Conta-giros automotivos

Conta-giros ou tacômetro (conta-rotações em Portugal) é um acessório muito útil para quem deseja monitorar a rotação do motor de combustão. Com ele o motorista pode fazer a troca de marcha com maior precisão beneficiando-se de uma condução melhor e mais econômica.

Para medir a rotação do motor de ciclo Otto carburado ou injetado com distribuidor, geralmente se retira o sinal de referência do borne 1 (-) da bobina de ignição. Nos carros injetados com bobinas dupla faísca ou individual é mais comum usar o sinal digitalizado fornecido pela UCM e nos carros com motor ciclo Diesel se conecta ao W do alternador.

Neste momento vamos enfocar o princípio de funcionamento do conta-giros para motores carburados ou com distribuidor:
A figura a seguir mostra as etapas básicas de um Contagiros.


No borne 1(-) da bobina de ignição temos o sinal do primário da ignição que através de uma etapa no circuito do conta-giros é convertida em ondas retangulares. Nos conta-giros analógicos a freqüência do sinal é convertida em tensão para acionar o instrumento de ponteiro, um voltímetro graduado em rpm, e nos conta-giros digitais a contagem dos pulsos em um período de tempo regular faz a conversão para os dígitos indicadores da rotação do motor.
Número de cilindros
Impulsos por volta do motor
4 cilindros
2
6 cilindros
3
8 cilindros
4

O quantidade de impulsos no borne 1 da bobina de ignição, veja tabela, depende do números de cilindros do motor, sendo assim os instrumentos precisam estra calibrados para a medição em diferentes motorizações.

É comum a adaptação de conta-giros ou painel com este instrumento, e tomando em conta as diferenças citadas, procure sempre identificar o tipo usado entre: sinal analógico (tipo TN) via bobina de ignição, digital (TD) via módulo de injeção (figura abaixo) ou W (sinal analógico ou digital) do alternador. 
Fonte de sinal digital para conta-giros

No alternador a opção existente é a conexão de sinal analógico em uma das fases do alternador ou digital conectado a uma saída do regulador de tensão tipo multifunção. 
Confira no vídeo uma alternativa de ligação para conta-giros de sinal digital motores Otto para o sistema de ignição eletrônica convencional. 
Qualquer dúvida consulte o fabricante do instrumento ou sua rede de assistência técnica para esclarecimento, uma vez que não está identificado no instrumento.




Você também pode gostar de:
Saiba mais sobre bobinas e modulos de ignição
Ângulo de permanencia ou dwell
Como testar-o sensor ativo do freio ABS

100 comentários:

  1. Aparecido, preciso novamente de sua ajuda.
    Instalei em meu fusca um conta giros, com o carro ligado e parado funciona perfeitamente, inclusive o shift light.
    Acontece que ao andar com o carro em poucos metros ele morre e só pega depois que eu retiro o fio do conta giros ligado na bobina.
    Tem ideia do porque isto esteja acontecendo?
    Detalhe: fabricante diz para utilizar velas resistivas e cabo de velas supressivos, acontece que minhas velas não são destas resistivas o cabo acredito ser supressivos (ambos NGK). Acredita estar ai o problema?
    Poderia me indicar velas resistivas para o fusca 1300? Obrigado.
    Israel Ruano

    ResponderExcluir
  2. Israel, está claro que há uma incompatibilidade com o contagiro, está impedindo a pulsação no pino 1 da bobina. Confira a ligação e se não há necessidade de alguma resistência entre o pino 1 da bobina e o sinal do contagiro. Pode ter danificado o contagiro, pois temos picos de 400 Volts no pino 1 da bobina.

    ResponderExcluir
  3. Aparecido, me indicaram colocar um resistor de 10k .. qual sua opinião? Muito obrigado pelo apoio. Abs.
    Israel Ruano

    ResponderExcluir
  4. Pode ser este valor Israel, se for inadequado pode ocorrer oscilações no ponteiro, se isto acontecer terá que procurar outro valor.

