Desconectar componentes de forma a avaliar o seu funcionamento ou ver como reage o sistema eletrônico muitas vezes ajuda na solução de uma falha. Entretanto é imprescindível conhecer muito bem o sistema para prever o que vai acontecer e assim poder dar um diagnóstico certeiro.
Vamos usar um fato concreto para reforçar a importância desta introdução e também acrescentar uma dica para os menos avisados.
O sistema LE – Jetronic não possui autodiagnóstico, de maneira que ao desligar um componente se produz uma reação adversa a dos sistemas motronic, ditos digitais.
Com certa freqüência ocorre um defeito intermitente neste sistema que resulta em perda de potência, falha de aceleração e o motor morre em marcha lenta. Ao desligar o medidor de fluxo de ar o funcionamento do motor melhora, levando muitos técnicos a concluir equivocadamente que este é o componente defeituoso.
Na verdade a raiz do problema são trincas na solda dos componentes da unidade de comando, as chamadas soldas frias, que afetam o cálculo do tempo de injeção, deixando-o muito baixo e empobrecendo a mistura.
Com a desconexão do medidor de fluxo o tempo de injeção aumenta, o que é uma reação normal do sistema já que a tensão do sinal cai ao mínimo. Se estivesse funcionando regularmente o motor afogaria com o excesso de combustível, porém diante desta falha isto compensa a mistura que está muito pobre.
Substituir o medidor de fluxo de ar é um erro devido à má interpretação, a solução para este caso é corrigir as soldas frias ou substituir a unidade de comando.
Oportunamente farei outros comentários que possam contribuir para melhorar ainda mais os critérios de diagnóstico.
Mais dicas:
Amigo, gostei muito do seu texto, porém lendo me surgiu uma duvida. Tenho um escort 94 AP. Acontece que o carro não segura a lenta de jeito nenhum, mandei conferir as velas e os cabos, assim como, limpar o bico da injeção, e nada aconteceu. Será que pode ser o atuador de marcha lenta?
ResponderExcluirValeu Ju. Pode ser, a marcha lenta é estabilizada de duas maneira: pelo controle do volume de ar via atuador ML e através do avanço da ignição. Certifique se o potenciômetro ou interruptor da borboleta está em ordem.O batente da borboleta também interfere nisso.
ResponderExcluirCaro Aparecido, você possui mecanica de autos? está localizada aonde? preciso de reparos num kadett gsi com objetivo de passar na inspeção Controlar, meu e-mail: alexandredaga@gmail.com
ResponderExcluirAlexandre eu me dedico a consultoria, cursos e palestras, tenho amigos na região de SP que poderia ver isso pra você.
ResponderExcluirSr. Aparecido, excelente seu blog! Já aprendi muito, se bem que isso não significa muito pois sou totalmente leigo! rsrsrsrs
ResponderExcluirMas o elogio é devido a sua didática e assertividade. PARABÉNS!!!
Tenho um Escort 1,6i Motor AP à Álcool.
Meu problema:
- 3km/litro
- Sem potência
- Morre assim que tiro o pé do acelerador
Já troquei o sensor de temperatura da água, a sonda lambda, as velas, o óleo e até o motorista... Nada mudou!
Tenho tentado encontrar manual apropriado para este carro mas não achei até agora.
Os mecânicos com os quais conversei, só sabem trocar peças para ver se melhora, mas, as peças do Escort não são lá das mais baratas, ao contrário... Então, quando me pediram para comprar um bico injetor e mais a bomba de gasolina (só pra testar se melhorava) desisti de arrumar e venho usando o carro assim mesmo há cerca de seis meses...
Hoje retirei as velas e estão limpas e sem sinal de desgaste por queima.
Não espero que resolva o problema, claro! rsrsrsrs Mas apreciaria se me indicasse links para download de manuais que me poderia ajudar a saber o que e como desmontar e revisar cada parte envolvida no processo de consumir o combustível.
Adorei as dicas que já li neste blog e sei que vou usar muitas delas.
