O ABS (sistema antibloqueio dos freios) é uma tecnologia que aumenta consideravelmente a segurança nas frenagens de emergência e em terrenos adversos.
O seu ótimo desempenho reduz ainda os desgastes irregulares dos pneus ao frear. Supervisionando a velocidade nas rodas através de sensores a unidade eletrônica e hidráulica controla a pressão nos freios evitando que as rodas se bloqueiem.
Uma lógica de teste redundante e duplos processadores conferem ao sistema extrema segurança operacional.
Sua manutenção é intrínseca ao sistema de freio convencional, passando muitas vezes despercebidos pelos reparadores.
A sangria se processa como no sistema convencional na maioria dos sistemas e não requer equipamentos especiais, a não ser em alguns modelos e quando se necessita a substituição total do líquido de freio ou da unidade hidráulica do ABS.
As recomendações para a substituição do liquido de freio é inerente ao tipo empregado, regidos por normas relativas à sua higroscopia. Embora haja prognósticos de prazos para sua troca; a influencia climática, a qualidade do liquido de freio e hábitos de lavagem do motor podem resultar contradições. O melhor mesmo é analisar a higroscopia para estabelecer o momento da troca.
O líquido de freio ainda, combinado com ótima eficiência do ABS, deve ser de alto desempenho.
É praticamente isento de manutenção elétrica, salvo a existência de falhas detectada pelo sistema. Quanto às falhas do ABS, raramente interferem no freio hidráulico, isto é, o freio covencional continua funcionando normalmente.
Principais falhas:
- Interrupção nos cabos dos sensores de velocidade das rodas nos pontos sujeitos a movimentação da suspensão.
- Sujeiras aderidas nos sensores (limalhas de ferro) que interferem no sinal.
Detalhe do sensor de velocidade das rodas.
Detalhes dos pontos de fixação e folga dos cabos.
Importante!
Ao trocar os cabos/sensores atente para os pontos de fixação e folga dos cabos sujeitos à movimentação da suspensão.
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Prezados
ResponderExcluirPodem existir defeitos intermitentes no sistema de freios ABS?
Marco
Marco é comum defeitos intermitentes, principalmente nos cabos dos sensores que se quebram devido ao movimento da suspensão.
ResponderExcluirAparecido, tenho um peugeot 307 1.6 16v ano 2008, e do nada ele apagou e acendeu as luzes de stop e todas as demais do painel, e no comp de bordo "defeito sistema de franagem, e sistema anti poluição, emfim esta no modo ECO e não liga mais o carro. Na concessionária condenaram o módulo ABS, disse que ele não esta se comunicando com o PSI, só que não estou achando outro modulo usado com a mesma numeração do meu. pergunto, se tem como eu isolar o ABS e destravar o modo ECO.
ExcluirSilvio, não tenho certeza deste diagnóstico. Também não seria tão simples eliminar o abs. Sugiro que procure uma oficina especializada em diagnóstico e tenha experiência na linha peugeot.
ExcluirCaro Aparecido
ResponderExcluirVoltando ao problema do defeito intermitente, quando ele aparece, necessariamente é acusado no painel através de alguma luz de advertência?
Obrigado,
Marco
bom dia !! troquei os discos da minha s 10 2010 executiva cabine dupla ,porem ao instalar a roda fônica ,eu quebrei a , mas montei assim mesmo, com certeza acendeu a luz do abs ,depois de três meses assim, eu comprei em um desmanche ,a parte inteira da roda , montei a novamente ,mas dessa vez eu aqueci a peça que entrou tranquilamente no cubo ,tudo certo , certo que não acenderia mais , mas não foi o que aconteceu , continua acessa, hoje mesmo esta na auto elétrica, pois o mecânico passou o escanner, e acusou que a falha é elétrica , já foi ressoldado o módulo e até agora nada, uma coisa é certa ,não vou trocar nada de peças,pois antes de trocar ou de ter quebrado a luz não acendia , a s10 esta na oficina ainda , você tem um parecer que possa me ajudar ?? obrigado
ExcluirMarcos, a roda fônica deve ser montada na posição correta e de maneira que exista entre os dentes da roda e face do sensor uma distância de 0,3 a 0,6 mm. Certifique-se que esteja montado na posição correta. O teste é simples, mede a tensão gerada pelo sensor com um multímetro ou oelo próprio scanner (ideal seria um osciloscópio) ao girar a roda. O scanner dá opção de leitura de velocidade da roda, o que poderia ser comparado com as demais. .
ExcluirSim os defeitos do sistema ABS devem acender a lâmpada no painel, é uma condição para que o motorista saiba se pode ou não frenar com a segurança proporcionada pelo ABS.
ResponderExcluirProblema mecânico do freio, tal como: pastilhas, lonas de freio, disco, válvulas, etc. não são supervisionados pelo sistema do ABS.
Sim os defeitos do sistema ABS devem acender a lâmpada no painel, é uma condição para que o motorista saiba se pode ou não frenar com a segurança proporcionada pelo ABS.
ResponderExcluirProblema mecânico do freio, tal como: pastilhas, lonas de freio, disco, válvulas, etc. não são supervisionados pelo sistema do ABS.
caro colega Oliveira,tenho uma s10 2.2 1996.quando chego aôs 60km a luz do painel(ABS)ascende,qual o problema e como resolve-lo?
ResponderExcluirTive o mesmo problema com meu Clio 2014. A roda dentada do abs estava quebrada e deslocada. Reposicionei a mesma, e o problema parou. Acende depois dos 60km/h pois o sistema detecta o erro, daí desabilita o abs
ExcluirTive o mesmo problema com meu Clio 2014. A roda dentada do abs estava quebrada e deslocada. Reposicionei a mesma, e o problema parou. Acende depois dos 60km/h pois o sistema detecta o erro, daí desabilita o abs
ExcluirAnônimo, a S10 pode ter ABS somente no eixo traseiro ou nas quatro rodas, conforme o modelo. Em qualquer caso seria mais sensato fazer o auto diagnóstico com scanner. Na falta deste é necessário revisar o máximo possível da integridade do sistema, como: fusíveis, interruptores de freio, reles e conectores do sistema quanto ao funcionamento e possível mau contato.As falhas mais frequentes são nos sensores de velocidade das rodas (ABS nas quatro rodas) ou sensor de velocidade do veículo.
ResponderExcluirboa noite tenho uma s10 2006 que não tem sensor de roda nem na diantera e traseira e tem abs quando estou abaixo de 60km a luz de abs não acende quando ultrapasso a velocidade de 60 a luz acende o que pode ser
ResponderExcluirValmir a S10 possui ABS nas rodas traseiras. Este sistema usa como sensores de interruptor de freio e sensor de velocidade do veículo. A maneira mais rápida e segura é fazer o diagnóstico com o aparelho, pode ser: problemas de alimentação, chicote interrompido ou com mau contato, conexão a massa, sensores, eletroválvula do ABS, módulo de conversão do sinal de velocidade, interruptor do módulo hidráulico. Sem scanner use um multímetro para checar os sinais e alimentação.
ResponderExcluirTenho um golf 1.6 2001 e a luz do ABS não acende quando viro a chave ligando o painel, o que pode estar acontecendo?
ResponderExcluirFernando se a luz não acende provavelmente não está funcionando o ABS. pode ter queimado a lâmpada ou está desativado/sem alimentação para o módulo.
ResponderExcluireu tenho uma Si0 flex 2008 2009 o freio dela desce ate o salao ja troquei o silindro mestre e continua o poblema o que eu fasso
ResponderExcluirLeví, você deve verificar se não há fuga de liquido de freio. Certifique se o tipo de fluido é adequado e se não há excesso de umidade. Caso necessário troque o líquido de freio e faça a sangria de ar do sistema.
ResponderExcluirOla amigo, tenho um c4 pallas automatico e estou com problemas no abs como destar se o problema e no sensor ou na roda fonica? ja que o sensor do c4 nao e aquele comun de ima
ResponderExcluirAnônimo veja o post como testar o sensor ativo clicando em veja tudo sobre freios ABS.
ResponderExcluirCaro amigo, tenho um symbol e o freio ta jogando meu pe pra cima e ao mesmo tempo freiando forte!
