch TSZ-H 142. A bobina é bosch, prateada, tão antiga que não dá para ver os números. Fiz um teste direto na bateria e deu uma centelha mínima, nem sempre acontecendo. O distribuidor também é bosch. Além de antigo, está pintado e não da para ver os números. Está bem maltratado, a tampa encaixa em qualquer direção. O que me guia são as presilhas. Apesar de todos esses fatos, a kombi ligava sem problemas. Não sei se é agravante mas o distribuidor não tem avanço e o carburador (pic 30) tem, mas esta tampado.
Considerando que a bobina não esteja boa, penso em comprar uma Bosch 097, própria para o módulo 142, como você indica. Minha dúvida está na compra do distribuidor. Olhando pela internet (ainda não rodei as autopeças), só vejo os kits com distribuidores chineses ou bosch remanufaturados. . Existe algum de qualidade boa. Ou se fosse Bosch, qual seria. Ou volto para o esquema platinado? Muito obrigado. Grande abraço
Olá Aparecido,comprei um gol 87 AP com módulo tsz-i ccr de 7 pinos,ele tá com uma bobina bosch sem pino e,pelo tempo,sem numero tbm somente KW 12V gravado embaixo(provavelmente a 067,pois a correta no caso seria a 077(com pino)correto?).Com a chave ligada tá vindo 12,6v na bobina(sinal que não tem fio resistivo,correto?).Estou querendo dar um trato legal nele e acabar com essas "gambiarras".
ResponderExcluirA duvida é a seguinte,qual a vantagem do sistema de ignição hall em relação ao indutivo tsz-i ccr? Pois já li muita coisa na net,uns dizem ser muito melhor outros que é a mesma coisa.
Por favor,gostaria de uma explicação simples(pois sou leigo),mas ao mesmo tempo bem detalhada(se tiver como);pois já que vou mexer to pensando em colocar algo melhor.
Qual é sua opinião sobre esses sistemas?
Obrigado
Para o seu sistema o correto é a 077. Para um leigo eu diria que um atleta correria uma maratona e o não atleta talvez metade, porém no inicio da corrida ambos poderiam manter o mesmo rítimo.
ResponderExcluirA vantagem de usar um sistema TZH é: maior disponibilidade de alta tensão na partida e em todas as faixas de rotações. Isto traduz em vida mais longa para as velas e melhor combustão devido a maior disponibilidade de energia em regimes que não seria coberto pelo se comparado ao que está usando. Considerando que se respeite as características técnicas e de manutenção não há diferença entre um e outro em termos de queima, ou seja "não há como queimar mais o que já está queimado". Com o uso cabos, velas, rotor, tampa, se deterioram e sugam a energia da bobina levando a falha de combustão. Também perdas de eletricidade na alimentação da bobina causariam o mesmo problema. Co o sistema TZH estas perdas afetariam menos a combustão.
Aparecido, é engraçado o mistério que envolve essas peças eletrônicas. Tenho um Gol 93 AP a aproximadamente 5 anos e ele utiliza o sistema hall, com o módulo THZ (esse da foto lá em cima). Quando comprei o carro, notei um pequeno vazamento de óleo, e ao procurar a fonte do vazamento, cheguei na bobina cilíndrica, que ainda era original. Decidi troca-la e na loja especializada em peças elétricas o balconista me sugeriu utilizar a do Gol MI 2 pinos(código F 000 ZS0 104)pelos inúmeros benefícios que apresenta. Aceitei e instalei no carro. De lá pra cá já rodei uns 60 mil km e nunca apresentou problemas, nem a bobina nem o modulo aquecem e tudo normal. Só agora que deu um problema e queimou o sensor hall do distribuidor, mas entendo que não há relação coma bobina. Pudera também o carro está com 180 mil km. Estive pesquisando a respeito e cheguei até seu blog, que por sinal achei ótimo. Fica o relato e o mistério, que para muitos apresenta grandes problemas e comigo deu tudo certo.
ResponderExcluirMarcelus, agradeço seu comentário, é oportuno para que se possa agregar mais detalhes sobre este tema. A verdade é que a indutância da bobina do gol MI é próxima da bobina original e pode dar certo sim, porém vale lembrar que existem outros fatores que influenciam no funcionamento, como: a tensão do sistema de carga, a resistência total do circuito primário ( da bobina, fios, interruptor e conexões). Estes fatores associados a troca adicionam desvios que colocam o sistema fora dos limites tolerados. No seu caso com certeza estes fatores estão com tolerâncias que permitem que o sistema opere satisfatoriamente, ainda que não sejam ideias. O que acontece em geral é que ao fazer a adaptação se esquecem destes detalhes, inclusive na maioria das vezes isto é feito para mascarar as falhas existentes, e as consequências são as piores. Reluto em recomendar esta aplicação por algumas razões: - não posso me responsabilizar por algo que não foi testado em sua plenitude. - não é recomendado pelo fabricante da bobina. - pelo fato de não ver estes inúmeros benefícios para arriscar uma aplicação que distorce o funcionamento ideal. Estes benefícios aparecem em geral ao mascarar falhas existentes. As duas situações quando em perfeitas condições técnicas os benefícios x problemas é algo questionável.
ResponderExcluirBom dia Aparecido, muito bom o seu blog. Adaptei um kit de ignição eletronica com distribuidor hall e bobina do mi no meu fusca 1500. apos varios problemas de falhas no motor o modulo queimou e em seguida a bobina. coloquei a 097 bosch e o modulo original telefunken que consegui no desmanche. o carro funciona perfeitamente durante 20 min aproximadamente e depois apaga. fixei o modulo da ignição com pasta termica de computador no chiqueirinho.
