Certa vez me pediram um curso somente com aulas práticas, embora fosse atípico, concordei em fazê-lo.
No local do curso, cuidadosamente preparado, se encontrava um VW – Amazón (Voyage aqui no Brasil) com sistema KE-Jetronic e ignição TZH cujo chicote e módulo estavam esparramados pelo assoalho, lado do passageiro. Em frente ao carro, um MOT 250 e um analisador de quatro gases.
Após as apresentações iniciais e um pouco de lorota para quebrar o gelo, o chefe da oficina me disse que o carro tinha um problema difícil de solucionar e que seria perfeito para a aula. Que providencial, pensei, esboçando apenas um leve sorriso. Deu partida, o motor pegou "de primeira", e então me disse:
- Viu! Com o motor frio é uma maravilha pra pegar, más não funciona com o motor quente. Faz um mês que está assim, já substituí o sistema KE por carburador, e aí sim acaba o problema. Pena que não posso deixar com carburador!
Relaxados, continuamos a conversa enquanto o motor esquentava. Depois de uns 20 minutos desligou o motor que comprovadamente não pegou mais.
Como era um curso prático, pedi para ligassem o equipamento de testes e fizessem todas as medições possíveis, começando pelo sistema de ignição. Dirigi todas as provas ressaltando o uso correto do equipamento e esclarecendo dúvidas. Demorou tempo suficiente para que o motor esfriasse e voltasse a funcionar. Com o motor ligado, sugeri que continuassem com os testes do sistema de ignição. A essa altura eu já havia percebido uma anormalidade potencial para o defeito, más devido ao trabalho passivo, não foi notada pelos participantes. Então, os alertei que deveriam rever as medições e confrontar os resultados com o manual do sistema.
Por fim se deram em conta de que o ângulo de permanência, 65 graus fixo, não enquadrava. Com um sorriso aberto, e numa respirada bem fundo e pausada, retrucou um dos técnicos:
– Ha há... Eu já desconfiava deste módulo de ignição!
Passando o olho pelo grupo, questionei:
– Todos concordam? – Silêncio. E pondo a prova a sua convicção, continuei:
- Por que acredita que seja o módulo?
– Porque a bobina é nova, foi trocada faz pouco tempo. – Retrucou.
– Más ela está correta?
Calados, conferiram a bobina, evidenciando o erro de aplicação e inclusive a falta de atenção ao medir a sua resistência. Substituíram-na e o carro voltou a funcionar perfeitamente.
obrigado meu camarada me serviu muito o q vc postou.tirou uma duvida e resolvi um problema q tava me dando dor de cabaça...
ResponderExcluirOla Sr Aparecido, tive que trocar a bobina de ignição do meu escort hobby 1.0 que estava dando problemas e quando fui verificar ela estava com a bobina bosch final 067, e a certa dele é a final 097 segundo o manual da Bosch correto? Quando fui comprar a bobina nova o vendedor falou que a bobina certa para meu caro era a final 077 que substituia a 097, então comprei a 077 pela informação dele e na falta da 097, mas o carro continuou com o mesmo problema quando esquenta se eu desligar o carro ele fica com dificuldade para pegar e tbm começou a vazar um fluido na bobina nova com uns dias de uso o que tinha acontecido com a bobina antiga tbm, será que o vendedor fez essa sacanagem comigo? Agradeço imensamente se puder me dar uma luz. Abração e fika com Deus!
ResponderExcluirGel, se você tem um módulo de 7 pinos final 142 ou similar telefunken ou outra - veja post - a bobina correta é a 097. pelo que descreve é este o problema.
ResponderExcluirOlá amigo então, conferi e o módulo de ignição e se trata realmente de um Telefunken 7 pinos, vou providenciar a bobina 097 que é a correta. Muito obrigado Sr. Aparecido pela ajuda e parabéns pelo blog de qualidade!
ResponderExcluirTenho um Escort hobby 96, tou na duvida de ligar a bobina, não sei mais o positivo e o negativo, sei que tem 1 fio verde e outro marron listrado. Por favor me ajudem tou com medo de ligar as polaridades errada
ResponderExcluirAnônimo, não posso dizer com certeza, não há padrão. É provável que o verde é no pino 1 da bobina e o outro pino 15. Para tirar a dúvida use uma lâmpada de teste ou ligue um fio do pino 1 da bobina no chassi do carro e com a chave de ignição ligada toque o fio verde no borne 15 da bobina, separe este e depois toque com o marrom, o que for positivo vai produzir faísca quando tocar. O que produz faísca ligue no borne 15 da bobina e o outro no borne 1.