    ResponderExcluir
  5. Aparecido, obrigado pelo post.
    Estou desenvolvendo um "computador de bordo" com contagiros para meu voyage 85.
    Ler os pulsos do (-) da bobina ainda parece ser o caminho mais fácil, mas não sei qual tensão pode chegar neste pino.
    O circuito que encontrei, liga o (-) da bobina a um optoacoplador, que tem a saída ligada a um microcontrolador que faz a leitura dos pulsos, isolando o MCU da alta tensão. Eu preciso calcular um resistor para ficar entre o (-) e o optoacoplador, para não queima-lo. Você saberia me dizer qual a faixa de tensão que pode sair do (-) da bobina?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Amigo, tem como ligar ou adaptar um contagiro de motor ciclo otto ( com ligação na bobina ) num alternador com saída W do motor díesel?

    Obrigado,

    Jose Paulo

    ResponderExcluir
  7. José Paulo, será muito difícil as diferenças são imensas. Para a bobina de ignição ele possui uma entrada de alta impedância devido a alta tensão. No alternador os pulsos são de baixa tensão e a frequência do sinal é muito alta, seria necessário uma modificação na base de tempo.

    ResponderExcluir
  8. Olá colega. Pergunta que voce já deve ter cansado de responder, mas eu nao encontrei a resposta. Tenho um Passat GTS e vou instalar toda mecanica de um Santana MPFI 2003.O mecanico disse que o contagiros nao vai funcionar. Li algo que se instalar um resistor em série com o fio do conta giro,1 a 3 Kohms deve resolver. É isto mesmo ou tem mais algum segredo?
    Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo que modelo de contagiro está falando? ligado na bobina? ou no alternador? para pulsos TD (digital ) ou Tn bobina de ignição. Certifique-se onde está ligado o original e que tipo de sinal recebe e frequência, e veja onde quer ligar para ver se é compatível.

    ResponderExcluir
  10. Oi Aparecido.
    Contagiros original VDO. Ligado na bobina. Obrigado novamente.

    ResponderExcluir
  11. Aparecido tenho um chevette ap 2.0 com contagiro willtec analogico de52mm e esta ligado a mais de quatro anos e agora começou a ocilar.meu carro usa bobina do gol mi vc pode me ajudar con alguma dica .desde ja agradeço.Fetorres

    ResponderExcluir
  12. Anônimo você deve testar o contagiro, bobina de ignição, módulo de ignição e chicote elétrico veja os comentários sobre falhas de bobinas e perceberá que a bobina do gol Mi não é compatível com módulos de ignição convencionais. Mesmo que tenha conseguido usar tanto tempo como comenta, com certeza ela afetou o sistema ou está com problemas.

    ResponderExcluir
  13. Aparecido,
    Tenho um motor 4cil de S-10, e um contagiros (que pifou) ligado ao módulo. Quero colocar um contagiros para 6 cil, que já tenho. Há algum conversor de motor 4cil para contagiros 6 cil? Ou é melhor comprar um novo para 4 cil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, melhor consultar uma empresa especializada para saber se podem recalibrar o instrumento.

      Excluir
  14. Oi tenho um contagiros que eu usava em um voyage 88 carburado. Tentei botar no meu gol g4 e não funcionou. Será que ele não serve para carro injetado?

    ResponderExcluir
  15. Marcelo, o seu conta giro é para borne 1 da bobina e você provavelmente ligou no sinal de comando da bobina. Neste carro o borne 1 da bobina não está disponível.

    ResponderExcluir
  16. Olá Sr, achei muito interessante o seu blog e queria seber o senhor poderia me ajudar. Estou adaptando um painel com contagiros de um CELTA em um carro carburado (chevette). Acredito que o conta giros deva ser para sistema com duas bobinas. O que posso fazer para ter um perfeito funcionamento desse instrumento? O que acontece atualmente é que o ponteiro oscila muito en tre 1000 RPM e 5000 RPM. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, o painel do celta recebe um sinal digital do módulo de injeção e você deve estar ligando na bobina de ignição onde este picos de mais de 300 Volts. Nada a ver. teria que construir um conversor de pulsos (complicado! se trata de um projeto) e ainda ajustar a frequência correta para ter precisão.

