Citroën Jumper common rail – pega com dificuldade, morre ao acelerar.

Motor CRS - Citroën Jumper 2.3l
O relato a seguir com a injeção Diesel common rail em um veículo Citroën Jumper 2.3l tem como finalidade expor detalhes que possam ajudar técnicos que se dedicam a este seguimento da manutenção veicular.

Inicialmente o veículo não pegava, e ao testar os principais componentes constatou-se a necessidade de trocar o sensor de pressão do rail e a válvula reguladora de pressão Mprop. A bomba de alta pressão e os injetores também tiveram que ser reparados.  

Após a montagem o veículo passou a funcionar nas condições mencionadas (pega com dificuldade e morre ao acelerar).

Verificando-se a memória de falhas e os valores reais dos componentes, se notou que a pressão do rail não superava a 170 bar. Como a pressão e a vazão da bomba elétrica da alimentação de baixa pressão estavam em ordem, os testes foram concentrados na válvula reguladora de pressão Mprop.  

Com o duty cycle dos pulsos PWM que comanda a válvula Mprop normal, suspeitou-se de possíveis irregularidades no fluxo de combustível através desta. Com a sua substituição o veículo voltou a funcionar normalmente.

Neste veículo, tanto o regulador de pressão como a válvula Mprop não são encontradas separadamente, tornando-se obrigatório a substituição do rail e da bomba de alta pressão, cujos componentes estão integrados. Não é preciso dizer que isto encarece a manutenção, não é! Por este motivo, frequentemente se opta pelo uso de componentes similares, o que causa, muitas vezes, as irregularidades de funcionamento do motor.

Links relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.