Simulador para bobina de ignição

Atendendo solicitações segue detalhes a respeito do simulador para o teste de bobinas de ignição. A idéia é bem simples, se trata de um simulador PWM com base no circuito integrado 555. Os componentes foram escolhidos para obter uma freqüência de 100 Hz e permitir ajustes de 0 a 70 % de ciclo ativo. Esta freqüência equivale a 3000 rpm em um motor de quatro cilindros com distribuidor.

Pensado para ativar bobinas de ignição nada impede que o controlador seja usado para outros finalidades, tais como: atuadores de marcha lenta, motores, aquecedores, lâmpadas, etc.

Etapa de potência.
Visando simplificar a construção reciclei um módulo de ignição TSZ (foto abaixo) aproveitando todos os componentes da etapa de potência. A vantagem é que além do transistor de potência a caixa serve como dissipador e alojamento para a placa de circuito e ainda temos limitador da tensão no primário da bobina, supressores de transientes e excitador para o Driver.
O conector foi substituído por uma tampa de alumínio onde foi montado o potenciômetro de ajuste com marcas compassadas com incremento de um segundo por ponto.
Simulador PWM montado na caixa TSZ
Dispensando esta construção o leitor não terá dificuldade em encontrar os componentes numa loja de eletrônica. Apenas deve escolher um transistor driver do tipo darlington para 500 Volts/ 10 Amperes dotado de um bom dissipador de calor.

Abaixo se encontra o esquema elétrico. No quadro tracejado se destaca os componentes que podem ser reciclados do módulo TSZ. O borne 15 corresponde a alimentação positiva (fio vermelho), borne 31 alimentação negativa (fio preto),  borne 16 é a saída de controle para a bobina, fio verde (ligado ao borne 1 da bobina). O positivo de alimentação da bobina (15) é comum com a alimentação do módulo.  
Esquema elétrico simulador PWM para bobina de ignição
Abaixo temos o lay out da placa de circuito impresso. Os componentes originais da TSZ foram transferidos para esta nova placa acrescida do circuito PWM com base no CI 555.
Lay out: a esquerda placa lado do circuito impresso e a direita lado dos componentes. 
Placa de circuito impresso













A placa foi confeccionada a partir da impressão a laser em folha de transparência das trilhas do circuito. Usei o ferro de passar, método muito difundido na rede, para transferir o lay out para a placa cobreada.

Com alguma experiência e criatividade o leitor encontrará outras formas de construir este simulador, se assim desejar. A clareza desta matéria permite o entendimento e facilita a análise de funcionamento do teste da bobina de ignição. 

veja também:

77 comentários:

  1. Complexo de se construir esse simulador hein, isso é tarefa simples apenas para você, para mim isso é complicado. Como fica José Aparecido a geração do pulso do sensor indutivo do distribuidor o acionamento do módulo, ou nessa configuração o próprio ci 555 se encarrega dessa função. Por falar em simulação de sinal de rotação indutivo, é fácil construir um simulador desse tipo de sinal.

    ResponderExcluir
  2. Gustavo a saída do 555 já fornece o pulso retangular que liga e desliga driver. Para simular um sensor indutivo basta usar este mesmo circuito com o 555 somente colocando na saída (pino 3) um capacitor, diodo e resistor como mostra o post da ignição com platinado. veja circuito no grupo de ignição.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse simulador, Aparecido vc mandou muito bem com esse post.

    ResponderExcluir
  4. Ola Aparecido, seria possível alem de modificar a largura de pulso modificar também a frequência ?. Como se estivesse simulando a roração do carro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terá que fazer algumas modificações: colocar mais um potenciômetro 47 K em série com o resistor R3, retirar o diodo D2 e fazer um jumper de fio no seu lugar, substituir R4 por outro resistor de 10 k, fazer uma ponte de fio entre o cursor do potenciômetro com uma das duas extremidades e trocar o capacitor C2 por outro de 0,22 microfarad eletrolítico. ficaria algo perto de 6 a 300 Hz e 1 a 8ms de duty cycle. Diminuindo o capacitor C2 poderá aumentar mais a frequência, mas terá que alterar também os resistores para ajustar o PWM. teste.

