Testando a bobina de ignição


Não há dúvidas que a falta de equipamento adequado representa uma dificuldade imensa para se fazer um diagnóstico seguro e preciso de bobinas de ignição. Há quem diga que o custo da ferramenta é a maior barreira, já outros culpam a falta de conhecimento técnico. Certo mesmo é a prática comum de substituição da peça duvidosa como forma de diagnóstico. E quando isto não é possível, o que fazer?

Medir a resistência elétrica dos enrolamentos da bobina de ignição é uma citação bastante comum nas literaturas dos manuais de diagnóstico, ainda que este método insuficiente para atestar sua integridade. Embora a resistência elétrica se apresente dentro da faixa de tolerância atribuída nos manuais ela pode ainda conter falhas que impedem o motor do veículo de funcionar ou o faz sob falhas, estancando sua potência.

Impossível de ser detectado na medição de resistência, a fuga de alta tensão entre enrolamentos e a carcaça da bobina é um defeito freqüente causado principalmente pela troca tardia de velas e cabos de ignição. Também, pequenos curtos circuitos entre as espiras do enrolamento podem surgir e dificilmente são percebidos nesta medição. A experiência mostra que medir a indutância da bobina é mais abrangente, porém uma ação incomum nas oficinas.

O teste simulado é sem dúvida mais completo, pois permite detectar defeitos causados pela má isolação e curto circuito nos enrolamentos. Ainda assim para ser eficaz é necessário submeter-la ao maior número possível de condições, como por exemplo: teste a frio, quente e sob nível máximo de alta tensão especificado.
Um teste complexo que devido a dificuldades raramente é executado pelo reparador.
teste da bobina de ignição com simulador.
Atenção - Cuidados com sua segurança:
Se você não possui conhecimento e experiência em alta tensão não tente reproduzir esta simulação, pois existe risco de morte.
 A imagem acima mostra o modelo usado para testar a bobina. Um módulo adaptado simula o pulso no enrolamento primário da bobina a uma freqüência de 100 Hz fixo e tempo de carga ajustável entre 0 e 7 milissegundos. Uma carga de resistor de 1 MOhm  (10 x 100 KOhm) em série com o resistor de 1 kOhm é aplicada a saída secundária de alta tensão. Montado em paralelo com o resistor de 1 KOhm se adapta um filtro formado por um diodo e capacitor onde se toma a medição da tensão gerada com um multímetro DC. A relação de medição aproximada é de 1000:1, isto quer dizer que 1 Volt no multímetro equivale a 1000 Volts na saída da bobina. 
Nesta simulação se obteve geração de aproximadamente 16,99 kV para a bobina Bosch KW097, sob tensão de alimentação de 11,5 Volts e a duração do pulso de carga regulado em 4 milissegundos.

Considerações gerais:
A fonte de alimentação deve ser dotada de proteção contra surtos de alta tensão e curto circuito. As partes metálicas da bobina devem ser aterradas/ ligada ao negativo da fonte.
Diagrama para teste simulado da bobina de ignição
 Tensão e sinal podem ser medidos com o osciloscópio entre os terminais do resistor de 1k. Para medir a tensão com um multímetro de corrente contínua será preciso adaptar um diodo de uso geral e o capacitor cerâmico (C) de 100 nf conforme mostra a figura.
A tensão da fonte pode ser ajustada para até 14 Volts. Tenha em conta que provas comparativas se façam baixo os mesmos parâmetros, já que a tensão induzida é influenciada pela alimentação e pelo tempo de carga.

Refletir sobre os problemas incidentes em bobinas de ignição e entender melhor seu funcionamento melhora a eficiência do diagnóstico. Por outro lado trocar velas e cabos de ignição preventivamente pode evitar a deterioração prematura da isolação da bobina, bom para evitar o agravamento do problema e reduzir o custo de manutenção.