      Excluir
    2. Ok Sr Aparecido achei que fosse possível... agradeço sua resposta. Abs

      Excluir
  17. Olá amigo. Estou com um problema. Tenho uma gaiola com motor ap 1.8, com módulo de ignição de 6 pinos, bobina e distribuidor, coloquei um contagiro modelo rtype, 4 fios, positivo, negativo, luz e pulso.
    Liguei corretamente conforme manual, configurei para 4 cilindros, porém quando ligo o motor ele dá um sinal no ponteiro porém logo depois ele volta ao 0, ao acelerar quase cortando giro ele vai a 1.500 rpm mais disso não passa, e as vezes ele volta ao 0.
    Cito que já testei com outro contagiro e ocorreu a mesma citação.
    O que pode estar ocorrendo? Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  18. Olá Aparecido. tenho um opala 4 cilindros com conta giros original que parou de funcionar, levei a um técnico e ele disse que era a placa do conta giros, bom ele trocou e no aparelho dele funciona certinho,mas quando coloca no carro não funciona ele diz que são as placas novas! oque fazer para que funcionem no carro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. raphael considerando que o problema seja no carro terá que testar os fios da bobina até o contagiro, verificar se não está ligado errado.

      Excluir
    2. amigo obrigado pela atenção. o painel esta fora do carro na verdade o conta giros esta. estou fazendo a ligação externa para teste diretamente na bateria(+ -) e bobina(1,-). bom arrumei uma outra plaquinha troquei, e agora funciona mas o ponteiro fica subindo e descendo enquanto acelero. tipo ele sobe o giro mas vai oscilando enquanto o faz. tem alguma dica?? e porque a outra plaquinha Não funcionou? não foi a primeira vez que acontece (de 10 placas 7 não funciona no carro). a e detalhe testei em mais de um opala e também em um chevete, no chevete fica perfeito mas nos opalas não ficam legal. sei que de longe é dificiu diagnostica mas se tiver alguma dica de algum teste fico muito agradecido.

      Excluir
  19. Lucio se não funciona não tem nada a ver com frequência. Pode ser que está com um contagiro digital e este não vai funcionar com bobina de ignição, são incompatíveis os sinais.

    ResponderExcluir
  20. descubra para qual veiculo ele serve e que tipo de sinal usa este carro.

    ResponderExcluir
  21. está claro no post que existe três tipos.

    ResponderExcluir
  22. Olá Aparecido. Me chamo Silvio.
    Tenho um Fusca 86 a álcool,a 7 meses
    Instalei um contágios desses que fazem por encomenda modelo quadrado.
    De umas semana para cá começou a apresentar uns defeitos, hora não funciona, hora funciona e hora funciona marcando 500 giros a menos do real.
    Fiz a instalação no módulo de ignição que é de 6 pinos, no pino vago para esse fim.
    O que pode ter ocorrido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvio o que quer saber é como resolver o problema, e para isto precisa realizar testes no chicote, na ignição, no contagiros.

      Excluir
  23. boa noite tenho um golf mk4 e comprei um conta giros com shift light olhei no manual como ligar. ate consegui ligar três fios o preto o amarelo e o vermelho ! o que eu não consegui ligar foi o fio verde por que não sei onde ligar ele pra mandar o sinal pro conta giros! já procurei muito no youtube e não encontrei nada demostrando . e vi que no seu vídeo esta tudo funcionando ! voçe poderia me dar essa dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual o motor do carro-sigla/sistema de injeção/ano? nesta série existem sistemas diferentes.

      Excluir
    2. Olá boa tarde..estou com msm problema o contagiro do meu golf não funciona...gostaria de saber tbm de onde vem o sinal q vai para o painel de istrumentos!!..caso consiga alguma resposta...e de um toque ai ..agradeço muito..valeu...obs:golf 2.0 2004

      Excluir
  24. Bom dia!Adaptei o painel da hornet 2012 na 2011 mais o conta giro não funciona vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. conferiu se a ligação de alimentação e sinal do contagiro está correta? o padrão de sinal é o mesmo?

      Excluir
    2. O painel 2011 e de ponteiro, e o 2012 e todo digital! O sinal e diferente?

      Excluir
    3. não sei. Só testando para saber se são compativeis, se está funcionando e se está ligado no lugar certo.