      Excluir
    2. tem como vc me add no watz 34 996428005

      Excluir
  5. Boa noite Aparecido, gostaria de saber se o teste de bobina de tipo (centelha perdida) com centelhador pode ajudar no diagnostico. Porque esses dias fui testar uma bobina dupla, aquelas utilizada nos corsa de tres fios. Coloquei o centelhador na torre 1 da bobina e vi a centelha saltar fraca, e desligando a torre 4 da vela de ignição, vi que ela saltou com intensidade maior. Nesse caso eu posso utilizar dois centelhador para ligar nas saida 1-4 e 2-3 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe deverá ter alguns cuidados para testar bobinas dupla, o secundário atende a dois cilindros portanto ao colocar o centelhador no lado do cil. 1 por exemplo terá que aterrar o 4. Também terá que fazer o inverso, aterrar o 1 ao colocar o centelhador no cil 4. Desta forma poderá pegar um defeito de fuga do enrolamento mais próximo de uma saída, o qual um cilindro funciona e o outro não.

      Excluir
  6. Bom dia Professor. fui aluno do senhor na auto eletrônica.
    Professor, existem bobinas de ignição onde o estágio de potencia se encontra na própria bobina.Ou melhor, o transistor de potencia(me refiro as monobobinas).Neste caso,a bobina, necessitará de apenas 3 fios. Alimentação positiva,massa direto para o emissor do transistor e chaveamento da base.
    Porém, há monobobinas, como a linha toyota por exemplo, que tem 4 fios.Li, ou ouvi dizer, que o quarto fio é um sinal de monitoramento do funcionamento da bobina para UCE.
    Como isso é possível e como funciona?
    Que tipo de sinal é enviado?
    internamente na bobina onde está ligado este fio?
    Um grande abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Carlos é prazer ter sua visita. depende do sistema. tem casos que o quarto pino é o negativo do secundário (vw) e outros que gera um pulso quando o primário atinge a corrente mínima (toyota). veja exemplo no post da UCE fiat, aí tem o circuito. Liga em um circ. integrado.

      Excluir
  7. vc teria um circuito de pulso com menos componentes vc falou que teria um de 3 componentes , poderia me dizer , aguardo obrigado

    ResponderExcluir
  8. Grata a etapa do oscilador esaki é com três componentes, pulsador completo não. Outras etapas são necessárias como fonte, circuito de proteção, driver de potência, regulagem, supressor de interferências. Quanto mais fino mais peças terá. Você disse que queria com regulagem! o pode ser feito é tentar simplificar perdendo algumas funções. Com componentes especiais pode simplificar bastante, mas não vai encontrar estas peças.

    ResponderExcluir
  9. Aparecido, boa noite!
    No esquema, na parte que foi aproveitada do módulo TSZ, faltaram os valores de alguns componentes: R19, R20 e o diodo zener ZD3. Quais são os valores destes componenentes?
    Com respeito ao transistor T4, também é um BC637?
    Muito obrigado pela atenção, e parabéns pelo site!
    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio tudo o que está neste quadro são peças que vai usar da caixa 011 original. Caso não esteja reciclando um módulo então poderá usar ZD3 de 9,5 Volts, R19 de 10 Ohms, R20 é o valor do lado 2K2-1/2W e o que falta mesmo é o R18 resistor de cerâmica de 47 Ohm-7 W. O T4 é um transistor de alta potência e alta tensão e se não retirar de algum módulo teria que usar um MJE13009 ou MJE13007 é o mais próximo do original.

      Excluir
    2. Excelente, Aparecido! Muito obrigado pela atenção!
      Fábio

      Excluir
  10. Comparando com o esquema novamente, notei que o resistor R18 estava marcado como 2K2. Qual é o correto, o último valor que vc mencionou acima?
    Obrigado, Fábio.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Aparecido.

    Da pra testar cdi de moto com este circuito?