ResponderExcluiro distribuidor não é original bosch, ainda é o do kit. tenho um outro modulo da magneti mareli que funciona direto sem falhas mas da um tranco quando liga o motor e um faz um barulho esquisito quando liga a chave. o que pode estar acontecendo, qual a sua dica pois é um pesadelo que não acaba mais ? abraço
Anônimo, pelo que diz o módulo do desmanche está com problema. Precisa identificar agora a causa do mau funcionamento atual. Verifique se a montagem do distribuidor está correta (coloque o motor na marca de PMS na polia e verifique se o rotor do distribuidor está alinhado com o pino da tampa do distribuidor cil. 1 ou 4), verifique se a tampa e rotor do distribuidor estão em bom estado de funcionamento, confira o ponto inicial de ignição, verifique se cabos e velas estão em bom estado, teste o angulo de permanência e alimentação da bobina, confira conexões a massa. Não sei o que quer dizer com tranco e barulho esquisito? mas se manter a linha no diagnóstico será identificado a causa.
ResponderExcluirOlá amigo, tenho um fusca com o módulo hall telefunkem, bobina 077 bosch e distribuidor bosch. O amigo acha que e preciso trocar a bobina pela 097? A 077 funcina bem ate agora, levando em consideração que coloquei o módulo recente. Obrigado.
ResponderExcluirWhesley a bobina correta é 097, usar esta vai alterar o tempo de carga (aumenta o ângulo de permanência) e tende a aquecer demais. Já tive caso em que a bobina aquecia bastante e ficava difícil de pegar a quente logo após a parada do veículo e voltava a funcionar normalmente após 5 minutos. É difícil prever o que vai acontecer mas posso citar que a bobina tende a durar menos e ao entrar em curto tende a queimar o módulo. Te digo isto porque já teve que trocar o módulo e seria prudente manter a originalidade, seria perda de tempo insistir com o erro e ter que fazer teste para saber se a bobina não está afetando.
ResponderExcluirObrigado Aparecido. Já troquei a bobina e parece que o carro pega com mais facilidade. Esse módulo telefunkem 191905351b então é o correto? Vi um usado da bosch 0 227 100 142. É a mesma coisa? Ou um é melhor que o outro. Obrigado pela atenção. Abraço.
ResponderExcluirWhesley os módulos telefunken e Bosch são similares, tanto faz um ou outro.
ResponderExcluirAparecido Oliveira, comprei o kit de ignição eletrônica para o meu fusca. Distribuidor com sensor hall, bobina do Gol Mi e módulo de ignição de 7 pinos. Fiz todas as ligações, o carro ligou com o motor frio e funcionou por alguns minutos até apagar. Percebi que o módulo de ignição tinha esquentado e queimado. Comprei outro, um MTE Tomson 7097, ele funcionou por bem mais tempo, mas percebi que também esquentou. O que poderia ser? preciso colocar uma resistência no positivo da bobina? Conferi com o multímetro o positivo pós ignição com o carro desligado e chega 12,05v, com o carro ligado 11,8v. Pensei que poderia ser normal esquentar, mas o motor deu algumas falhadas depois de um tempo.
ResponderExcluirObrigado!
Jonathan veja no post porque a bobina queima e os respectivos comentários sobre este tema. resumo: bobina incompatível com o sistema.
ResponderExcluirBom dia aparecido tenho um gol modificado turbo e comecei a ter muitos problemas de falha neste carro esta uma bobina de mi de dois fios magneti marelli de cod BI0016MM C313 A caixinha é uma de 7 fios grande de numero 9220087011 305905351.1 bosh ate onde dei uma olhada seria o sistema tsz i com ccr e 7 fios onde o 1e3 vao para o distribuidor sem contar q os fios estao uma bagunça sera poderia me auxiliar
ResponderExcluirColega, como pode ver nos post relacionados a ignição, a bobina não é compatível com este módulo. Você deve refazer/reparar o chicote, usar a bobina correta para este sistema (Bosch KW077) e testar a alimentação da bobina (positivo e massa do módulo) para ver se o erro anterior não causou danos como mau contato e defeito na chave de ignição.
ResponderExcluirAparecido, instalei um kit de ignição eletrônica com hall e meu módulo é parecido com esse da foto de 7 pinos da marca MQ estou usando a bobina do Mi, percebi que a mesma está esquentando muito mas não chegou a parar o carro e o módulo também está esquentando um pouco! Pelo que andei lendo no seu blog( aliás parabéns pelo mesmo!) tenho que usar a bobina 097 da Bosch é isso mesmo? Isso irá resolver meu problema de temperatura? Pois já não aguento mais comprar bobina(rsrs) um abraço.
ResponderExcluirIsso mesmo Jordan. Se continuar com a bobina do Mi terá problemas, só não dá para saber quanto vai durar. Quanto a esquentar, um pouco sempre esquenta, mas sem exagero.
ResponderExcluirAmigo, parabéns pelo trabalho. Pode me ajudar? Estou adquirindo um modulo de ignição telefunken 7 pinos para wv 1300, distribuidor hall e bobina mi, ambos boch. alguma dica?
ResponderExcluirElton, como pode ver acima já respondí algo similar, a bobina não é recomendada para este módulo. veja os comentários de decida se quer correr o risco.
ExcluirAparecido, nota 1000 este teu blog! Está me ajudando muito. Você posta as informações com propriedade.
ResponderExcluirSabes me informar se a bobina de ignição cilíndrica Asfáltica (Bosch 097) tem posição de trabalho?
Pois adquiri uma capela de motor onde a fixação da bobina faz ela ficar na vertical, e na minha capela de motor anterior (danificada no local onde fixa a bobina) ela ficava inclinada.
Li em um fórum de Bugreiros que a Bobina tem posição de trabalho. Sabes dizer se está informação procede?