      Excluir
  25. Estou instalando um contagiros da Cronomac no meu PUMA GTE 1600 a ar. O contagiros foi testado no meu fusca 1500 com ignição original a platinado e funcionou normalmente. Já no PUMA equipado com ignição E-KLASS de 7 pios modelo EIG005 e bobina BI0016MM - A113 o contagiros impede o carro de pegar. Ao desligar o fio positivo pós chave ele pega normalmente com o fio do sinal e terra ligado. Ele também não liga se o fio do sinal da bobina estiver desligado eo positivo pós chave e o terra estiverem ligados. O problema está no módulo, na bobina ou nos dois já que o contagiros funciona direitinho no fusca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, muito estranho seu caso. Se liga só a alimentação do contagiros, como vai impedir de funcionar a ignição? está totalmente separado. Como não estou vendo e não falou onde está ligando o pós chave para o contagiros, tenho que ser advinho e supor que está pegando na bobina e como a bobina é inadequada para este módulo está produzindo um pico de tensão e afetando algum dispositivo do contagiros ou o danificou. Teste novamente o contagiros, substitua a bobina de ignição pela correta para este sistema.

      Excluir
    2. Nunca havia vivenciado algo parecido antes, liguei o contagiros direto na bateria, ou seja, positivo no positivo do contagiros, negativo no negativo da bateria...o carro não pega. Desligo o contagiros e o carro volta a funcionar...o contagiros contínua funcionando no Fusca normalmente. Qual seria bobina adequada para este módulo? O alternador pode interferir no funcionamento?

      Excluir
    3. muito estranho! a bobina certa é a 097. Não tem sentido nenhum pensar que tenha algo a ver com o alternador, ele nem está gerando na partida.

      Excluir
  26. Valeu, Aparecido pela informação da Bobina. Não consigo imaginar o que acontece. Vou trocar a bobina e ver se muda algo. Obrigado. Se acontecer algo diferente. Publico.

    ResponderExcluir
  27. Oba Aparecido, troquei a bobina conforme sugerido e o carro passou a pegar e funcionando redondo (melhorou de forma visível), o contagiros no entanto, o RPM oscila muito vai de 500 a 1500 RPM e quando acelera chega a bater nos 8K e zera do nada. Coloquei alguns resistores de 4 a 12 - melhorou um pouco, mas nada muito significativo. No fusca o contagiros continua funcionando direitinho. Módulo de ignição ou devo continuar buscando uma solução com resistores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você pode ter um problema na alimentação do módulo/bobina ou na conexão massa para o módulo. Deverá fazer medições, como queda de tensão e ou ângulo de permanência,para ter certeza que está tudo bem com a ignição. Veja vídeos meu no youtube para medir queda de tensão. Por último resta tentar amenizar com resistores e capacitor. A chance é que tem mais problema na ignição.

      Excluir
    2. Aparecido, troquei, o módulo da EKLass por um da MTE Thompson e o chicote também.O contagiros está funcionando sem oscilações, mas operando aproximadamente 1000rpm acima dos giros reais do motor. Como calibrá-lo?

      Excluir
  28. Bom dia!! Aparecido, comprei u. contágio para por na minha moto, ela tem duas BOBINAS, qual o local exato que eu instalo ele, nas BOBINAS ou no CDI. OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Forçou a barra Alexandre! se existisse um único modelo de contagiros e todas as motos fossem iguais eu te diria. Terá que consultar o manual do fabricante do contagiro.

      Excluir
    2. Procure no mercado livre por:

      CONVERSOR DE PULSOS PARA VEICULOS COM BOBINA DUPLA PARA INSTALAR O CONTA-GIROS (RPM)

      DESTINADOS PARA VEICULOS COM BOBINA DE IGNIÇAO DUPLA QUE POSSUEM DOIS FIOS NEGATIVOS PULSANTES

      CADA UM DESSES FIOS PULSANTE TEM A METADE DA ROTAÇÃO DO MOTOR E USANDO O CONVERSOR ELE SOMARA OS DOIS FIOS PULSANTES PARA UM UNICO FIO PULSANTE CONTENDO O SINAL TOTAL DA ROTAÇÃO PARA QUE O CONTA-GIROS FUNCIONE PERFEITAMENTE

      Excluir
  29. Boa noite meu amigo conprei um painel original com conta giro do gol quadrado 86 liguei o conta giro na bobina funcionou tudo certinho ai eu desliguei ele liguei ele dinovo ai ele nao quiz fuciona pq sera

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde Aparecido.

