Regulagem ( adaptação) Lambda II

Orientando-se pela leitura dos parâmetros do integrador descrito na parte I, temos:

Condição normal: Regulagem Lambda oscila, a pressão do coletor está normal, a adaptação mistura está normal.

Para ver na prática a atuação do integrador ou regulador de mistura foi reproduzido uma falha que ocorre principalmente em veículos GM - sensor MAP incorreto – Foi substituído o MAP original de 10 a 115 kpa por outro de 20 a 105 kpa.
Com o MAP errado a pressão atmosférica medida está acima do normal (deveria ser 920 mbar).

Em marcha lenta a pressão do coletor é mais baixa, o que leva a um calculo errôneo da massa de combustível e deixa a mistura pobre. Consequentemente a tensão Lambda é fixada a níveis próximos de zero devido ao excesso de oxigênio no escape. O integrador (regulador de mistura) é forçado a aumentar em 25% o volume de injeção para corrigir a mistura. A tensão da sonda Lambda volta a oscilar após a correção.

Conclusão:
Embora possa haver erros de correção Lambda memorizados a falha nem sempre é causada pela sonda.
Sob esta condição, procure identificar e verificar todos os possíveis defeitos que causariam um aumento de oxigênio no escape em marcha lenta.

Algumas falhas que levam a uma correção anormal positiva: mistura pobre, falha de ignição, baixa vazão da válvula de injeção, fuga de ar no coletor de escape/admissão, tensão baixa do sensor de carga, falha mecânica no motor, tensão do sensor de temperatura baixa, pressão de combustível baixa, tensão Lambda baixa, fuga da válvula EGR/canister, etc.
Regulagem (adaptação) Lambda III
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