Testando os diodos dos alternadores

Para testar diodos basta um multímetro que tenha uma escala apropriada!
Parece simples, porém não se devem esquecer algumas características importantes que vão garantir a eficiência do teste.

Atualmente temos duas tecnologias de diodos empregadas nos alternadores: os diodos retificadores comuns e os de tipo Zener. Recordem também os principais defeitos que ocorrem com os diodos: diodo aberto (interrompido), em curto circuito e com fuga de corrente.
A maioria dos multímetros pode avaliar se o diodo está interrompido ou em curto, porém poucos conseguem detectar a fuga de corrente. Para avaliar a fuga de corrente escolha um multímetro que selecionado para o teste de diodos indica a tensão da escala. Faça testes comparativos com componentes em bom estado e defeituosos para verificar a sensibilidade do aparelho. As imagens a seguir ilustram o teste de um diodo positivo com um multímetro, cuja tensão da escala é de aproximadamente 1500 mV.

1
Com a polarização direta (1), ponta de teste positiva (vermelha) no rabicho e a negativa na carcaça, o diodo conduz e o multímetro indica a queda de tensão sobre o mesmo (400 a 800 mV).

2
Invertendo-se as pontas de teste (polarização reversa, 2) a tensão indicada no multímetro, com as pontas abertas, se mantém inalterada. Diodo em perfeitas condições de funcionamento.

3
Em um diodo com fuga de corrente (3) a tensão indicada no multímetro sofre uma queda. Tensão com as pontas de prova aberta: 1440 mV; após o contato com o diodo caiu para 1413 mV.

Importante:
Um diodo com curto circuito apresenta condução nos dois sentidos, indicado no multímetro por uma queda de tensão próxima de zero.

4
Os diodos poderão ser testados, um por um, na placa retificadora (4) sem nenhum prejuizo.

Não use testadores cuja tensão seja superior a 16 Volts, pois se aproxima do limite de condução reversa dos diodos Zener.

Não toque os dedos nos terminais do diodo durante o teste.

Consulte os fabricantes dos diodos para obter informações sobre tolerâncias quanto à fuga de corrente.
--------------------------------------------------------------------------------

31 comentários:

  1. Eu posso dizer que se um diodo estiver alterado com uma resitencia maior que o normal, ele pode provocar uma queda de tensão maior e com isso, por exemplo diminuir a tensão de saida para a alimentação do estagio seguinte e com isso prejudicar o circuito?obrigado!

    ResponderExcluir
  2. O diodo pode ser comparado a uma chave que conduz corrente em sentido de direção e bloqueia na direção contraria, se não está assim podemos dizer que há defeito e prejudica o circuito. A queda de tensão do diodo pode sim variar um pouco, isso é normal e normalmente é compensado no circuito pelo regulador de tensão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No exemplo 2 achei que o valor seria zero, pois se o diodo passa somente pra uma posição, pro outro nao passaria ?

      Excluir
    2. Estou estudando um manula de um osciloscópio e fala tambem da saida do alternador e com todos consumidores desligado. Diz que na saída do alternador devera sair uma tensão entre 0, 80 a 2, 00v. Oque vc acha disto ?

      Excluir
    3. Leonardo, falta detalhes sobre estes valores. Será que está se referindo a ondulação ou componente AC (ripple) na saída B+ do alternador? Na outra questão, a queda de tensão no diodo varia de 0,5 a 1,5 Volts, dependendo do tipo e da carga.

      Excluir
  3. Ola amigo,ja cheguei pegar uma fonte chaveada onde a bobina estava queimada e os capacitores eletroliticos de saida estavam estufados e o cooler travado, eu poderia dizer que com o travamento do cooler,o diodo sckot que fica no dissipador aquceu demais,com isso apresentando fulga e deixando passar um pouco de ac fez com que os capacitores estufasem?emfim, o que levou o capacitor a estufar, foi devido ao aquecimento que fez com que aumentasse a sua pressão interna ou por que o aqucimento fez com que o diodo apresentase fulga, que ocasionou o estufamento do capacitor ou ambos os dois? obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Provavelmente foi devido ao aquecimento pela passagem de AC ou sobretensão.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde professor,meu jeep laredo 6cc,queima bobina frequentemente,pois ja troquei tampa do distribuidor,velas e cabos,bateria.O alternador foi reparado entretanto o regulador foi adapitado fora do mesmo pois não ha peças no mercado para a marca Denso,dentro do painel a luz do voltimetro não se apaga quando da partida do motor e um sinal é emitido.Pode ser este o fator da causa do problema? Um grande Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Se a tensão do alternador se mantém abaixo de 14,5 V não seria a causa. Verifique a a compatibilidade da bobina com o módulo de controle.

    ResponderExcluir
  7. ola professor,gostaria de saber oque é mais correto pra testar huma placa retificadora de hum alternador 135A...sera q devo ter que a brir e testar o diodo de hum por hum? valeu abraços..

