Certamente você já deve ter ouvido falar sobre “power latch” (trava fonte de alimentação) nos sistemas automotivos! Não, isso quer dizer que ao desligar a chave de ignição os sistemas de injeção mais recentes se mantêm, temporariamente, autoalimentados.
Durante este tempo, que varia conforme o sistema de alguns segundos a 50 minutos, se ativa processamentos adicionais para atualizar a memória EEPROM ou flash EPROM com os parâmetros autoadaptativos referentes aos subsistemas, como: a adaptação Lambda, rotação da marcha lenta, avanço da ignição, posição da borboleta aceleradora, pedal acelerador, sistema evaporativo, EGR, etc.
Na prática este processo automático não deve ser interrompido, assim sempre que for necessário cortar a alimentação, como por exemplo: desligar a bateria, retirar o relé ou fusível do sistema de injeção, ou remover o conector da unidade de comando, se deve aguardar sua finalização. Caso contrário poderá ocorrer erros que vão causar oscilações da rotação de marcha lenta, ou gravar erros, ou até impedir o funcionamento do motor, entre outras, sendo necessário o uso do scanner para reabilitar as funções afetadas.
Autoelétricas e outras oficinas que não são especializadas em injeção evitarão tais inconvenientes ao obedecer este princípio.
A figura acima mostra a medição simultânea, com multímetros gráficos, da linha 15 e da alimentação de +5 V na UCM. Notem, desligado a chave de ignição, a alimentação da UCM fica travada por mais 20 segundos (duração do power latch), antes de se desligar por completo.
Para saber se o sistema possui ou está terminado o processo de power latch, meça a tensão na saída do circuito de +5 V da unidade de comando de injeção ou em um dos componentes alimentados com esta fonte. A sua existência é indicada pelo retardo no corte da fonte de +5 V após o desligamento da ignição.
ola se compreendi bem só deveriamos desconectar a bateria apos quanto tempo ao se fazer uma intervençao no veiculo ?sn
ResponderExcluirCesar se tiver scanner para reparar qualquer eventualidade em teoria não há problema. Para prevenir seria bom esperar. Acontece que isto depende do sistema em alguns casos dura poucos segundos e há outros que podem demorar até uma hora. como mencionei se falta manuais precisos o melhor é medir a tensão de 5 volts de um sensor p.e.: potenciômetro da borboleta, ao cessar a alimentação significa que terminou p pwr latch.
ResponderExcluirShow! Muito boa explicação, muito obrigado
ResponderExcluirde nada. que bom que você gostou.
ExcluirTenho uma dúvida. Quando for medir a tensão de saída da alimentação e o sensor com uma caneta de polaridade não corro risco de queimar a unidade de comando, pois a caneta está alimentada com 12 v, ficando cada led com 6,5v e a unidade trabalha com 5v?
ResponderExcluirEpaminondas, cada caso merece um estudo detalhado, mas existe riscos sim. Me lembro de um caso que existe risco de queima da bobina de ignição com estágio de potência externo. Ao tentar tomar o pulso de comando da bobina esta mantém a bobina ligada direto sobrecarregando a mesma. A nível de sensores os sistema possuem proteção que chegam a suportar 12 V direto. Mas, como eu disse são centenas de módulos e não existe garantia que nõa vá ocorrer um problema com um ou outro. Vale lembrar que para comandos e sensores é recomendável usar o multímetro.
ExcluirOutra coisa que deve considera é que a voltagem da caneta não é direta, possui uma resistência entre ela e o circuito testado que irá limitar a corrente. Quanto ao nível de tensão é perfeitamente suportada pelo módulo.
ExcluirAparecido, boa noite!
ResponderExcluirAgradeço-lhe por sanar minha dúvida e parabéns por compartilhar seus conhecimentos.
"Conhecimento foi feito para ser partilhado e não guardado."
Edward Klumpp
muito boa explicação vlw
ResponderExcluirBoa noite Aparecido, levei meu veículo até uma loja Bosh car service para diagnosticar uma fuga de corrente e o técnico me disse que o corte total da alimentação após o acionamento do alarme é de 3 horas, é normal todo esse tempo?
ResponderExcluirhttps://aparecidooliveira.blogspot.com/2010/08/medicao-da-corrente-de-fuga-no-vw-polo.html
ExcluirOlá, boa tarde!
ResponderExcluirTenho um Citroen C3 ano 2008 1.4 o meu problema é o Eletro ventilador não desliga, quando é acionado pela primeira fez daí não desliga mais, somente desliga após desligar o motor do carro