ResponderExcluirColega O ABS atua sempre que exista um bloqueio em uma das rodas causando esta vibração no pedal. Caso ocorra em situação que não é normal encaminhe para um especialista para revisar o sistema.
ResponderExcluirOla, meu Azera o pedal de freio esta baixando quando piso. O cilindro mestre ja foi trocado duas vezes e o problema continua. Nao ha vazamento de fluido em nenhuma parte do sistema. O sistema ja foi todo sangrado, o fluido é todo novo e continua o problema. Pode ser o modulo de ABS? abs e obrigado
ResponderExcluirMarco pode ser que haja ar no módulo do ABS, depende de como foi sangrado o sistema. Com o ABS pode ser necessário usar o equipamento de diagnóstico para sangrar e respeitar a sequencia indicada. Uma coisa certa tem bolha de ar no sistema resta saber se tem um problema de estanqueidade ou a sangria não foi adequada.
ResponderExcluirqual é a sequencia correta p/sangrar o freio de carro com ABS? no meu caso um peugeot 307 sedan 1.6 16v 2008.
ExcluirColega, é a mesma do freio convencional. Circuito mais longo para o mais curto. Poderia fazer com o scannear que te dá a sequencia.
ExcluirMaco eu dei como certo que você está trabalhando no ponto certo do problema, porém me ocorreu que esteja enganado. Não sei como você chegou a esta conclusão então te questiono: o problema poderia estar no circuito primário (servo-freio), você testou? O correto seria primeiro verificar a pressão/estanqueidade do circuito primário e secundário (baixa e alta pressão) para saber qual está com problema. Outra coisa ao sangrar o sistema não pode pisar até o fundo, pode danificar o cilindro mestre.
ResponderExcluirBoa tarde! Tenho um Corolla 2005/2006, quando piso no freio o pedal tremida, sendo que isso acontecia somente numa frenagem mais brusca. Levei o carro no mecânico, que me informou que o môdulo de sensor ABS estava com defeito e precisava ser substituído. Gostaria saber se tem outras alternativas para serem verificas, e se for o môdulo, se tem como retificá-lo. É uma peça mto cara, em torno de R$ 4.000,00.
ResponderExcluirMarcinha, é muito difícil dar defeito na unidade ABS e se isto acontece geralmente a lâmpada ABS acende no painel. É mais comum ter sujeira ou algo solto que afeta o sinal do sensor de uma das rodas. Consulte outras oficinas para ver se te dão o mesmo diagnóstico.
ResponderExcluirOla tenho um c4pallas 2008 e esta parecedo no painel defeito frenagem e esta desligando o esp oq pode esta acntecendo
ResponderExcluirAline, isto indica que a assistência eletrônica para frenagem está desativada devido a uma falha no sistema. Para solucionar o problema precisa encontrar uma oficina especializada para fazer o diagnóstico e reparo do sistema. Até resolver o problema deve levar em conta que a segurança está comprometida em caso de frenagens bruscas e se tratando de ESP também a estabilidade do veículo em curvas acentuadas. Terá que tomar precaução em relação a maneira de dirigir, pois a segurança está prejudicada.
ResponderExcluirAparecido é fera em freios abs.Parabens.Queria saber se posso trocar o fluido de freio do meu fiat idea 2012,utilizando somente a gravidade do óleo,não deixando entrar ar no sistema pelo reservatório, ou seja ir esvaziando ir enchendo?
ResponderExcluirErick, nunca tentei, acredito que devido a viscosidade seria muito difícil. alguns equipamentos pressurizam o reservatório para empurrar o líquido e impedir que entre ar na linha.
ResponderExcluirOlá, tenho um c4 pallas exclusive 2010 e após eu fazer a troca dos pneus, acusou a luz do abs no painel, quando o motor é desligado a luz apaga, anda um pouco sem a luz acender mas sempre q freio faz um barulho como se estivesse arrastando algo, e quando a luz acende freio normalmente sem qualquer barulho! Oq pode ser?
ResponderExcluirColega, isto é possível se ocorrer alteração no tamanho das rodas ou houver algum dano ou erro de posicionamento em um sensor de roda. Certifique-se que não tenha alterado a originalidade das rodas, e faça o scanneamendo do módulo para saber que erro está sendo registrado para tomar as providências necessárias. Ao acender a luz do ABS não poderá contar com total segurança em frenagens bruscas, podendo ocorrer a perda do controle do carro, apesar do sistema de freio convencional funcionar normalmente.
ResponderExcluirola, estou com um problema, minha captiva 2009, esta dando mensagem no painel de verificar pressão de pneu traseiro direito, e liga a luz do ABS, controle de estbilidade e tração, e realmente o ABS nao aciona quando freia, não treme o pedal do freio. Pode o sensor de pressão de verificação de pneus ser o responsavel de não funcionar o ABS e o controle de estabilidade e tração, mandando informação errada da pressoa pro módulo ou não???
ResponderExcluirOlá! Tenho um corolla 2005 que está com problema no abs. Em meados de junho acendeu a luz vermelha de como se o freio de mão estivesse puxado (mas não estava), levei na oficina e eles verificaram que o nível do fluido de freio estava baixo e em volta do módulo abs estava melado. Lá, completaram o fluido e continuei andando com o carro durante um tempo. Em nenhum momento o abs parou de funcionar, apenas acendia a luz do freio de mão, e apos completar o nivel do fluido a luz no painel apagou-se. Um tempo depois, após ativar o abs umas cinco vezes em diferentes situações e períodos (resolvi testar pra ver se baixaria novamente) a luz voltou a acender e tive que colocar mais fluido do freio. Gostaria de saber se conhece alguma causa possível para isto estar ocorrendo, se já viu o módulo de abs vazar óleo e o nível baixar tão rápido. No inicio do mês troquei os discos de freio traseiros e testei algumas vezes o abs (mais do que das outras) e aparentemente o nível do oleo se manteve, e a luz do freio de mão não deu sinal de vida indevidamente... Será que tem alguma relação ou o vazamento pode ser problema mesmo no módulo do abs?
ResponderExcluirDesde já agradeço...
Marcio se o problema for de mau funcionamento do sensor de pressão pode ocorrer o bloqueio de funções que dependam dele, como o ESP por exemplo.
ResponderExcluirDepende muito da estratégia que o fabricante adotou no projeto. Para sair do campo especulativo, já que nem tudo consta claramente em manuais, o correto é o scanneamento para iniciar um diagnóstico seguro.
Ana Paula, raramente ocorre vazamentos no sistema com perda de fluido tão acentuada. Quando isto ocorre deverá ser identificado o local de fuga e reparado. O que menciona é mais provável que haja uma fuga externa, em uma conexão, pois raramente ocorre no bloco do ABS. Se o trabalho de reparo nos freios eliminou a baixa de fluido pode ser que ela estava causando o problema ou o reparador reapertou as conexões no ABS, difícil saber. O que deve fazer, limpe a área afetada pelo vazamento e faça verificações periódicas para confirmar se aparece indícios de fuga do líquido de freio e se baixa o nível do reservatório. Se ocorrer peça que o mecânico investigue a causa e repare.
ResponderExcluirQuero comprar um corolla entre 2004 a 2007, com freios ABS, será que vou ter uma despeza muito alta com manutenção nos FREIOS ABS,pois nunca tive carro com esse sistema de freio!
ResponderExcluirobrigado!
O sistema ABS possui poucos componentes. A unidade hidráulica tem durabilidade muita longa e não requer manutenção. A manutenção recomendada é a mesma dispensada ao sistema hidráulico do freio convencional, portanto pode se dizer que não há aumento de custo. O componente mais afetado do sistema são os sensores de velocidade das rodas que em algum momento pode falhar e devem ser trocados, porém não representa um custo alto visto que não se pode prever este tipo de falha. Em geral a boa conservação do carro e a manutenção representa um custo muito baixo, principalmente se considerarmos a segurança oferecida pelo sistema.
ResponderExcluirTenho um c4 pallas 2008 manual , está acusando defeito no sistema de frenagem abs , defeito no airbag ou cinto pitotecnico , sendo que não liga na chave nem mostra velocidade ! O q pode ser?
