Unidades de controle eletrônico do automóvel
utilizam etapas de potência para acionar dispositivos conhecidos como
atuadores: lâmpada, LEDs, relê, motor, eletroválvula, etc.
Estas etapas são desenvolvidas considerando
os componentes envolvidos de maneira a proteger os dispositivos excitadores.
Qualquer alteração no elemento atuador pode causar a queima do excitador ou
registrar erros de função inesperados.
No caso de relês em particular, o técnico
deve estar atento ao aplicar ou inserir relê, cuidando para não trocar-los de
lugar, pois existe uma variedade bastante grande de tipos que visam proteger o
driver contra picos de tensão que são induzidos pela bobina ao desligar estes
componentes.
A proteção pode ser feita com diodo comum (fig.
a, b) ou resistor (fig. d,e) ligado em paralelo com a bobina ou por diodo zener
(fig. c) montado internamente na unidade de controle.
Por exemplo: O relê da fig. c não pode ser utilizado nos demais circuitos ilustrado aqui, pois não possui proteção, e ao desligar
sua bobina poderia gerar picos de tensão de 200Volts ou mais. O gráfico a seguir ilustra que a tensão
é limitada a 50 Volts pelo diodo zener da fig. c.
Pico de tensão na bobina do relê fig. c limitado pelo diodo zener |
Fique “ligado”! Relê
impróprio para o sistema pode causar dano ao driver ou erro de funcionamento difícil
de identificar.
Veja também:
Boa noite desde já grato a vc por disponibilizar seus conhecimentos a todos !!! Bom tenho pergunta hj fiz trabalho em vectra ano 98 no sistema de refrigeração do motor como troca de celos mangueira e plug eletrônico da injeção ao ligar o motor, e aconpanhando a temperatura notei que no painel marcava 90 graus já no scanner 108 graus onde acionou a primeira velocidade da ventunhinha só que ai minha dúvida no aparelho marca que a temperatura deve trabalhar de 90 a 105 so sistema de arrefecimento está em ordem o porquê dessa demora para o acionamento da ventuinha ?? Já plug o mte 4051 eo que estava era f000tf0100
ResponderExcluirEmerson, soltou o sensor para purgar bolha de ar do sistema? Teste o continuidade do circuito do sensor, revise conectores, tanto para painel como para módulo injeção. Outra opção é usar um simulador para confirmar a temperatura de acionamento da ventoinha se estiver fora da faixa verifique se o módulo não foi mexido.
ExcluirMuito bom conteúdo! Parabéns!!!
ResponderExcluirvaleu Bruno bem vindo.
ExcluirÓtimo conteúdo! Tenho aprendido muito com os vídeos do seu canal.
ResponderExcluirMuito obrigado!