ResponderExcluirTenho um Gol GTI 89, que está esquentando muito o estágio de potencia EZK, que se chama TSZ,e corta o pulso, quando esfria volta o pulso 5 nos atrás troquei a bobina original por um MI, nunca deu problema, só agora apareceu esse, tenho que voltar a bobina original ? Pelo tempo não sei onde está qual seria a certa ?
ResponderExcluiré colega não sei como durou tanto tempo. Sim, vai ter que voltar a bobina original Bosch 9 220 081 077.
ResponderExcluirAlem disso terá que revisar o chicote elétrico e conectores, provavelmente foram danificados e precisará reparo.
Acabei comprando um modulo TSZ, para ter certeza se o problema seria ele ou outra coisa, e ele continua esquentando, hoje encomendei uma bobina 077, vou torcer que pare de esquentar.
ResponderExcluirObrigado pelas dicas.
tenho um escort cht quando esquenta ele não pega,mais esta saindo faísca da bobina,poe ser o cabo de vela pois o mesmo esta fugindo faísca
ResponderExcluirHigor é possível, se a faísca não entre os eletrodos da vela!!!!! substitua os cabos, revise o distribuidor, etc.
ResponderExcluirSou do GOL GTI 89.Comprei o Modulo TSZ e a bobina, coloquei o modulo continuou esquentando, coloquei a bobina e ela não está acionando bomba, ou seja não está mandando pulso para o relé de comando.
ResponderExcluirColega você testou o chicote elétrico? está confuso: esquenta e o carro funciona? trocou a bobina porque não funciona? ou funciona e quando coloca a bobina deixa de funcionar? São coisas assim que dificultam o diagnóstico, é preciso ter uma sequência senão ficará perdido. Vamos passo a passo: 1 - o módulo está correto - deve ser de final 020 ou 024.
ResponderExcluir2 - se ok teste o chicote:
borne 15 da bobina tem um fio de alimentação da bateria, meça se tem 12 V. borne 1 da bobina possui um fio blindado que liga no módulo TSZ pinos 6 e blindagem pino 4, faça continuidade deste fio e entre ele e a blindagem: não pode dar com a blindagem se isto acontecer a bobina fica ligada direto. teste continuidade do fio do borne 1 ao borne 1 do relê, teste continuidade para o chassi: também não pode dar, mesmo problema. pino 4 do módulo é aterrado, teste continuidade, 5 do módulo deve ter 12 da bateria. borne 1 do módulo recebe sinal da EZK, pode ser testado com caneta led, tem que piscar na partida. Borne 3 - blindagem e negativo do sina da EZK, verifique se não está em curto com o fio do borne 3 (continuidade). Colega, sem testar não dá. Se tiver dificuldade para fazer estes teste procure um eletricista.
Olá Aparecido,
ResponderExcluirMuito bom seu blog, estou aprendendo bastante!
Sou técnico em Eletrônica e estou com este problema no meu Escort hobby 96. Medi o Dwell em paralelo com a minha bobina na escala de "4CYL" e deu 61°. Após uns 10 minutos ligado o motor deu uma engasgada e mesmo eu acelerando pelo capo ele apagou. Coloquei a bobina do meu colega que não está com este defeito, e com o carro bem acelerado para não apagar, medi do mesmo modo na bobina dele 25°. Achei estranho. Quando diminui a aceleração o carro apagou de novo. Não sei se estou medindo da forma correta. Depois desses testes, vi que tinha um pouco de óleo em baixo da bomba de combustível, não sei se ela está vazando. Vou levar para o mecânico dar uma revisada na bomba de combustível. Tem alguma sugestão do que pode ser ou de outro teste que eu possa fazer?
Obrigado pela ajuda.
Dimi o dwell varia com a rotação, para ter um comparativo deve ser medido com rotação igual para ambos os casos. Mesmo da forma que fez se percebe uma incoerência. Certifique que a bobina que está usando esteja correta, para este veículo deve ser uma com final 086 (original) ou 097 número comercial de reposição. Veja post referente aos sistemas de ignição para ter mais detalhes sobre o que está montado no seu carro, creio que é um sistema Hall.
ResponderExcluirOi! Gostei muito das dicas, tenho um Tempra 2.0 16 v 1995 que depois de aquecer não pega, o que posso fazer? Já levei em vários lugares e ninguém resolve, a bateria vira outros carros, o arranque foi revisado, o aterramento feito novo, tá complicado meu caso. Notei que há algumas mangueiras de ar meio frouxas, não sei se tem a ver? Se puder me dar umas dicas ficarei muito grato!