ResponderExcluirObrigado
Maiko gostaria de saber se você resolveu o problema do seu carro, chama no whats (11)996306843
ExcluirMaiko resolveu o problema do carro, gostaria de saber oq era pois estou com o mesmo problema !
ExcluirMaiko pode estar ocorrendo uma pane no sistema central (CSI) ou falha na rede de comunicação. De qualquer maneira terá que scannear os sistemas para para se orientar quanto aos procedimentos necessários.
ResponderExcluirOlá bom dia estou com um c4 e levei na autorizada , pq estava dando no computador de bordo defeito no sistema de frenagem e outras mensagem , e lá eles falaram q tenho q troca o bloco hidráulico do comando 4541q1 onde posso encontra pq má autorizada tá um fortuna
ResponderExcluirWilson como usuário eu optaria por uma segunda avaliação em um centro automotivo.
ResponderExcluirOlá bom dia, tenho uma strada Adv. 2012.
ResponderExcluirQuando ligo o carro ele manda avaliar abs Ai antes da Luz do abs acender ele fica dando coice no freio só de encostar. Assim que a luz acende ele para de dar coice e o freio desativa o abs. Oque pode ser?
Levei no eletricista ele disse que e era o sensor do abs,mais fizeram os testes e nada tudo certo agora tão falando que é o módulo do Abs Pode ser?
Pode ter alguma coisa a ver com o fuzivel?
Heyder o sistema faz um autoteste e encontra um erro, portanto desativa o ABS. Qual é o código de erro registrado?
ExcluirBoa noite, Aparecido. Tenho um i30 2010 e recentemente começou um tremido no final das freiadas leves e continuas, tipo quando esta chegando em um quebra-molas, no finalzinho mesmo. O que acha que pode ser? Desde já agradeço pelas dicas! Tiago
ResponderExcluirSuponho que está falando de um carro com ABS, certo? Não creio que seja um problema. É normal o ABS atuar em frenadas sob lombadas, quebra molas, pois a roda salta e perde aderência com o solo. Se realmente for anormal poderia ter um problema com suspensão, ovalização dos discos/tambor, falha no sinal de rotação das rodas.
ExcluirBoa noite.!
ResponderExcluirTenho um chevrolet captiva de 2010, e tenho a luz do abs e do controlo de tração acesas, fiz uma limpeza nos sensores das 4 rodas mas às luzes não se apagam, outra coisa que acontece, é ele tem muita dificuldade a pegar a frio, o carro é a gasóleo. Como devo proceder para acabar com esta dor de cabeça?
Amilcar é preciso testar os sensores e outros componentes do sistema. O mais prático para isto é usar o scanner, onde poderá ler o erro registrado e ir a área de falha. Para pegar a frio o sistema de velas aquecedoras deve estar em ordem. Faça a revisão, a queima de velas aquecedoras é muito frequente.
ExcluirA minha eu fiz uma limpeza no conector que vai no módulo abs. Problema resolvido.
ExcluirObrigado por qualquer dica útil que me possa passar
ResponderExcluirTenho uma S10 ano 1999 e esta acendendo a luz do ABS porem percebi um pequeno vazamento do cilindro do freio poderá ser esta a causa do acendimento da luz
ResponderExcluirObrigado pela dica Sr Edsom
ResponderExcluirAparecido oliveira, primeiramente quero lhe parabenizar por compartilhar seu conhecimento, vamos a minha pergunta, tenho um Cherry ciello sedan, e o mesmo pela segunda vez acendeu a luz do ABS,foi passado o scanner e acusou que o problema era da roda direita da frente, acho que não irei mandar arrumar desta vez,minha pergunta é a seguinte, se eu retirar o fusível do ABS a luz do painel irá se apagar ? Agradeço desde já !!!
ResponderExcluirSei que a lâmpada pode incomodar, mas ao acender a luz do ABS fica sinalizado para o motorista que este não pode contar com a segurança durante uma frenagem intensa, apagar-la pode induzir um motorista ao erro com consequências mais severas. Não sei se isto apagará a lâmpada, ao menos pela lógica do sistema não deveria acontecer. Reflita se vale a pena postergar o reparo. É possível que tenha que trocar o sensor, geralmente costuma a romper o cabo internamente, e o custo de reparo não é tão alto. Lembre-se que outras funções incorporadas no sistema deixarão de funcionar aumentando o risco de acidente.
ExcluirObrigado amigo,pela resposta rápida, vou ver se encontro o censor mais em conta,pois a concessionária quer uma fortuna para trocar o mesmo, mais uma vez obrigado e boas festas a você, e a todos do blog !!!
Excluirola.
ResponderExcluirtenho um qq e o scanner não localiza o abs,e a luz no painel fica acesa direta o que pode ser
Pode ser qualquer um dos sensores de roda, falha elétrica de alimentação, falha internas na unidade hidráulica, queda de tensão na alimentação, ou seja tudo. Sem scanner terá que testar tudo que for possível externamente.
ExcluirBoa tarde.
ResponderExcluirTenho um Golf 2004 2.0 e ele travou as rodas dianteira de uma forma que o carro na se movimentava de maneira alguma,levei no meu mecânico e ele me disse depois várias tentativas de destravamento ele me disse que o Módulo do ABS tinha dado problema devido muita sujeita.
Acabei comprando outro,só que usado,mas quando fui pegar o carro ele tinha trocado tb o Cilindro Mestre.
Será que esse módulo do Abs que eu comprei foi comprado sem necessidade ou pode ter apresentado problema mesmo como ele me informou.
Vc pode me informar?
Luiz não tem como saber, a não ser testar o módulo. Porém o teste do módulo não é tão simples, teria que instalar em um sistema simulador de freio ou no veículo (recomendado).
ExcluirCaros amigos o meu pai tem uma sprinter 09 010 e ela está fazendo um barulho qdo freio e está acendendo a luz do sistema de freios uma luz laranja o mecânico falou q seria à valvula do abs será que pode ser esse problema agradeço a sua informação joao rj 21 os 2016
ResponderExcluirJoão o mecânico scanneou o sistema? Qual é o erro registrado? Se o barulho no freio ocorre mesmo com a lampada do ABS acesa pode ser problema mecânico, pastilhas, empenamento. Consulte outro oficina para tirar a dúvida.
ResponderExcluirAparecido minha S10 2.5 ano 1999 voltou a apresentar o problema do velocímetro e do ABS depois de percorrer uns 30 km o velocímetro para de funcionar e acende a luz do ABS se eu desligar o motor e ligar novamente o problema desaparece por algum tempo e volta a aparecer novamente passei o escâner nela no momento em que ela apresentava o problema o escâner reconhece a central mas não consegue fazer a leitura do ero pois da falha no sistema não sei mais o que fazer
ResponderExcluirEdson, retire o sensor de velocidade para verificar e fazer teste.
ExcluirBoa tarde Aparecido!
ResponderExcluirPrimeiramente parabéns pelo blog.
Tenho uma Hilux 2012 e ela começou a acionar o abs às vezes quando estou abaixo de 40 km/h, mas acima disso permanece normal.
E depois que aciona o abs algumas vezes acende a luz do abs e demora a apagar e às vezes apaga rápido.
Fernando, provavelmente um sensor de roda esteja com problema, terá que scannear para confirmar e tomar as providências necessárias.
ExcluirOla tudo bem! Tenho um fox e não apaga a luz do ABS de jeito nenhum, já troquei ate o modulo por outro igual com mesmo numero, chicote, plugs das rodas e ate verifiquei se chega sinal nas rodas, mas mesmo assim a liz não apaga e o ABS não funciona, não aguento mais, VC poderia me dar uma direção ? Obrigado
ResponderExcluirCristo, talvez não tenha feito o diagnóstico de forma correta. comecemos por aquí: Qual é o erro registrado? sem isto não vamos a lugar nenhum. "Se não sabemos o que procuramos, como poderemos encontrar algo?"
