Sensor de temperatura NTC

Pertencente ao grupo dos termistores, o NTC é um semicondutor que tem sua resistência alterada pela temperatura. No NTC (negative temperatur coeficient) a resistência diminui com o aumento da temperatura.

Devido a sua alta sensibilidade, resposta rápida e a baixa influencia dos fios de conexão são amplamente usados nos automóveis para a medição de temperatura, tais como a do ar admitido, ambiente, do motor, cambio, combustível e do gás de escape.

Consistem de óxidos metálicos prensados e encapsulados em vidro, como os vistos nos medidores de massa de ar HFM5 da Bosch, ou epóxi. Em aplicações imersas em água, óleo ou combustível, geralmente são inseridos em invólucros metálicos.

Geralmente o sensor é especificado à temperatura de 20 ºC ou 25 ºC, por exemplo: 3 kOhms a 25 ºC. Conforme o caso, a resistência pode ter tolerâncias de fabricação que vão de 1 a 5 %.

A curva característica pode ser determinada pela fórmula matemática abaixo, desde que se conheça o fator constante (B) determinado na fabricação e o valor de resistência Ro a temperatura To especificada.

RT = Ro . e (B/T- B/To)

RT - resistência para uma outra temperatura T.

Outra maneira é usar dois valores de resistências e temperaturas conhecidos para gerar uma curva de tendência e a sua equação através do Excel e assim determinar outros pontos da curva.

As duas alternativas descritas têm suas complicações resultando em valores aproximados, na prática o melhor mesmo é ter em mãos uma tabela de valores referente às aplicações do veículo.  

Como a UCE converte a resistência do sensor em temperatura?
O circuito típico usado é um divisor de tensão formado pela resistência interna a UCE (Ri) e o NTC.
Ve = Tensão regulada pela UCE
Vs = Sinal, obtido pela queda de tensão sobre o NTC
RNTC = Resistência do NTC

O sinal de tensão (Vs) sobre o NTC é convertido em um sinal digital em (A/D) e processado com base na tabela do sensor, gravado na UCE, para estabelecer a temperatura em questão.

Teste do sensor:
O sensor pode ser testado de três formas:
1 - Medir a queda de tensão sobre ele no circuito original sem desconectar-lo.
2 - Medir a sua resistência elétrica.
3 - Com o scanner, ler a temperatura convertida pela UCE.

Em qualquer caso é necessário referenciar com a temperatura real encontrada no objeto da medição (motor, ar, etc.), que pode ser conhecida por meio de um termômetro infravermelho ou outro meio qualquer.

Ao testar o circuito, eu particularmente prefiro medir a queda de tensão, pois assim pode ser testado o sensor e suas conexões de uma só vez. Caso haja divergência, aí sim fazer medições isoladas no sensor, circuito ou UCE, a fim de encontrar a origem da falha.

Defeitos:
Interrupção, falhas intermitentes provocadas por mau contato nas ligações internas do sensor ou externas (conectores) é comum. O mau contato geralmente grava erro como passado ou intermitente, portanto execute os procedimentos adequados para identificar-los.

Menos comum, porém acontece, são os erros ao substituir o componente por sensor simples em lugar de duplo ou vice versa, uso de sensores de tolerância ou resistência diferentes. As conseqüências são afogamentos, misturas ricas ou pobres, adaptação lambda excessiva. Conforme a falha, os erros gravados nem sempre acusa o sensor de temperatura.

Veja também:

8 comentários:

  1. Sr Aparecido achei ótimo este artigo sera de grande ajuda.Gostaria de saber se vc poderia nos dar umas dicas de diagnostico de regulagem de motores com medidor de vacuo motor desde ja agradeço.

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  2. Obrigado por comentar. Boa sugestão, oportunamente farei post sobre este tema.

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  3. amigo estou pesquisando porque estou com uma bronca em meu carro na temperatura que esquetou muito e ate chegou a dar curto no rele do ventilador que os 2 polos dao negativos nao sei se por conta desse de falha nesse sensor ou se foi um corto msm coloquei o ventilador direto com uma chave liga e deslisga mas ele fuciona mas a injeção ta meio louca e o ponteiro da temperatura tb fuciona normal ate ele da uma esquentadinha depois fica o ponteiro doido subindo e descendo pode me dar uma dica se pode ser esse sensor que tenho msm que trocalo ou isso ta acontecendo por conta desse curto que nao identica o ventilado no sistema desde de ja agradeço sua ajuda

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  4. Rosinaldo, repare o defeito causado no relê, verifique se o sistema de arrefecimento está em ordem confira o nível d'água e purga ar no sistema. Teste o circuito elétrico como mencionado no post e coloque para funcionar o motor. Com cerca de 80 a 90 graus a ventilador deve acionar. Se notar que a temperatura não estabiliza (tende a ferver) volte a revisar o sistema, poerá ter problemas com a bomba d'água.

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  5. Sr Aparecido gostaria de sanar uma dúvida. Adaptei o painel de um CELTA em um chevette mas o indicador de temperatura não funciona. Acredito que o sinal que vem da UC do Celta seja digital e no caso do chevette, vem direto do sensor. O que poderia fazer para esse indicador funcionar? Agrade a oportunidade!

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    1. não sei te dizer, o painel pertence a qual modelo de celta? teria que ver o esquema e ver o que tem no motor do chevette, não são compatíveis.

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    2. infelizmente não tenho como te dizer sem ver o painel/carro.

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