ResponderExcluirColega, não pega a quente logo em seguida ou após algum tempo? tem sintoma de afogamento (cheiro de combustível)? acontece sempre ou as vezes? Você revisou o sistema de combustível medindo a pressão, vazão e estanqueidade do sistema? qual é a tensão da bateria durante a partida? Quanto a sua observação em relação as manqueiras faça a correção necessária. Você verificou as velas e cabos de ignição?
ResponderExcluirEae Aparecido blz?
ResponderExcluirTenho um gol 86 plus troquei a bobina coloquei do Mi ja queimaram 2 coloquei outra fica esquentando, o carro morre demora pegar esquenta a caixa de ignicao tbm
Danilo veja os comentários em post relacionados: por que a bobina queima, bobina do gol MI, etc. como já pode perceber não dá certo. Use a bobina correta para o seu módulo. encontrará referências nos referidos comentários.
ResponderExcluirOlá bon dia tenho um gol 1.0 cht 93 e estou com um problema a bobina esta esquentando muito e nso sei o que ja troquei bobina cabo de velas ,velas,rotor,tampa do rotor enfim a ignição toda e ainda continua esquentando muito vc pode me ajudar
ResponderExcluirNilo, é preciso saber qual é o módulo e bobina que está usando. Veja comentários em bobina esquenta e queima, quase 100% dos casos é incompatibilidade da bobina com o módulo. Você está usando a bobina recomendada?
ExcluirAparecido, boa noite.
ResponderExcluirTenho um Voyage 09/10 1.6 comfort.
troquei induzido, escovas e o carro quando esta quente ou nao pega ou demora a pegar.
o que mais devo fazer? o carro ficou no eletrecista por uma semana pra refazer todos os aterramentos e montar o motor de arranque com as peças novas.
Colega, não sei se você está no caminho certo. Não pegar e não virar o motor na partida são duas coisas diferentes. Precisa esclarecer isto, motor de partida/veículo vira normalmente e não pega ou motor vira com dificuldade na partida? qual das duas situações melhor define seu problema?
ExcluirEstou c um motor ap1,6a álcool frio vira bem quando esquenta não pega ou melhor vira pesado tipo bateria fraca mais não é
ExcluirEstou c um motor ap1,6a álcool frio vira bem quando esquenta não pega ou melhor vira pesado tipo bateria fraca mais não é
ExcluirCarlos mede a tensão sobre a bateria durante a partida e a tensão que chega no motor de partida. Se a diferença for maior que 1.5 volts tem queda de tensão alta em fio ou conexão massa. Mede a corrente do motor de partida, muita alta pode ser motor de partida em curto.
ExcluirAparecido, parabéns pelo blog e pela atenção que dá a quem recorre a você.
ResponderExcluirLi o post sobre os mitos da Bobina Mi e fiquei intrigado.
Eu tenho um Fiat 147 pickup que estou restaurando. Depois de muita dificuldade com o platinado, optei por um sistema de ignição eletronica. Acontece que desde então, já troquei 3 bobinas bosch por falha de funcionamento... Elas esquentam até fritar e param de funcionar.
A ultima bobina bosch que tive, percebi que abria um arco voltaico entre os polos dela. Fiquei intrigado mas não procurei entender. Após um tempo ela parou de funcionar e resolvi trocar por uma bobina Mi, o problema só aumentou. O cabo do distribuidor torrou, a tampa do distribuidor queimou internamente e a bobina esquenta horrores com a chave ligada...
Enfim, sei que tem algo de muito errado em toda a ligação, mas me resta a dúvida, qual opção seria melhor?
Será que existe uma boa opção para ignição eletronica?
Obrigado!
Júlio, Possivelmente tenha erros tanto de aplicação como de ligação. Primeiro que sistema está usando? quais as peças que está aplicando? a montagem do distribuidor está correta? as ligações estão corretas? A melhor opção é fazer certo, diga o que tem aí para que eu possa opinar.
ExcluirSe a bobina esquenta e usa módulo, sua solução é simples. Pesquisei por resistor no fio da vó uma. Ele corta a corrente de trabalho da vó uma (uso a vermelha) e ela fica morna. Tem corrente o suficiente pra funcionar. Mas como fica ruim 0ra dar partida assim, ligue um fio do terminal 15 do arranque na bobina também pra dar os 12v necessários pra uma partida forte. Uso módulo 6 fios da Bosch no meu uno FIASA 86 e esquentava até 1ue eu coloquei um resistor no positivo da bobina e assim funciona bem mas sem esquentar. Originalmente o módulo utiliza um fio resistor mas como vc não tem, compre o resistor certo. Pesquise nos fóruns sobre isso e vai achar bastante informação que vai te ajudar.