Eu comecei a usar a Bobina do Gol MI 2 pinos em 2013, mas percebia que esquentava demais, e de uns tempos pra cá o carro morria derrepente. então li seu blog e mudei a bobina este mês
Desde já agradeço pela atenção.
Configuração no meu fusca 70:
Modulo Bosch 142
Bobina Bosch 097
Distribuidor com sensor Hall 3 pinos
Fernando, não existe restrição de posição para montagem desta bobina Bosch. Espero que tenha normalizado, em todo caso é bom revisar o chicote elétrico para se prevenir de danos causados pela montagem anterior.
ExcluirOlá senhor,to com problema sério,gol mi apenas a alcool, 8v o pinto e 6 ou 9 graus, tem que colocar no OT, no volante,ou buscar o número do grau???
ExcluirGiba há duas maneiras de fazer: terá que visualizar com a pistola estroboscópica a marca de 6 ou 9 graus no volante ou ajustar o indicador da pistola para 6 ou 9 graus e visualizar o OT.
ExcluirAparecido gostaria de agradecer pela sua boa vontade em compartilhar valiosos conhecimentos e pela sua paciencia tmb . Li tudo sobre ignição aqui no seu blog e me foi muito esclarecedor para entender os problemas q enfrento dando manutenção em buggys e veiculos antigos . Já senti no bolso o que é deixar a chave ligada qnd se usa bobina de gol com modulo de 6 fios , nunca tinha ouvido ou lido nada tão concreto e plausivel sobre o uso da bobina de gol e apartir de hj se chegar aqui eu mando tirar na hora . ja perdi modulo bosh , mareli e gaus , tudo culpa do sabichão q inventou q bobina de gol em buggy é melhor . ja salvei aqui nos favoritos e qnd precisar ja sei onde pedir socorro . abraço amigo .
ResponderExcluirobrigado Delon, é muito bom seu comentário para reforçar o quanto é ruim esta prática danosa e tão difundida. É incrível como uma coisa errada ganha tamanha dimensão. estou as ordens. Um forte abraço.
ExcluirOlá, boa tarde Aparecido, parabéns pelo blog, está perfeito e tem ajudado a muitos resolverem seus problemas envolvendo ignição eletrônica. Se puder me ajudar, minha dúvida é a seguinte: Tenho um Passat 87, que usava, originalmente, o sistema de ignição eletrônica com o módulo de 6 pinos (carcaça de alumínio), distribuidor original com chicote de 2 fios, bobina asfáltica KW12 (9 220 081 056), além do fio resistivo (laranjado) que vai ligado junto com um fio preto, do chicote original, no borne 15 (positivo pós-chave) da bobina.
ResponderExcluirEsse sistema retirei e estou usando atualmente o sistema de ignição com o sensor Hall, sendo: Módulo TZ-H 142; Bobina plástica Motorcraft F5FV 120 29AA (547 905 105-A, da Autolatina) e o distribuidor com o sensor Hall de 3 fios. O positivo da bobina está ligado com o fio original do chicote, que tem o fio laranja resistivo junto com o preto, além do fio preto que sai do módulo, também ligado no positivo da bobina, além das outras ligações normais. Minha dúvida é a seguinte: Neste sistema que estou usando (com o módulo 142 e sensor Hall), devo usar, pra alimentar o positivo da bobina, o fio resistivo (laranja), junto com o preto - positivo pós-chave, do chicote original ou não? Se não, como faço a ligação no positivo da bobina?
E a outra dúvida seria o uso da bobina que mencionei, que, após ver todos os comentários, sei que devo substituí-la pela Bosch final 097, certo?
OBS: Da forma que está tudo ligado, percebo que o rendimento do veículo não está 100%, observo que quando piso fundo no acelerador, sinto que o carro dá uma "amarrada", como se faltasse combustível ou corrente, etc, e somente após um tempinho acelerando, que ele resolve desenvolver o normal.
A bobina está esquentando, acredito, da forma normal, pois consigo ficar segurando nela por algum tempo, e o módulo, no máximo uns 5 segundo, pela parte de baixo, que está fixado no suporte antigo do outro módulo que retirei.
Desde já te agradeço pela ajuda. Att, Sena.
Sena o sintoma é de falha de ignição. Você deve corrigir você deve ligar conforme manda o esquema elétrico para este circuito, ou seja, elimine o fio resistor e ligue o pós chave direto na positivo da bobina. Coloque a bobina original recomendada.
ResponderExcluirOlá, boa noite Aparecido, obrigado pela resposta. Por aqui não se acha a bobina final 1 097, mas assim que conseguir compra-la, vou eliminar a ligação do fio resistivo no circuíto, fazendo a ligação da forma que disse e já instalá-la. Assim que o fizer, venho aqui novamente informar.
ResponderExcluirexiste algum outro modulo atual compatível com o do santana modelo 377907401 - F4FF12A297AA - 6 PINOS
ResponderExcluirNão conheço detalhes suficientes deste módulo para fazer qualquer recomendação. Terá que consultar aplicações similares através da internet.
ExcluirOlá, boa noite Aparecido, fiz a mudança no sistema de ignição, conforme sugestão acima, e ocorreu o seguinte, lembrando que a bobina final 097, comprei Bosch e nova. Retirei um fio direto do positivo pós chave, ali próximo do cilindro de ignição e levei diretamente no positivo da bobina (borne +15), isolando o fio original resistivo (fio laranjado, juntamente com o preto, que sai do motor de partida).
ResponderExcluirOcorreu que ele não quis funcionar, apesar de o motor girar normalmente, mas não pega. Daí, fiz uma ponte direto do positivo da bateria no positivo da bobina, dei a partida e o motor pegou na hora, tendo o cuidado de desligar essa ponte da bateria à bobina, permanecendo o motor funcionar normalmente.
