Regulagem (adaptação) Lambda III

A situação oposta à regulagem II, simulada aquí com a tensão do MAP em 1,75 V na marcha lenta, pode ser apreciada na tela do scanner.

A alta tensão do MAP é entendida como aumento da pressão absoluta (grupo 2 – bl 4), falseando o cálculo da carga do motor para um valor maior. Como resultado final tem-se: o aumento do tempo de injeção, o enriquecimento da mistura e naturalmente a alta tensão da sonda Lambda. O regulador de mistura reage perante a tensão Lambda reduzindo o volume de injeção, agora em – 20% (grupo 33 – bl 1), para que se faça a devida compensação.

Após restabelecer as condições normais, a regulagem da mistura (Grupo 1 – bl 3) passa a trabalhar em torno de zero. Observe que a pressão do coletor (Grupo 2 – bl 4) e a carga calculada (Grupo 2 – bl 2) estão inferiores a condição anterior.

No grupo 32 - bloco 2 mostra que a regulagem se faz sobre uma mistura ainda adaptada. Os parâmetros finais serão estabelecidos após a realização de ciclos de partida e condução do veículo, conforme estratégia programada no módulo.

Possíveis causas: Tensão do sensor carga elevada, sensor temperatura, alta pressão de combustível, estanqueidade do regulador de pressão ou válvulas, sonda Lambda, etc. 

Conclusão: A regulagem da mistura é feita com base a tensão Lambda, se está alta (mistura rica) implica em redução de injeção, regulador com correção negativa e tensão baixa (mistura pobre) implica em aumento de injeção, regulador com correção positiva.    
--------------------------------------------------------------------------------

11 comentários:

  1. Boa tarde.

    OBRIGADO POR POSTAR ESSA DICA, MAIS QUE DICA, EU CONSIDERO UMA MATERIA TECNICA. É DE GRANDE VALIA.
    PARABENS PELO SEU TRABALHO.

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO PELA MATERIA. É DE GRANDE VALIA.

    ResponderExcluir
  3. Estas informaçoes nos obriga a fazer uma avaliaçao mais profunda nos procedimentos costumeiros do dia a dia

    ResponderExcluir
  4. Sim, é comum substiruir a sonda cada vez que um erro é atribuido a ela, porém muitas vezes isto só indica que a a correção Lambda atingiu o topo de ajuste programado no módulo. Cabe ao técnico entender o que causou o desvio do sinal.

    ResponderExcluir
  5. ótimo material muito bem explicado parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa essa matéria Profº,fiz um curso recentemente,de diagnostico avançado e o curso bateu muito nesse assunto,ajuste a curto prazo e longo prazo.

    ResponderExcluir
  7. O regulador com defeito pode levar a perda de AF

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Aparecido...adaptei uma injeção iaw1g7 em um Gurgel br 800 2 cil que restaurei como hobi estou tentando ajustar mas tá difícil pois utilizo só uma bobina e dois injetores , o problema maior é oscilação da lenta e consumo excessivo, observo no scanner que o valor da lambda fica travado em -0,6% vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  9. Que matéria nota 1000, hein? Taí gostei! Muito bom mesmo. Também tenho uma interface HEX + CAN USB - cabo vag com software VCDS . Eu estava procurando informações sobre aqueles parâmetros que o software fornece. E vc falou exatamente o que eu precisava. Obrigado a você.

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.