ExcluirBom dia! Tenho um C4 hatch 1.6, quando ligo o carro no computador de bordo esta indicando "Defeito ABS" logo após alguns segundos ele apaga a luz do ABS e quando estou dirigindo aparece novamente em poucos minutos e permanece acessa. Percebi que quando vou para o trabalho de manha cedo as primeiras acionadas do freio da um tipo de solavanco com barulho como se alguma peça estivesse solta. Este problema apareceu logo após que passei em baixa velocidade pelo trilho do trem bem irregular. Gostaria de uma opinião antes de levar para o mecânico.
ResponderExcluirColega, a falha típica de ABS é a interrupção do cabo de algum sensor ou sujeira colada no sensor. Ao ligar a chave o sistema de gerenciamento do ABS faz um check-up estático dos sensores e válvulas. Ao movimentar o carro faz um teste dinâmico dos sensores. Se encontrar um erro em uma destas fases ele acende a luz e bloqueia o sistema. A dica: se acende a luz no teste estático é provável que seja interrupção de cabos ou sensor. Se acende no teste dinâmico seria falta ou incoerência do sinal de velocidade, poderia ser sujeira ou um problema mecânico na roda. Uma oficina poderá fazer estes testes com o scanner para determinar qual é a falha e em que roda ocorre e também revisar pastilhas e lonas quanto a desgaste ou defeitos.
ResponderExcluirBom dia, realmente foi acumulo de sujeira nos sensores, feita a limpeza e passado o scanner o problema parou de acontecer. Obrigado.
ExcluirMeus parabéns. Obrigado pelo retorno , é muito bom para os colegas que visita o blog. Ajuda a entender que nem sempre é algo complicado, mas é preciso manter o foco e fazer as verificações passo a passo e não trocar peças baseado somente no erro registrado.
ExcluirOlá Aparecido tudo bem?Bom meu problema e o seguinte,andei mais ou menos com o freio de mão acionado 3 km,depois deste feito a luz do ABS acende as vezes apaga,e o pedal trepida.pode ter queimado o sensor?
ResponderExcluirMilton pode ter empenado a sapata/disco ou acumulado excesso de resíduos do material de atrito no sensor. Remova os sensores e limpe-os, quem sabe seja apenas sujeira. No mais terá que fazer um diagnóstico mais detalhado.
ResponderExcluirValeo Aparecido,muito obrigado,vou fazer isto....
ResponderExcluirtenho um c4 pallas ano 08 que ficou 3 meses parado e a bateria arriou , ao chegar de viagem me deparei com o seguintes problemas , farol acende sozinho ,limpador liga sozinho, e defeito no sistema de frenagem, quando desligo o carro ele só pega no tranco, o carro estava muito empoeirado devido a construção de um condominio na minha rua ,será que isso pode estar dando erro na central bsi?
ResponderExcluirAlex você recarregou a bateria como se deve (carga completa)? Apago todos os erros gravados no sistema eletrônico? Alguns componentes estão sujeitos a ajustes após este tipo de evento, você fez? Após estes procedimentos, caso persista, é possível afirmar que pode ter comprometido a BSI.
ExcluirOlá, tenho uma sprinter ano 2011 o freio dela faz barulho quando pisa parecendo algo solto, assim que a luz do abs e controle de tração acende esse barulho não faz mas. passei o escaner e constou sensor traseiro direito com defeito,codigo c1103 e também alguns sensor não plausivel codigo c 1105 e c 1106 então minha duvida e, esse barulho ao frear com as luzes apagada pode ser o motivo do sensor com defeito?
ResponderExcluirGionanni, parece que sim, para confirmar terá que fazer o reparo necessário e checar o estado dos discos e sapatas de freio. Veja o comentário do milton (dia 18). se aplica ao seu caso.
ExcluirOpa, tudo bem Aparecido,tenho um ford fusion 2010 v6 e quando saio da garagem ou em outras manobras em baixíssima velocidade o ABS aciona fazendo tu tu tu inclusive sinto o pedal do freio tremer, a central foi trocada e no scanner nada acusou, att Eliseu.
ResponderExcluirEliseu, fora isto o funcionamento é normal? Porque toda vez que se liga o carro o a unidade do ABS faz um teste estático e entre 3 e 5 km/h fax um teste dinâmico acionando inclusive a bomba. Se for somente após ligar o carro é normal.
ResponderExcluirBoa noite Aparecido, sim fora isso é normal, e amanha farei um teste pra ver se é somente quando liga pois estou com o carro ha dois meses, obrigado.
ResponderExcluirTenho uma s10 executive 2004 e tem abs só que no girar a chave não acende a luz no painel ele está com problemas?
ResponderExcluirCristiano, pode ser a lâmpada queimada ou fio interrompido, considerando que deixou de funcionar derrepente. Provavelmente o abs não está em ordem. Tem que fazer um diagnostico para apurar a causa.
ResponderExcluirAparecido, meu carro está com problemas no abs.A lâmpada está acesa e as vezes se apaga.O scanner indicou falha no sensor da roda traseira direita. Pergunto se o sensor deve ser trocado ou se há outro motivo que ocasione essa falha. O que deve ser feito?
ResponderExcluirSergio,o circuito possui fio,conector, mecânica e está sujeito a acúmulo de sujeira que afeta o funcionamento. Sempre deve ser testado ponto a ponto para saber qual é A causa.
ResponderExcluirTenho um corolla 2013, fiz a sangria normal nos freios mas quando ando nele e piso no pedal do freio ele falha e não freia corretamente, oque pode ser?
ResponderExcluirQual foi o procedimento para sangrar,pisou até o fundo?
ExcluirQual foi o procedimento para sangrar,pisou até o fundo?
ExcluirJohnny,por qual motivo foi feito a sangria? Total,parcial em uma roda? Usou o fluido recomendado? A embalagem estava aberta ou usou resto? Em caso de sangria total,usou scanner para auxiliar o processo? O problema apareceu logo após a sangria?
ResponderExcluirOla!Tenho um c4 pallas 2007/2008 e ele parou de dar partida aparecendo no painel do computador de bordo a seguinte frase: "defeito no sistema de freio" ou defeito no sistema abs"...nao me lembro ao certo. Mas enfim, levei na oficina e o mecânico disse q vai tentar concertar o modulo abs q esta com defeito.A minha pergunta é, se for realmente necessario trocar essa peça, é precisa comprar outro modulo abs com a mesma numeraçao, ou pode ser de numeraçao diferente? Aguardo sua resposta...Desde ja agradeço
ResponderExcluirCezar tem referência original (do fabricante) e genuína (concessionária) seja lá o que for tem que ser indicada para o modelo do seu carro.
ResponderExcluirCaro Aparecido, estou num dilema terrivel. Me diga, há diferença entre as pastilhas com ABS e pastilhas de freio sem ABS. Os reparadores dizem que não há diferença alguma, já a concessionaria diz que são distintas. O que eu faço?
ResponderExcluirFrederico, acabe com o dilema adquirindo peças originais, genuinas ou certificadas conforme indicado para seu carro pelo fabricante, vide catálogo de peça. Simples assim, não terá que se preocupar com detalhes técnicos ou apelos comerciais se aplica o produto indicado pelo fabricante.
ExcluirTenho um onix 2013 e acendeu a luz do abs o que pode ser?
ResponderExcluirEderson, as falhas mais comum são quebra do Cabo de um dos sensores ou sujeira no sensor. De qualquer jeito tem que scannear para saber do que se trata realmente e qual roda é.
ResponderExcluirVerdadeiro, a pulsação no pedal é normal com freio total ou em frenagem em que uma ou mais rodas bloqueiam. Quanto a lâmpada terá que scannear para saber que erro está ocorrendo.
ResponderExcluirBoa Tarde , gostaria de saber se o tamanho da pastilha interfere no acionamento do Abs na hora de frenar o veiculo !!
ResponderExcluirLuiz o tamanho da pastilha, a área de contato, tem relação com a capacidade de frenagem do carro e temperatura na pastilha/disco. Qualquer mudança afetará a capacidade de frenagem do carro e o funcionamento do sistema.
ExcluirOlá. Tenho um Kia magentis que quando coincide a frenagem com alguma irregularidade na pista, me refiro a trepidação, o pedal fica dura e não breca de primeira o veículo. Isso tb aconteceu quando estava no Etios zero bala. O que será? Augusto.
