Os sensores de velocidade de rotação indutivos e Hall (do ABS, do motor, da bomba injetora, etc.) têm algo em comum, dependem do campo magnético de um imã para gerar o sinal.
Algumas montagens e utilizações como: sensores montados próximo a embreagem, roda fônica externa em veículos usados em minas de ferro, e outras situações similares, deixam os sensores expostos a resíduos ferrosos que atraídos pelo imã do sensor provocam distorções no sinal e consequentemente falhas de funcionamento no motor.
Durante a manutenção preventiva ou corretiva remova e limpe o sensor eliminando qualquer resíduo magnético da sua superfície e também do local de instalação.
O sinal também é afetado por danos na roda dentada ou fônica. Assim rodas trincadas, com dentes lascados ou quebrados devem ser substituídas, não se recomenda recuperá-las com soldas. Montagem com rodas mal fixadas, desalinhadas ou soltas devem ser reparadas.
O entreferro, folga entre a face do sensor e dentes da roda fônica, deve ser de 0,6 mm em média, conferido com um calibre de lâminas ou por outro meio.
Nos sistemas onde não é possível o acesso as desmontagens necessárias para verificação são custosas e demoradas, neste caso se recomenda a verificação minuciosa do sinal com o osciloscópio a fim de detectar qualquer anormalidade.
Ainda, é importante testar: A continuidade do circuito, medir a resistência elétrica do sensor indutivo, medir a tensão de alimentação e sinal (sensor Hall). Fique atento para detectar possível mau contato nos conectores ou fio interrompido no chicote. Durante o teste balance o conector e flexione as partes soltas do cabo sujeitas a movimentar-se, geralmente este tipo de falha é intermitente e são as maiores causas de defeitos.
Além disso, não deixe de checar e se necessário corrigir o sincronismo da correia dentada.
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Olá, esse blog é muito bom, parabéns.
ResponderExcluirTenho uma dúvida: há um defeito muito comum nos carros da Ford. O velocímetro fica zerado, mesmo com o carro em funcionamento, e só começa a indicar depois de 2 a 5 minutos, a partir do momento do funcionamento. Ou seja, depois que o motor esquenta.
Desconfio que seja o sensor de rotação. Você tem alguma dica?
Gratp.
Ronaldo, não tive a oportunidade de analisar este tipo de falha, ainda. Sugiro um exame nos sensores do sistema, como você mesmo sugeriu, buscando por algo que justifique este inconveniente. Outra opção é consultar um especialista em reparo de painel.
ResponderExcluirAparecido, estou com uma Pajero Full que vibra consideravelmente ao ser freada, naturalmente tanto mais quanto maior for a velocidade no momento da frenagem. Não há vibração anormal nem durante a aceleração e nem durante a desaceleração do carro, exceto quando o freio é acionado. Claro, refiro-me a frenagens em nível muito inferior ao previsível para o acionamento do sistema ABS. Não há qualquer sinalização de alarme do sistema. Não há empenamento de discos de freio. Por acaso já deparou com caso parecido alguma
ResponderExcluirvez? Você teria alguma dica??
Sérgio, você consegue identificar se o ruído é da mecânica do freio ou ação do ABS? O ABS pode atuar em baixa velocidade e com pouca intensidade de frenagem, basta haver travamento das rodas. Supondo que seja falha mecânica, verifique o sistema de freio por completo: pastilhas estão corretas e em ordem? pinça de freio? êmbolos defeituosos, molas quebradas, rolamento de roda e suspensão. Certifique-se que as rodas sejam originais e estejam configuradas corretamente. Examine os sensores e seus respectitos impulsores quanto a geração de sinal. Faça a limpeza e certifique -se que estejam fixados adequadamente.
ResponderExcluirBoa noite !! Tenho um corola 2013, e o velocímetro fica doido, seria problema no sensor de velocidade? Onde fica esse sensor?
ResponderExcluirRosangela, tem pouca chance que seja, é mais uma possibilidade entre tantas outras. Terá que fazer um diagnóstico, examinar conexões elétricas, examinar fisicamente a peça se ainda tiver suspeita do componente. Poderá retirar o sensor e testar fora do veículo, verificar o instrumento indicador. Ou seja, não é aconselhável pensar que seja a peça o problema, é possível avaliar antes. O sensor fica na transmissão.
ResponderExcluirBoa noite sr aparecido tenho uma mercedes slk 230 k o carro trabalha mas o relantim dele fica subindo e descendo o acelaramento de vez em quando falha eu acelero e nao corresponde e quando o motor aquece ele desliga e nao consigo ligar mais aque que o motor esfria !! Gostava de saber do que se trata se me poder ajudar agradeco lhe
ResponderExcluirPode trocar o sensor de temperatura, é ele o culpado.
ExcluirCarlos, não dá para saber do que se trata se não fizer um diagnóstico. Use o scanner para leitura de erros e parâmetros, medir pressão/vazão de combustível, medir tempo de injeção. Pode ter relação com o sistema de alimentação de combustível, fuga de ar no coletor, mal funcionamento do corpo de borboletas da admissão, injetores inestanques, sensores com defeito: medidor de massa de ar, sensor de temperatura do motor, fiação e conectores, motor, etc. ou seja sem colocar o scanner terá que escolher ao azar por onde começar e poderá trabalhar muito sem necessidade. Pelo que diz deve estar com excesso de combustível e ao esquentar afoga.
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