Dicas de Injeção Diesel common rail

Motor Diesel CRi - Fiat Ducato
A injeção Diesel common rail já é uma modalidade de serviço que está cada vez mais presente nos centros automotivos, antes exclusivos para serviço na linha de motor Otto. Sob o ponto de vista da eletrônica estes profissionais têm know-how de sobra para fazer os diagnósticos da parte eletrônica, entretanto em relação as nuances do sistema de combustível, os bombistas (profissionais que reparam bombas injetoras) levam vantagens.

Vejamos alguns casos:
Mercedes ML 270 CR common rail trava injetores
Suzuki Grand Vitara Cri, acende a lâmpada da injeção, códigos: sensor de pressão do rail, válvula reguladora de pressão, não acelera a mais de 3 000 rpm, normaliza após apagar os códigos.
VW 13.180 perde potência, acusa erro na válvula reguladora de pressão.

Falhas como estas demonstram a suscetibilidade do sistema Diesel em relação ao sistema de combustível. Pois, muitas vezes, não basta substituir as peças danificadas, é necessário ainda, reparar a bomba de alta pressão, injetores, atestar a qualidade do combustível, fazer a limpeza do tanque e tubulações de combustível, e trocar os filtros para garantir a qualidade do serviço prestado.
Neste quesito os bombistas estão melhores preparados, necessitam apenas complementar os ferramentais que já possuem, para desmontar, reparar e testar a bomba e os injetores de alta pressão.

Outra questão é a estratégia diferenciada nestes veículos, atípica para os sistemas de injeção de gasolina.
Dodge Ram não acelera.
VW 13.180 perde potência, erro no interruptor de freio.
Mercedes Accelo não acelera.

Falhas como estas são causadas por defeitos em um ou mais dos seguintes componentes:  interruptor do freio de serviço ou estacionamento, interruptor da embreagem, lâmpada de freio queimada, baixo nível de água, alta temperatura no motor, nível/qualidade do óleo lubrificante. A estratégia adotada no sistema Diesel eletrônico, como medidada de segurança, impedem a aceleração normal do motor. Além disso algumas falhas podem bloquear, inclusive, o motor de partida.

Espero que estas dicas contribuam para que os técnicos interessados em atuar nesta área possam avaliar o potencial da sua oficina para agregar esta modalidade de serviço.
Veja também:

15 comentários:

  1. Bom dia, gostaria de ler algum relato técnico quanto ao sistema common rail da vw amarok biturbo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde, sei que já faz tempo que escreveu isso mais estou com esse problema na minha amarok tbm!!! conseguiu resolver?

      Valeu

      Excluir
  2. Boa noite minha Amarok apresenta a luz no painel no desenho de duas vogais "e" de cabeça pra baixo,passei o scanner e apresentou defeito no sensor de pressão da turbina,aí limpei o conector e o sensor com limpa contato e o defeito desapareceu na mesma hora,com algumas horas depois vez ou outra ele acende a mesma luz no painel e apaga por se so. Oq pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolpho, não sei que luz é esta, melhor perguntar em uma concessionária VW. Não acho que tem a ver com o turbo, pois se fosse este o caso deveria acender a luz EDC.

      Excluir
  3. Bom dia ,tenho duas Fiat Ducato , é devido a falta de profissionais qualificados para mexer nesse carro, principalmente no sistema de injeção eletrônica, decidi fazer uma curso para aprender a identificar possíveis problemas, porém preciso de um scaner , um que me de informações sobre sensores, alta e baixa pressão, tudo sobre esse carro ( Fiat Ducato), vc me indicaria um scaner que me atenda nesse sentido,de preferência o mais barato possível, pois pretendo me especializar exclusivamente nesse carro, pois onde moro tem mais de 500 fazendo lotada e penso em entrar nesse ramo assim que tiver confiança em consertar a van de terceiros.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. colega qualquer scanner que tenha software para este veículo somente fará leitura da memoria de erro e leitura dos parâmetros dos sensores, como um multimetro. Informações dos sensores vai encontrar nos manuais de serviços. Alguns fabricantes de scanneres incorporam no Software do scanner mas geralmente são reduzidos e terá um custo adicional. Não indico equipamentos, é muito relativo, sugiro que faça contatos com fornecedores e peça uma demonstração para ver se atende sua necessidade. O scanner é primordial, mas para ser eficiente precisará de outros equipamentos e principalmente de conhecimento, treinamento e mesmo assim não poderá resolver tudo sem ajuda de um bombista.

      Excluir
  4. Boa Noite a minha fronteira motor mwm esprinte pega e apaga quando passo o scanner sempre dá a mesma falha pressão de masiadamente alta já troquei bomba de baixa válvula reguladora de COMBUSTÍVEL revisei bicos e bomba d alta se alguém poder me ajuda agradesso.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde tenho uma van boxer 2006 eletronica foi retirada a bomba de alta para trocar os aneis de vedação eatava com pequeno vazamento foi trocado os aneis o motor não pegou mais alguem pode medar uma dica desde ja obrigado Joel

    ResponderExcluir
  6. afranio nascimento qual a pressão no common rail da ford ranger 2.2 diesel 2015?

    ResponderExcluir
  7. Estou com Accelo 715 veículo pega funciona uns quatro segundos e apaga foi trocado os filtros bomba de baixa teste na bomba de alta e bicos tudo ok não apresenta código de falha mas a pressão do baile chega a 400 bar na partida e cai bruscamente para 50 /20 bar fazendo com que o motor apague já foi trocada a válvula reguladora de pressão e testado o sensor de pressão do baile alguém pode me ajudar com uma dica porque essa pressão cai tão rápido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc colocou manometro ou monitoro a pressão de baixa?

      Excluir
    2. Na linha de baixa desse Accelo 715 foi trocado o filtro racco e filtro de diesel oring das mangueiras e a bomba de baixa porém da a partida a pressão no hail chega a 400 bar motor entra em funcionamento e 4 segundos apaga a pressão do hail de 400 já cai pra 50/20 muito rápido foi testado bico bomba de alta está tudo ok conforme o bombista não estou sabendo o que está fazendo essa queda de pressão a válvula reguladora de pressão desse veículo é com tela /filtro na ponta foi colocada uma nova porém é para o mesmo carro só que não tem o filtro na ponta seria esse o problema sendo que o vendedor garantiu que essa Válvula se aplica na Splinter cdi e no Accelo com o filtro e sem filtro as duas se aplica no mesmo carro a diferença é só que uma tem filtro e a outra não seria verdade essa informação ? Pois não estou conseguindo saber porque essa queda de pressão alguém pode me dar uma dica

      Excluir
    3. motor para porque cai a pressão ou é a pressão que cai porque o motor para? vc viu se tem erro de imobilizador? verificou se tem rastreador/alarme/dispositivo de bloqueio? grava erro? trocar peça não significa nada, eu só confio em medição. use manometro, faça uso das leituras do scanner, use multimetto é mais barato e efetivo.

      Excluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.