Teste o sensor de nível do tanque

Além de complementar o circuito do instrumento indicador no painel, nos carros flex, o sensor de nível do tanque é fundamental para se reconhecer o abastecimento de combustível.

Para realizar um teste eficaz, nos carros injetados é necessário remover o conjunto (sensor/bomba) do tanque empregando as verificações usuais de varredura do potenciômetro.

No local pode ser medida apenas a resistência, geralmente entre os terminais 2 e 3, como mostra a foto abaixo. O teste assim realizado só é apropriado caso haja uma falha permanente em que não funciona o indicador.

Medir a queda de tensão no sensor, sem desconectar o circuito e com a chave de ignição ligada, dará uma visão geral do circuito.
Apresenta uma queda de tensão, foto abaixo: Circuito aparentemente normal.
Sem queda: Potenciômetro interrompido, conector com mau contato.
Ausência de tensão: Fiação interrompida ou problemas na região do painel.

Não deixe de avaliar também, se os terminais do conector e sensor estão isentos de zinabre ou mau contato, corrija-os se necessário.

9 comentários:

  1. olá amigos , eu estou com um problema com minha bmw 325 93 , o carro não pega , estava parada algum tempo e agora não quer funcionar , ja fiz todos os testes possiveis, mais msm assim nada ela chega positivo na bomba , nos bicos , e nas boninas mais não centelha as velas de iguinição o q pode ser ?

    ResponderExcluir
  2. Flavin se tem alimentação, o próximo passo é verificar se chega sinal de rotação e fase na unidade de comando.

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma BMW 325 ano 94 e esta apresentando um problema.as veses quando dou a partida ela da um estouro na admissao e nao pega mas insistindo no arranque ela funciona novamente normal sem falhas somente um pouco afogada no inicio agradeceria por uma dica

    ResponderExcluir
  4. Cunha, situações como esta é bem complicado. Por não ser permanente é preciso procurar por evidências por meio do scanner como: erros passados que tenha gravado, fazer leituras em geral e principalmente as relativas a adaptação da mistura. Outra coisa que pode ser feito é revisar conexões elétricas da bateria, massas do circuito, conexões de mangueiras no coletor, etc. Procure observar se há um padrão para manifestar a falha, tipo: acontece com o motor frio, quente ou após uma breve parada, etc.

    ResponderExcluir
  5. Bom contar com vc to sempre lendo suas postagem !!!

    ResponderExcluir
  6. Buen post seria genial que me ayudaces a resolver la duda de por que se averían estos sensores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. la pregunta debe dirigirse al fabricante, ya que está relacionada con la calidad y tecnologia empleada en la fabricación, y en la calidad del combustible de la localidad. Está a su cargo evaluar lo que se ocurre a los componentes, como: si se trata de fallo de corroción, daños mecánicos, falla en las conexiones, goma en la pista del sensor, etc. pues no há abarcado a que fallas se refiere para que pueda presentarsela al fabricante.

      Excluir
  7. Me parece muy buena la información que nos comparte asi que le agradesco por enseñar su conocimiento.

    ResponderExcluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.