Ônibus Agrale MA11 - Scanner sem comunicação.

Falha de comunicação com o scanner de diagnóstico pode acontecer pela ausência de software adequado ou ruptura na linha de comunicação com a unidade de controle em diagnostico.
Considerando que o scanner possua o software necessário e o cabo do equipamento esteja em ordem, resta testar a rede de acesso à unidade de comando do veículo.

Para exemplificar compartilho aqui esta experiência em que o scanner não acessava a UCM de um ônibus Agrale série MA 11, cuja comunicação se dá através da linha CAN. 
A princípio, com a chave de contato ligada, foi medido a tensão da linha CAN-H e CAN-L e ambas estavam com tensões em torno de 2,5 V, normal para este caso.

Em um segundo procedimento, com a chave de contato desligada, mediu-se a resistência da rede CAN encontrando um valor de 25 kOhms, incompatível com o esperado que seria de 120 Ohms.

Ao constatar que a rede havia sofrido reparo próximo ao conector de diagnóstico, foi exposta a fiação onde se nota a inserção de um resistor de valor inadequado, vide imagem abaixo. Para teste, conectou-se em paralelo com o resistor uma década resistiva ajustada para 120 Ohms, tornando possível a comunicação com o scanner. 
Conector de diagnóstico - Agrale MA11
Substituído o resistor em questão por outro de 120 Ohms a falha foi corrigida.

Para enriquecimento segue a imagem obtida com o osciloscópio onde pode ser observada a distorção causada no sinal e que impossibilitava a comunicação com o scanner.
Rede CAN - sinal distorcido.
Este tópico demonstra que a medição de tensão não foi conclusiva, embora seja uma prática recomendada. Se o osciloscópio fosse usado inicialmente não haveria dúvida quanto ao motivo que impossibilitava a comunicação, entretanto restaria ainda fazer testes adicionais para identificar o que realmente causa tal distorção.

Esta experiência nos leva ainda a outro patamar: a próxima vez que confrontar com este tipo de problema teremos mais convicção do que se sucede e que recursos cabem para esclarecer-lo. Mas lembre-se, embora pareça óbvio, nem sempre a solução será esta, portanto não vá colocando resistência antes de realizar os testes necessários.

veja também:

6 comentários:

  1. Olá Cido, esta resistência de 120 vale para outras redes? fiat 3 pinos por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Eletrocar veja o post sobre redes, existem vários tipos: alta velocidade, baixa, e normas diferentes. Cada caso terá uma resistência específica. Em casos de veículos leves a rede de alta velocidade geralmente tem 60 Ohms de resistência e os resistores (120 Ohms cada) estão em duas unidades da rede.
    Você deve consultar manuais técnicos para cada veículo.

    ResponderExcluir
  3. bom dia...tenho um audi a3 e nenhum scanner pega ele..adquiri um cabo vag e nao tem comunicacao com o controlador...nenhum scanner pega..q poderia fazer migo?alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathan, possivelmente falta alimentação no conector de diagnóstico ou o fio de comunicação com o módulo está interrompido. Verifique as conexões para o conector de diagnóstico.

      Excluir
  4. Bom dia tenho uma Amarok monoturbo com com problema eletromecanica e não encontro oficina capacitada aqui no Rio de Janeiro para resolver. Você poderia indicar um profissional qualificado aqui no Rio de Janeiro. Obrigado

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.