    Gostaria de saber se você pode ajudar?

    Quero instalar um shift light num vW Up TSI, 3 cilindros.

    Você tem alguma dica de como efetuar essa instalação?

    DEsde já muito obrigado.

    Att.,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. colega siga as instruções do fabricante do produto. Caso tenha dúvida faça contato com o fabricante através da assistência técnica.

      Excluir
  31. Amigo tenho um fusca com motor ap 2.0 ele é carburado mas ingnicao é eletrônica sai o fio do módulo de ingnicao separado da bobina e vai para o conta giros instalei um painel do ômega digital do motor 4.1 6 cilindros e o rpm funciona mas marca rotação um pouco a menos me falaram que o painel do ômega 4.1 funciona com 3 pulsos e o motor ap funciona com 2 pulsos aí dei uma pesquisada ouvi dizer que o painel do ômega 3.0 funciona com 2 pulsos porém o ômega 3.0 também é 6 cilindros e o painel do 4.1 vai até 7000rpm no painel e do 3.0 vai só até 6000rpm existe algum tipo de conversor ou resistor que poderia usar para resolver este problema ?

    ResponderExcluir
  32. Boa noite.

    Coloquei um conta giros Type R em meu gol 92 e fica oscilando bastante em baixar rotações, porem quando piso fundo ele marca certo sem oscilação nenhuma. teria alguma ideia de qual seria o problema?

    Meus melhores cumprimentos,

    Lucas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser interferência do seu sistema de ignição. Está usando a bobina de ignição correta?

      Excluir
  33. Boa noite amigo os conta giros analógicos podem ser adaptados um carro como o peugeot 206 que tem os instrumentos digitais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode se os sinais de controle forem compatíveis. Seu contagiro é para sinal digital?

      Excluir
  34. Bom dia! Possuo um jipe (Envemo Camper) que originalmente funcionava com motor e contagiros de opala 6cil que tira o sinal da bobina. Adaptei um motor e alternador diesel 4cil e para fazer o contagiros funcionar puxamos o W direto de uma das fases do estator mas ele esta marcando 4x mais (deveria marcar 750 rpm e marca 3.000 rpm). Pretendia instalar um CI divisor de pulsos para aferir o painel mas lendo seu post me parece que preciso na verdade de um divisor de freqüência, é isso mesmo? O divisor de pulsos funcionaria para um sinal digital e o divisor de freqüência para o analógico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. divisor de pulso ou frequência é a mesma coisa. Tem que converter converter primeiro para digital para usar o divisor.

      Excluir
    2. no seu caso deve usar um conta giro compatível já que ele é analógico.

      Excluir
  35. Boa tarde sr Aparecido. Estou com dificuldade de encontrar a informação certa, para funcionar um conta giros analoógico numa xsara picasso 1.6 que tem bobina dupla. Fiz a instalação do fio de pulso do contagiros no em um dos negativos da bobina, mas a medição é minima. Tem alguma informação de como resolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se o contagiro é tipo tn próprio para ligar no borne negativo da bobina, então estará marcando metade da rotação. se não for isto seu problema é outra coisa.

      Excluir
  36. Boa tarde... Aparecido tenho um omega 4.1 que foi retirada a injeção original e foi colocada uma injeção programável nessa injeção que foi colocada ela não tem o fio de sinal para o conta giros com sinal digital, minha duvida seria teria como fazer este conta giros funcionar de uma outra forma que não fosse com o sinal da central? Dês de já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é possível funcionar pelos pulsos do injetor ou ignição, mas não é simples pois terá que levantar a relação pulsos/volta do conta giro para igualar com a fonte de sinal, fazer circuitos necessário para compatibilizar os pulsos. Terá que encontrar alguém que está disposto a fazer este projeto, um técnico ou engenheiro de eletrônica. Faça uma busca na web por conversor de pulsos análogo digital para adaptar conta giro. Tipo converter pulsos primário da bobina para digital. Resta saber se será compatível a relação de pulso.