Mesmo com o motor quente, ele só pega se fizer essa "ponte" - ligação direta do positivo da bateria ao positivo da bobina.
O que pode ter ocorrido, Aparecido?
Sena a explicação é uma possível queda de tensão,por mau contato,fio fino e longo, chave ignição com defeito,entre outros.mede a queda durante a partida para confirmar.
ExcluirSr Aparecido.
ResponderExcluirO meu sistema está queimando sensor Hall. Ja é o segundo que queima. O primeiro era paralelo e comprei um bosch usado. Agora comprei um distribuidor Bosch recondicionado com sensor Hall paralelo e estou aguardando chegar para instalar. O que pode estar ocasionando essas queimas no sensor? Pode ser curto no chicote eletrico tb? Obs: Modulo 7 pinos Bosch 0 227 100 142 e bobina do Mi. (já li aqui que nao deve ser a bobina ideal para este modulo e sim a 097 asfaltica). Chateado em mudar para sistema de ignição eletronica e enfrentar esses problemas pois quando era platinado nao havia rsrsrsr. Desde ja obrigado. Parabens pelo Blog
Colega, só existe uma maneira certa de funcionar, os problemas vem com os erros. O sensor hall raramente queima. Verifique se o distribuidor está montado corretamente, use a bobina correta, confira as ligações do sensor hall. A única forma possível para queimar o sensor seria um curto com o positivo no sinal do sensor hall (fio central, geralmente cor verde) ou fuga de alta tensão no distribuidor.
ExcluirAparecido, parabéns pelo blog! Estou c um "problema". Quero montar um sistema eletrônico no meu DKW, usando os platinados como sensor, pra não ter que adaptar nada no distribuidor e continuar com o avanço mecânico original. Qual módulo e bobinas me indica? Ele usa bobinas cilíndricas. Os de 7 pinos aceitam o platinado como sensor ou tenho que usar um de 6? ( o de 6 tem o esquema na internet, para uso com platinado, o de 7 não encontrei pra platinado). Muito obrigado!
ResponderExcluirGico, nenhum destes módulos aceitam platinados, a não ser que faça adaptação. No blog tem uma sugestão para adaptar um de 6 pinos.
ResponderExcluirComo o sensor hall queima se tirar o cabo positivo de bateria rodando o motor
ResponderExcluirSerá que queima? Se acontecer poderia ser devido a ocorrência de pico de tensão, já que a bateria ligada funciona como um amortecedor de pico de tensão. A falta da bateria também poderia causar falha na regulagem/limitação de tensão do alternador permitindo que a tensão se eleve demais.
ExcluirNo caso esse modulo suporta a bobina do MI? Ou a carga de corrente dela é alta demais pra esse modulo.
ResponderExcluirNão Denilson, você pode apreciar dezenas de comentários que comprovam que não.
ResponderExcluirmeu fusca parou de faiscar, percebi que na saída + para o sensor hall mede 3,7 volts.Usso indica que o módulo está ruim??
ResponderExcluirNão Tiano. Pode ser que o módulo não está alimentado corretamente, mau contato no chicote do módulo ou sensor, sensor com defeito e por vai. Faça teste passo a passo para encontrar a causa.
ResponderExcluirBoa tarde aparecido estou acompanhando o blog, tenho um gol 88 estou com problema no contagitos externo do meu carro foi instalado tudo certinho positivo pôs chave, negativo aterrado, negativo da bobina e luz de cortesia simplesmente contagiros funciona quando quer será que pode ser algo da ignição o ponteiro fica trancado 2500 rpm às vezes funciona normal às vezes fica parado, tenho sistema hall com bobina mi carro funciona normalmente porém apenas pane no contagiros fico no aguardo parabéns pelo blog fico no aguardo do amigo
ResponderExcluirColega, pode ser o contagiro com o ponteiro enroscando ou o fato de usar a bobina inadequada. Tenha certeza de que não é problema do contagiro. Se ainda tiver problema, sugiro que use um resistor de 2 a 3,3 Kohns na linha do contagiro para ver com se comporta. Por último resta testar uma bobina compatível com o sistema.
Excluirolá amigo, legal seu blog, minha duvida é em relação ao chicote do modulo de ignição, no seu vídeo,o pino 4 é vermelho, e no meu é preto,no caso ele seria o mesmo vermelho que aparece no seu vídeo?
ResponderExcluire o conector não é redondo e do sistema "macho e fêmea" se puder me tirar essa duvida agradeço!
se for este módulo é o mesmo. a cor do fio varia de acordo com o fabricante.
ResponderExcluiramigo estou usando um modulo de 7 pinos do fusca ele vai funcionar com sensor indutivo tipo pulso ,,,como e ligado si caso funcionar ,,,,negativo da bobina de pulso no 3 e pulso no pino 6 do modulo????
ResponderExcluirda uma luz??
sr aparecido estou usando um modulo de igniçao do fusca 7 pinos ga 2142 da gauss, tem um sensor indutivo aqueles de pulso de moto dois fios ele pode ser ligado o negativo no pino 3 e o sinal no pino6 o tem outra ligaçao posivel o nao funciona ,,,,,esplico o porque estou adtando 4 modulos en um motor de popa antigo de 4 cilindros que tinha platinado aue vc me diz aparecido OBRIGADO ???
ResponderExcluirgringo, não funciona. tem que adaptar o sensor hall. veja video sobre o ser no meu canal youtube
ResponderExcluirBoa noite, Aparecido! Tenho um Fusca 1994 que usa exatamente este módulo em conjunto com a bobina 097. No último domingo, por uma infelicidade na estrada (superaquecimento, a descobrir a causa dele) a bobina 097 queimou. Tivemos que comprar a única disponível no momento, uma 077. Pergunto: é possível usá-la sem maiores preocupações por alguns meses? Pelo menos até me recuperar do gasto da 077, podendo assim comprar a 097. Obrigado!
