Regulagem (Adaptação) Lambda - I

“Desconfiômetro”, troca indiscriminada de componentes não são métodos dignos para um bom profissional. Uma maneira mais nobre para ampliar os recursos de diagnóstico é a leitura dos parâmetros do regulador e adaptação de mistura, conhecido também como regulagem Lambda. Considero estes parâmetros importantíssimos para elucidarem casos de maus funcionamentos do motor/veículo. Para mim este procedimento sempre foi decisivo para solucionar os casos mais difíceis, entretanto é pouco aplicado pelos profissionais da área de injeção eletrônica.

Com o propósito de difundir esta técnica farei uma serie de matérias com exemplos práticos baseados em experiências passadas.

Este conceito de diagnóstico está centrado em que a regulagem e adaptação de mistura são etapas para processamento da tensão Lambda (sonda), cuja finalidade é corrigir a relação de mistura para um valor pré-determinado, através do aumento ou redução do tempo de injeção.

O regulador de mistura que aparece aqui com o rótulo de integrador Lambda tem ação direta e imediata na correção do tempo de injeção. Veja o Diagrama.

Um aumento na tensão Lambda faz o sinal do integrador baixar, enquanto que uma redução de tensão Lambda o faz subir.

O fator de desvio do integrador, geralmente em porcentagem, é aplicado na correção do tempo de injeção a fim de manter a relação da mistura em torno do valor pré-fixado.



Este campo lido pelo “scaner” indica o valor médio necessário para a correção da mistura, assim como no diagrama deve variar constantemente.

A oscilação em torno do valor central, neste caso o zero, indica uma correção de mistura normal. Valores positivos indicam aumento e valores negativos redução no tempo de injeção, representa a necessidade de correção adicional da mistura.

Pense sobre esta informação e em como ela pode ajudá-lo.
Regulagem (adaptação) Lambda II
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3 comentários:

  1. Quero parabenizar pelo excelente conteúdo que publica no seu blog.

    Minha duvida é sobre a imagem com o titulo "regulagem da mistura"

    Pelo que eu entendi o sinal do sensor de oxigênio corrige 10% do tempo de injeção para mais ou para menos?Essa é minha duvida.

    Grato pela atenção.

    Marcelo

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  2. Marcelo, obrigado pelo comentario. Isto mesmo, há carros que corrige até 20%. O sinal da sonda detecta o desvio da mistura e a UCM corrige o tempo de injeção para forçar a mistura voltar à estequiometria (ficar em lambda = 1 ).

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  3. Tentarei ficar mais estes valores. São confusos um pouco.

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