O que significa PWM?

Embora amplamente empregado no campo da eletrônica, muitos técnicos de manutenção automotiva não estão familiarizados com o termo PWM - Pulse Width Modulation, ou seja, modulação por largura de pulso.

Isto quer dizer que para uma dada forma de onda se modula (modifica) a largura dos pulsos, sem que haja alteração na sua freqüência.

No automóvel são usados como sinais de forma de onda quadrada ou retangular para exprimir grandezas ou aplicados nos estágios de saídas para controlar a potência dos atuadores.

Exemplos:
Sinal: No regulador de tensão multifunção, a largura do pulso informa a carga do alternador.

Controle de potência: Ao variar a largura do pulso aumenta ou diminui a potência aplicada nos componentes, tais como aquecedores das sondas, eletroventiladores, atuadores de marcha lenta, corpo de borboleta aceleradora, etc.

7 comentários:

  1. Grato pelo artigo. Uma pergunta de leigo: Tenho a informação de que carregar uma bateria estacionaria auxiliar no carro usando diretamente o alternador, prejudica a vida útil da bateria. Um controlador PWN 30A, destes simples que é usado para carga solar, poderia proteger a bateria estacionária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santini, só o conhecimento obtido com ensaios pode te responder isto. O melhor indicado para te responder é o fabricante que faz desenvolvimento constante no seu produto. Se quiser testar sua idéia terá que montar e fazer medições, coisa que talvez o fabricante já tenha feito. Comece solicitando as especificações do controlador e do fabricante da bateria, analise se tem chance de ser aplicado e possíveis consequências. Mas, isso não quer dizer que será ideal para a bateria.

      Excluir
    2. Esqueci de comentar, qualquer controlador que não tenha sintonia automática com o estado da bateria não vai ser bom.
      Teoricamente qualquer carga ideal para a bateria envolve controle automático da corrente de carga em função da temperatura da mesma, bem como a tensão de carga.

      Excluir
  2. Boa noite aparecido você e um excelente técnico gostaria muito de fazer um treinamento com você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me sinto honrado, lamento dizer que não estou mais fazendo treinamentos. Vc tem muitas opções entre: SENAI e muitos amigos meu que continuam ativos. Te recomendo Flávio cursos, autoeletrônica, Chess transdutores, Horagio cursos, etc. Um conselho: o mérito de aprender não é do professor, é do aluno, o professor somente facilita o processo, te dá o caminho. Eu tive bons e maus professores, mas aprendi muito mais com minha dedicação e esforço. Os professores somente passaram pela minha vida, mas eu continuei aprendendo mesmo sem eles.

      Excluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.