Como funciona o motor "passo a passo"

A função do motor "passo a passo" ou simplesmente motor de passo é estabilizar a rotação de marcha lenta do motor do veículo. A ponta da haste, inserida no canal by pass de ar no corpo de borboleta aceleradora regula o fluxo de ar e consequentemente a rotação do motor
Vista do motor de passo.
O motor é composto de um estator com duas bobinas e um rotor de imã permanente multipolar. 

Estator com duas bobinas e rotor de imã permanente

A haste com o obturador é rosqueada no rotor que ao girar a move axialmente, e a inversão constante da rotação realiza um movimento de vai e vem.
Vista interna do motor de passo
Uma sequência de impulsos elétricos enviados pela UCM as bobinas do motor de passo faz o rotor girar nos dois sentidos de rotação.

Esquema de funcionamento - passo 1


Alimentado pela unidade de comando do motor, conforme a polaridade da tensão nas bobinas, o rotor gira um passo a esquerda ou à direita.






Esquema de funcionamento - passo 2

 Invertendo a polaridade de uma das bobinas o rotor gira mais um passo a direita ou regressa um passo a esquerda.

Invertendo sequencialmente a polaridade nas bobinas o motor gira continuamente com a velocidade imposta pela frequência dos impulsos. 


A quantidade de passos para o rotor dar um giro completo depende do número de polos do estator e rotor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.