ExcluirAparecido, por favor, meu kadet 95 a alcool pega bem quando está frio e depois que esquenta se desligar o motor e dar partida fica girando o motor e com dificuldade ele pega, o que pode ser? Me ajude por favor.
ResponderExcluirSamuel, pode ser um monte de coisas, como falta de combustível ou afogamento, ou um problema elétrico como sugere esta postagem, motor ou um sensor e por ai vamos. O que tem que fazer é verificar tempo de injeção, alimentação de combustível quanto a pressão do sistema, estanqueidade, vazão, verificar o sistema de ignição, verificar a temperatura lida pelo sensor. Em resumo o motor precisa de combustível na quantidade certa e faísca nas velas.
ExcluirOi meu amigo,estou com esse problema, ando uns vinte minutos com o meu Uno 92,93 e desligou,aí volto uma hora depois é ele não quer pegar,tenho que insistir na partida e pisar fundo no acelerador pra conseguir.
ResponderExcluirMe dê uma dica!
Obrigado
Verifique se o carburador não está afogando. Após desligar o motor tire a tampa sobre o carburador e fique observando se não verte gasolina. Acompanhe por pelo menos 30 minutos.
ExcluirO com uma saveiro 90 motor 1.6 AP gasolina refiz todo motor dela fica tudo OK mas o carro frio ele pega e fica ótimo depois q esquenta ele morre quando do partida ele vira pesado e o carro não pega já troquei arranque e bateria o que pode ser ?
ResponderExcluircolega, possivelmente está com mau contato em uma conexão a massa. revise/mede a queda de tensão do negativo da bateria/chassi, chassi/ bloco do motor. devd ter ficado solto ou isolado auando retirou o motor.
Excluirboa tarde aparecido estou com um problema se vc puder me ajudar fico muito grato tenho um escort motor 1.6 cht o mesmo quando frio pega uma beleza mas quando esquenta começa a falhar e desliga .o numero do modulo é : 9 220 087 003, e a bobina :KW 12V mas não tem o pré resistor gostaria de saber se este modulo esta correto para esta bobina.grato desde já.
ResponderExcluirmcelo a bobina para este módulo é a fina 067.Como sabe que não tem préresistor? a bobina para este modulo leva resistor. visite meu canal no youtube tem um passo a passo para teste. pode ser modulo ou queda de tensão alta na massa.
ExcluirEstou com um Escort na oficina 1.6 cht álcool. O motor gira como ae estivesse com a correia dentada quebrada derepente ele volta ao normal e dá sinal de pegar. Como se estivesse sem vela. O q pode ser?
ResponderExcluirColega seria difícil saber se o carro tivesse na minha mão, pior ainda a distância. O que eu quero dizer é que precisa examinar. verifique se a mecanica do motor está em ordem, compressão, vácuo no coletor, etc. pode ser tantas coisas, motor é uma delas, mas tem que examinar, não basta achar.
ExcluirOlá Aparecido,
ResponderExcluirMeu nome é William. Tenho um C3 2007 e estou passando pelo mesmo problema. O carro, quando quente, só funciona quando a bomba de combustível é acionada; e isso só ocorre quando o carro esfria, o que pode durar entre 5 e 60 minutos. rsrs. Quando giro a chave sem ligar o carro, o eletroventilador permanece ligado até que o problema acabe. Scanner não diagnosticou nenhum erro. Mecânicos falam em módulo, bsi, velas, sensor de temperatura e até cabeçote ou motor, mas não fizeram nenhum outro testes além do scanner, que como disse, não acusou nada. Será que no meu caso também é bobina?
Agradeço pelo que puder dizer a respeito.
William, diagnóstico é a solução, não se tolera será, poďe ser, tudo que for plausivel deve ser testado. Quente ou frio só vai funcionar se a bomba pressurizar o sistema e este tipo de problema não registra erro. Alguém mediu pressão de combustível, estanqueidade do sistema, verificou qual o motivo da bomba não funcionar? Se liga a chave e funciona o ventilador é porque a temperatura está alta ou o sinal de temperatura está errado? foi verificado qual é a temperatura informada pelo modulo? está correta? Se for correta sua colocação o problema está a falha de acionamento da bomba, talvez um mau contato, defeito da bomba, rele, fusivel, rastreie passo a passo até chegar na causa do problema.
