Como medir a corrente da bomba de combustível

Os profissionais de injeção eletrônica não têm o hábito de medir a corrente da bomba de combustível.
Abaixo duas sugestões para medir-la.

Comece preparando o multímetro para medir corrente de acordo com o manual de operação do aparelho.
Na maioria dos multímetros o cabo vermelho deve ser introduzido no borne indicada para A (amperes). 
Selecione a escala de 10 ou 20 Amperes.  

Retire o fusível da bomba, inserindo as pontas do multímetro nos terminais da base. Funcione o veículo.








Retire o relê da bomba e conecte o multímetro nos bornes de contato geralmente b30 e b87. 









Crie este hábito, é fácil e rápido, além de comprovar o perfeito funcionamento do sistema e prevenir-se contra falhas ocultas, ajuda a familiarizar-se com o sistema

Assista o vídeo no youtube para mais sugestões de medição:

53 comentários:

  1. otima dica,faço todo teste e nunca deixo este passar em branco. come esta dica ja solucionei varios defeitos de injeçao eletronica. muito obrigado pela dica.

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  2. Agradeço seu comentário Alexandro. ë importante que se divulgue a necessidade de fazer diagnóstico para dar solução para um problema. Isto valoriza o profissional de mecânica, pois muitos pensam que o mecânica de automóvel é fácil e o mecânico é um mero trocador de peças.

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    1. Bom dia Tds, não entendo muito de elétrica (escapo do prego ).E preciso saber se na bomba de combustível vai chegar somente 12volts ou quando o alternador trabalhar a mesma corrente gerada por ele chega em todos os componentes elétricos. Eu montei uma bomba auxiliar pra teste em economia usando um relé direto dos terminais da bateria e acionado ao relé original da bomba a mesma queimou em poucas hrs de uso.

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  3. Medi minha bomba no fuzivel e obtive 4,34A. Uso uma bomba externa de 3 bar projetada para 6A. Isso significa que minha bomba esta trabalhando sem esforço?

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  4. Cassio este valor indica que a corrente está normal, nem alta e nem baixa. o valor máximo (6 A) somente seria alcançado em uma situação de esforço extremo. Você menciona "sem esforço" eu diria sem esforço anormal.

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  5. Obrigado pela resposta, e sem querer abusar vamos a outra:
    um aumento desta amperagem poderia significar que o filtro esteja ficando sujo e orientar para a troca do mesmo?

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  6. Cassio, sim é uma referencia, porém não se esqueça que há outras coisas que faz aumentar a corrente também, como: uma mangueira estrangulada, regulador de pressão defeituoso, retorno do regulador /manqueira entupida, tanque sujo, pré-filtro. Como existe recomendação para troca periódica do filtro de combustível por exemplo a cada 20.000km) a sua saturação a ponto de se perceber mudança significativa na corrente elétrica da bomba seria pouco provável. Caso isso aconteça seria bom considerar uma verificação completa.

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  7. Boa noite, Aparecido

    Meu carro não está funcionando aparentemente a bomba, medi a voltagem que chega com a chave virada e ficou em 3,55 volts e como o motor funcionando 12 volts, sabe me informar pelo que disse se o relé nessa condição está funcionando. Obs: A bomba na da sinal quando aciono e nem escuto o barulho do relé.

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    1. Você mediu nos terminais da bomba com ela conectada? mediu voltagem? então existe algum mau contato/interrupção no circuito. Tinha ou tem algum tipo de bloqueador ligado no circuito da bomba? A tensão na bomba não pode ter uma diferença superior a -0,5 volts da tensão da bateria. A bomba liga por aproximadamente 10 segundos ao ligar a chave e para se não der partida.

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    2. Medi no plug da bomba fora da mesma, deu essa voltagem 3,55 com a chave virada, já com o motor em funcionamento vai para 12 volts, a duvida é se tem que dar 12 volts com a chave virada ou se é só com motor em funcionamento que da 12 volts.
      O problema da bomba eu consegui resolver, era zinabre no borne positivo da flange e no plug interno... Mais ainda assim estou com problema, meu carro não pega de 1°, quase sempre tenho que dar mais de uma partida, já troquei a sonda lambda, sensor de temperatura, regulador de pressão e ainda assim continua o problema,medi a pressão da bomba que fica entre 4 e 4.2 bar "meu carro é um fox 1.6 flex.Obs: Sempre abasteço com gasolina.

      Meu problema pode ser canister ou solenoide da partida a frio?

