Como medir a tensão zener dos diodos do alternador

O circuito apresentado na figura 1 permite verificar a tensão zener dos retificadores de 12 V ou 24 V e também testar os diodos retificadores comuns.


Consiste de um resistor conectado em serie com uma fonte de tensão de aproximadamente 60 VDC. O positivo (via resistor) e negativo da fonte são conectados a um par de pontas de testes, tendo em paralelo um multímetro que indicará a tensão no diodo sob teste. A tensão da fonte se obtém retificando a tensão de 48 VAC, usando-se as extremidades do secundário do transformador de 24 V + 24 V. O tape central “CT” não é usado.

Na figura 2 temos uma amostra de diferentes diodos positivos retirados de suas respectivas placas retificadoras.


Abaixo se vê as imagens dos resultados obtidos com o testador:

A figura 3 exibe o teste dos diodos com a polarização direta. O multímetro deve indicar uma queda de tensão de 400 a 800 mV, independente do tipo de diodo citado acima. Neste teste obtive um valor médio de 625 mV.


Na sequência temos os valores de testes com a polarização reversa:
A figura 4 mostra que no diodo comum a tensão da fonte se mantém inalterada ou apresenta uma queda insignificante, em relação às pontas abertas.


A figura 5 ilustra a tensão zener medida no diodo de um alternador de 12V. Pode ser encontradas tensões entre 19 e 26 V.


Na figura 6 vemos a tensão zener medida no diodo de um alternador de 24 V. As tensões encontradas podem variar de 36 a 50 V.


Tensões diferentes das faixas indicadas significam que o diodo pode ter defeito. Em caso de divergência, consulte o fabricante para obter o valor exato da tensão zener.
Os diodos podem ser testados na sua respectiva placa retificadora, porém esta deve estar desconectada do estator para se obter um parâmetro individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.