Alternador com retificador Zener

Os diodos retificadores são elementos que possibilitam a conversão da corrente alternada em contínua e os diodos Zener são construídos especialmente para trabalhar na região de condução reversa.

As novas gerações de alternadores contam com retificadores que combinam as funções de ambos, resultando num componente único que atua como retificador e ao mesmo tempo como limitador da voltagem (tensão) gerada pelo alternador e dos picos de tensão gerado pelas cargas indutivas na rede elétrica do veículo.

Essa tecnologia complementa a necessidade de proteção dos componentes eletrônicos do veículo, além de permitir o uso de componentes eletrônicos de menor nível de proteção contra picos de tensão.

Principais cuidados:
1 - Os retificadores dos alternadores de 12 e 24 Volts não são intercambiáveis devido à diferença da tensão Zener, aproximadamente 20 Volts para alternadores de 14V e 40 Volts para os de 24V.

2 – Não é recomendável a troca de diodos do retificador, pois os diodos são selecionados para se obter uma similaridade na tensão Zener, caso contrário sobrecarregaria um ou mais ramais de proteção.

3 – A tensão dos testadores de diodos devem ser inferiores a 16 Volts.

4 – A aparência física do diodo Zener pode ser similar a um diodo comum, o que causa enganos.

5 – Não montem retificadores ou diodos comuns em alternadores que tenham diodos Zener, pois isto inutiliza a proteção dos componentes eletrônicos do veículo podendo causar a sua queima.

6 – Pelo mesmo motivo do item cinco, não substitua um alternador que tenha diodo Zener por outro comum.

Para os que desejem conhecer mais sobre os retificadores Zener, aguardem, em breve farei uma postagem detalhando seu funcionamento.

4 comentários:

  1. Os alternadores de 120a 14v usam doídos zener de que valor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mil., veja o post no link abaixo.
      http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2010/01/como-medir-tensao-zener-dos-diodos-do.html

      Excluir
  2. Desculpe a minha ignorãncia ! um alternador com os diodos zener não tem regulador de tensão, ou seja os diodos zener substituem o regulador de tensão ? francisco menezes em moçambique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://aparecidooliveira.blogspot.com.br/2012/01/funcionamento-do-diodo-zener-no.html

      Excluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.