      Att.

      Fernando Santana

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    3. Fernando, acho que não entendeu minha resposta anterior! vou repetir com outras palavras, se a bateria está com 12,5 Volts tem que dar pelo menos 11,5 Volts na bomba com o plug nela (NÃO TIRE O PLUG DA BOMBA). PODE SER MEDIDO LOGO QUE VIRAR A CHAVE POIS ELA FUNCIONA POR 10 SEGUNDOS. Quanto ao defeito devia ter dito logo, te respondo que não vale chutar, tem que fazer teste. Scannear por erros gravados, ler valores do sistema como tempo de injeção, AF, etc, testar pulverização vazão dos injetores, revisar cabos e velas (trocar se tiver problema)etc.

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  8. Boa tarde Aparecido. O fusivel da bomba do meu santana esta queimando sempre. Isso pode ser o consumo alto de amperagem da bomba e de quanto tem ser a amperagem?

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    1. Isabella, o fusível da bomba é de 15 Amperes na maioria dos carros. O consumo médio é de 4 a 7 Amperes. A queima pode ocorrer por alto consumo da bomba, curto circuito dos fios de ligação, ligação de acessório no mesmo circuito da bomba ou alta temperatura na base do fusível devido a mau contato. O primeiro passo é medir a corrente da bomba. O consumo elevado de corrente pode ocorrer por entupimentos do filtro/tubulação de combustível ou defeito elétrico da bomba. Sendo o consumo normal cheque as demais possibilidades.

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  9. boa noite, tenho um seat ibiza 1.6sr motor igual ao golf 1.6, e o meu problema é que a bomba trabalha porque ja a tirei e experimentei, mas ela nao recebe corrente, e ja troquei 3x de reles e mesmo assim o maximo que obtive foi 1volt
    alguem pode me ajudar?

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    1. Natalia, resolver um problema do carro é como ir ao médico, sem diagnóstico não se pode dar o remédio. Para saber o que está errado é preciso testar ponto a ponto todo o circuito, desde o fusível até chegar na bomba. Ponto inicial: o relê da bomba liga? se sim, tem 12 volts na saída 87 do relê? não: tem 12 volts na bobina do rele 85/86? não: o módulo foi alimentado? um sim te manda para frente um não te devolve um passo atrás, como um jogo. Não existe chute, troca de peças sem necessidade e nem requer bola de cristal, apenas técnica. pode ser um fio quebrado, um fusível com mau contato, um conector ruim, uma conexão a massa, etc. Se usar a técnica chegará lá. Boa sorte.

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  10. boa tarde uma pergunta: meu corsa hatch 1.0 2008 flex não quis pegar e fui observar. notei que ao girar a chave não notei o barulho inicial da bomba de combustivel e fui veificar. medi os terminais do indicador de combustivel e achei a tensão de 12,5 volts,porém nos teminais de alimentação do motor da bomba não encontrei tensão ao girar a chave nem o relê da bomba armava . quando retirei o relê medi os terminais da bobina e achei 77 ohms,energizei a bobina e o relê atracou, fechando os contatos 30 e 87 mas no conector onde o relê, fica fui medir os terminais da bobina e só encontrei 8,5 volts,porém testando o relê notei que ele atraca com segurança com cerca de 7,5 volts, porque que com 8,5 volts vindos do carro o relê não funciona? será o módulo com problemas?

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    1. José Mario, possivelmente você mediu 8,5 Volts com o relê fora do lugar. O correto era medir com o relê lo lugar. De qualquer maneira você está no caminho certo. Poderá medir em relação a massa, relê fora da base, se um dos terminais tem 12 Volts. Verificar se o módulo tem negativo de alimentação, no caso de tiver 12V na bobina do relê. Se for além, verificar se chega positivo no módulo. Eu testaria a alimentação do módulo com uma lampada de 21W, no seu caso até uma de 5 W dará para perceber se tem queda no 12 Volts. Na bobina do relê pode usar uma lâmpada de 1 W no máximo. Assim poderá perceber onde está dando perda de tensão.

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  11. amigo meu gol bola ap 96 descarrega bateria depois de 3 dias parado ACDelco 60 A, medi a amperagem entre o negativo da bateria e ele dá 0.14 A desligado e o carro não tem som, noyo que um dos reles da bomba de combustível é igual ao outro mas um esquenta pela manhã antes de ligar o carro, a fuga é pelo relé ds bomba? os reles me disseram que do gol bola é um pequeno preto e outro verde cumprido, mas com o verde não funciona, comprei um e teste outro verde e e não funciona o carro já os 2 pretos iguais funcionam mas esquenta mesmo com gol bola desligado, rele consome bateria?