ResponderExcluirAugusto, não tem nada errado. A impressão que tem de achar que ao frenar a roda tem que arrastar (travar) para parar é falsa, isto não acontece em freio com ABS. Entretanto ao frenar com ABS em um piso de cascalho, areia ou sobre pista de paralelepípedo, a baixa aderência faz o sistema atuar mais intensamente para evitar o bloqueio da roda. Isto pode aumentar o espaço de frenagem ou até ocorrer um bloqueio da roda causando um pequeno arrasto. Portanto é normal o a sensação de endurecimento do pedal devido ao bombeamento de retorno pelo ABS.
ExcluirSr Aparecido, tenho um Symbol 2013. O freio falhou totalmente após uma freiada em um asfalto irregular. Foi para a concessionária de guincho. Lá, voltou a funcionar. Mas por motivos de segurança ficou e dias depois me ligaram avisando que era problema no cilindro mestre e no bloco do ABS. Isso eu possível ? Pode acontecer isso em um carro com 50mil km? Vão arcar com o cilindro, mas eu terei que arcar com o resto. É desgaste natural?
ResponderExcluirLigia, esta situação é complicada. Primeiro, esta dentro do prazo de garantia? Se este for o caso, sugiro que apele para a lei do consumidor, eles terão que provar o que estão alegando.
ResponderExcluirTenho um c4 pallas e gostaria de saber se o sites abs/asp tem a ver com o eixo do carro, pois começou a atuar no painel após eu puxar um ônix Q foi amarrado no eixo traseiro do meu carro.
ResponderExcluirObrigado
Anderson existem fixações os cabos dos sensores do eixo traseiro que podem ter sido danificada. faça a verificação visual.
ExcluirBoa noite tenho uma doblo modelo essence e acusou no painel avarias do abs e quando utilizei a frenagem tremeu o pedal poderia me informar se a causa disto seria as pastilhas gasta ou problema no sistema
ResponderExcluirIldo é comum tremer o pedal em frenagens brusca com sistema ABS. Agora se a lâmpada do ABS está acesa terá que fazer um diagnóstico com scanner para saber do que se trata. Quanto as pastilhas pode ser verificado visualmente.
ExcluirBoa noite, tenho um Fox Prime 10/11
ResponderExcluirA luz do ABS acendeu e assim permaneceu por alguns dias.
Eu apaguei no "scanner" em um sábado de manhã, e só veio acender na segunda a noite. Usei o carro o fds todo e permaneceu desligado.
Na segunda voltou a acender, no dia em que marquei de levar na oficina, tive que ir ao médico... sai de casa e apagou sozinho.
Andei uns 800m e voltou a acender e ficou.
Quando voltei pra casa (do médico) apagou após a verificação do sistema do carro. E assim permaneceu o dia inteiro. Por diversas vezes parava, desligava o carr e quando retornava continuava apagada após o sistema ("checklist" do carro).
No dia seguinte fui testar um pen drive no som e dei meia chave, voltou a fica acesa.
Hoje fui ao meu mecânico e optamos por sangrar o fluído de freio e colocar um novo. Assim fizemos... DOT4 novo, mas nada de apagar a luz do ABS.
Ainda fiz uso do freio bruscamente para ver se dava um incentivo para voltar ao normal, mas as rodas travaram (pouco, mas o suficiente para eu escutar o arrasto). Ainda não passamos o scanner para apagar, pq o mesmo havia sido "ocupado", deixamos para amanhã. Apagar no scanner e ver se era apenas sujeira no fluido.
As rodas estão marcando a velocidade iguais nos 4 sensores de rotação.
O erro que deu no scan foi algo semelhante a "válvula de entrada dianteira esquerda", algo assim, mas não 100% exato.
Pelo fato de acender e apagar "quando quer", creio eu que seja sujeira no fluído, ou fluído velho e etc... Por isso efeituei a troca.
Alguma sugestão? Obrigado.
Arthur, o módulo não enxerga nenhum problema de fluido. É uma falha intermitente e isso não é nada estranho. Se atenha ao código de falha, se está referenciando uma válvula do ABS terá que trocar a unidade hidráulica completa, por isso terá que ter certeza do que está dando de erro, a não ser que encontre alguém que queira tentar reparar-la.
ExcluirEntendi entendi.
ExcluirAproveitei pra trocar disco e pastilhas, dar uma geral nos freios... Vou apagar no scanner pra ver se volta ou apaga com essas mudanças. Disco e pastilhas estavam fazendo milagre.
Obrigado pelo retorno. Grande abraço.
Boa noite. Gostaria de deixar minha pergunta. Eu tenho um gol power 1.6 com ABS. A luz indicadora de anomalia acende depois de uns 20 minutos dirigindo. Levei a oficina e o scanner acusou erro desconhecido. Estão me dizendo que o problema é na central. Gostaria de uma opinião do senhor por favor. Ligo a chave, o abs faz a varredura normal e não encontra erro...ligo o carro normalmente é saio, depois de 20 minutos mais ou menos a luz do ABS acende.
ResponderExcluirJohny, erro desconhecido quer dizer que não consta na lista do aparelho usado, tente com o equipamento de outro fabricante. Nesta condição não dá para dizer se tem algo a ver com a central, e é raro acontecer isto. Mais comum é a quebra de fio dos sensores de roda, mau contato/umidade nos conectores destes, sujeira na ponta do sensor como na foto dos sensor no post sensor ativo. Outra opção é examinar a alimentação com cuidado quanto a mau contato na alimentação e aterramento e testar os sensores com o scanner no modo simulado, levantando e girando a roda uma a uma.
ExcluirOlá estou com problemas num azera que só freiando as rodas dereitas e quando fãssó a sangria com o e scanner só sangra as roda dereitas
ResponderExcluirColega, você verificou as conexões hidráulicas estão no devido lugar? testou o cilindro mestre. Se necessário faça a sangria da unidade ABS separado.
ExcluirTenho uma gran livina e estou tendo problemas com freio abs; levei por tres vezes na consecionaria e eles nao encontrao nada nos computadores.. Fizemos por duas vezez o teste pratico e ele hora derrapa, hora atua... Eles nao considerao problemas porque nao acusa nada nos instrumentos e fazem vista gossa no teste pratico. Isso é normal?? Ou estou errado?
ResponderExcluirAngelo, peça a um profissional para avaliar.
ResponderExcluirVou pedir para um proficional para avaliar... Mas só que a concecionaria já adiantou que só vale avaliação dos tecnicos deles...! Estou sem saída!
ResponderExcluirBom dia, Aparecido!
ResponderExcluirEstou com uma Captiva 2.4 4x2 2009 apresentando falhas nos sensores de velocidade.
Ela não está acelerando no D quando se pisa no pedal, apenas com quela aceleração mínima mesmo, mas quando coloco na R essa acelera normalmente. As luzes e controle de tração e estabilidade estão acesas e no scanner dá erro no abs Antes numa roda dianteira, agora depois de trocar o sensor de velocidade começou a dar erro em outra roda que antes não aparecia lá no scanner. Será que terei que ir trocando um por um até ver se resolve ou pode ser outra coisa que esteja causando isso? E quanto à aceleração será cambio ou tem alguma outra solução?
Agradeço desde já a atenção.
Werner, você tem que testar para saber o que está errado. Resolvendo este problema pode ser que normaliza tudo.
ResponderExcluirola amigo.
ResponderExcluirTenho um Bora 2001 e o fio do sensor que vai na roda dianteira notei que esta cortado. O sensor com o plug estao no lugar. Gostaria de saber por onde passa o fio para que eu possa tentar encontrar e resolver o problema da luz que fica no painel. Luz amarela de freio, nao do abs e sim de desgaste ou se deve pelo fato de o fio estar cortado. Obs:todas as pastilhas novas.
André, está acesa por estar cortado. As pastilhas que está usando são as ŕecomendadas para o carro/possuem sensor.
ResponderExcluirEntão Amigo. Sim, as pastilhas são as recomendadas.sei que a luz no painel está ligada devido ao fio estar cortado. Não localize a outra parte do fio onde ele foi cortado. Gostaria de saber por onde ele passa na caixa de roda, por dentro da lata etc?
