Os desafios dos técnicos reparadores automotivos

Fisicamente diferentes muitas vezes, os componentes dos sistemas eletrônicos geralmente funcionam sob os mesmos princípios e usam parâmetros parecidos, salvo algumas exceções.

Assim, estranhava a razão pelas quais muitos técnicos repassavam os cursos de eletrônica automotiva e até solicitavam cursos para um determinado sistema ou marca de veículo.

Com o tempo compreendi que a unidade de comando eletrônica é uma verdadeira “caixa preta”. Nem todas as estratégias programadas nesta constam em manuais de serviços ou são mencionadas em cursos técnicos, apesar de serem importantes para um diagnóstico mais rápido e preciso.

Aumentar o domínio sobre o software (estratégias) das unidades eletrônicas, encontrarem explicações para os apertos do dia a dia, talvez sejam as motivações para retornarem a sala de aula.

Entretanto, prever que funções seriam importantes para incluir no diagnóstico ou manual é algo relativo que podem variar segundo a ótica dos profissionais do ramo. Infelizmente nem tudo que julgamos ser útil ao trabalho diário é de conhecimento dos projetistas de sistemas, desenvolvedores de ferramentas de diagnóstico e até mesmo comungado por profissionais de treinamentos.

Em minha opinião, acredito que o jeito mesmo é “fuçar” para destrinchar aquelas funções existentes e accessíveis que possam fazer a diferença na hora da reparação.

Contudo, a oficina não é um laboratório de experiências e sequer disponibilizam de recursos suficientes para realizar tais estudos. Além disso, seria necessário identificar que recursos seriam relevantes para um diagnóstico eficaz.

Envie sua opinião! Mostre a sua necessidade, fale sobre sua experiência na área.

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4 comentários:

  1. Tambem concordo que o jeito é "fuçar"mesmo, porem com alto avanço da tecnologia temos que ter em maos equipamentos adequados e pricipalmente ter dominio de suas funçoes e saber interpretar oque os aparelhos nos dizem, esta é a principal dificuldade que vejo em oficinas, mecanicos até bem equipados mas que nao saber usufruir e interpretar nem mesmo de um simples multimetro.

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    1. Concordo, o tempo nos rouba pois as oficinas mau tem, uma chave de boca imagino na hora de pega uma carro que esta pronto ou o próprio e começar uma ventura em busca de compreender as funções do sistema de injeção eletrônica mas tudo esta caro qual quer curso ou melhor palestra e olho da cara e então partimos para o YouTube e manuais tudo que for de informação na internet.

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  2. OLÁ APARECIDO,SOU MECÃNICO E TECNICO EM INJEÇÃO ELETRONICA,DE FATO É VERDADE SE O PROFISSIONAL NÃO FOR INTERESSADO EM PROCURAR POR INFORMAÇÕES ELE FICA ULTRAPASSADO,MAS É DIFIÇIL DE SE TER INFORMAÇÕES COERENTES,MESMO ADQUIRINDO MANUAIS DE ALGUMAS ENTIDADES LIGADAS A ÁRE AUTOMOTIVA.

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  3. OLÁ APARECIDO,SOU MECÃNICO E TECNICO EM INJEÇÃO ELETRONICA,DE FATO É VERDADE SE O PROFISSIONAL NÃO FOR INTERESSADO EM PROCURAR POR INFORMAÇÕES ELE FICA ULTRAPASSADO,MAS É DIFIÇIL DE SE TER INFORMAÇÕES COERENTES,MESMO ADQUIRINDO MANUAIS DE ALGUMAS ENTIDADES LIGADAS A ÁRE AUTOMOTIVA.

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