Com as frentes frias ou a chegada do inverno se tornam mais freqüentes as falhas de partida a frio nos carros flex. Esquecidos durante um longo período de calor, a falta da sua manutenção deixam muitos motoristas na mão.
O sistema mais empregado no Brasil, reservatório gasolina e sistema de injeção adicional, exigem cuidados permanentes para se manterem aptos.
Seu funcionamento se baseia principalmente na temperatura do motor e na aprendizagem do combustível para comandar a injeção adicional de gasolina durante a partida. Outras variáveis, como tensão da bateria ou rotação do motor será usada, segundo o fabricante.
De forma genérica, com temperaturas abaixo de 20 C e aprendizagem com registro superior a 80% no teor de álcool, a bomba do reservatório e a eletroválvula do sistema de injeção de gasolina são acionados durante a partida. O combustível é injetado no coletor de admissão, geralmente junto ao corpo de borboleta aceleradora, através de um orifício calibrado ou outro dispositivo apropriado.
De acordo com o fabricante do veículo e a tecnologia dos componentes empregados se determina a temperatura em que o sistema é acionado, além de combinar diferentes etapas para injeção de gasolina ou gasolina e álcool simultaneamente. A gasolina injetada também pode ser dosificada controlando-se o fluxo através da eletroválvula por meio de pulsos PWM.
Princpais falhas:
- Gasolina envelhecida – Seus sedimentos causam entupimentos e travamentos da bomba ou eletroválvula; baixa inflamabilidade.
- Mangueiras deterioradas - Causa vazamentos ou seus resíduos obstruem o sistema.
- Mangueiras dobradas – Obstruem o sistema.
- Falhas que impedem a aprendizagem ou processo incompleto quando abastecido com mais de 80 % de álcool – Inibem a injeção de gasolina ao dar partida aà temperaturas abaixo de 20 C.
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bom dia eu tenho um prisma ele nao esta injetando gasolina nao esta passando corrente no conector do motozinho oque pode estar acontecendo alguem pode me ajudar?
ResponderExcluirJosé Lima, pelo que diz existe comando para o motor e apenas não aciona o mesmo, é isto! Meça a tensão para garantir que não esteja enganado. Se for esta a condição só pode ser mau contato no conector ou fio quebrado próximo do terminal. Examine se o contato do terminal tem pressão, corrija se necessário. Verifique se está limpo sem oxidação, se necessário limpe use um spray de limpa contato. Se os terminais estiverem em ordem puxe/movimente o fio do conector para certificar que não está quebrado.
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