Gerenciamento de carga do alternador

Alternador compacto Bosch - VW 15.180
Com a finalidade de melhorar a eficiência energética no carro muitos veículos contam com um sistema de gerenciamento da carga do alternador. Isto possibilita a aplicação de um alternador menor e mais leve, perfeitamente ajustado aos consumidores elétricos e voltado para evitar a descarga da bateria.

Economia de combustível, racionalização do espaço, maior aproveitamento de energia e o uso dos alternadores existentes (afasta a necessidade de desenvolver alternadores mais potentes no momento), são algumas das vantagens proporcionadas pelo gerenciamento de energia.

O sistema consiste em aumentar a rotação de marcha lenta e/ou desligar consumidores menos importantes, como aquecedores do vidro, espelhos, ar condicionado, etc. para restabelecer a capacidade geradora do alternador.

Dois métodos são conhecidos:
1 – Supervisão da tensão do alternador
A unidade de comando do motor aumenta a rotação de marcha lenta se a tensão cair abaixo de 12,7 Volts, aumentando assim a capacidade geradora do alternador. Se cair abaixo de 12,2 V, a unidade de comando central de bordo realiza um desligamento seqüencial de consumidores, até restabelecer a capacidade de geração. Conforme referência VW aplicação veículo Pólo.

2 – Supervisão da carga do alternador através da função DFM. Monitora o campo do alternador (rotor), pela largura do pulso presente no DFM do regulador de tensão multifunção.
A duração do período (duty cycle) do sinal transmitido à unidade de comando do motor e à unidade da rede de bordo reflete o grau de carga do alternador com base na temperatura e rotação do mesmo. Largura de pulso baixo estreito significa carga baixa e vice versa, veja figura. 
Sinal DFM do regulador de tensão multifunção
 Nesta segunda opção, é possível ler via scanner conectado na UCM, a carga do alternador em Amperes e inclusive obter diagnóstico de falhas do rotor, conforme constatado no VW Golf motor AZH/AZJ.

Para testar o sinal DFM do alternador na bancada, insira um resistor de 10 kOhm entre o terminal DFM e o positivo da bateria. O teste pode ser feito com o osciloscópio ou multímetro automotivo selecionado para duty cycle.

Conclusão:
O sistema do primeiro caso é mais flexível à substituição do alternador sem levar em conta sua potência. 
Já o outro requer uma adaptação no sistema eletrônico para mudar a potência do alternador, caso contrario teremos controles inadequados e indicação errônea da sua capacidade.

Links relacionados:
Conheça o regulador de tensão multifunção
Sensor de nivel do veículo VW Polo
Eficiencia energetica no automovel 

5 comentários:

  1. O alternador funciona normalmente sem ligar o fio DFM no alternador.;;;

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  2. o meu ta desligado! NA PRATICA o que INTERFERE (diminui a vida util do que?)

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  3. Ola, Aparecido. Tenho intenção de adaptar um regulador de voltagem à um carregador de bateria de 24v. Você já viu algo assim? Debulhei um alternador antigo de 35A e, estudando-o, percebi que o regulador apenas regula a coorente de excitação do rotor(indutor). Percebi tambem que quando o alternador está carregando a bateria a corrente de carga vai diminuindo à medida que completa a carga, mantendo entre 0,5 à 1v. Com estes dados estou pensando em projetar um carregador de 24v com regulador de carga... ou será que já existe? Grato.

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    1. Cláudio o regulador do alternador não presta para este uso. Há dezenas de reguladores eletrônicos que podem ser utilisados. Veja meus vídeos sobre carregadores de bateria para entender mais sobre carga de baterias.

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