Temas relacionados:

28 comentários:

  1. ?????? Faltou mais conteudo

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, o feed back dos leitores é importante para colocar temas diretos e menos enfadonho. Sugiro que leia os post relacionados ao tag de bobina de ignição, lá encontrará subsídios que complementa esta abordagem. Caso tenha dúvida em algo específico ou detecte o que está vago, me coloque para que possa abordar de forma mais direta.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Aparecido!
    Esse teste da tensão do secundário com a ferramenta desenvolvida por você, só funciona se submeter a bobina ao tempo de carga e frequência propostos na postagem, ou em funcionamento no veículo se consegue medir essa tensão e efetuar o teste de forma conclusiva. Como você desenvolveu sua fonte com ajuste de tempo de carga e frequncia. Como você simula o sinal indutivo da bobina do distribuidor para acionar o módulo. Você sempre me surpreende!

    ResponderExcluir
  4. Gustavo a ferramenta é um pulsador PWM cuja circuito pode ver post no blog, a diferença é que reciclei um módulo de ignição aproveitando o drive (transistor), em breve publicarei um passo a passo deste. O resistor de carga pode ser usado no veículo também, a dificuldade é conseguir resistores e isolante para alojar os componentes que suporte os 30 KV. Existe no mercado uma ponta de teste para 40 KV Minipa que atenderia este teste.

    ResponderExcluir
  5. Entendo Aparecido, então o modelo proposto de atenuador por você nesse projeto para uso prático em veículos teria esse inconveniente em relação a isolação elétrica do material.
    Que material você utilizou para o alojamento dos resistores em seu projeto ?
    É que eu possuo um osciloscópio hantek dso 3064 com pinça capacitiva para leitura de secundário de ignição, e na prática são muito ruins para medição. Gostei muito desse seu projeto, ele permite a utilização do multímetro, a pinça atenuadora da minipa não conhecia, é um acessório que considerei bem caro pelo equipamento que é, é o valor de um multímetro ma 149. Essa pinça hv 40 a poderia ser utilizada com o osciloscópio também na leitura do secundário com o veículo funcionando, ou ela possui capacitores que atrapalham o uso com esse propósito?

    ResponderExcluir
  6. Gustavo, eu usei uma placa de fibra de vidro. Também tive problema com a isolação dos resistores. O objetivo da matéria é que se leve em consideração alguns aspectos que regem o sistema de ignição para aprofundar os conhecimentos. Embora contenha informação suficiente para quem se dispõe a montar, não é um projeto completo. Com relação material isolante é preciso pesquisar. Você pode testar este material que usam para isolador de cerca elétrica, por exemplo. Eu nunca usei a HV 40, acredito que deve funcionar bem com o osciloscópio, de qualquer maneira, consulte o fabricante para obter mais detalhes.

    ResponderExcluir
  7. Guilherme

    Boa tarde Aparecido!

    voce tem algum e-mail de contato?

    pois na aba contatos esta dando erro.

    Obrigado,

    Att

    ResponderExcluir
  8. colega clica no meu nome no rodapé do post, vai abrir meu perfil, clica em email com botão direit- copiar email - colar no campo para do seu email.

    ResponderExcluir
  9. ola aparerecido, poderia me passar o valor deste capacitor no circuito...
    gostei do projeto e gostaria de testalo...

    tou pesando em montar numa pcb e isolar a plca toda com silicone , o que acha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como está no texto, usei um capacitor de 100 nanofarad /100 Volts. Não acredito que o silicone vá isolar a alta tensão, seria aconcelhável usar uma resina especial para emendas de alta tensão, algo que se encontra em lojas especializadas em material elétrico industrial. E é um pouco caro.

      Excluir
    2. Ola Aparecido, seus conteúdos são excelente tem me ajudado muito no meu dia-a-dia na oficina. Gostaria de saber, aproveitando o tema (Testando bobina de ignição) Para saber como faço para testar bobinas tipo COP ? Tambem gostaria muito de conhecer o senhor pessoalmente, estarei realizando um treinamento de injeção eletrônica no próximo final de semana na Autoeletronica e vi no site que você e consultor, quem sabe podemos nos conhecer la rs.