      Excluir
  37. ola..so achei tutoriais ensinando a instalar conta giros em carro com bobina...
    Meu fusca 1300 é platinado...ai o fio que se coloca na bobina ...coloco onde ? obkrigado

    ResponderExcluir
  38. Aparecido queria lhe agredecer desde já pelo post
    meu charade tinha um contagiro no motor diesel mas depois de mudarem para gasolina pirdi essa função
    queria saber se eu colocar um sensor de toyota para pegar o sinal no volante de motor queria saber se irá funcionar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por quê complicar? seu motor gasolina tem alternador? seu contagiro é w? pegue o w do alternador. veja video no youtube. lógico, precisa calibrar o contagiro.

      Excluir
  39. Caso seja possivel usar o sinal do chicote do distribuidor (hall), pensei em adicionar um conector de 1 via (macho e fêmea) saindo para o contagiro, ficando móvel para qualquer manutenção no motor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. usar no distribuidor é uma decisão sua, em qualquer lugar que usar está sujeito a problema. Não é usual esta ligação portanto não posso concordar com vc. Faça uma verificação com o osciloscopio para ver se não compromete o sinal. Para pegar o pino 1 da bobina tem que retirar o módulo, vc fez isto?

      Excluir
    2. ou o certo é abrir e pegar o sinal dentro da bobina??

      Excluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Boa noite Aparecido! Já agradecendo o espaço e atenção. Instalei um CG digital da Racetronix num palio, mas usando em media 1 hora ele super aqueceu, e parou. O que pode ter acontecido?

    ResponderExcluir
  42. Saberia me informar se o CI SAK215 é equivalente ou substitui o CI SN29776P???????

    ResponderExcluir
  43. Onde eu encontro placa do conta giro do opala 4 cilindros?

    ResponderExcluir
  44. Olá Aparecido,
    Tenho um Opala 79 com painel original com contagiros, ele está com bloco do motor 4.1 original do Opala, mas com cabeçote e injeção do motor 4.1 do omega. O problema agora é que não tenho mais o sinal analógico da bobina pra ligar no painel, mas somente o sinal digital da central da injeção, que não é compatível com o painel que recebe sinal analógico. Existe alguma forma de converter o sinal digital em analógico? Alguma placa, ou outra forma de mandar sinal para o contagiros analógico?
    Obrigado!
    César

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde amigo gostaria de saber se tem como fazer a conversão do sinal de gital para analogico pois tenho um voyage 95 carburado o painel tem o conta giro.pois tirei o sistema de carburação e coloquei injeção eletronica so que o conta giro não funciona queria saber se tem alguma forma de fazer esssa inversão de sinal de digital pra analogico como faço ou não tem como aguardo e obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que vc está imaginando não vai dar certo. seu sistema continua tendo bobina de ignição, é só ligar no primário da bobina.

      Excluir
  46. boa noite. instalei um conta giros do alfa romeu 2300 em uma puma pois o mecânico falou que é igual mas me parece que o valor indicado está uns 1000 RPM acima do que deveria ser. Já pedi para aferir e o cara que fez a mnt dele disse que está normal. Pode ter uma diferença assim, já que são dois motores de 4 cilindros e aparentemente os instrumentos eram iguais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde está ligando, que bobina está usando? veja possíveis solução nos videos meu no youtube. tem lá conta giro doidção.

      Excluir
  47. Amigo como consigo deixar o sinal do negativo puro sem oscilação já que pelo que entendi do seu artigo que ele oscila entre negativo e positivo até 400 v se colocasse um diodo in pra filtrar deixando só passar negativo funcionária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho idéia do que está querendo fazer, se for problemas de mau funcionamento do conta giro vejas o vídeo:
      https://www.youtube.com/watch?v=yweIhL2YDWU

      Excluir
  48. Olá..tenho um golf 2004 eo conta-giro não funciona de onde vem o sinal é qual fio entra no painel.?obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. colega, provavelmente vem da UC de injeção, é preciso consultar o esquema elétrico do seu carro, vai precisar da versão do sistema de injeção/motor/ano/cilindrada algo que possa identificar o esquema correto.

      Excluir
  49. Oi Aparecido, eu tenho um fiat 147 e comprei um conta giro de motor analogico, mas veio sem chicote e só com 3 pinos atras do contagiro e não estou conseguindo ligar, vc tem alguma dica ?