Muito obrigado!
vladimir.polido@gmail.com
Vladimir, possíveis causas relacionado ao consumo alto: pressão de combustível acima do normal, sensor MAP defeituoso, entrada falsa de ar no coletor de admissão/escape, motor com problemas (válvulas, compressão, ...), válvula de injeção inestanque, temperatura do motor baixa (sistema de arrefecimento/válvula termostática defeituoso),coletor de admissão com aquecimento deficiente/entupido,você trocou o sensor de temperatura do motor - pois então revise se o chicote está em ordem. Como eu comento sempre, as possíbilidades apontadas é para ser cuidadosamente investigadas, somente substitua uma peça se realmente constatar que esta esteja ruim. Faça o escaneamento do sistema para averiguar se as leituras dos sensores estão corretas, teste o sistema que se apresente na memória de erros, meça apressão do sistema de combustível com um manômetro, avalie o motor, etc. este é o caminho. me informe o ano do carro e o sistema, CFI??? não? verei no que posso ajuadar.
ResponderExcluirNão sei qual seja o sistema, mas, pela sua resposta já sei o que fazer...
ResponderExcluirMuito grato!
E sobre o manual correto para este modelo 1.6 álcool (fab:1995, modelo:1996)?
Aparecido. Parabéns pelo seu Blog.
ResponderExcluirTenho um Escorte XR 2.0i, com motor AP e o sistema de injeção Le-Jettronic.
Tenho um problema intermitente, onde minha marcha lenta desregula. Cai para 600rpm. Se eu estiver andando com o carro neste momento, nao consigo nem atingir 3.000 RPM's direito, de tanto que falha. O problema pode ser este que você levantou neste POST?
Muito obrigado por qualquer ajuda.
Att,
Eduardo é possível sim, porém não deixe de fazer as medições necessárias para ter certeza, afinal substituir a UC ou reparar é caro, e nada mais frustante que não obter o rsultado esperado.
ResponderExcluirEntendo! Muito obrigado pelo retorno. Vou analisar isso com cuidado. Você viável talvez substituir todo o sistema de injeção por um digital? Se for fazer isso, acho que vou botar um kit turbo no carro, e deixar ele pra dar umas voltinhas de final de semana.
ResponderExcluirQuanto a substituição do sistema, eu não faria,não é da minha natureza alterar um sistema original.
ResponderExcluirOlá Aparecido, tudo bem? Vejo que vc é consultor, o que as vezes consegue ir num fluxograma mais lógico do que muitos mecânicos! :) Tenho um Monza 93 MPFI (LE-Jetronic com EZK) que tem a tampa do distribuidor, velas (com gap de 0,9mm), rotor e cabos novos. Está "no ponto" e marcha lenta super estável. 3 coisas que me intrigam, mas q eu ainda não mexi: a marcha lenta à 900m de altitude tá na casa dos 2L/h à mais ou menos 900 RPM (penso ser ajuste do CO no VAF, correto?), as vezes, em uma redução de velocidade do carro, ela cai pra 1.500 RPM e só desce se eu der um toque no acelerador. A ultima coisa, não menos importante, é a bobina aquecer MUITO, não sendo possível tocá-la. Nesse sistema, que a bobina é a 091 sem uso de resistor, penso que a mesma possa interferir, mas tive somente 2 eventos em que o clima estava muito quente, fazendo com que houvesse perda de potência e 1 único evento que o carro não deu partida. Mas o superaquecimento da mesma acontece em todas as "saídas" que faço com o carro, dando a partida normalmente e marcha lenta permanecendo estável. Não consegui (sem saber o motivo!) medir a resistência do enrrolamento do cabo que vai ao distribuidor, mas entre os polos da bobina, vi um valor de 2,2 ohms, considerado alto dentro dos padrões do catálogo bosch. Pergunto: mesmo com somente 1 vez eu ter tido problemas com partida à quente (que mesmo assim, foi sob 38 graus), marcha lenta estável, porém com falhas na aceleração do tipo aleatórias, motor quente ou frio, desaceleração com variação aleatória também, tanto em cut-off quanto sem cut-off, porém com marcha engatada (ex.: segura mais o carro durante 1 seg, depois solta... depois segura novamente, dura um tempo diferente), vc ainda crê que "de cara" a bobina está condenada? O que mais eu poderia ver? OBrigado! Robson Lott
