Frequentemente se observa carros parados nas estradas por falta de combustível, aferir o indicador de nível previne leituras enganosas e pode até reduzir este incômodo.
A seguir algumas dicas para fazer a verificação do circuito e do instrumento do painel.
Os testes foram feitos no VW – Gol injetado e pode ser adaptado para outras marcas e modelos de veículos.
Verificando o circuito:
Retire o conector da bomba de combustível, Ligue chave de ignição e meça a tensão entre os terminais referentes ao sensor (borne 2 e 3, neste caso).
Encontrei uma tensão de 11,42 V, como mostra a foto.
Mantenha a conexão anterior e insira uma década resistiva em paralelo com os terminais do conector, ajustando-se a resistência conforme o caso.
Pode ser usado um potenciômetro multivoltas cuja resistência abranja a faixa do sensor de nível, foto abaixo, caso não possua uma década de resistências.
Procedimentos:
Varie a resistência para fixar queda de tensão conforme tabela abaixo (veja o exemplo na tabela abaixo),
Desligue e volte a ligar a chave de ignição após cada ajuste,
Reajuste o potenciômetro se necessário e verifique o indicador de nível.
Tensão ajustada | Resistência (Ohm) | |
---|---|---|
6,8 V | 270 | Vazio |
6,0 V | 185 | Reserva |
4,9 V | 123 | 1/4 tanque |
3,6 V | 80 | 1/2 tanque |
2,7 V | 60 | 3/4 tanque |
Zero | Zero | Cheio |
Nota! Os valores se referem à média de leituras feitas com vários multímetros de uso comum. Não há garantia da sua veracidade. |
Importante!
A finalidade aqui é demonstrar de forma simples como pode ser feita uma verificação prévia do sistema de forma a detectar anormalidades e fazer sua correção.
A aferição propriamente dita exige maior acuidade com a precisão e atenção às normas técnicas apropriadas. Assim mesmo, para obter maior precisão nos procedimentos descritos se recomenda seguir os parâmetros originais dos fabricantes, bem como o uso de equipamentos de ótima precisão e devidamente aferidos, evitando-se desta maneira conclusões errôneas.
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