Partida a frio no carro flex

Com as frentes frias ou a chegada do inverno se tornam mais freqüentes as falhas de partida a frio nos carros flex. Esquecidos durante um longo período de calor, a falta da sua manutenção deixam muitos motoristas na mão.
O sistema mais empregado no Brasil, reservatório gasolina e sistema de injeção adicional, exigem cuidados permanentes para se manterem aptos.
Seu funcionamento se baseia principalmente na temperatura do motor e na aprendizagem do combustível para comandar a injeção adicional de gasolina durante a partida. Outras variáveis, como tensão da bateria ou rotação do motor será usada, segundo o fabricante.

De forma genérica, com temperaturas abaixo de 20 C e aprendizagem com registro superior a 80% no teor de álcool, a bomba do reservatório e a eletroválvula do sistema de injeção de gasolina são acionados durante a partida. O combustível é injetado no coletor de admissão, geralmente junto ao corpo de borboleta aceleradora, através de um orifício calibrado ou outro dispositivo apropriado.

De acordo com o fabricante do veículo e a tecnologia dos componentes empregados se determina a temperatura em que o sistema é acionado, além de combinar diferentes etapas para injeção de gasolina ou gasolina e álcool simultaneamente. A gasolina injetada também pode ser dosificada controlando-se o fluxo através da eletroválvula por meio de pulsos PWM.

Princpais falhas:
  • Gasolina envelhecida – Seus sedimentos causam entupimentos e travamentos da bomba ou eletroválvula; baixa inflamabilidade.
  • Mangueiras deterioradas - Causa vazamentos ou seus resíduos obstruem o sistema.
  • Mangueiras dobradas – Obstruem o sistema.
  • Falhas que impedem a aprendizagem ou processo incompleto quando abastecido com mais de 80 % de álcool – Inibem a injeção de gasolina ao dar partida aà temperaturas abaixo de 20 C.

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2 comentários:

  1. bom dia eu tenho um prisma ele nao esta injetando gasolina nao esta passando corrente no conector do motozinho oque pode estar acontecendo alguem pode me ajudar?

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  2. José Lima, pelo que diz existe comando para o motor e apenas não aciona o mesmo, é isto! Meça a tensão para garantir que não esteja enganado. Se for esta a condição só pode ser mau contato no conector ou fio quebrado próximo do terminal. Examine se o contato do terminal tem pressão, corrija se necessário. Verifique se está limpo sem oxidação, se necessário limpe use um spray de limpa contato. Se os terminais estiverem em ordem puxe/movimente o fio do conector para certificar que não está quebrado.

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