ResponderExcluirRobson, não identifiquei o problema principal, vou comentar alguns pontos que possa te ajudar. Não redução da rotação ao desacelerar: pode ser falha no interruptor do corpo de borboleta que não fecha ou cabo acelerador/borboleta enroscando. Cut-off ou freio motor solta e segura novamente te dá indícios que o interruptor do corpo de borboleta falha de forma intermitente. Você não conseguiu medira resistência do distribuidor por usa sensor Hall e deve ser medido a tensão, veja detalhes nos posts sobre o sensor hall e distribuidor hall. Bobina esquentando teria que ver se o rotor do distribuidor hall está correto e tensão de alimentação, também poderá medir o ângulo de permanência para saber se está correto. Sendo corretos não há justificativa para superaquecer a não ser que a bobina esteja defeituosa. A temperatura pode chegar a 80 graus, não dá para suportar ao toque, e ainda assim está normal. Eu me preocuparia mais em ver se está sincronizado o distribuidor (cil. 1 em pms fase de compressão e rotor do distribuidor alinhado para seu o pino correspondente na tampa). Este sistema possui sensor de altitude que pode influenciar na mistura, parafuso de CO deve ser ajustado com um analisador de gases caso contrário não terá precisão. Este não deve alterar o funcionamento do motor de forma significativa. A resistência da bobina é 0,9 a 1,5 Ohm, você precisa descontar a resistência interna do seu medidor e cabos. Curtocircuite as pontas do multímetro para avaliar este valor e subtraia da medição.
ResponderExcluirObrigado, Aparecido! Obrigado mesmo por esse diagnóstico remoto, seus pontos são pertinentes! Vamos lá a algumas considerações: Como o veículo tem computador de bordo, monitoro bastante seu funcionamento a fim de diagnosticar alguns detalhes... Creio que se o sensor TPS tivesse com problemas, eu poderia monitorar a desaceleração, acusaria cut-off ativado (0.0L/h) que está mostrando corretamente, e mostraria cut-off desativado (20, 30, 60km/L dependendo da velocidade e marcha engatada), de forma aleatória, conforme o comportamento de variação na desaceleração, correto? Só que não é o caso! Ou seja, mesmo com esse comportamento de variações na desaceleração, tanto em cut-off atuando, quanto sem atuar, e exibição no computador de bordo é "normal". E esse computador de bordo, diferente do outrs GMs que tive, a do Monza tem uma taxa de refresh alta! Em menos de meio segundo ele muda os dados, então creio que, se o TPS tivesse com problemas, o computador de bordo poderia me "mostrar" esse problema, alterando de 0.0L/h pra xx.xKM/L a cada instante, não!?
ResponderExcluirA questão é que, independente se o cut-off tá ativado ou não, NÃO sinto uma desaceleração suave e linear, como em outros GMs que tive (até um outro Monza EFI) mesmo com ou sem cut-off, entende?! Pensei em bicos com gotejamento, será que provocaria esse efeito que postei anteriormente, da desaceleração dar umas variadas? Será que uma bobina defeituosa provocaria variações na faísca, a ponto de criar esse efeito, mesmo em cut-off onde não há suministro de gasolina pras câmaras? Entendo que essa bobina sim esteja com problemas, né... mesmo com o arranque e marcha lenta aparentemente OK. Sobre a marcha lenta "segurar" em 1.500, faz sentido ser o cabo, vou checar! Sobre a resistência da bobina, os valores de 0,9 s 1,5 realmente é um range que minha bobina não mostra! Ela exibiu 2,5 Ohms, subtrai 0,3 do próprio multímetro, gerando o resultado 0,2 ;) Vou checar o distribuidor, como vc me orientou, obrigado! Abraços, Robson
Robson, sim, teoricamente daria para avaliar através do computador de bordo. Para não ser suave em cut-off quando teoricamente não há injeção de combustível poderia ser: gotejamento dos injetores ou fuga no regulador de pressão do combustível. Cheque o sistema de combustível. Considerando que não haja combustão em desaceleração só poderia ser problema mecânico, considere aí que quem segura o carro é o trem de rodagem e a compressão do motor. Quanto a resistência da bobina um defeito tenderia a diminuir a resistência, para aumentar só mesmo mau contato e seria um sintoma mais marcante. Cheque a precisão do seu multímetro. Uma falha na bobina não teria nada a ver com problema na desaceleração já que teoricamente não existe injeção de combustível em cut-off.
