O sincronismo entre os sinais de rotação e fase é decisivo para todos os cálculos que faz a unidade de comando em relação ao motor. Igualmente importante é o sincronismo entre virabrequim e comando de válvulas.
O que estes elementos têm em comum? O sincronismo da eletrônica depende da mecânica, portanto se a correia dentada esta fora de ponto, os sinais de rotação e fase também estarão. As conseqüências são conhecidas: diversos erros registrados na unidade de comando do motor, consumo alto de combustível, falta de potencia, partida difícil do motor, etc.
A verificação mecânica da correia dentada demanda tempo e muito trabalho com desmontagens, alem do uso de ferramentas especiais. Se realmente existe um problema aí, não é tempo perdido. Porém, se está tudo em ordem resulta em perda de tempo e dinheiro.
Uma sugestão para evitar tanto trabalho ou simplesmente ter certeza do diagnóstico, é fazer a verificação do sincronismo dos sinais de fase e rotação, com a ajuda de um osciloscópio de dois canais.
O resultado pode ser visto no oscilograma abaixo.
O resultado pode ser visto no oscilograma abaixo.
O sincronismo correto é dado pelo alinhamento da decida do sinal de fase com o pico negativo do sinal de rotação.
Havendo diferença entre os sinais, significa que existe um erro na posição de montagem de um dos sensores ou sua roda de impulsos (dentada), algum dano na mecânica do motor ou a correia dentada está fora do ponto. Certamente isto vai justificar a necessidade ou não de desmontagens.
Infelizmente não existe uma biblioteca a respeito destes oscilogramas e nem todos os manuais do sistema possuem esta informação. Felizmente o teste é rápido e fácil de executar.
Os interessados que tenham um osciloscópio de dois canais, podem armazenar os dados dos veículos que passam por sua oficina, construindo assim sua própria base de dados.
Muito boa esta informação, mais posso usar para qualquer marca de carro.
ResponderExcluirsim, pode ser usado para qualquer marca ou modelo que tenha este padrão. Para outra variante é necessário gravar o respectivo gráfico.
ResponderExcluirUma curiosidade. Que osciloscópio é mostrado na imagem? Meu MOT 251 deu pau e o conserto não é nada barato.Gostaria de usar um, mesmo que no PC, para dar diagnósticos. Grato.
ResponderExcluirJoão Fernando Monteiro
Juiz de Fora
João, esta imagem é do osciloscópio FSA 740 da Bosch.
ResponderExcluirParabéns pela excelência de seus comentários. Estou começando a me familiarizar com o uso do osciloscópio. Caso seja possível, gostaria que você postasse alguns gráficos que possua (valores corretos)para que eu possa compara-los com gráficos que apresentam defeitos e assim ampliar os conhecimentos desta maravilhosa ferramenta que é o osciloscópio. Obrigado.
ResponderExcluiranônimo, contrário do que muitos pensam um gráfico padrão atende somente alguns casos específicos,por exemplo: o sincronismo de fase e rpm. Em geral para fazer o iso eficiente do osciloscópio é necesário conhecer os fundamentos de eletricidade e eletrônica, de maneira que você solucione "broncas" que de outra forma seria difícil, veja o post do sinal de injeção, onde através do mesmo podemos expor várias facetas do circuito refletidas na imagem do sinal de injeção, dedução que engloba detalhes diversos com base em fundamentos teóricos, como: queda de tensão no chicote, tensão do alternador, etc.
ResponderExcluirResumo, só a imagem padrão não basta,
e necesário um conhecimento mais amplo.
Parabéns Aparecido pela suas ótimas matérias. Então o que você indicaria para obtermos um conhecimento mais amplo e aprofundado dessa maravilhosa área de injeção eletrônica. Obrigado.
ResponderExcluirDenis,há grandes vazios na área automotiva: Praticamente não existe escola técnica para formar profissional na área automotiva, falta informação e manual técnico de qualidade, alto custo dos manuais (quando existe), desmotivação dos profissionais em investir na carreira - caro, dificuldade de acesso a treinamentos, falta de hábito de leitura,etc.
ResponderExcluirBasta querer comprar os manuais de manutenção do seu carro para entender o que menciono!
Falta leis que obriguem os fabricantes disponibilizar tais informações. Qual é o caminho? engenharia reversa. Descobrir assim é um jogo de acerto e erros que onera a manutenção e leva tempo para dominar.
Parabéns Aparecido por difundir o uso do osciloscópio para sanar panes. Trabalho com eletrônica embarcada há 33 anos e pretendo ficar no mínimo mais uns 20 anos,pois gosto muito do que faço.Wandy Machado Instrumentador de Ensaios em Voo.
ResponderExcluirWandy, é gratificante poder compartilhar, mais ainda é ter reconhecimento, obrigado.
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