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  12. Marcelo, só você ou outra pessoa que faça o teste pode responder. Você deixa o aparelho medindo e retira o relé, se abaixa a corrente saberá.

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    1. use relé conforme catálogo do fabricante.

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    2. olá, obrigado pela atenção, mas se retiro o relê principal o pino 30 cortará a corrente da Bateria até a central, não dará para verificar, fico instigado é que todos falam que o relê do gol bola ap 1.6 96 é verde comprido, coloquei 2 novos e nada só um identico ao que fica ao lado debaixo do porta luvas como vc mostrou funciona o carro, ou seja 2 pretos e há 20 anos prossigo assim, estranho não? 1 rele da bomba e outro igual ao lado como principal, vou comprar outro verde e refazer o teste, vou verificar com aperímetro se tem fuga nos fusíveis, valeu

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    3. era o relè duplo de bomba de combustível substituindo o principal verde cumprido do Gol bola AP 1.6 1996 GAS ele tinha configuração diferente, tava roubando 170 mA, com o original verde ficou apenas 20 mA, ou seja, fiquei 15 anos rodando com um duplo de relès de bomba em do principal kkkkkkk, valeu Aparecido, bem que falou, o outro verde que veio no carro, original, resoldei e ficou funcionando 2 trinca de solda, abraço mano

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    4. Parabéns Marcelo, obrigado pelo retorno. agora sua bateria vai durar bastante kkkkk

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  13. Boa tarde Aparecido, saberia me responder porque não chega corrente eletrica no bomba do combustivel do FOX 1.6 - 06? Ja testei a bomba e a mesma esta funcionando.

    Obrigado

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    1. verificou fusível, relé, o modulo está alimentado, possui alarme ou outra coisa do genero?

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  14. Boa noite Aparecido, estou com um problema no gol G4 ano 2006, ele da partida mais nao pega, virei a chave e medir a tensão da bomba esta chegando so 3,5 volts e a bateria esta carregada sera se é o relé ?o carro parou comigo do nada ainda em funcionamento.

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    1. Pedro não existe será e se eu tiver que respinder sua pergunta eu diria que pode ser. Está no caminho certo, mediu na bomba, continue e meça na saida do relé, na entrada, no fusível. Está na sua mão, só vc pode responder após medir.

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  15. Agradeço pela ajuda sou meio leigo no assunto vou levar para o mecanico, dps que eu arrumar eu posto aqui no blog pra poder ajudar mais pessoas que estejam ou vai passar por esse poblema que estou passando.

    obrigado

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  16. Olá, estou com um uno mille fire que está desligando sozinho após um tempo, testei todos os sensores, bicos injetores e bobinas, a unica anomalia que encontrei é que quando o carro esta quase desligando a tensão da bomba sobe de 12,9 para 13,3 e o carro desliga, testei a bomba com alimentação direta e não da defeito,testei e substitui relé e não alterou nada, é possível que seja o modulo de injeção desarmando por alta tensão?

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    1. se a parada é rápida só pode ser um problema elétrico, tipo mau contato no circuito do sensor de rotação ou ignição, algum tipo de corta corrente. já viu o entreferro do sensor de rotação?

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  17. Boa noite Aparecido, tenho um Vectra 95 que está com 2 problemas .1 o ABS so fica com a luz acesa já testei vários sensores e nada.e 2 ele não desempenha os 2.0 injeção. Pressão de bomba 2,5bar.bomba dpl.sendo original de 3 bar.pra melhorar o tele esquenta muito mesmo e algumas vezes desligo o carro e preciso ligar denovo se não der uns 20 a r0 segundos ele nem arma a bomba.so não tenho certeza se é bomba ou tele.

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  18. Olá, amigo eu medi a corrente da bomba no plug da tampa da bomba e deu 0,33 na escala de 20a .. Alicate a perímetro.

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    1. a bomba estava funcionando? seu amperimetro é apropriado para medir corrente continua. tenho videos no YouTube com estas medições.

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  19. bom dia. parabéns pela postagem.
    você pode tirar ma duvida,a bomba de combustível aciona normal depois de uns 10 minutos o rele aquece e a bomba desliga.

