Falha
de comunicação com o scanner de diagnóstico pode acontecer pela ausência de software adequado
ou ruptura na linha de comunicação com a unidade de controle em diagnostico.
Considerando
que o scanner possua o software necessário e o cabo do equipamento esteja em
ordem, resta testar a rede de acesso à unidade de comando do veículo.
Para
exemplificar compartilho aqui esta experiência em que o scanner não acessava a
UCM de um ônibus Agrale série MA 11, cuja comunicação se dá através da linha
CAN.
A
princípio, com a chave de contato ligada, foi medido a tensão da linha CAN-H e
CAN-L e ambas estavam com tensões em torno de 2,5 V, normal para este caso.
Em
um segundo procedimento, com a chave de contato desligada, mediu-se a
resistência da rede CAN encontrando um valor de 25 kOhms, incompatível com o esperado
que seria de 120 Ohms.
Ao
constatar que a rede havia sofrido reparo próximo ao conector de diagnóstico, foi
exposta a fiação onde se nota a inserção de um resistor de valor inadequado,
vide imagem abaixo. Para teste, conectou-se em paralelo com o resistor uma
década resistiva ajustada para 120 Ohms, tornando possível a comunicação com o
scanner.
Substituído o resistor em questão por outro de 120
Ohms a falha foi corrigida.
Para enriquecimento segue a imagem obtida com o
osciloscópio onde pode ser observada a distorção causada no sinal e que impossibilitava
a comunicação com o scanner.
Este tópico demonstra que a medição de tensão não foi
conclusiva, embora seja uma prática recomendada. Se o osciloscópio fosse usado
inicialmente não haveria dúvida quanto ao motivo que impossibilitava a
comunicação, entretanto restaria ainda fazer testes adicionais para identificar
o que realmente causa tal distorção.
Esta experiência nos leva ainda a outro patamar: a
próxima vez que confrontar com este tipo de problema teremos mais convicção do
que se sucede e que recursos cabem para esclarecer-lo. Mas lembre-se, embora pareça
óbvio, nem sempre a solução será esta, portanto não vá colocando resistência antes
de realizar os testes necessários.
veja também:
Olá Cido, esta resistência de 120 vale para outras redes? fiat 3 pinos por exemplo.
ResponderExcluirEletrocar veja o post sobre redes, existem vários tipos: alta velocidade, baixa, e normas diferentes. Cada caso terá uma resistência específica. Em casos de veículos leves a rede de alta velocidade geralmente tem 60 Ohms de resistência e os resistores (120 Ohms cada) estão em duas unidades da rede.
ResponderExcluirVocê deve consultar manuais técnicos para cada veículo.
bom dia...tenho um audi a3 e nenhum scanner pega ele..adquiri um cabo vag e nao tem comunicacao com o controlador...nenhum scanner pega..q poderia fazer migo?alguma dica?
ResponderExcluirNathan, possivelmente falta alimentação no conector de diagnóstico ou o fio de comunicação com o módulo está interrompido. Verifique as conexões para o conector de diagnóstico.
ExcluirBom dia tenho uma Amarok monoturbo com com problema eletromecanica e não encontro oficina capacitada aqui no Rio de Janeiro para resolver. Você poderia indicar um profissional qualificado aqui no Rio de Janeiro. Obrigado
ResponderExcluirlamento, não.
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