A função do motor "passo a passo" ou simplesmente motor de passo é estabilizar a rotação de marcha lenta do motor do veículo. A ponta da haste, inserida no canal by pass de ar no corpo de borboleta aceleradora regula o fluxo de ar e consequentemente a rotação do motor
Vista do motor de passo. |
O motor é composto de um estator com duas bobinas e um rotor de imã permanente multipolar.
Estator com duas bobinas e rotor de imã permanente |
A haste com o obturador é rosqueada no rotor que ao girar a move axialmente, e a inversão constante da rotação realiza um movimento de vai e vem.
Vista interna do motor de passo |
Uma sequência de impulsos elétricos enviados pela UCM as bobinas do motor de passo faz o rotor girar nos dois sentidos de rotação.
Esquema de funcionamento - passo 1 |
Alimentado pela unidade de comando do motor, conforme a polaridade da tensão nas bobinas, o rotor gira um passo a esquerda ou à direita.
Esquema de funcionamento - passo 2 |
Invertendo a polaridade de uma das bobinas o rotor gira mais um passo a direita ou regressa um passo a esquerda.
Invertendo sequencialmente a polaridade nas bobinas o motor gira continuamente com a velocidade imposta pela frequência dos impulsos.
A quantidade de passos para o rotor dar um giro completo depende do número de polos do estator e rotor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.