ResponderExcluirFelipe, a bobina vai trabalhar com sobrecarga, não dá para prever quanto vai durar. Vai depender do uso. Pode durar meses ou só uma viagem.
ExcluirCerto Aparecido! E se por acaso eu ligasse um resistor nessa 077, aliviaria essa sobrecarga? Ou não adianta nada? Obrigado!
Excluira sobrecarga é térmica por ficar muito tempo ligada. colocar o resistor não vai ajudar.
ExcluirEntendi! Agora só mais uma dúvida, Aparecido: no dia que a minha bobina queimou, meu motor (1600) sobreaqueceu, por motivos que ainda estamos a descobrir. Somado a isso, a temperatura naquele dia estava absurdamente alta. É possível que a queima da bobina 097 tenha se dado por conta do calor anormal dentro do cofre? Pois a compatibilidade entre ela e o 142 era total, não havia nada de errado.
ExcluirFelipe, eu não estou vendo e nem avaliei o dano da sua bobina, como posso dizer alguma coisa? queimou como, derreteu, vazou o isolante, ou simplesmente deixou de funcionar? Você mediu a resistencia do sec e primario, está em quanto? Você tentou montar a bobina novamente para ver se funciona? Se queimou, alguma coisa errada tem? Se não fizer uma avalição e testes não vai saber. não é um jogo de adivinhação!
ExcluirQuanto a "queimar", eu quiz dizer que ela parou de funcionar. Não vazou nada, não derreteu nada. Como comprei um multímetro e ele ainda não chegou, eu só te escrevi aqui o que realmente sei até este momento. Não tentei montar novamente, ela está guardada, esperando pelo multímetro. Me desculpe a amolação e, mais uma vez, obrigado pela paciência.
ExcluirFelipe, não é amolação, fique a vontade, eu só enfatizo para colocar você no caminho certo, é muito complicado fazer por escrito. Os termos usados dá margem a muitas interpretações, tanto minhas como do seu lado. Veja se não vazou, não houve excesso de temperatura. Observe que a bobina tem uma válvula em cima entre os pinos justamente para aliviar a pressão em caso de superaquecer. Não posso dizer com certeza, mas aposto que sua bobina não tem nada, teste! Pode sim ter outro problema.
ExcluirBoa noite Aparecido. Depois de muito tempo, retorno aqui pra agradecer a atenção e relatar o final da história. Chegamos à conclusão que a causa da pane foi, na realidade, uma soma de fatores: 1) entrada falsa de ar em um dos coletores, 2) mistura muito pobre, 3) motor fora do ponto, 4) algumas válvulas mais apertadas do que o ideal, 5) ausência da borracha de vedação de calor no cofre do motor 6) dia extremamente quente. Os componentes do sistema elétrico que estavam sendo vistos como vilões (alternador, bobina 097 e módulo 142) simplesmente saíram inocentados. A própria bobina, dada como morta, está funcionando até hoje (como você previu). Por precaução, comprei outra 097 pra deixar de reserva e troquei a tampa do distribuidor e o rotor por novos da Bosch de modelo correto. O motor está ótimo e as falhas sumiram. Ele não falha mais, nem mesmo depois de atingir a temperatura de trabalho. Mais uma vez, muito obrigado!
ExcluirParabéns, Felipe. é muito bom o seu retorno. A maioria das vezes é isso que acontece.
ExcluirAmigo bom dia! Estou com um problema intermitente no meu uno 92, o carro corta do nada e fica sem centelha e so funciona depois de muitas tentativas.O sistema de ignicao é magnetti mareli com modulo ims 6e de 7 pinos e uma caixinha q vai fixada no distribuidor.Vi alguns videos que pode eliminar esse sistema retirando essa caixinha e ligando a outro modulo.poderia me ajudar?
ResponderExcluirJair, seu sistema é uma ignição hall, portanto pode ser usado o módulo 142 do post ou similar. Terá que acertar a ligação conforme mostra no esquema e verificar a compatibilidade da bobina do seu carro com este módulo.
Excluirmas verifique se o seu problema não está nos fios ou num conector. Seria perda de tempo e dinheiro o módulo não tiver defeito.
ExcluirJair revise sua informação, não está coerente, se usa o módulo
Excluirims 6e, não tem nenhuma caixinha do lado do distribuidor. Ou é marelli ou bosch.
Olá amigo aparecido Oliveira. Obrigado e parabéns pelo seu trabalho. Bom comprei um kit de ignição dá marca ymax instalei eu mesmo funcionou perfeitamente. o fusca está bem melhor , acelera rápido sem engasgos. Mas como tudo que é bom dura pouco.kkk o módulo queimou comprei um dá marca mrmk 7 pinos paguei 35 reais e pás.e funcionou melhor que o que veio no kit, aí resolvi comprar um dá. Bosch 2142 paguei 115 reais pensei que seria o paraíso, me enganei pois instalei a peste digo peça.kkk é o motor pegou mas não funciona normal e não consigo ajustar o ponto. Minha pergunta é c devo trocar a bobina que é a do gol mi. Desde já agradeço.
ResponderExcluirPaulo, possivelmente tem problemas de queda de tensão, e os testes pode ver no video. Além disso a bobina do gol mi não é recomenda, mas como pode ver fiz um teste exclusivo no youtube e tem diversos comentários sobre pessoas que usam e falam bem. Uma coisa é certa, esta combinação fica acima da tolerância da bobina e piora ainda mais quanto tem problemas de alimentação ou mau contato.