ResponderExcluirPerfeito, meu caro! Muito obrigado! Hoje fiz uma nova verificação e percebi que os polos da bobina estavam invertidos! Sim, o negativo pulsante no polo (+) 15, e o positivo pós chave no (-) 1. Fiz um pequeno teste e percebi uma melhoria nas acelerações e ruído do motor, mas só amanhã mesmo pra me certificar de que realmente fez uma diferença notável em que o efeito placebo não interfira. Mas as falhas continuaram, da mesmíssima maneira que estamos conversando! Tanto em cut-off ativado, quanto com os injetores pulsando em desaceleração. É nítida a percepção dessas variações que comento com você, sabe... Testei o regulador de pressão, fazendo sucção com a boca na tomada de vácuo, e segurou normalmente. Mas, ao você ter mencionado que o trem de rodagem é um fator que supostamente influenciaria, te conto que sim, tenho um pequeno problema com trancos ao engatar e soltar a embreagem normalmente. Tenho que soltá-la com muita suavidade, senão dá um tranquinho. Suspeito que seja desgaste no eixo da planetária, ou regulagem da coroa externa, o que acha? Aproveitarei e mandarei checar os bicos em bancada! Muito obrigado pela consultoria!
ResponderExcluirBoas dicas, hoje mesmo deixei meu santana glsi92, AP 2000, o carro cãibra lenta e apaga (nem sempre) as vezes n pega tbm, pega e apaga, desconecto o sensor de fluxo e ele pega, falhando, daí consigo andar, depois reconecto o sensor de fluxo e ele liga, fica perfeito. Só q depois de um tempo andando, ou depois de desligar ele, o carro fica a mesma coisa, pega e apaga. Deixei num especialista aqui que recupera as soldas frias do modulo, estou torcendo para que seja só esse o problema. Abraço.
ResponderExcluirOlá aprecido tenho um gol GTI 94 sistema lê jettronic ele ta ocilanado a lenta e morre ao andar pouco só volta se eu tirar chicote do módulo e colocar denovo aí pega logo volta morrer que pode ser me ajude obg
ResponderExcluirColega você observou se o sintoma é de afogamento ou falta de combustível? mediu o tempo de injeção? verificou a pressão de combustível/estanqueidade/vazão?
ExcluirOlá neste post quando voce diz "unidade de comando" voce se refere a caixa de fusivel ou ao modulo de injeçao ou ao ezk?
ResponderExcluirSe refere ao modulo de injeção.
ResponderExcluirestou com um gol GTI2.0 Ano 94so pega no momento da partida solto a chave ele morre ,,ja verifiquei bobina -hall- pulso no rele- pressao de bomba-entrada e saida e pulso do rele-sinais neg no modulo -sinais positivo no modulo -comutator esta tudo ok ,,,,de vez em quando ele funciona normalmente por algum tempo depois morre mas se desligar o fluxo ele funciona irregular mas funciona .. nao achei o defeito ainda ...que pode ser?
ResponderExcluirGonçalves tudo indica que é o problema descrito no post. Verifique o tempo de injeção e confirme. Abra o modulo e verifique/corrija as soldas.
ResponderExcluirmuito obrigado pelas informacoes sou reparador mecanicoautomotivo. mas resolvi o problema ,pois é um modulo antigo com soldas grandes e verifiquei que tinhas 4 pontos de solda trincados em volta refiz as soldas e acabou o problema do carro valeu a ajuda ... que Deus te ilumine sempre
ResponderExcluirMeus parabéns. Agradeço o retorno. Amém.
