Ângulo de permanência - Dwell

O ângulo de permanência ou dwell (como é chamado em inglês) representa o ângulo que o platinado permanece fechado. É usado como referência de carga da bobina de ignição, já que este é o período que circula corrente no enrolamento primário da mesma.

Vocês já devem ter percebido que, com o desuso do distribuidor, referenciar a carga da bobina com o ângulo de permanência é um tanto quanto irreal.
Então, qual é a referencia que se deve adotar?
Para responder, façamos outra pergunta: Quanto maior o ângulo de permanência maior será a carga da bobina? Sabe-se que a carga da bobina não é instantânea, depende da indutância, por tanto para atingir a carga ou corrente elétrica ideal é necessário um tempo exato.
Tempo e espaço (ângulo) estão intimamente relacionados. Com o ângulo de permanência fixo há redução no tempo e na carga da bobina ao aumentar a velocidade de rotação. Mesmo que se aumente o ângulo de permanência com a rotação, a exemplo do que acontece na ignição eletrônica, ainda assim o tempo de carga se reduz. Somente há melhora de carga na bobina ao aumentar o ângulo de permanência se consideramos a rotação fixa (tempo =espaço /velocidade).

Como se vê, a carga da bobina depende do tempo, sendo este o parâmetro a ser vislumbrado em qualquer caso.
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7 comentários:

  1. bom dia!
    Aparecido conheci vc na bosch fiz curso de eletrica em campinas estou interior Presidente Prudente.
    Estou com problema voyage 93 em que o angulo de permanencia esta em 60graus em marcha lenta o modulo é o 142,ja substitui modulo e dist. chicote e não resolveu.
    grato Celio

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  2. Olá Célio é um prazer ter noticias tua. Este módulo possui limite de corrente, que se não é atingida aumenta o âng. perm. Possivelmente a bobina de ignição está errada deve ser a KW - 097 ou o circuito tem resistência elevada: mau contato a massa, queda de tensão na fiação. veja este link a respeito http://aparecidooliveira.blogspot.com/2009/12/carro-nao-pega-quente.html

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  3. Boa noite,

    Tenho um Maverick 4 cilindros 76 cujo dono anterior adaptou uma bobina Bosch 470 (KW12V) sistema de ignição eletrônica genérico, pois não achei marca ou código apesar da caixa se assemelhar aos Bosch antigos porém sem rebaixo traseiro para encaixe do transistor. Acontece que este carro chegou para mim com a fiação em péssimo estado com vários fios derretidos e aquela resistência flexivel (cabo com capa de silicone rosa e alma de aço inox) que liga o positivo da bobina as luzes do painel desligada da bobina. Pelo que parece essa resistencia flexivel esquentou a ponto de derreter alguns dos fio do chicote. Te pergunto: Isso pode ser por causa do sistema de ignição, certo? tem algum método para verificar se modulo e bobina são compatíveis?
    Ele não tem nenhum resistor instalado na bobina

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    1. Colega o sistema é indutivo/hall/platinado? para saber com certeza se são compatíveis teria que pesquisar as referencias bobina/módulo exatos. Outra opção ou fazer testes práticos como: resistência do primário da bobina, ângulo de permanência e se necessário, também medir a corrente primária com osciloscópio. O problema do chicote pode ter sido devido a curto circuitos a massa. Sugiro que repare a instalação e faça os testes.

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  4. aparecido tenho uma combi aqui 2003 com injeçao, e a mesma esta derretendo queimando a bobina, quais os testes devo fazer? tem como ver isso no osciloscopio? to desconfiado da central, tem como testala com osciloscopio

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    1. conexão massa com defeito. Revisar ligação externa e possivel defeito interno no módulo. Só necessita medir queda de tensão com multimetro e se preciso abrir modulo para verificar.

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  5. Qual é o valor aproximado do ângulo de permanência num fusca 1300 por exemplo ? Todo sistema de ignição platinado original.

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