    ResponderExcluir
  8. Para testar os diodos da placa retificadora não há necessidade de abrir as conexões dos diodos, basta desconectar o enrolamento do estador.

    ResponderExcluir
  9. olá prof. o meu alternador fusca da bosch carrega mas não apaga a luz do painel, quando acelera a luz fica + forte carregando mas não apaga. o que pode ser? obrigado

    menezes

    ResponderExcluir
  10. Bom dia professor,tenho um alternador bosch de 120amp 14v, acontece que quando ligo ou desligo o carro a luz da bateria ainda permanece acessa por uns 5 segundos já troquei o regulador de voltagem e continua a mesma coisa, poderia ser a placa retificadora? Esqueci de mencionar que o carro na lenta fica com uma variação muito grande, tipo ele cai para 13.40 v e sobe para 14v. Fica numa variação muito rápida mais na alta ele estabiliza em 14,20 v.
    Gostaria da sua ajuda para resolver meu problema.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Erem nos alternadores mais antigos a lâmpada apaga quando a tensão do B+ se iguala coma a do D+. Meça a tensão ou coloque uma lâmpada entre estes bornes na saída do alternador, se apagar o problema é queda de tensão no chicote, se acender é problema no alternador:estator, retificador, mau contato.

    ResponderExcluir
  12. Marcos, não entendí bem? Quando liga a chave a luz acende é normal, quando o alternador começa a gerar apaga. Se demora para apagar é porque o alternador não inicia prontamente. Quanto a apagar a luz ao cortar a ignição pode ser retorno de corrente pela linha 15. Ao desligar o motor a linha 15 não é cortada imediatamente, algo está mantendo-a ligada ou existe algum acessório que retém energia ou está a ligação para ela está em algum local errado. veja o comentário anterior.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite professor de quanto tem de ser o diodo para um alternador de 150 AMPS denso pois istou tentando recuperar a placa e que marca tu recomenda?

    ResponderExcluir
  14. Wendel, a corrente eficaz por diodo é 58% da corrente do alternador (aprox. 90 Amperes). Quanto a marca não sei te dizer o que está disponível no mercado.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde professor temho um verona ap1.8 ele está variando a votage meu mutimetro ficar 14,3 13,11 8,2 14,00 12,56 já troquei o regulador e ficou do mesmo jeito. Já fiz linpesa nos cabu e ficou do mesmo jeito. Tirei o alternador coloquei na bancada fiz o teste e ele gera normal. Mais no carro fica louco você pode minha ajudar?tô desconfiança da placa de diodo. Mim ajudar?

    ResponderExcluir
  16. Silvano, onde você mediu? Direto no alternador ou na bateria. Estando bem conectado o cabo positivo nunca faria um valor menor que a tensão da bateria. Pode ser que tenha alguma interferência que faz o multimetro marcar errado ou o cabo do seu multimetro está com problemas. Tente usar outro aparelho.

    ResponderExcluir
  17. boa noite professor a luz da bateria do meu siena fica bem fraquinha com o carro ligado e desligado, pode ser problemas na Mesa retificadora de diodos? grato.

    ResponderExcluir
  18. Professor a luz de bateria do meu siena esta acesa como uma lampejo bem fraco com o veiculo desligado e ligado, ela não se apaga. pode ser problemas na Mesa retificadora de diodos? pensei que fosse bateria troquei e persiste o problema. grato.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde estou com um altermador 24 volt aqui
    Em lenta paga a luz mas em alta ñ apaga mas carega 27.9 volt oque pode ser
    Ja Já troquei o regulador mas contimua continua com o defeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faça o teste do alternador, disponho de post e video sobre o que deve fazer.

      Excluir
    2. Ola queria tira uma dúvida. Só uma placa de diodo com 12 diodos.no teste com a vermelha do multímetro no 30 do alternador e e a preta boa diodos. Todos dão 545 mais dois da ponta da infinito até inverte teste de polaridade do mutimetro

      Excluir
  20. Oi tudobem alguém pode me ajudar eu estou com um alternador de ônibus de 24v bosch 105 amperes ele não tá saindo sinal de contra giro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://aparecidooliveira.blogspot.com/2011/02/contagiro-com-sinal-w-do-alternador.html

      Excluir
  21. ola, bom dia professor
    Gostaria de saber se diodos defeituosos podem acarretar retornos de carga capazes de influenciar por exemplo nos medidores do painel de instrumentos , no caso contagiro.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende do defeito do diodo (curto ou aberto), do tipo de contagiros (veja post/video dos tipos existentes). Não se baseie em defeitos-causas, em caso de dúvida teste o sistema.

      Excluir
  22. Boa noite professor.estou com um Corsa clássic 2010, ao desligar o motor na chave a voltagem da bateria continua marcando 13.2 volts,o que pode ser

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.