Como simular o sensor de temperatura do motor

Vamos ver aqui um exemplo de uso do simulador. O primeiro passo é interligar os bornes do simulador (potenciômetro) com o conector do sensor de temperatura, como mostrado na foto.

Ajuste a temperatura, use o scanner para visualizar o valor ajustado, e simule o funcionamento desejado.

Você pode alterar a temperatura através do potenciômetro para: Ligar o ventilador do radiador, simular a partida a frio nos carros flex, verificar as funções de adaptação Lambda ou qualquer outra função.

É importante dizer que o simulador é um componente passivo, ou seja, depende da ação do técnico.
Aquí vai a sugestão de procedimentos a realizar para simular uma partida a frio e checar os componentes do sistema flex: 

  • Verificar o A/F para saber se o carro está adaptado para alcool - deve estar acima de 80.

  • Ajustar o potenciômetro para obter uma leitura de 5 a 10 ºC.

  • Para evitar afogamento do motor, retire o fusível da bomba de combustível principal e descarregue a pressão do sistema.

  • Remova a mangueira de combustível da partida a frio do coletor e introduza em uma vasilha para coletar o combustível durante o teste.

  • Dar partida e verificar o funcionamento do sistema.
 Dica!
Para os sistemas em que a UCM controla o ventilador do radiador, ex:ME7.5.2, seja breve para evitar o superaquecimento do motor ao simular o NTC do motor com o carro em funcionamento.

11 comentários:

  1. Amigo,

    sou formado em mecatrônica, desenvolvo sistemas eletrônicos e industriais, porém para evitar prejuízos evito mexer para evitar prejuízos. Ultimamente tive um problema com meu EcoSport motor zetec rocam, foram colocados quatro cabeçotes e 5 válvulas termostáticas e o carro continua aquecendo.
    Percebi que o carro não aquece com o ar condicionado ligado, quando o ventilador fica lidado direto, o carro funciona perfeitamente, não aquece.
    Passando o computador percebe-se que o carro ferve com a temperatura 90°.
    Como faço para testar o funcionemento do sensor de temperatura? Que resistência ele deve ter frio, fora do carro, em temperatura ambiente? Você teria a curva de calibração do sensor?
    Posso usar um potenciometro de quanto para testar? pode ser um 4k7?

    pode add o msn.
    sonifosc@hotmail.com

    Obrigado.

    David Falcão

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  2. Você comentou que o carro ferve com 90 graus, esta é a temperatura normal de funcionamento do motor! se este é o caso você deve checar a válvula de pressurização do sistema de arrefecimento, cuja funçào é aumentar a temperatura de ebulição da água. Faça uma limpeza do sistema de arrefecimento, cheque a pressão do sistema, a circulação da bomba d'água, e enchimento com o aditivo de boa qualidade na quantidade recomendada. O pot. 4k7 pode ser usado, se não obtver a faixa de temperatura desejada pode usar-lo como divisor de tensão, alimentando com 5 Volts da própria UCE e injetando o sinal de 0-5 V na linha do sensor (sensor de temperatura desconectado)

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  3. Olá amigo. Sei que o tópico já tem alguns anos, mas fiquei intrigado. É impossível que no carro a água ferva a menos de 100°C. Primeiramente, a temperatura de ebulição da água em CNTP (condições normais de temperatura e pressão) é de 100°C. Sendo assim, mesmo que a tampa do reservatório esteja aberta não ferverá com 90°C, exceto se sua cidade esteja muito acima do nível do mar.

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    1. Daniel, realmente para ferver nestas condições terá que ser em uma localidade bem acima do nível do mar combinado com a falta de aditivo na água e arrefecimento despressurizado. Ou seja uma combinação de falhas. Outra possibilidade seria uma informação errada da temperatura, onde o motor estaria muito mais quente do que informa o sensor. Infelizmente não tivemos retorno sobre a solução do problema, resta imaginar se o fato era real, talvez um problema de interpretação ou outra coisa qualquer.

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  4. Esse simulador serve de década resistiva tbm ou só varia tensao

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  5. E como faço para testar painéis, o marcador de combustível e de temperatura por exemplo? Desligo o sensor conecto o borne preto no fio de alimentação do sensor (5V,ou massa), e o borne verde no fio de informação? E no borne vermelho eu não ligo em Nd?

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    1. adquira um simulador para painéis. veja outros post e poderá perceber que existem outros modelos de painéis. O simulador mostrado é uma alternativa para um grande número de casos, mas para o marcador de combustível vai precisar usar um potenciometro de 500 ohm.

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  6. Na falta de um pot de precisão desses de muitas voltas, to usando um de audio de 5KA pra quebrar o galho, testei o marcador de temperatura do painel e de combustivel tambem e tive resultados bons, muito legal mesmo!

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  7. bom dia estou tentando montar um simulador para teste de ecus e isso vai me ajudar muito,obrigado por nos ajudar

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  8. Muito bom por mais postagens assim gratidão 😌

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