ResponderExcluirmuito obrigado foi como um presente resolver esse problema depois de 2 semanas aqui na oficina exatamente hj 24/10 meu aniversario
ResponderExcluirAmigo, tenho um gol gti 94 que tem um problema na injeçao eletronica. Pisca 2x o led da injeção e para aguarda mais 1s e pisca 2x o led novamente. Isto após eu andar com o carro por volta de 20minitos. Novamente pisca o led 2x e o carro desliga geral. Ligo novamente e volta funcionar normalmente. Ando mais uns 20 min e volta a ocorrer o problema tudo novamente. O que pode ser? que devo faze?
ResponderExcluirO que pode ser não sei, o que pode fazer é examinar todas os pontos passíveis de falha mediante o sintoma apresentado. 2 piscadas se refere ao sensor de temperatura do motor com defeito ou seus fios de ligação interrompidos ou conector do módulo ou sensor com mau contato. E não é da injeção é da ignição. Isto não faria o carro parar, portanto tem mais de um problema ou o sensor em questão afeta também o sistema de injeção, pois se trata de um sensor duplo. Certifique-se que está usando o sensor correto pelo número de aplicação ou teste cada um de seus pinos com a carcaça, deve dar o mesmo valor de resistência. Se não der está com o sensor errado ou defeituoso.
ExcluirOlá aparecido ..Boa noite
ResponderExcluirTenho um santana glsi 94 com a le jetronic...o problema dele é que o carro Morre as vezes do nada e nao liga mais ....só liga se eu tirar o conector do medidor de fluxo de ar...o carro liga porém irregular...ai com ele ligado conecto denovo o cabo no medidor de fluxo de ar e ele estabiliza e fica bom novamente ....esse defeito pode ser o medidor ou a Central?
Boa noite! Tenho um escort xr3 2.0i le jetronic !! Conferi tudo pressão bomba senso hall centelha ponto do motor distribuidor bobina tudo tudo !! Meu carro tava normal até um certo dia fui ligar e não pegou de jeito nenhum e percebi que não ligou a luz da injeção no painel que smp de costume ligava após a partida apaga e agora nem acende !! O que pode ser !! Já testei todos sensores e o chicote !! Pode ser módulo ezk, Le ?? Consegui com muito custo liga ele falhando desligando sensor do fluxo de ar eu ligar o sensor o carro morre mesmo acelerando fundo
ResponderExcluirMarcos, a luz não é da injeção, é da ezk. Mas se fez o teste e tem faísca, até pega com o medidor de fluxo desligado, então pofe ser o que digo no post.
ResponderExcluirOlá boa tarde. Tenho um escort xr3 1993 com injeçao le jetronic, o carro está com um probema quando o motor está frio, independente do horario. Dou a partida, pega normal, mas ao andar o carro fica sem força, nao passa de 2ooo rpm na seguanda marcha, anda meio que soqueando, após o motor ficar quente melhora, mas nao 100%.
ResponderExcluirTem que examinar para saber o que está errado. Medir pressão/vazão da bomba de combustível, examinar vazão dos injetores, medir tempo de injeção, examinar velas e cabos.É o básico.
ExcluirBoa noite Aparecido.
ResponderExcluirTenho um GTi 93, e o mesmo está com dificuldade de firmar a partida. Já efetuei todos os testes de rotina (Centelha, combustível, compressão...), e com insistência, quando o motor pega, depois de alguns minutos o LED indicador pisca duas vezes acusando o circuito do sensor de temperatura. Pois bem, troquei o sensor e efetuei os testes de continuidade da fiação toda, e está tudo ok, inclusive as resistências dos sensores novo e velho.
E também quando o motor funciona, o conta giros oscila demais. Já viu algo assim? Pode ser o defeito de soldas nos módulos?
Obrigado!
Danilo sobre o led diz que fez continuidade, mas fez para a EZK? parece ser problema de ignição e você está testando a injeção! verificou queda de tensão, conexão a massa, conectores com mau contato? se continua piscando o circuito está aberto para a ezk
ExcluirEntão Aparecido, como o sensor de temperatura é duplo, eu testei a continuidade entre ele e a EZK, e entre ele e a LE, inclusive o relé de partida a quente também, que está no meio do circuito até a LE. Toda fiação está OK.