ExcluirAparecido, boa tarde tudo bem?? Agradeço primeiramente pelo vosso conhecimento e compartilhamento de idéias.
ResponderExcluirTenho uma dúvida:
Meu carro é uma Trafic Renault 2.2, sou segundo dono e não troco de jeito nenhum. Semana passada o distribuidor original Mareli pediu aposentadoria.
Comprei um sistema Hall pro carro: Veio distribuidor com sistema do AP, bobina do gol MI e modulo gauss 142.
Percebi desde o inicio o modulo esquentando e queimando, troquei agora pela bobina bosch 097. Percebi esquentando denovo o modulo.
Fui ver a tensão do positivo do sistema, e ele esta louco, varia de 9v a 16v as vezes 17, em marcha lenta. Vi em um post vc dizendo que pode ter sido efeito da bobina anterior do MI, como resolver?
E o alternador, tensão do carro é de 14, tdo ok.
que me sugere amigo?
saudações
Vinicius Bezerra
Aparecido boa noite, tdo bem??
ResponderExcluirvoltei.......
Troquei o chicote do carro por um outro de melhor qualidade.
Andei com o carro, perfeita aceleração, sem perda, sem falha, pega de primeira. (sensor hall do AP e distrb do corcel adaptado p trafic 2.2.
o modulo (gauss 142) aquece sim, porem consigo manter a mão nele, já a bobina (bosch 097), aqueceu bem, coloquei a mão nela, mas creio que deve ter chego sim nos 60cº.
Qdo disse que a tensão ficou louca, foi qdo eu coloquei o multimetro no positivo e negativo da bobina. Não sei se é normal.
devo usar resistor? se SIM em qual fio?
Deus te abenço mto e obrigado.
Vinicius Bezerra
Vinicius no positivo e negativo da bobiba tem picos de 400 volts não deve usar aí. não deve usar resistor o aquecimento é normal.
ResponderExcluirAparecido boa tarde, agradeço mtoo sua resposta.
ExcluirDeus te abençoe mtoo.
Hoje andei c ela bastante na cidade, puxei bastante por ela, está boa demais. Forte e aparentemente mais economica.
cheguei em casa e medi o modulo e a bobina, ambos numa média de 71cº.
Pensei em colocar um cooler no modulo, ou ampliar o negativo, colocando mais um na bobina.
O carro tá perfeito. sem nenhuma falha.
Um forte abraço irmao.
Vinicius
temperatura normal. abraços
ExcluirAparecido bom dia, tudo bem??
ResponderExcluirOntem como lhe relatei, troquei o chicote inteiro, refiz a conexão e andei com o carro um bom tempo.
Hoje liguei o carro, quando de repente o mesmo começa desligar. A temperatura do modulo a 50cº. Bobina levemente quente.
Revisei tudo, não tem nada mais a ser feito. Bobina 097 bosch com modulo 142 Gauss, distrib hall AP. Está normal até esquentar.
Sinceramente não sei como proceder, toda fiação está em plena ordem. De acordo com o esquema de instalação.
Tens alguma opinião amigo??
abs
Vinicius Bezerra
Vinícius, sempre tem mais alguma coisa a ser feita, como todo mundo você acha que tem que ser uma peça com defeito, esqueceu que existe fio, conectores, fusíveis, reles, chassi, etc. 60% dos defeitos é isto aí. Mãos a obra, vai com calma, não desligue e nem troque nada. Pegue um multímetro e saia medindo, simples assim. Veja meu vídeo no youtube sobre os testes. Se quiser fazer da maneira mais difícil examine os conectores um a um para ver se não está esgarçado, sujo, com zinabre. Com o motor em marcha lenta vá movimentando cada pedacinho de fio do chicote da ignição atá o motor parar, então poderia descobrir qual fio está com defeito, se for o fio é claro. Reaperte a conexão a massa do módulo/bateria/chassi/motor. faça uma ponte de fio do positivo da bateria ao positivo da bobina/módulo, assim se tiver um problema no miolo da chave ou fio pós chave vai perceber. Poderia fazer o mesmo do negativo da bateria ao massa do módulo. Verifique inclusive a base de fusível e relê se tiver.
ExcluirVou perguntar também, desde já elogiando o post que já tem muito tempo e ainda faz muito sucesso.
ResponderExcluirTenho um motor VW1600, instalei um módulo THOMPSON 7097 e fiz uns testes. Notei que o módulo permite a saída constante dos 12v para a bobina. Troquei o módulo. Continuou assim. Isso ocorre independentemente se eu mantenho o sensor hall, ou se tiro ele, ou se manipulo ele com um jumper, tanto faz, sempre mede 12v na saída para a bobina.
Petersen, o módulo não manda 12 V para a bobina, ele só dá um pulso no negativo. O 12 V é o pós chave ligado no positivo da bobina, desliga o positivo da bobina e mede, vai comprovar isto.
ExcluirOlá, Aparecido! Parabéns pelo seu blog e videos! Quero lhe expor um problema e, se você pude, me apontar um caminho. É o seguinte: tenho um Escort Hobby 1.0 1994 e o defeito que me tira o sono é a bobina que aquece muito! O módulo é um 142 Bosh, comprei a bobina 097 e mesmo com esta configuração o defeito permanece. Uma duvida me surgiu é que se eu pegar um multimetro e, com a chave de da ignição ligada, medir a tensão nos terminais da bobina o multimetro marca 0V. Se acelerar o carro vai de 0 até no máx 2,25 V (proporcional a aceleração e tanto faz se está rodando com o veículo, eu liguei uns fios e fiz o teste rodando.) Sei que é complicado analisar “as cegas” Mas gostaria de uma indicação sua para resolver esse problema.. Agradeço de antemão!