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Nelson eu fiz para meu uso e compartilhei meu projeto. Para vender teria que desenvolver um produto comercial, muda o foco. CDi de moto nunca fiz, não é minha especialidade, sei que alguns são de descarga capacitiva. Precisaria estudar as variantes de modelos e testar se é viavel.

      Excluir
  13. Ok agradeço sua atencão
    Exixtem dois tipos de cdi mais comum.
    Um deles recebe uma voltagem alta e os pulsos via uma bobina magnetica no trigger.

    Os mais novos realizam a descarga usando a bateria da moto para a alta tensao e o trigger é da mesma forma via uma bobina de pulso.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia estou a pouco tempo acompanhando o seu canal e seu blog, fiquei com dúvida em relação ao simulador de bobina e pwm menor ambos não testam bobina? Ou o menor só gera o pulso para o módulo pulsar a bobina, e esse é para ir direto pra bobina ?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Richard qualquer pulsador capaz de ativar uma bobina é composto de duas partes: o controle que gera o sinal pwm, ajusta a frequência e a etapa de potência ou amplificador que liga e desliga a bobina. É como microfone e amplificador.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite ,sou eletricista em uma empresa de transporte coletivo ,est es tentando montar esse oscilador mas estou com algumas dificuldades ,gostaria de saber como liga o potenciômetro ,ja agradecendo . Obrigado

    ResponderExcluir
  17. do mesmo jeito que vê no esquema o pino do meio vai para o ci/ capacitor e cada extremidade para os diodos.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia aparecido queria q vc me construísse numa coisa quero colocar ignição eletronica no meu fusca qual vc me recomenda

    ResponderExcluir
  19. Aparecido qual o melhor ignição eletronica vc me recomenda pra colocar no meu fusca

    ResponderExcluir
  20. Aparecido qual o melhor ignição eletronica vc me recomenda pra colocar no meu fusca

    ResponderExcluir
  21. Cara preciso de sua ajuda meu amigo se puder me orientar, te agradeço, eu sou da Bahia, como faço pra te ligar?

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Aparecido ,sou inscrito no seu canal , bom estou tentando montar esse simulador mas tenho dúvidas sobre alguns componentes e gostaria que você me ajudasse ,os capacitores 1 e 2 de 10nf qual é a voltagem e qual o tipo de capacitor .desde já agradeço.Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser de poliester ou cerâmico 35 volts ou mais. O único problema é que ao usar de maior tensão aumenta o tamanho dele, precisa mais espaço.

      Excluir
  23. Bom dia , por favor me esclareça uma dúvida , estou tentando montar esse simulador ,mas confesso que não sou tecntéc em eletrônica apenas faço por hobby, eu fui comprar alguns componentes e no resistor 2 ficou a dúvida se é 470k ou 470R voce poderia me tirar essa dúvida .Ob Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela atenção Seu Aparecido ,eu estou reciclando uma caixinha 011 como o sugerido ,eu observei que na placa do módulo esta numerado os componentes ex: R1 ,T3 ,D1 etc ,o que eu queria saber é se esses componentes seguem a mesma linha no esquema ,ex: o R1 da placa é o mesmo R1 do quadro tracejado do esquema ,eu posso seguir essa ordem

      Excluir
    2. se sua caixa for uma bosch de 6 pinos é para ser igual.

      Excluir
    3. Blz , Obrigado pela atenção

      Excluir
  24. Boa noite , no 555 os pinos 8 e 4 são de alimentação + , passando pelo R2 nesse circuito qual a tensão nos pinos 8e4 alimentando o circuito em 12 volts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela atenção ,eu montei o circuito e não funcionou notei que não chega alimentação no CI o diodo Zener1 é 5v6 por 500 miliwatts?

      Excluir
    2. o zener é de 5,6 Volts, mas se não chega tensão no ci deve ter problema com o resistor, pois sem ou com zener deveria ter tensão e funcionar. O resistor é de 470 ohms, revise.

      Excluir
  25. No Zener3 não estou achando 9.5 posso usar um de 10 volts?

    ResponderExcluir
  26. Amigo el potenciometro indica 1M eso quire decir 1 MEGAOHMIO estoy en lo correcto.?