ExcluirVou refazer os testes hoje, inclusive as conexões com a massa. Em relação a queda de tensão, onde sugere eu medir?
Só mais uma dúvida: Á rotação do painel é informada pelo sensor hall?
https://www.youtube.com/watch?v=i7NVIm9bFSA&t=3s
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=es_LJifudok&t=642s
veja estes links
Boa Noite, tenho GOL GTI 1992, o problema dele é o seguinte, viajo com ele ( outro dia fiz 1000km) e na estrada ele anda normal, quando pega trânsito (dentro da cidade), ele roda um pouco diminui a lenta e se corta e não pega, tiro o chicote do sensor de fluxo ele pega e fica falhando. Já troquei sensor de temperatura, sensor de detonação,chicote da injeção foi refeito, velas, bobina, cabo de vela, sensor hall, por ultimo mandei o módulo de injeção para São Paulo (foi atualizado e trocado os componentes que estavam com problema). O problema persiste. Fiz um teste básico com ele parado.....liguei um ventilador e quando ele fica junto da caixa de ar o carro não se corta. Notei que o coletor de admissão aquece muito. O que pode ser ???? ( não mexi no modulo EZK e nem no sensor de fluxo de ar )
ResponderExcluirleonardo a dica está no post.
ExcluirbOA TARDE! TENHO UM KADETT GSI QUE ESTÁ APRESENTANDO QUEDA DE ACELERAÇÃO, TIPO, VC VÊ QUE ELE DIMINUI A ACELERAÇÃO ( ELA NÃO FIRMA) , ELE ESQUENTA RA´PIDO DEMAIS (SAI UM CALOR DO COLETOR DE ADMISSÃO) . ELE ESTAVA COM O MEDIDOR DE FLUXO DE AR BEM ESTRAGADO O CARVÃO. ENVIEI PARA AUTORIZADA LE-JETRONIC QUE FEZ TODO O REPARO DE DEIXOU A PEÇA COMO NOVA, PORÉM ESTOU SOFRENDO COM ESTE PROBLEMA. OQ UE PODE SER POR FAVOR!!!
ResponderExcluirBoa Tarde Aparecido, tenho gol GTI 1992 e troquei, módulo EZK, Módulo de injeção e sensor MAF, e o carro continua com o problema de se cortar quando aquece (tiro o conector do MAF e ele liga com a mistura rica).meu mecânico falou que o sensor MAF está esquentando muito e por isso esta cortando. O que pode ser ????
ResponderExcluirLeonardo a resposta está no post!
ExcluirOlá Aparecido, o kdt gsi está com o problema de perda de aceleração. vc leva o acelerador a certa rotação e ela vai caindo e nao firma. ja troquei bomba de combustível, verifiquei conexões e sensores minuciosamente e aibda não descobri o edo que se trata. por favor reponde aí
ResponderExcluirAparecido Bom dia, tenho um Kadett GSI 2.0 1993, estou com o seguinte problema ele esta com o consumo alto, e na estrada ele perde muita forca na subida, nao consigo diagnosticar o problema tem alguma ideia do que pode ser ?
ResponderExcluirAparecido, boa tarde. Tenho um Gol GTi 90 com aquela primeira LE Jetronic. Vou tentar descrever o problema e o que já testei no carro.
ResponderExcluirQuando ando com o carro o motor está forte e puxando bem até atingir a temperatura normal de trabalho. Quando chega ali, o motor amarra, perde potência e engasga, tirando toda a potência do motor tornando quase impraticável andar com o carro. Se eu paro o carro e aperto o acelerador todo ele custa para subir o giro, mas quando passa dos 3500-4000rpm ele reacende, voltando a amarrar se cair dessa faixa de giro. A sensação é que no momento do defeito, se eu encosto só a casquinha do acelerador ele sobe o giro quase normalmente, se eu aperto um tiquinho mais, ele amarra de novo e continua amarrado enquanto solto a embreagem.
A lenta, contudo, está normal e não oscila em nenhum momento. O maior problema aqui é que o problema é intermitente, hora aparece, hora desaparece.