ResponderExcluirvilton, os testes que precisa fazer está no video. Além disso, se tiver um multimetro automotivo poderá medir o ângulo de permanência. Como está medindo não faz sentido.Quanto ao aquecimento não quer dizer nada, tem que focar no funcionamento do motor, e isso você não comentou, afinal de contas qual é o problema do motor? funciona bem ou não?
ExcluirSei.. desconheço esse tipo de multimetro e o uso que você mencionou.. Vou procurar me inteirar. E sobre o motor ele funciona perfeitamente, queima certinho! Isso é outro ponto que intriga também...
ResponderExcluirSe o incômodo é só o aquecimento creio que sua preocupação é desnecessária. Se tivesse problema sua bobina teria vazado o isolante pela válvula. Mas se quiser fazer os testes como no vídeo não é demais, será uma boa experiência.
ExcluirAh! esqueci de mencionar que o distribuidor é com sensor hall...
ResponderExcluirBom Dia aparecido.
ResponderExcluirO meu chicote de 7 pinos esta muito ruim e gostaria de fazer outro.
Os fios usados no chicote são fios especiais? ou fios comuns?
é fio comum Zorim.
ExcluirBoa tarde
ResponderExcluirEsse modulo 142 é bom? Ou na verdade não é o modulo mais sim se o conjunto foi montado corretamente? Pergunto porque no meus fusca estou com o modulo 142 instalado mais estou com uma bobina marflex final 067. No meu caso andar por um tempo a bobina parece um vulção e sou obrigado a parar o carro e esperar ele esfriar. Acredito que isso se deve ao fato de bobina e modulo serem imcompativeis?
buenas tardes!! tengo un modulo gauss GA2142 y una bobina tambien gauss GC4018 y distribuidor con sensor hall instalada, yo vivo en la paz bolivia y cuando manejo el coche en subidas con carga en el acelerador termina con combustion incompleta y se ahoga, el carburador que trae montado el coche es nuevo asi que creo que la bobina es el problema, debo usar la 097?? que me recomienda?? muchisimas gracias y saludos desde bolivia!!
ResponderExcluirHola Rudy, lo que puede ver en el video y los comentarios te indica esto. Le digo que la recomendación de la bobina 097 es del fabricante y asi debemos seguir, el uso equivocado se comprueba por los comentários y los problemas que se ve al diario.
Excluirmuchisimas gracias por su respuesta!!! voy a buscar la bobina 097, al parecer es dificil de conseguir aqui en bolivia pero es la solucion que me queda, le comentare como me va cuando la consiga, gracias nuevamente!!
ResponderExcluirconsegui la 097!!!!! ahora a probarla unos kms!!
Excluirbuenas noches!! le cuento que manejando con la bobina 097 tuve el mismo problema tras un rato, no se que hacer, podras ser el modulo?? como sabes si es eso lo que esta fallando?? que me aconsejaria?? muchas gracias de antemano!!
ResponderExcluirRudy mi sugerencia es que vea este video
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=qakYIDD4M0Y
como comprobar los cables y revise los conectores, puede ser que haya contactos flojos. Hay otros videos relacionados.
muchisimas gracias!!! lo vere ahora mismo
ResponderExcluirel problema puede estar ahi!! ya que yo hice un cableado casero porque no tengo ese cableado original !! :(
ResponderExcluirnão
ResponderExcluirEsse blog é espetacular , parabéns meu amigo Aparecido, meu amigo percebi que os fios da bobina sempre o positivo e o fio preto e o negatvo e o vermelho , existe alguma teoria para esse fato ? Desde já agradeço meu amigo Deus abençoe
ResponderExcluirÉ um padrão da montadora de acordo com a norma adotada.
ExcluirSabe dizer qual bobina funciona bem com o modulo 7 pino magneti marelli?
ExcluirOlá Aparecido. Bom dia. Aparecido foi justamente porque já havia lido e assistido no seu video estas recomendações sobre módulos, que estou muito preocupado em meter a mão aqui num Lógus GLS 2.0 carburado com distribuidor Hall, e e stou a vários dias tentando achar o diagrama do módulo deste carro e não acho. Minha grande duvida, é que existe modulos com tres terminais e com 6 terminais, nos catalogos.O Modulo que esta no carro é de seis terminais, porem não sei se ele foi adaptado, pois os fios estão em estado de miseria, e eu queria fazer um chicotinho conforme voce mostrou em um de seus videos. Por bondade poderia me dizer se TODOS os módulos sejam eles de seis ou 7 pinos, são padronizados? OU seja, cada número dos pinos tem sempre a mesma função de acordo com o sistema de ignição?Rapz é muito dificil conseguir diagramas de carros antigos carburados. Injetados é beleza mas os outros....Obrigado
ResponderExcluirBoa tarde aparecido, voce conhece qual é a bobina melhor pelo modulo 7 pino magneti marelli, pois o meu bosch 142 queimou e queria trocar com um magneti marelli. (O distribuidor é bosch original do fusca)
ResponderExcluirBoa tarde aparecido.o meu modulo 142 Bosch do meu fusca queimou.Estou procurando um produto NOVO para substituirlo. voce conhece alguma marca paralela de otim qualidade por sobstituir ele?seria demais se fosse a venda no Mercado Livre.
ResponderExcluir(Tenho o Distribuidor original bosch,e bobina 097)
Boa tarde aparecido, voce sabe dizer a bobina melhor pelo modulo 7 pino magneti marelli mi530706?
ResponderExcluirBoa tarde Aparecido, voce sabe a bobina melhor pelo modulo 7 pino magneti marelli mi530706?