ResponderExcluirAndré o quer dizer exatamente? você não encontra os fios próximo da roda! não encontra o conector e fios da pastilha? foi removido os fios do chassi, infelizmente não posso ajudar, não possuo informação de montagem de chicote deste carro. seria melhor consultar uma oficina especializada em freios ou um eletricista.
ExcluirLevei meu carro no mecanismo e ele revisou a caixa de câmbio , depois disso a luz de ABS está acesa , usamos o escâner Bosh e nos disse sinal baixo nas duas rodas dianteiras é uma traseira , já retiramos todos os sensores e limpamos e colocamos de volta e segue tudo igual .. Vc tem ideia do que pode ter. Acontecido , aparentemente não tem nenhum cabo solto .
ResponderExcluirClaudete, difícil saber o que aconteceu. O procedimento é seguir com o diagnóstico. Deve ser testado os sensores por meio da função teste no scanner e/ou teste de continuidade e sinal de cada roda sob suspeita.
ExcluirTestar cabos de ligação entre sensor e módulo.
ExcluirBoa noite! Na minha captiva 2011, existe um problema incomun, quando ligo ela aparece no computador de bordo "manutençao controle de tração" e logo apaga. Não aparece nada no scanner. O que poderia ser?
ResponderExcluirVini se trata de uma manutenção agendada. Alerta para que se encaminhe ao concessionário ou oficina especializada para revisão programada. Veja manual do carro.
ExcluirTenho um C4 pallas e ele está acendendo a luz do ABS mas logo apaga ,tem perigo do carro travar as rodas ou parar de freiar ?
ResponderExcluirO freio mecânico vai continuar funcionando, só não poderá contar com a segurança total se estiver acesa no momento de frenagem em que ocorra bloqueio das rodas. Vá a uma oficina especializada para revisão.
ExcluirAmigo! tenho um fiat bravo e as luzes do abs apareceram no painel e a bomba da central abs fica esquentando muito e fazendo um barulho mesmo com o carro desligado. Foi retirado o fusível que liga o módulo e o barulho e o super aquecimento parou, porém, depois de alguns dias voltou a fazer barulho e esquentar mesmo com o carro desligado. Para acabar com o problema tive que desconectar o cabo da bateria. Queria saber como fazer para esse barulho e aquecimento do abs parar. Desde já grato pela atenção!
ResponderExcluirColega, terá que reparar o sistema. Procure uma oficina especializada em freios com ABS. Deverá ser testado a alimentação do módulo. Caso esteja em ordem pode ter danos no módulo.
ResponderExcluirComprei uma S10 CS flex 2010, tem momentos que acende e fica Acessa a Dana luz do ABS, mas tem momento que não Acende. Mas ainda não percebi sobre a vibração do pedal do freio. Quando ela está acessa só de encostar de leve ela já trava e raspa a dianteira, passei no scaner, não deu nada preciso mas não tem nada quebrado ou algo assim de sensores e cabos. Aguardo respostas.
ResponderExcluirCássio, o quer dizer não deu nada preciso? Se a luz acende um erro é gravado. Com a lâmpada apagada o erro fica registrado mesmo não estando presente nesta hora. O travamento da roda prova que um erro existente. Como é esporádico pode ocorrer que não perceba a falha se coincidir que não se manifesta durante o teste. Qual é o código de erro registrado? Este é o ponto de partida
ResponderExcluirTenho um ronda Civic 2004 que estava fazendo um barulho metálico na roda direita. O mecânico trocou as pastilhas mas agora o problema é que quando o carro começa a andar, aquece e as rodas simplesmente travam. Na troquei o reparo das pinças mas o problema continua. Já estão condenando o ABS, é possível que seja ele? Muito Obrigado.
ResponderExcluirRafael, você está usando peças originais ou homologadas para seu carro. Verificou se os discos não estão empenhados? Não creio que seja falha de ABS. Além disso é possível levantar as rodas e verificar se giram livres e inclusive testar o funcionamento do ABS.
ResponderExcluirTenho um línea e ele esta travando uma das rodas. já substitui o óleo mas não funcionou. observei que o módulo não libera óleo para esta roda.
ResponderExcluirNão entendi! Se não tem liquido de freio não freia. O modulo não tem a função de liberar o liquido de freio. Verifique se tem problema mecanico, tubo de freio no lugar errado ou entupido.
ResponderExcluirOla boa noite, compre meu primeiro carro com ABS, isso a 1 mes, uma spacefox 2012, carro muito bom,mas esta me tirando o sono, então AS VEZES quando o carro balança no sentido esquerda direita ou vice versa, ouço um estalo embaixo na suspensão dianteira, e apos isso o freio fica estranho, quando freio o carro sinto o pedal bater abaixo da sola do meu pé e faz um barulho quase como um apito, como se tivesse algo no disco que bate na pastilha de freio. Ai pasme quando faço um ZIG ZAG com o carro , da outro estralo, e normaliza o freio.
ResponderExcluirMeu mecanico viu uma falha o só falha em trocar a central, imagino que meu problema seja na suspenção o resto é consequecia.
No aguardo de uma ajuda, desde já agradeço.
Obs: meu mecanico trocou o coxim dos amortedores dianteiros, e o antigo dono havia trocado as bieletas.
Pereira o problema é mecânico, não tem nada a ver com o ABS. A pulsação do pedal é normal quando atua o ABS. Se desligar o modulo abs para testar, deverá arrastar o pneu porém, desaparecer a pulsação e o tal ruido continuará. Procure uma oficina especializada em suspensão, freio e que possa verificar os rolamentos de roda.
ExcluirOla boa noite, obrigado pela responsta, mas no modulo do ABS existe uma falha ativa, excesso de pressão na válvula dianteira esquerda, esse barulho que ouço é o abs ativando e desativando, quando freio e a luz do ABS acende no painel, o sistema do ABS desativa, e o freio fica "normal", mas sem abs, porem ainda me intriga, quando faço zigzag com o carro ouço um estalo embaixo do carro, na parte da frente, o mecanico checou tudo e fala que esta tudo OK, imagino que possa ser 2 problemas: o modulo ABS e alguma coisa na suspenção
ExcluirPelo que diz tem dois problemas sim. Faça o diagnóstico do abs com o scanner, em geral ele permite acionar os componentes para teste. Verifique a alimentação do sidtema, teste a bateria.
ExcluirOlá, tenho uma S10 2005 e estou com pedal descendo, já troquei dois cilindro mestre, várias sangrias, inclusive na autorizada com skaner, ninguém acha o problema, tem freio mas muito ruim, essa semana pisando com ela desligada ouvi um barulhinho DENTRO módulo ABS, como soluciono, de maneira econômica? sou do RIO grande do Sul
ResponderExcluirMateus líquido não comprime, isto quer dizer que existe ar ou um ponto com fuga no circuito. Como solucionar? não conheço outra forma que não seja executar o trabalho de forma metódica e dedicada. A dica é, por mais absurdo que pareça, será que estão fazendo a sangria corretamente? em um sistema ABS não se deve pisar no pedal até o fundo, pois pode danificar a vedação do cilindro. você já tentou fazer verificar o cilindro separadamente ou isolar um circuito por vez para tentar identificar qual tem problema! Tente isolar partes do circuito, unidade hidráulica. Dará mais trabalho, mas algo incomum, requer medidas adequadas.
ExcluirBom dia. Eu tenho um Honda Accord EXR 2001, ele estava sem o sensor dianteiro esquerdo. Comprei um sensor usado e a luz do painel continua acesa. Um amigo disse que seria necessário reiniciar as configurações do sistema com um scanner para fazer funcionar direito o ABS. Isso é verdade?
ResponderExcluirGustavo, não sei se é necessário. De qualquer maneira terá que usar um scanner para certificar se o erro ainda existe ou se tem algo mais. Se tiver em ordem e precisar apagar erros ou outro procedimento já está a mão.
