Bem, embora parecidos nem todos os sistemas funcionam da mesma maneira, neste caso a medição é interfaceada por uma unidade eletrônica.
A central eletrônica pulsa o sinal enviado ao sensor de nível do tanque a uma freqüência fixa de 10 HZ, cujo ciclo ativo se mantém em torno de 5%. A amplitude do sinal, que consiste na referencia para se determinar o nível de combustível, é modulada pela resistência do sensor. A figura abaixo mostra o sinal, medido com o osciloscópio, para diferentes níveis do tanque.
Detalhes das medições:
- Reserva (momento em que soa o alarme): Amplitude do sinal aproximadamente 2,8 V, resistência do sensor 250 Ohms.
- Tanque Cheio: Amplitude do sinal 1,2 V, resistência do sensor de nível 65,3 Ohms.
- Circuito aberto: Amplitude do sinal 5 V, o indicador marca tanque vazio.
- Meio tanque: Amplitude do sinal 2,3 V, resistência do sensor 172 Ohms (não ilustrado).
A foto acima mostra a conexão do osciloscópio para a tomada do sinal. Para varrer a escala do indicador, sem alterar a conexão do osciloscópio remova o conector e insira um potenciômetro de 470 Ohms entre os terminais correspondentes ao sensor de nível.
Veja matéria: Verifique o indicador de nivel de combustível
Importante! Este sistema possui autodiagnóstico, portanto deve ser evitado a interrupção ou curto circuito do sinal com a chave de ignição ligada. Caso isso aconteça o indicador de nível é temporariamente desativado (zera) mesmo que se restabeleça a conexão. Normalize as conexões, desligue e volte a ligar a chave de ignição para continuar os testes.
Outra possibilidade é executar esta verificação fazendo a leitura dos parâmetros do instrumento combinado através do scanner, como visto na figura abaixo.
- Bloco 2.2, mostra o volume de combustível no tanque.
- Bloco 2.3, mostra a resistência do sensor de nível.
Conclusão:
Mesmo normalizada as conexões pode ocorrer que o sistema entre em situação de emergência, registrando falha intermitente código 00771: sensor de nível em curto ou aberto. Neste caso a indicação se mantém na reserva e soa o alarme, independente da quantidade de combustível existente. Após alguns minutos com o motor funcionando a posição do ponteiro se restabelece gradativamente, sem a necessidade de usar o scanner. Se preferir apague o erro para acelerar o processo.
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