Já fiz a substituição do sensor de temperatura, tirei a tomada do MAF e o carro morreu como esperado, fiz a limpeza dos bicos (um deles ta com vazão 5 ml menor que os outros, mas acredito que os sintomas seriam outros se o problema estivesse aí), medi pressão da bomba e está com 5 bar.
Onde vc acredita estar o problema? Sou leigo no assunto e estou aprendendo conforme mexo com o carro. Se puder me orientar sobre o que devo testar para tentar resolver o problema eu ficaria extremamente agradecido.
Abraços!
Olá Aparecido. Estou realmente impressionado com a clareza e a qualidade dos seus textos. Isso sem falar sobre seu grau de conhecimento e disposição em ajudar, com suas preciosas dicas, a quem quer que seja. Li todas as postagens, desde 2010 até as mais recentes. Tenho um Escort Conversível EFI 94. Por mais que eu tente, não consigo encontrar "o mecânico" para avaliar o carro como um todo, nas suas diversas particularidades. Acabo caindo, como citado acima, no esquema de reparo por tentativa e erro. Além do desgaste pelo garimpo de peças, é dispendioso e o pior, ineficaz. Infelizmente para mim e outros, você atua apenas no campo didático como consultor/palestrante. Em 08/2010 mencionou ter amigos mecânicos em São Paulo. Peço a gentileza de postar contatos dos mesmos. Acredito que com sua indicação , encontrarei um que goste e conheça carros antigos . Desde já, agradeço .MK
ResponderExcluirTenho um Santana 2.0 com o sistema LE-jetrojic que se desliga sem estar acelerado ou seja ele não tem marcha lenta mas ao acelerar não tem nenhuma falha. Alguma sugestão?
ResponderExcluirverifique, limpe o atuador de marcha lenta, interruptor do corpo de borboleta.
ExcluirTenho um XR3 conversível 93 e perdeu a força está ruim de pegar e quando pega precisa ficar em giro alto será que a solução para resolver é trocar o sensor de fluxo de ar...
ResponderExcluircomo vamos saber sem trabalhar no carro? procure uma oficina especializada em diagnostico.
ExcluirBoa Noite Aparecido, estou com um gol gti 92 le jetronic.. primeira partida excelente, marcha lenta perfeita, motor forte funcionamento perfeito, porém independente de está motor quente ou frio ao desligar tem dificuldade na partida. Já verifiquei pressão de combustível ok bicos ok hall novo, centelha ok .. desconfio que afoga a partir da segunda partida.. poderia me ajudar ?
ExcluirBom Dia Aparecido !!
ResponderExcluirTenho um XR3 94 com injeção le jetronic.
O carro não pegava nem com reza braba, levei em um mecânico, ficou lá por 2 meses e o cara não consegui resolver, encaminhou o carro para uma auto elétrica e ficou com o carro por mais 2 meses e tmb não resolveu Tirei o carro de lá e enviei para uma outro mecânica que tmb não consegui resolver e encaminhou o carra em outra auto elétrica.
Esse segundo consegui fazer com que o carro funciona se, porem o carro esta sem forme para andar e quando aceleramos o carro, ele da um golpe de ar muito forte e morre.
Como o carro pegou, voltou para segunda mecânica mencionada, mesmo assim eles não conseguem achar o defeito e me sugeriram trocar o sistema de injeção le jetronic por uma full tech!
Vc acha mesmo que seria necessário essa troca?
Vc teria alguma Oficina aqui em SP para indicar ??
Agradeço desde já !!
abs
acho que tem que trocar de oficina, deve procurar uma oficina especializada, um Bosch car service. É só pesquisar no google que encontar uma próxima de vc.
ExcluirAmigo meu golf gti mk3 commecal a falhar quando esquenta somente quente ele falha friu ele fica de boas mais e so esquentar q começa a pipocar e estourar no escape . Alguma dica? obrigado
ResponderExcluirprocure um bom profissional de diagnóstico que passe o scanner e faça as verificações necessárias.