    ResponderExcluir
  50. Bom dia Aparecido,
    Comprei um conta-giro para instalar em meu fiat 147 e gostaria de saber como ligar, não veio nenhum passo a passo, o conta giro tem 3 pinos atras que mostra um positivo e um negativo e acho que o outro é o sinal, vc tem alguma ideia de como ligar ? o conta giro é da willtec

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. consulte o 0800 do fabricante ou assistência técnica. Com o modelo do conta giro pode tentar ver se tem informação técnica na internet.

      Excluir
  51. Olá Aparecido, o conta giros do meu Maverick V8 foi trocado uma placa eletrônica (acho que foi isso mesmo) e no momento da regulagem acredito que foi feito para o motor de 4 cilindros, pois as rotações estão praticamente o dobro do que marcava anteriormente. Vi que o mecânico buscou a informação num manual, acho que da VDO antigo, de lá que ele fez a calibração.

    ResponderExcluir
  52. Boa noite amigo, excelente explicação do ponto de vista técnico, parabéns! Gostaria de uma ajuda sua... tenho um Bugre com mecânica VW a ar 1600, ignição eletrônica tipo aranha, caixinha de 6 pinos que estou acabando de reformar. Coloquei o painel de instrumentos do Gol G3 e consegui fazer praticamente tudo funcionar corretamente, porém, o ponteiro do conta giros oscila um pouco, como resolvo isso? Outra coisa é saber se o sensor de velocidade original do Gol de 6 pulsos para entrada de cabo vai dar certo para marcar corretamente, pois já me disseram que teria que colocar um outro com maior quantidade de pulsos já que o cabo vem da roda e não da caixa de marcha. Grato!

    ResponderExcluir
  53. Amigo tenho um Kadett troquei de painel coloquei um com contagiro.so que fiz um chicote separado só p contagiro posito no pós chave e negativo na bateria e sinal na fuel tech 250.so q as vezes funciona as vezes não.ai e só desligar o positivo e ligar volta ao normal.posso colocar um positivo direto na bateria e um fusível de 10.tirar o pós chave.ou tem como deixar um positivo direto na bateria e o pós chave junto ligados juntos??

    ResponderExcluir
  54. Aparecido, boa tarde!
    adaptei um painel digital em uma moto carburada. há como converter o sinal da bobina da moto em um sinal digital para funcionar o contagiros?(o painel é de moto injetada, que usa ECU).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nada é impossível,desde que encontre alguém que esteja disposto a fazer.

      Excluir
  55. Boa noite. Instalei um motor ap 2.0 numa Puma com injeção Fuel Tech Race Pro 1Fi. Tudo funciona muito bem exceto o conta giros. Como ligar? Seria só o positivo,negativo e o sinal direto da bobina Bosch? Uso o conta giros da Fuel Tech, mas gostaria de usar o do painel.

    ResponderExcluir
  56. Boa noite,coMo posso adaptar o contagiros do motor de popa em um motor carburado 4 cilindros?

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde..
    Instalei um rpm ODG Race Tach IV em um Chevette motor OHC 1.6 4 cilindros, com a bobina do MI, porém o rpm quando configurado para opção 4 cilindros, ele trabalha certo até os 3 mil giros, quando ultrapassa essa marca o mesmo fica oscilando muito e acendendo o shift light até o ponteiro voltar para baixo dos 3.000 giros.

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. possivelmente a causa é a bobina inadequada para o módulo. Se seu rpm não possui ajuste de sensibilidade tente colocar um resistor em série (terá que testar diversos valores) e se não der certo deverá usar a bobina recomendada para o seu sistema.

      Excluir
  58. Qual o fio do rpm do gol 2020 e onde pego para colocar o do conta giros

    ResponderExcluir
  59. Olá aparecido. Tenho uma Titan mix 2012 e coloquei o painel da Titan 160. Puxando o fio direto da bobina o conta giro fica muito desregulado, o que poderia fazer pra ter maior precisão ? Obrigado

    ResponderExcluir
  60. Bom dia Aparecido, preciso de uma ajuda…. Coloquei o conta giros original do Fusca (sinal analogico da bobina) mas depois mudei a ignicao para sistema hall (pulso digital) e obviamente o conta giros nao faz a leitura da UCM… tens uma solucao para converter o sinal da UCM (pino 7) em sinal analogico ? Algum conversor pronto que posso conectar?

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.