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    1. a bomba desliga porque o relé desliga ou porque não tem tensão nos seus terminais? só analisando poderá conhecer a causa e decidir se é a bomba ou o circuito.

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  20. Aparecido bom dia sou novo e acompanho seu canal e o seguinte tenho uno faire 2002 e ele falha as vezes medi com multimetro as duas extremidades do fusivel da bomba e agora marca 0.59 amperes e funciona normal tem algum poblema sendo que o normal e marcar 3.50 com a ignição ligada obrigado pela atenção

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    1. mediu corretamente? https://www.youtube.com/watch?v=hLt-g_25J-E

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  21. Medir com 2 multimetros diferente na escala de amperagem e os 2 multimetros marcaram 0.59 amperes e o motor do uno vibra um pouco será que tem algum poblema rodar assim ou nao

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    1. vou insistir assim mesmo, você leu o post e viu o vídeo foi desta maneira que mediu? Se é isto mesmo sua bomba ou circuito está com defeito, se tiver enganado vai e trocar qualquer coisa vai jogar dinheiro fora.

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  22. Bom dia amigos medi a voltagem do chicote da bomba de combustível não apareceu nada de volta gostgos de saber se pode ter Cido o rele

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  23. olá aparecido vc está respondendo as perguntas ainda? tenho uma a fazer !

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    1. Wendel o blog não é um fórum, o objetivo é motivar as pessoas a buscar informações que melhorem sua capacidade profissional e sirvam de ajuda para que donos de veículos entendam o mundo da manutenção automotiva. Deixei de responder perguntas que de alguma forma a resposta está na postagem e as pessoas insistem em perguntar quando poderia ler o post. Deixei de responder perguntas que busca um atalho milagroso para não pagar um profissional, afinal não sou mágico e já deixei isto claro em uma postagem. Se a sua pergunta for pertinente a responderei com muito prazer.

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    2. Aparecido, muito obrigado pelo vídeo e pelo post.

      Muito bem feito e contribuindo bastante com quem gosta do assunto.

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  24. minha mae tem 1 kdett 93/94 alcool efi, passei um buraco e 5 minutos depois, o carro não pegava nem no tranco, o mecanico acionado na emergência diz ele resetou o sensor de inercia e trocou o fusivel, o carro voltou a andar mas queimou o fusivel novamente ,liguei pro mecanico e ele me disse pra eu colocar fusivel 30 amperes na bomba eletrica de combustivel. voltou a ligar normal. a pergunta é: o kadett 93/94 efi 1.8 alccol tem sensor de inercia mesmo? e qual a amperagem correta do fusivel deste carro bomba eletrica de combustivel? obrigado desde já

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    1. Wendel esta é a questão, é preciso que um profissional trabalhe no carro e apure o que está errado. Queimou fusível? deve medir a corrente da bomba, verificar se o chicote elétrico está danificado. O fusível é de 10 A. Não possui relê inercial. Procure um profissional de confiança.

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  25. Boa noite Aparecido,Peguei uma Marea turbo a pouco tempo.. e ao fazer o teste de pressão de combustível foi constatado 2,3 bar de pressão mesmo depois de ter sido trocado o refil da bomba por uma de 3,5 bar, MEDI a tensão da bateria que estava 13,90 com Motor ligado e na bomba está chegando 11,20 Volts.. Sabe me dizer oq pode ser ?

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    1. quem regula a pressão é o regulador de pressão. Ele foi verificado? verificou a vazão da bomba? filtro e pré-filtro, verificou? para ter um diagnóstico correto precisa ver pressão, vazão estanqueidade e corrente da bomba. a tensão na bomba está fora da tolerância (diferença max de 0,5 Volts)

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    2. O meu corsa cai de 13.90v para 10.35v e normal

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  26. Boa Tarde Aparecido,meu Onix 2014 dou a meia chave e ele não aciona a bomba,foi colocado o multímetro no plug por trás da roda traseira e só está marcando entre 6 e 7 volts, será que a bomba não liga pq a energia tá baixa,e ela só é acionada se marcar 12v

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  27. Quantos volts precisa pra uma bomba ser acionada,meu Onix 2014 não aciona a bomba e foi colocado o multímetro em uma tomada atrás da roda traseira,e lá só está marcando de 6 a 7volts

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  28. Também gostaria de saber quantos volta precisa para acionar a bomba da spin.desde já obrigado

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  29. todas as bombas funcionam com 13.5v a 14v com o carro em funcionamento

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