ResponderExcluirAparecido boa tarde, tenho uma captiva 2009 v6 que depois de manobrar ela em um barranco acendeu a luz do stabilitrak (controle de tração) e ABS. Já fazem 2 meses que estou andando com elas acesas e não percebo nenhuma diferença na aceleração, trocas de marcha. Somente parou de funcionar o ABS, mais o freio funciona bem. Dando a partida ela não acende nenhuma luz, só acende quando passo de 20 km/h. Levei em auto elétrica conceituada, passaram o scaner que não diagnosticou nenhuma falha, correram toda fiação, conectores e nada. Vi um post na internet sobre um esquema para fazer geometria dos pneus e depois fazer o reposicionamento de cada roda para o computador de bordo (esse não precisa de scaner, faz no computador de bordo e no controle da chave), também não surtiu efeito. No scaner fizemos o alinhamento do volante, pois estava dando uma diferença, também não deu certo.Levei em outra mecânica que no scaner da Bosch dizem ter detectado a falha no modulo central do ABS, como é uma peça caríssima (R$ 5.000,00 nova e R$ 1.000,00 usada) quero ter certeza do diagnostico. Me falaram que na concessionaria no scaner próprio da GM eles conseguem com o código do infocard (cartão quem vem com o manual) eles conseguem acessar diretamente o modulo, é verdade? Outra pergunta, existe conserto para esse módulo, ou só a substituição? Obrigado
ResponderExcluirColega esta situação está confusa. Não estou vendo e tão pouco disse que erro tem, mas acho pouco provável que tenha problema no módulo. O ABS é o sistema que evita o bloqueio da roda ao frear e o controle de tração evita a roda a patinar ao acelerar. Se acende ele perde esta função. Primeiro sugiro que procure outra oficina e faça uma nova avaliação. Verifique que erro está registrando e aí podemos pensar sobre possibilidades de diagnóstico e atribuir uma possível falha/solução. Não tome nenhuma decisão enquanto pairar dúvidas.
Excluirbom dia troquei os pneus da s10 e agora está acendendo a luz do abs,voltei na abouchar pneus e falaram que era coincidencia,mas foi só sair na primeira lombada acendeu o que será que pode ser.
ResponderExcluirJCR, Você colocou pneus diferentes do original? De qualquer maneira terá que verificar com um scanner o erro gravado. Possivelmente um cabo/sensor de roda com defeito ou como sugere o post: sujo.
ExcluirBoa noite tenho um vectra 2007 com ABS onde o pedal está trepidando em qualquer freada já passei no scanner e nada ai a luz acende quando estou andando e quando o motor desliga o sistema volta ao normal passado alguns quilómetros acende novamente ! Nunca troquei o fluido de freio tenho ele as 5 anos o fluido influência no ABS?
ResponderExcluirPetterson, não tem nada a ver com a qualidade do fluído. Se acende, então reconhece erro no sistema do abs. Se não grava erro possivelmente seja um corte na alimentação do módulo e me parece intermitente. Como um colega comentou, un dente quebrado, roda sensora fora da posição ou sujeira no sensor pode ser o causador. Terá que fazer um diagnóstico mais detalhado.
ResponderExcluirPedi para trocar as pastilhas de freio do meu grand siena hoje chegando em casa e luz do abs e ebd acenderam e o carro por ser dualogic não liga mais oque pode ser ?
ResponderExcluirColega tá confuso? O que tem a ver um com o outro! Melhor checar fusiveis e scannear para ver o que está errado.
ExcluirOlá, não consegui detectar tensão no sensor do ABS da roda direita do meu fox 2011/12, somente no sensor da roda esquerda. Acredito que o cabo esteja rompido em algum ponto. Mas não consegui definir o local por onde passa este chicote. Poderia me dar uma ajudinha? Obrigado.
ResponderExcluirColega a interrupção acontece sempre na região da suspensão próximo ao sensor. O local é visível basta colocar o carro no elevador.verifique os pontos entre as articulações. Não deixe de testar direto no sensor.
ResponderExcluirJhony caro amigo eu tenho uma hilux 2012 ela acendeu luz de injeção e apagou e não pegou mas o mecânico passou o escaner deu baixa pressão da bomba foi resolvido a situação da bomba mas continua não pegando agora o rapaz colocou o computador e viu que o código que a central copiou foi c1301 que dá abs o que isso influência no funcionamento do carro
ResponderExcluirjhony, não influencia em nada. purgou o sistema? tem pressão no rail?
ExcluirBom dia . tenho um vectra cd 97 e depois de uma troca de buchas das bandejas dianteira , comecou a acender a luz de abs e controle de tracao ja que funcionam juntos .. Quando ligo o carro ela esta desligada , mais quando ando algum metros elas voltam a acender ??? Ja limpei os sendor das 4 rodas e verifiquei os plugues e nao achei Nada aparentemente solto ou quebrado !!!! Ja troquei todos os fusiveis e quando ando com o carro hahahahaha ela acende novamente kkk por favor me ajudem ???
ResponderExcluirColega esta é a importância de se fazer um diagnóstico orientado por aparelhos como scanner, multímetro e osciloscópio. Eles servem para ver o que olhos não conseguem ver, afinal a eletricidade é invisível. Provavelmente há falha no sinal de uma ou mais rodas por ter quebrado um fio, danos na roda impulsora ou posicionamento do sensor. Use o scanner para saber qual roda tem problema, teste continuidade dos fios/resistência do sensor no conector do módulo movimentado o fio em todos os pontos de articulação, use scanner ou osciloscópio para o teste dinâmico (verificar sinal girando a roda) do sensor que acusar o erro. Esta é a mágica, boa sorte.
ExcluirBom dia tenho uma s10 ano 96 quando ligo apaga a luiz do abs mais quando eu ando tem hora que ela acede e da um supampo na trazeira o que sera isso obg pela atençao
ResponderExcluirterá que fazer um diagnóstico. Pode ser o cabo do sensor de uma roda, conector ou um problema mecânico/ sujeira no sensor.
ExcluirBoa noite, o pedal dá minha s10 2010 executive desce até o fundo lentamente , falaram que era o cilindro mestre troquei por um novo troquei pastilha e sapatas e fiz sangrias até com máquina de empurrar o fluido tbm é não resolveu , continua baixando lentamente até chegar no fundo ,. Oq fazer ?
ResponderExcluir, desde já muito obrigado
Leandro, primeiro precisa descobrir a causa. se não há fuga de fluido ou entrada de ar não vai ceder. Você verificou todos os cilindros de rodas e tubulações. eu isolaria o circuito ponto a ponto para encontrar o problema.
ExcluirTenho um Megane Grand tour 2009/2010 a luz do ABS estava acendendo quando andava com o carro é afetava meu Câmbio então mandei escanear e acusou sensor da roda dianteira direita comprei o sensor mais como não chegou e preciso do carro tentei arriscar tirei o sensor para limpar e ver se o cabo estava quebrado e tentei passar fita isolante e prender melhor o cabo para evitar de se movimentar mais piorou agora está acesa direto e as marchas não entram esqueci de falar meu Câmbio é automático dizem que sistema de abs interfere no câmbio me ajuda aí não entra ré e mais nada só quarta marcha que entra
ResponderExcluirMeu e-mail eversespeto@hotmail.com me responda por favor
Colega, uma coisa por vez. Se o abs afeta o cambio, então resolva este problema. Não sei dizer se esta lógica é procedente, em caso de dúvida terá que scannear o cambio para ver se tem mesmo a ver com o abs ou se trata de outra falha.
ExcluirTenho uma Sprinter 2011 313 CDI esta com retardo para atuar o sistema ABS o que pode ser?
ResponderExcluirMarta, o abs somente atua para impedir o bloqueio das rodas. se o freio não é eficiente o bastante para bloquear a roda ou o motorista não pisar fundo no freio, não há necessidade de atuar. se o abs não atua o que iria notar é o arraste do pneu no asfalto e só aconteceria se o abs está fora de serviço, luz do abs acesa, ou problemas mecânico de freio. se você piss forte e não freia prontamente, está com problema no freio, pastilha, lona, disco e isto não tem nada a ver com o abs.
