Bateria auxiliar para som automotivo

Responder a consultas sobre o sistema de baterias auxiliares para som automotivo me fez refletir a respeito deste tema. Como se sabe, a bateria automóvel está projetada para dar partida no motor do veículo. Após este evento a carga é reposta pelo alternador, e a bateria permanece inativa (em stand by) até uma nova partida.
O fornecimento de corrente continuado não deve ultrapassar a 5% da sua capacidade em A/h (Amperes-horas), e como mencionado, a carga deve ser preservada para o sistema de partida.

Os sistemas de som automotivo necessitam fontes de alta capacidade de corrente para suprir os módulos de potência, por ora incompatível com a especificação da bateria ou até mesmo do alternador, portanto seu uso é vetado por fabricantes de veículos e baterias.

Uma breve análise do circuito comumente empregado, o relê auxiliar para isolar os sistemas - ilustrado no esquema, nos revela a inviabilidade do seu uso.      
Ao funcionar o motor, o alternador inicia a geração e aciona o relê auxiliar, conectando as baterias em paralelo. As baterias são carregadas pelo alternador. O uso do som com o carro desligado não descarrega a bateria do veículo.

Com o motor funcionando e o som ligado poderá haver: sobrecarga do alternador, prejuízo para a carga das baterias e falhas nos sistemas elétricos. Imagino aqui a atuação do freio ABS com o sistema elétrico sobrecarregado, poderia ser desastroso.

A reposição da carga da bateria que alimenta o som vai desequilibrar o sistema elétrico, pois criará um forte desvio de corrente do sistema elétrico do carro para a carga da bateria de som. O sistema elétrico do veículo receberá menor tensão e a carga da bateria do carro será anormal, pois prevalece a tensão da bateria que está mais descarregada, normalmente a do sistema de som. Isto já seria péssimo e piora nos veículos que monitoram a carga da bateria.  
A demora para carregar a bateria mantém o alternador constantemente em altos níveis de corrente, provocando superaquecimento e reduzindo sua durabilidade.

Além disso, como comentado, o fornecimento de corrente da bateria é limitado e muito inferior à necessidade do sistema de som.

Como ocorre nos caminhões frigoríficos, adaptar um segundo alternador de alta potência exclusivamente para o sistema de som, e manter o motor funcionando com um regime adequado pode ser a solução.

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3 comentários:

  1. PARABENS otimos e esclarecedores artigos acima de tudo ,sem ser muito tecnico e ensinando corretamente ,eu divulgo seu site sempre que possivel, continue colocando sempre artigos tipo Faça voce mesmo ,té mais.

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  2. Aparecido, tenho uma Kombi e estava pensando em fazer algo assim para somente alimentar a bateria de memória do aparelho de som, antes não tinha problemas mas agora liguei um radio Retrosound nela e que mesmo pouco acaba drenando a bateria lentamente para alimentar a memória do rádio. Estava pensando em ligar uma bateria pequena dessas de 5 ou 7 Ah somente no fio de 12v contínuos e ligar a alimentação dessa bateria com o fio da antena elétrica através de um relé auxiliar. Você acha isso viável, visto que a bateria somente alimentaria a memória do rádio enquanto o carro estivesse desligado e passaria a carregar somente quando o rádio fosse ligado?

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    1. Luiz, se drena a do carro vai drenar a auxiliar também. seria a mesma coisa que usar uma bsteria de maior amperes horas. Penso que medir a corrente de fuga para saber qual é o consumo e quem o produz daria mais subsídio para estudar o caso.

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