ExcluirBoa noite estou com um gol gti 92 ele está dando ecesso de combustível a lenta fica quadrada e fumaciando preto já testei quase TDS os componentes como fluxo de ar distribuidor, sensor maf bicos regulador de pressão será q pode ser módulo de injeção? Desde já agradeço
ResponderExcluirBoa noite estou com um gol gti 92 ele está dando ecesso de combustível a lenta fica quadrada e fumaciando preto já testei quase TDS os componentes como fluxo de ar distribuidor, sensor maf bicos regulador de pressão será q pode ser módulo de injeção? Desde já agradeço
ResponderExcluirserá é algo que não faz parte de um diagnóstico. vc testou o sensor de temperatura? qual é a resistência dele medida nos pinos da uc? qual é o tempo de injeção? qual foi a pressão de combustível medida? quanto tempo segura a pressão quando desliga? veja o post sobre o problema do módulo se for parecido, até pode ser, mas precisa testar 100% antes de chutar.
Excluirboa noite Aparecido estou com um kadett gsi 93 nao tenho mais ideas do que fazer pra resolver o problema ele nao levanta a rotaçao de jeito nenhum ja foi trocado bomba de combustivel a placa do medidor do fluxço de ar cabo vela bico de injeção a propria centrau e nao resolvi o problema tens uma dica obrigado
ResponderExcluirvc deve verificar chicote e conexão a massa.
ExcluirTenho um Santana GLS 92 sistema LE-jetronic. Carro funciona perfeitamente derrepente, andando ou em marcha lenta morre, tenho q desligar a chave e ligar novamente após anda uns 100 metros e volta a repetir o defeito. Que pode ser?
ResponderExcluirBoa noite Aparecido ,tenho uma Quantum glsi 93 ela fica com a luz da injeção piscando , e quando pisca corta o combustível,da para andar ela não morre , só dá uma cabeçada b rápida , já troquei bomba externa e interna ,vc pode me ajudar ?
ResponderExcluiressa injeção não possui lâmpada. veja meus videos sobre ezk no youtube.
ExcluirBoa tarde,tenho gol GTi quadrado.
ResponderExcluirAndando com ele derrepente ele perde força, afoga e morre. Descobri que retirando a mangueira da alimentaçào de combustivel na regua dos bicos ele joga gasolina fora, conecto a mangueira novamente e é só bater a chave que ele pega normalmente, na sequencia andando mais ou pouco ele apresenta o mesmo problema. O que pode ser?
Boa tarde Aparecido, tenho um Escort xr3 conversivel 2.0i 1995, esta com problema de partida depois que o motor esquenta, quando esta com o motor frio pega sem problema nenhum. O motor vira pesado e afoga , é só esperar esfriar bater na partida que pega normal.Percebi tambem que com o motor quente se desligar e logo em seguida bater na partida ele pega normal tambem , mas se esperar uns 10 ou 15 minutos para dar a partida não pega de jeito nenhum dai tenho que esperar ele esfriar totalmente para ligar. Alguma suspeita do que pode ser, abraço.
ResponderExcluirverifique o regulador de pressão.
ExcluirBom dia Aparecido, tenho um Kadett GSI 93 , estou com um problema de excesso de combustível, fiquei com ele quase 3 anos parados para funilaria e quando peguei não funcionava mais, levei em um mecânico amigo meu, ele ressuscitou o carro trocamos peças como: motor de arranque, bicos de injeção, módulo que havia queimado, sensor de temperatura da agua, placa do sensor maf, regulador de pressão de combustivel, distribuidor , velas e cabo de velas e bateria, motor de partida, filtros de ar , gasolina e óleo, e bomba de combustivel .O carro pega de primeira, porém ta consumindo mais que o normal e ele não conseguiu regular isso , sai fumaça preta do escapamento indicando mistura rica, gostaria de saber se o Senhor tem ideia de como regular, ou sabe de alguem que conheça bem o sistema IE Jetronic + EZK, que possa me indicar na região do ABC ou próximo. Desde já agradeço
ResponderExcluirBoa tarde Aparecido, tenho um escort xr3 conversivel 1993 motor 2.0i que quando vai da imobilidade sai soqueando na lenta, vc poe me informar aonde está instalado o modulo le jetronic ára que possa passar o scanner. Se possivel responder para laerteagguiar@gmail.com
ResponderExcluirGrato