      Excluir
    3. Aparecido sobre a ponta atenuadora HV40 da Minipa, na ficha técnica informa (Resposta em Freqüência: 50~60Hz) Isso que dizer que acima dessa frequência ela perde a precisão ?

      Excluir
    4. Felipe, veja o post do simulador para bobina de ignição. Se se pegar a saída pino 3 do CI e ligar em um potenciômetro, terá um sinal de saída ajustável para ativar qualquer bobina com transistor (driver) incorporado. Quanto a HV40 não sei dizer, terá que consultar o fabricante. Sobre sua vinda, estou longe da autoeletrônica, quem sabe!

      Excluir
  10. bom dia Aparecido, preciso de ajuda com meu monza 2.0 EFI ano 92 barcelona a gasolina, o potenciômetro do CO2 dele não da regulagem a voltagem chega a 4.9 volts e abaixa até 4.1volts, tem varias citaçoes na internet que dia que a voltem chega a 1.8 a 2.1 volts, o potenciômetro meu é novo e original GM, sera que a central esta danificada, em curto as vezes some a centelha, mas tiro os cabos da bobina igição, e a tampa do distribuidor e solto o conector do modulo hey e da bobina impusolra monto ele funciona normal, sera que o antigo do fez a famosa chupeta na bateria e ligou errado e deu sobrecarga no modulo de injeção

    ResponderExcluir
  11. bom dia Aparecido, preciso de ajuda com meu monza 2.0 EFI ano 92 barcelona a gasolina, o potenciômetro do CO2 dele não da regulagem a voltagem chega a 4.9 volts e abaixa até 4.1volts, tem varias citaçoes na internet que dia que a voltem chega a 1.8 a 2.1 volts, o potenciômetro meu é novo e original GM, sera que a central esta danificada, em curto as vezes some a centelha, mas tiro os cabos da bobina igição, e a tampa do distribuidor e solto o conector do modulo hey e da bobina impusolra monto ele funciona normal, sera que o antigo do fez a famosa chupeta na bateria e ligou errado e deu sobrecarga no modulo de injeção

    ResponderExcluir
  12. bom dia Aparecido,da para mostrar quanto o modulo amplifica em volts grato

    ResponderExcluir
  13. Olá aparecido!eu posso acionar aquelas bobinas individuais com modulo integrado do gol g6 com sinal direto do distribuidor Hall ou indutivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou subindo hoje um vídeo no meu canal do youtube que esclarece sua dúvida.

      Excluir
  14. Ola Aparecido de Oliveira tudo bem tem como vc passar o seu zap obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Eu preciso do esquema da injeção do dodge dakota99 tem como vc me ajudar desde já obrigado

    ResponderExcluir
  16. Uma variação de resistência muito grande quando a bobina esquenta é normal ou ela está com problema? Tenho um Peugeot 206 e quando ele esquenta começa a falhar. Testei a bobina e quando fria da 12.5 ohm e quando esquenta vai pra quase 19.

    ResponderExcluir
  17. Olá Aparecido Oliveira, gostaria de conversar sobre esta banca de resistores e outros assuntos via e-mail, procurei no blog e nesta postagem e não encontrei. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu respondo aqui da mesma forma. Lamento não dispor de outro meio.

      Excluir
    2. entendo, bom então vou lhe questionar por aqui:
      - gostaria de saber se você tem algum curso ou pode preparar um (de forma paga) para aprender todos os detalhes de operação deste banco de resistores e bobinas de ignição, seria para aprender a ligar o osciloscópio de bancada sem queimar nada, ler o tempo de carga das bobinas com osciloscópio, tudo de forma mais detalhada, seria neste contexto as aulas que busco, agradeço a atenção.

      Excluir
    3. Bom dia Hugo! Já me aposentei, mas tenho amigos que eu te indico. No Sul te recomendo a Flavio Cursos que tem uma estrutura super legal e em campinas a autoeletronica.

      Excluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.