ResponderExcluirAparecido bom dia. Comprei um módulo de ignição MTE 7097 de 7 pinos parecido com esse da foto acima e meu distribuidor é o indutivo (aranha), poderia me dar uma ajuda de como instalar?. Porque até agora só achei instalação de sistema hall.. obrigado pela atenção
ResponderExcluireste módulo é hall e não funciona com distribuidor indutivo.Está procurando algo que não existe.
ExcluirBoa noite. Esse módulo de ignição só funciona com distribuidor de sistema hall? No distribuidor indutivo funciona também?
ResponderExcluircomo disse no comrntario anterior, é só para hall.
ExcluirOlá amigo
ResponderExcluirMinha VW Quantum não funciona ou se funciona fica totalmente fora do ponto ao ligar o shot plug
Quantum 2.0 EFI 1996 já não sei qual é o distribuidor correto dela
Suspeito que esteja errado ou a central deu pane
Você sabe qual ela usa ? Grato
9230087227 e rotor impulsor 9231087606. Aproveito a oportunidade de convidar-lo a curtir meus vídeos no youtube, grato.
ResponderExcluirAparecido ! tenho um gol cht 1.6 distribuidor hall; modulo 142 e bobina 077. Andei tres anos com ele sem dar problema mas de uns dias pra ca anda falhando dando umas engasgadas ate parar ainda mais quando acelero em alta .troquei a bobina mas nao adintou o que pode ser ?
ResponderExcluirOlá Aparecido, tenho um Fusca 1600 e e ele toda vez quando eu saio para trageto mais longo ou quando o dia está mais quente ele para de funcionar, já troquei de bobina 3 vezes, agora recentemente coloque a do gol m.i e o problema continua o mesmo, estou com o módulo da bosch, oque eu deve fazer?
ResponderExcluirtestar e testar e testar, veja meus videos sobrr como testar para encontrar a causa.
Excluirmuito bom seu trabalho está de parabéns ótimo
ResponderExcluirAparecido, VC é o cidão que trabalha ou trabalhou na Bosch??
ResponderExcluirAqui é o João Vicente, Minas...
Abraços!!?
sim, trabalhei. espero que se encontre bem. saudações.
Excluircomprei um módulo de ignição 4 pinos marca e-klass fui testar para ver e percebi que esquentou rápido( obs: testei sem a pasta térmica)e o que já estava não esquenta, comprei para reserva. é normal esquentar rápido sem a pasta térmica?
ResponderExcluirPaulo, se não tiver uma boa dissipação de calor vai esquentar!
ExcluirOlá Aparecido, tenho acompanhado seu blog e YouTube.
ResponderExcluirTenho uma Kombi 94 que possui:
Módulo Telefunken (equiv 0142 acredito)
Bobina 097 cilíndrica
Distribuidor hall 3 pinos
Desejo trocar o módulo e a bobina por aquelo conjunto (módulo acoplado a bobina) tipo Gauss CG4002.
Pergunto se isso funcionaria sem problemas?
Olá Aparecido! Meus parabéns pelo trabalho que tanto nos ajuda! Recentemente vi um vídeo seu sobre um kit hall para distribuidor de ignição convencional (fusca). Eu consegui os componentes para o distribuidor. Agora qual módulo eu poderia utilizar pra "tocar" o kit? Se é que posso adaptar uma unidade de comando?
ResponderExcluirBoa noite, estou montando o sistema hall para um DKW, mesa distribuidora com sensores de gol mi ficou ótima, mas o módulo de 7 pinos não funcionou, não joga alimentação para o sensor, comprei 3 um para cada cilindro, minha pergunta é se os módulos 7 pinos são todos iguais ou tem diferença. Qual seria indicado para o sensor hall do gol mi?
ResponderExcluirBoa tarde Sr Aparecido quero saber o pq da bobina bosch final 97 pro sistema de 7pinos e tb tz.h pro motor ap do Versalhes 2.o carburado vlw obd
ResponderExcluirAparecido boa tarde, quais são os módulos similares da Gauss, Bosh ou outras marcas para a Indumag 543 905 351 RA ? Motor AE 1000 Carburado. Obrigado
ResponderExcluirBoa tarde parabéns pelas tuas explicações aqui tenho um motor ap 2.o carburado do Versalhes 92 em uma gaiola e o sistema elétrico e o seguinte distribuidor hall módulo de 7pinos e bobina bosch asfáltica final 97 ok queria saber se tenho que manter essa mesma bobina bosch ou posso colocar a de final 87 pois aqui na minha cidade não acho a de final 97 vlw obd
ResponderExcluirnão. a correta é a 097.
ExcluirOpa tarde tenho um módulo 9220087011 e queria saber qual bobina que coloco nesse módulo o motor e um AP 1.8 coloquei numa Kombi
ResponderExcluirbosch kw final 077
ExcluirBoa tarde aparecido estou com algumas dúvidas no sistema de ignição do vw logus gl 1.8 a álcool,1994 carburado.estou instalando um módulo de ignição hall magneti marelli MI 530706. 7 PINOS E A BOBINA MARFLEX 077.está correto porque gerou faiscaas o carro não pega.Observei que na entrada do sinal hall no módulo está saindo um positivo e no conector do distribuidor está com dois positivosão. A minha análise que esse módulo está com problemas.
ResponderExcluirBoa noite professor!
ResponderExcluirEstou à procura de um módulo que possa substituir o ICM do Toyota Paseo 95 (mesmo do Corolla Brasil 1.6 16v). Ele é de 5 fios! Meu problema original é que a central não acusa leitura de RPM dos sensores tipo hall. Troquei todos por novos, porém mesmo problema. Por fim, gostaria de adaptar qualquer ICM que funcione, mesmo que não 100% ideal, ou até mesmo, entender o que poderia estar causando esse defeito no ICM.
No mais, excelente material e obrigado por compartilhar seu valioso conhecimento conosco!