Verifique o indicador de nível de combustível

Frequentemente se observa carros parados nas estradas por falta de combustível, aferir o indicador de nível previne leituras enganosas e pode até reduzir este incômodo.
A seguir algumas dicas para fazer a verificação do circuito e do instrumento do painel.

Os testes foram feitos no VW – Gol injetado e pode ser adaptado para outras marcas e modelos de veículos. 

Verificando o circuito: 
Retire o conector da bomba de combustível, Ligue chave de ignição e meça a tensão entre os terminais referentes ao sensor (borne 2 e 3, neste caso).
 Encontrei uma tensão de 11,42 V, como mostra a foto.

Mantenha a conexão anterior e insira uma década resistiva em paralelo com os terminais do conector, ajustando-se a resistência conforme o caso.
Pode ser usado um potenciômetro multivoltas cuja resistência abranja a faixa do sensor de nível, foto abaixo, caso não possua uma década de resistências.

Procedimentos:
Varie a resistência para fixar queda de tensão conforme tabela abaixo (veja o exemplo na tabela abaixo),
Desligue e volte a ligar a chave de ignição após cada ajuste,
Reajuste o potenciômetro se necessário e verifique o indicador de nível.

Tensão ajustadaResistência (Ohm)
6,8 V270Vazio
6,0 V185Reserva
4,9 V1231/4 tanque
3,6 V801/2 tanque
2,7 V603/4 tanque
ZeroZeroCheio
Nota! Os valores se referem à média de leituras feitas com vários multímetros de uso comum. Não há garantia da sua veracidade.

Importante!
A finalidade aqui é demonstrar de forma simples como pode ser feita uma verificação prévia do sistema de forma a detectar anormalidades e fazer sua correção.
A aferição propriamente dita exige maior acuidade com a precisão e atenção às normas técnicas apropriadas. Assim mesmo, para obter maior precisão nos procedimentos descritos se recomenda seguir os parâmetros originais dos fabricantes, bem como o uso de equipamentos de ótima precisão e devidamente aferidos, evitando-se desta maneira conclusões errôneas.

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Teste a tensão da bomba de combustível

A queda de tensão na bomba é uma das causas que reduz a vazão e possivelmente a pressão de combustível. Para medir-la, funcione o motor e coloque o multímetro em contato com os terminais no conector da mesma, como mostra a foto abaixo.
A diferença na tensão medida aí deve ser menor que um volt em relação à encontrada na bateria.
Possíveis falhas: mau contacto na conexão massa, reles, fusíveis, conectores de passagens, etc.

Examine também o estado das conexões, pois mesmo que a tensão esteja normal, a falha ainda pode ser provocada por mau contato nos terminais do conector ou internamente no conjunto da bomba.
A foto acima mostra um conector danificado (primeiro borne à esquerda), cuja bomba apresentava baixa vazão de combustível.

Considerações: As condições acima são válidas para a maioria dos sistemas, exceto para aqueles mais modernos que usam o controle PWM ou possuem pré-resistência no circuito para regular a vazão da bomba.

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