ExcluirTenho um escort cht 1.6 com modulo de 7 pinos final 142 e bobina 067 ,quando o carro esta frio pega normal anda que e uma maravilha é so o carro esquentar q começa a falhar e morre e dps disso nao pega mais so dps de uns 20 minutos ou mais quando esfria ele volta a funcionar o q pode ser??
ResponderExcluirTenho um escort com modulo de ignição final 142 e bobina 067 ,rodo com ele uns 30 min quando o carro esquenta começa a falhar e desliga, demora uns 20 minutos ate ligar novamente o q poderia ser??
ResponderExcluiro post não te convenseu! a historia é verdadeira e a a resposta para você. Está usando a bobina errada. a certa é a 097.
Excluirola! boa noite, estou enlouquecendo com o problema de um palio weekend 99 1.6 16v,ela quando fria pega normal mas se eu ando mais do que 10 min e desligo ela nao da mais partida,fica pesada como se a bateria tivesse arriada tenho que esperar um tempo para ela voltar a pegar e percebi que tenho que pisar no acelerador ate dr partida nao acho nenhuma pessoa que ache o defeito...alguem ai pode me aconselhar ja gastei o que nao tenho tricando pecas e nao resolve nunca
ResponderExcluira dica é diagnóstico, isto é fazer medições para localizar a causa do problema. Mediu a tensão da bateria e corrente do motor de partida na hora que tem o problema? mediu aueda de tensão nos cabos. assista meus videos no you tube para saber como fazer.
ExcluirTenho um escort 87, Motor CHT álcool... Começou a dar uns problemas nele que qdo eu ligo e ele esquenta não liga mais... Chamei um mecânico elétrico e ele constatou o problema na bobina, então trocamos a bobina e o problema persiste... Oq pode ser??? Preciso de ajuda!!! Obrigado...
ResponderExcluirVeja estes vídeos, é tudo que pode fazer.
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=tQuqgLroYEg
https://www.youtube.com/watch?v=dWJaWmR8J0A
https://www.youtube.com/watch?v=oQ2Z8AaF4Ss
Boa noite Tenho um escort cht 1.6 álcool , quando esquenta morre e tem que esperar esfriar ,a bobina esquenta mesmo sendo nova
ResponderExcluirShow... de que ano é esse multimarcas?
ResponderExcluirAmigo tenho um santana 89 gasolina 1.8,ando um pouco depois ele da uns tranco faz barulho escapamento depois morre,depois de um tempo parado eu ligo funciona normalmente,o que pode ser?,ja verifiquei se ta jogando gasolina,normal,bateria nova,motor de arranque faz 6 meses que troquei,troquei carburador,tava vazando oleo pela borracha do filtro,troquei tbm,so ta vazsndo um pouco de agua,pingando por uma das mangueiras,,mas me ajude ,o q pode ser?
ResponderExcluirveja meus videos no youtube e teste o sistema de ignição. Mede também a pressão do escapamento, pode estar emtupido.
ExcluirTenho um crossfox 10/11 Ele frio pega normal,mas quando ta mt quente nao pega,ja foi feita limpeza de escova que melhorou por um tempo,passei scanner e nada,os mecanicos nao acham o motivos...me ajuda...
ResponderExcluirtá mal explicado, limpeza na escova do quê? o que quer dizer: não vira o motor de partida ou vira rápido o motor de partida mas o motor não funciona? se me ajudar posso até te ajudar?
ExcluirOla bom dia!
ResponderExcluirEstou usando a bobina sem o resistor isso pode ter danificado o mudulo? pois é o segundo modulo que coloco e queima a saida de alimentação para o sensor hall, ai alimento o sensor com 12v direto ele funciona esquenta e se perde todo
como vou saber! vc não deu nome aos bois. que bobina está usando? veja meus vídeos no youtube que vai te esclarecer muitas coisas e muitos comentários pode ter a resposta que procura.
ExcluirOlá!gostei dos teus posts.Tenho um Jimny 2011 que está com esse problema.Queimar uma das bobinas,ora uma ora a outra.Na concessionária é um assalto,o manual de serviços é difícil de achar.Podes me indicar a bobina similar correta?
ResponderExcluirGrato
resolvido
ResponderExcluirdiafragma do econotast furado muito dificil de detectar nk carburador BLFA 30-34 do lado da bomba de pique ,fura o diafragma e chupa gasolina a vontade pelo vacuo que fas o diafragma contrair...boa sorte
Oie boa noite estou com um poblema. Tenho um gol cht 1.6 gasolina. E quando esquenta. Ele demora pegar. E tudo è novo. Eu ja reparei que quando esquenta. Nao sai qasolina do esquincho do carburador..depois de frio pega bem.. Oque pode ser?
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