Uma pergunta que me fazem freqüentemente é como simular a sonda lambda, habitualmente chamado de “enganar” a sonda.
É que ao converter um motor injetado para gás (GNV ou GLP) o diagnóstico da UCM passa a registrar erros de mistura, falhas da sonda e entra em funcionamento de emergência devido à dificuldade em se manter a estequiometria da mistura. Para evitar tais erros existem os chamados emuladores de sonda que simulam o sensor de oxigênio evitando anomalias no sistema de injeção original.
A atuação da regulagem lambda é bastante complexa, pois existe uma interdependência com a freqüência do sinal, rotação e carga do motor, duração dos impulsos, etc.
A atuação da regulagem lambda é bastante complexa, pois existe uma interdependência com a freqüência do sinal, rotação e carga do motor, duração dos impulsos, etc.
Tudo isso dificulta a elaboração de um emulador para desempenhar o papel da sonda de oxigênio, principalmente em carros com protocolo OBDII. Outra limitação é a nova geração de sondas que alteram estes conceitos.
Os interessados devem ficar atentos às leis locais que regulamentam o uso de veículos automotores. Consultem as empresas especializadas em conversão para obter maiores detalhes.
Temas relacionados:
Regulagem e adaptacao lambda
Como funciona sonda lambda de banda larga
Temas relacionados:
Regulagem e adaptacao lambda
Como funciona sonda lambda de banda larga
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.