Excluirtenho um corola 2011 xei deu um problema na homocinetica levei em uma oficina para ser trocada depois de trocada fui testar se tinha acabado o barulho acionei o freio ele fez um barulho feio parecia que tinha alguma coisa travando ele e acendeu a luz do abs e parecia que tinha algo segurando o freio ,levei na oficina novamente eles demontaram e disse que nao tinha nada mas continua com o defeito do freio nao sei o que faço sera que tenho que levar em uma consecionaria
ResponderExcluirTatsuya, barulhos em geral é complicado, ainda mais quando não se vê ou testa o carro "in loco". Se o carro tinha problema e após o serviço continua o mesmo, pode ser que o palpite estava errado. Se o barulho é diferente, pode ser outra coisa ou a intervenção colocou mais um defeito, já que não disse se a lâmpada do abs acendia antes. Pode ser problemas de suspenção, do sistema de freio, ou outra coisa. Qual é a melhor opção? concessionária! outra oficina qualquer! Sugiro que procure uma oficina de confiança, bem equipada, de preferência recomendada por algum amigo. Assim mesmo consulte a oficina pretendida e procure avaliar se realmente vale a pena. É difícil, infelizmente existe muito aventureiro que não se compromete com o resultado.
ExcluirBoa noite , hoje à noite. Apareceu no painel do meu carro , defeito de frenagem , o que devo fazer ? O cara corre o risco de acionar o modo de energia e meu carro parar totalmente ? Meu carro é um c4 pallas 2011
ResponderExcluirTiago, você deve avaliar o comportamento do carro frente a este problema. Sendo uma falha localizada perderia a proteção do abs e a frenagem seria menos eficiente. Isto não afeta outros sistema do carro. Se o defeito persiste deve procurar uma oficina especializada em diagnóstico.
ExcluirBoa noite ,tenho uma captiva 2009e o controle de traçao nao ta funcionando,sebabpastilha de freio estiver gasta ,enflui no controle de traçao?
ResponderExcluirQuanto está gasto Carlos? O controle de tração depende do freio, vai influenciar sim. tanto quanto for o desgaste.
ResponderExcluirBoa tarde,Aparecido.Tenho um fluence 2011,e só de encostar as vezes no pedal de freio,este,freia como se eu tivesse freando com gosto,travando as rodas.O que me sugere inspecionar?
ResponderExcluirQual é o histórico? como começou? de qualquer maneira não existe muitos componentes no sistema, poderia revisar disco/pastilha, tambor de freio/freio de mão verifique se não existe um problema mecânico. Revise servo freio. Caso tenha sofrido algum tipo de manutenção que envolveu o sistema, verifique se está montado corretamente as conexões de freio.
ExcluirBom dia Aparecido, ontem à noite(19/01/2017), meu C4 Pallas Sedã 2.0, automático 2012, após passar por umas águas de chuva mais pesada, acendeu as 4 luzes de emergência,travou na 3ºmarcha,após alguns minutos, desbloqueou as marchas, continuando com as luzes do painel acesa, poderia me dá uma idéia do que possa ter ocorrido, uma vez que ainda está com as luzes acesas (20/01/2017), desde já agradeço à atenção e um bom dia!
ResponderExcluirWagner possivelmente entrou água nos conectores dos sensores. melhor opção é scannear para saber do que se trata e limpar a memoria de erros. alguns erros só podem ser eliminados com o equipamento. Se permanecer algum erro providenciar a correção pertinente.
ResponderExcluirtenho um corolla 2004,quando comprei ele ja nw funcionava o velocimetro,ai vi tbm que o abs estava desplugado,com certeza deve estar quebrado,no caso do corolla esse problema do abs interfere no marcador de velocidade??
ResponderExcluirAcredito que não, existe um sensor de velocidade geralmente. Mas deve consultar o esquema elétrico para ver o que está envolvido.
ExcluirAmigo tenho uma S10 DLX 2.0 diesel com O Sistema ABS so nas duas rodas traseiras e por incrivel que pareça ao passara traseira em um quebra molas,açendeu no painel a luz de anamolia do ABS,e ja verifiquei tudo,oleo reservatorio,tubulação,mangueiras e muito mais e o problema continua,a lampada do ABS no painel continua açesa não apaga,o que pode ser,AMIGO
ResponderExcluirjá verificou o sensor de velocidade da roda, cabos e conexões. scanneou para saber do que se trata ?
ExcluirBom dia Aparecido?
ResponderExcluirEstou com problema no freio do meu golf 2012.
Estava td normal no carro à noite, quando fui tirar ele da garagem no outro dia de manhã percebi que o pedal estava mais baixo.
Mesmo assim sai com ele e quando rodei uns 2km, pisei no freio e o pedal desceu lá no assoalho.
Fui em uma oficina e o mecânico me falou que é defeito do cilindro mestre. pedi a ele que fizesse a sangria das rodas, iniciou pela trazeira lado do passageiro, saiu óleo normal, quando foi sangrar a trazeira lado motorista não saiu uma gota de óleo.
Soltamos a porca do flexível e tbm não saiu. Fomos para o cilindro, sangramos lá para o abs, tem uma pressão forte. Será defeito do abs?
grato
colega se não verte fluido na saida da unidade abs, sim. Você soltou o cano de saida do abs?
Excluirainda não Aparecido, só o do cilindro mestre...amanhã cedo vou à oficina e soltamos o cano de saída do abs para fazer esse teste e comento depois aqui!
Excluirmto obrigado
Bom dia,
ResponderExcluirAparecido, soltamos os canos do modulo abs, nos dois de entrada chega óleo normal e nos de saída, sai em todos, exceto da trazeira lado motorista.
O módulo tem reparo? O que faço?
não tem reparo, a decisão é sua agora.
ExcluirBoa Tarde Aparecido,
ResponderExcluirTenho um vectra cd 97 e a luz do abs e tc fica acesa,passei o scanner e acusou codigo 35 bomba de retorno o que pode ser.
você entrou em modo de teste de atuadores para ver se a bomba aciona, testou as conexões a massa e possivel queda de tensão na alimentação posisiva, verificou conectores. se passou por tudo isto então é o motor da bomba com defeito.
Excluirboa tarde! Tenho uma s10 flex executiva 2010, derrepente ela começou a abaixar o pedal de freio levei para oficina troquei o cilindro mestre e o hidrovacuo, continua do mesmo jeito, me falaram que o problema e na caixa do ABS!!! Procede? Gostaria de uma ajuda!!
ResponderExcluiragradecimentos desde já.
Att. Claudio Uberlandia M.G
isto não é falha caracteristica do ABS. Porém, poderia ser uma entrada de ar em qualquer parte do circuito hidráulico. Terá que examinar o circuito com muito cuidado e possivelmente substituir completamente o fluido de freio caso esteja com excesso de umidade.
ExcluirAparecido, bom dia
ResponderExcluirmuito bom seu blog , e tenho um Accord 95 EX e a luz de ignicao acende quando coloco D4 e nao troca marcha . Quando passa o scanner nao acha nada .Dizem que o modulo.Tem alguma oficina especialiazada em SP para indicar
Ricardo infelizmente não posso te indicar oficinas.
ExcluirBOA TARDE APARECIDO..
ResponderExcluirTENHO UM KIA SOUL E FOI DIAGNOSTICADO QUE O SENSOR DE ABS DA RODA TRASEIRA DIREITA QUE E JUNTO AO CUBO ESTA COM DEFEITO,E A LUZ NO PAINEL ESTA LIGADA DIRETA.
FIZ O TESTE DE FRENAGEM NA RODOVIA A 110 KM POR HORA E O FREIO ABS ESTA OK NAO APRESENTA NENHUM PROBLEMA REFERENTE AO TRAVAMENTO DAS RODAS..
NO MOMENTO ESTOU SEM DINHEIRO PRA TROCAR O CUBO,E GOSTARIA DE SABER SE PODE ME PASSA UMA DICA DE COMO POSSO ISOLAR ESTE SENSOR PRA APAGAR A LUZ DO PAINEL DO VEICULO ATÉ EU PEGAR DINHEIRO E TROCAR O MESMO.
DESDE JÁ AGRADEÇO!!
Colega abs não é freio, é um sistema de segurança. Sinto muito, não posso atender o seu desejo, a lâmpada deve permanecer como está para alertar-lo que não pode frear com total segurança. O teste que fez prova que o freio mecânico está funcionado, não o abs. Não precisa testar nada, a luz acesa já indica que o abs está fora de operação.
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