O sensor ativo do ABS testado é um circuito integrado que comuta a corrente entre 7 e 14 mA, quando os campos magnéticos de imãs permanentes de uma roda impulsora multipolar atuam sobre um elemento sensor tipo magneto–resistivo ou de efeito Hall incorporado ao sensor.
Um resistor em série com o sensor, montado na unidade ABS, ao ser percorrido pela corrente comutada produzem quedas de tensão que definem o sinal usado no cálculo de velocidade da roda do veículo.
Na figura abaixo pode ser visto o sinal tomado em relação ao negativo da bateria, com a chave de ignição ligada e girando-se a roda do carro manualmente.
Com o multímetro digital se obtém uma tensão que comuta de 0,55 V a 1,07 V.
A foto abaixo ilustra a variação de tensão entre os terminais do sensor ao girar a roda do carro.
Atenção! Com o sensor desconectado ou interrompido a tensão é praticamente zero (cerca de 44 mV).
Caso o sensor esteja alimentado e não há geração de sinal, retire-o do lugar e movimente um imã próximo à extremidade sensora, foto seguinte, para localizar a causa da falha: sensor ou roda polar.
Opcionalmente o sensor pode ser testado na bancada.
Coloque um resistor de 120 a 270 Ohm em série com o sensor, conectando-o entre o pino de sinal do sensor e o negativo da fonte, veja foto abaixo. Alimente o sensor com uma fonte de 12V. Com um multímetro ou osciloscópio meça a queda de tensão no resistor, passando um imã próximo à ponta sensora.
Sensor da roda dianteira do VW Pólo
Com um resistor de 270 Ohms obtive dois níveis de tensão: 1,98 V e 3,83V.
Com o osciloscópio pode ser observado um sinal de onda quadrada.
Nota:
1 - A tensão depende do valor do resistor usado. Por ex: Com 120 Ohms podem ser obtidos aproximadamente 0,84V e 1,68V.
2 – No carro testado a conexão do sensor da roda traseira é invertida em relação ao sensor da roda dianteira.
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Ótima dica
ResponderExcluirO sensor testado é de qual carro?
ResponderExcluirO sensor ilustrado no blog é aplicado em um veículo VW - polo 2.0 ano 2007.
ResponderExcluirParabéns gostei muito da dicas, nos ajuda muito na hora de executar, reparação no sistema.
ResponderExcluirbem vindo. obrigado
ExcluirParabéns belo conhecimento e mais bonito fica quando compartilhado um abraço.
ExcluirParabéns eu fiz o memo prosedimento em uma volvo xc 60 e deu certo legal sua dica .
ExcluirValeu colega, obrigado por comentar.
ExcluirValeu professor. isso nos ajuda muito. como o senhor falou uma vez no curso:”somente devemos substituir o componente depois de testá-lo”
ResponderExcluir👍👍
Excluirmuito simples ,perfeito...
ResponderExcluirmuito bom mesmo vi seu video e fui pesquisar mais sobre o assunto e vi essa explicação maravilhosa quando vi de quem era a postagem vi que era o mesmo aarecido oliveira como sempre muito bom mesmo obrigado continua nos ajudando por muito tempo fica na paz
ResponderExcluirSensor de ABS tem polaridade?
ResponderExcluirsim
ExcluirOla.professor apareciddo de oliveira sensor magneto resistivo. E sensor hall o funcionamemto e igual ou existe diferença Obrigado
Excluiro principio é o mesmo, tão próximo que pode confundir, porém a forma de atuar do magneto resistivo e transmitir o sinal é diferente.
ExcluirBoa noite Aparecido , meu nome é Domenico Artese, achei muito bom voce compartilhar teu conhecimento tecnico de componentes de tecnologia recente, gostei da explanação do assunto sobre o sensor ativo do Abs ,informações que em alguns tipos de carros são omissas; mexo com vans , vc saberia me dizer se a Iveco 35s14 usa esse tipo de sensor ativo e tambem ao testarmos , e necessário respeitarmos a poloridade do sensor
ResponderExcluirBoa noite Sr Aparecido td bem me chamo Marcos achei muito interessante a matéria sobre o sensor ativo do abs e até pretendo montar uma bancada de teste pra ele ,porem fiquei com algumas duvidas por exemplo , ao invés da fonte 12 volts posso usar uma bateria automotiva e fazer a alimentação normal - e + mais resistor no negativo conforme teu esquema
ResponderExcluirBoa noite Sr aparecido td bem , me chamo Marcos , achei muito interessante sua matéria sobre o sensor ativo do abs e pretendo montar uma bancada para o teste dele , porem fiquei com uma duvida: ao invés da fonte de 12 volts, posso usar uma bateria automotiva de 12 volts e fazer as ligações normais + e - no sensor mais o resistor no negativo conforme tua ilustração tudo bem da certo tambem
ResponderExcluirShow de bola isso ajuda dimais ,valeu Ap oliv
ResponderExcluirBoa noite mestre me chamo Valdemir
ResponderExcluirTenho um omega australiano 2008 os modelo dos sensores dianteiro e traseiro são diferentes queria saber se o princípio de teste com o sensor no local é o mesmo da foto acima ou seja é obrigatório chegar uma tensão nos terminais?? Se o sensor estiver com problema essa tensão é a mesma t(10v) ou essa tensão zera?? obrigado
o sensor não é deste tipo.
ExcluirBom dia mestre 👍 so escrito no canal algum tempo.uma duvida com multimentro no teste de diodo consigo indetificar e fazer o teste ambos os sensores hall e magneto.abraço
ResponderExcluirnão. siga as orientações da postagem e videos.
ExcluirShow
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