O que é uma dica técnica?

O motor de partida não vira, somente se escuta um click ao dar partida. O que pode estar acontecendo?

Dica, como se define no dicionário, nada mais é que uma indicação, informação ou sugestão essencial a uma matéria. Nas oficinas se aplicam em diferentes situações, como: indicar a causa provável para um determinado sintoma ou defeito do veículo ou peça, sugerir um meio ou forma de teste, entre outros. Para usar-las e sobre tudo obter resultados satisfatórios, se faz necessário estabelecer alguns critérios. Uma informação forte é como um boletim informativo, descreve uma falha que ocorre freqüentemente num certo componente ou veículo e propõe uma solução. Podem ser problemas decorrentes de uso, montagem, manutenção que fatalmente leva a um estagio culminante, por exemplo: Falha no aterramento da Kombi/Gol com sistema de injeção MP9 – queima da bobina de ignição – possível falha de conexão a massa (aterramento).

As dicas sugestivas enumeram os elementos relacionados com certo defeito, são verdadeiros atalhos que direcionam o trabalho, por exemplo: marcha lenta oscilando – pode estar relacionado com falhas do potenciômetro, sensor de temperatura, atuador marcha lenta, etc.

Lançar mãos deste artifício como método único, seguindo-os fielmente sem um raciocínio lógico ou suficiente conhecimento do assunto não trará o resultado esperado.
Prá mim, o que melhor define os critérios a serem considerados é a “Visão sistêmica do carro”, alusão ao termo adotado nas grandes empresas.

Visão sistêmica: consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo. Fonte Wikipédia

Neste contexto, a dica é somente uma parte do todo, um fragmento do conhecimento que se deve obter, portanto não exime a obrigatoriedade do técnico de exceder as barreiras tecnológicas por meio do estudo adequado e das atualizações permanentes.
--------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.