    ResponderExcluir
  27. Boa noite amigo,se possível você poderia me informar as dimensões dessa placa em centímetros deste ja agradeço abraço até breve.

    ResponderExcluir
  28. Tinha que ter um vídeo esnsinando ..
    So por fotos fica difícil ,
    para quem nao sabe decifrar os codigo de cada componente eletrônico , valeu abraço

    ResponderExcluir
  29. 🤔tá anotado. veja outros no meu canal do youtube

    ResponderExcluir
  30. Ola vc tem whatsapp? Queria tirar uma dúvida .. se puder me chama agradeço

    17 992423621

    ResponderExcluir
  31. No layout tem o T3 e não localizei o T4

    ResponderExcluir
  32. Posso usar um potenciômetro de 50K no lugar do de 1M??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode, desde esteja ciente que não obterá o mesmo resultado.

      Excluir
  33. No layout dos componentes não consegui visualizar o T4 somente o T3. Onde está localizado?

    ResponderExcluir
  34. Bom dia!! Obrigado, vou tentar montar e caso surge alguma duvida entro em contato através desse canal.
    Grato pela atenção!!!

    ResponderExcluir
  35. Aparecido boa tarde!! Com esse simulador posso testar os dois tipos de bobinas, com módulo integrado e sem módulo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, é só para bobina sem módulo acoplado. Veja outro circuito se é isso que vc quer.

      Excluir
    2. Ok, então pera que eu faça testes nos dois tipos de bobinas eu terei que montar esse simulador e também o outro PWM com o 555, é isso

      Excluir
    3. Você tem o esquema dessa plaquinha com o CI 555 a qual você usa no teste da bobina com módulo integrado?

      Excluir
  36. Para bobinas com módulos eu teria que fazer aquela placa com o 555 é isso, ou seja tenho que montar os dois? O gerador de pulsos de potência e o gerador de pulsos PWM com o CI555, ou você teria um circuito com os dois juntos?

    ResponderExcluir
  37. Bom então eu terei que fazer os dois para testar as bobinas com módulo e sem módulo né? Ou você tem algum esquema par se fazer os dois em um só?

    ResponderExcluir
  38. Você tem o diagrama daquela plaquinha PWM com o CI 555 a qual você mostra no vídeo testando uma bobina com módulo integrado?

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde Aparecido!! Teria outra opção para os capacitores C5-330pf/400v, C6-0,01mf/630v e o C7-1mf/100v? Estou com dificuldade de encontrar esses.

    ResponderExcluir
  40. CAPACITOR POLIESTER EPCOS 330NF X 400V (330KPF/330K/334) B32522
    Capacitor Poliester Epcos 1nF X 100V (1KpF/1K/102) B32529
    CAPACITOR POLIESTER EPCOS 10NF X 630V (103/10KPF/0,010UF) B32529
    Posso utilizar esses capacitores no lugar dos que recomenda no esquema, seria o primeiro o C5, o segundo o C7 e o terceiro o C6.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. c5 está 1000 vezes maior, está muito fora. os outros tudo bem.

      Excluir
    2. Consegui um capacitor de 0,33nf/400v para colocar no C5.

      Excluir
  41. Tenho dois capacitores poliéster um de 0,33nF/400v o qual mencionei acima e outro de 33nF/400v. Para o C5 poderia usar algum desses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse capacitor somente o cerâmico, para o C5 teria outra opção de capacitor ou seria somente esse?

      Excluir
  42. Boa tarde, tem como montar um circuito deste para alimentar um bico MPFI em um motor GM 6 cilindros para girar no maximo 5500 rpm? Se sim vc confecciona? Quanto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo é possível, o difícil é achar quem quer fazer. Lamento eu não faço.

      Excluir
  43. Obrigado por sua contribuição, e divulgar seus conhecimentos e tenho muito aprendido através dos seus videos.

    ResponderExcluir
  44. Olá Aparecido,esse circuito consigo testar bobinas com modulo integrados,celta,algumas vw?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja postagens sobre pulsador pwm. No meu canal youtube tem todas as provas praticas de todas as bobinas

      Excluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.