O que indicam os gases de escape

Com o analisador de gases se confirma o mau funcionamento do motor ou dos seus sistemas anexos, más encontrar a raiz do problema requer experiência e bons conhecimentos.

Vamos discorrer aqui alguns pontos relacionados ao motor e seus sistemas que contribui para a emissão anormal dos gases de escape.
A figura destaca um nível elevado de CO2 e O2 devido à mistura homogênea pobre.

CO – Monóxido de carbono
Produzido pela combustão incompleta. Tem seu volume aumentado com a mistura rica, baixa potencia da faísca, baixa compressão do motor, abertura das velas inadequada, baixa compressão do motor, temperatura do motor insuficiente, deficiência do catalisador, regulação da mistura.

HC – Hidrocarbonetos
É a fração de combustível não queimado que aparece no gás de escape após a combustão. O seu excesso está relacionado à má combustão, e os principais elementos responsáveis pela sua formação são: mistura muito rica ou muito pobre, falha de ignição, avanço de ignição inadequado, baixa compressão do motor, deficiência do catalisador.

CO2 – Dióxido de carbono
Produzido normalmente em qualquer combustão que contém carbono. Embora relacionado às alterações climatológicas, altos índices indicam o bom funcionamento dos motores de ciclo Otto carburados e de injeção indireta. Para uma combustão ótima este índice alcança 14,5 a 15,5%.
Reduzir o índice deste gás é um dos objetivos da injeção direta.

O2 – Oxigênio
É o gás necessário ao processo de queima ou combustão. Porcentagens altas de oxigênio no escapamento pode indicar: mistura pobre, perda de combustível no coletor de admissão, entrada falsa de ar no conduto de escape ou admissão, injetores entupidos.
No sistema de injeção direta é normal o alto nível de oxigênio durante o funcionamento de mistura homogênea pobre ou estratificada.

Alguns dos tópicos mencionados abrangem outras variantes que por sua vez serão diferentes segundo o sistema ou modos de funcionamentos, por exemplo:
  • A falha de uma vela em um dado sistema pode aumentar o nível de HC e O2. Porém naqueles sistemas onde se cancela o injetor ao reconhecer tal falha se notaria somente excesso de O2.
  • Em um sistema de injeção indireta, orientado pelos parâmetros de HC, CO e lambda se supõe que a mistura está rica. Isto nos leva a pensar em inúmeras possibilidades como: alta pressão do combustível, vazão dos injetores, erros no NTC do motor, sensor de carga defeituoso, etc.
Vejam, com o analisador se detecta a anormalidade, porém seria cômodo possuir outros equipamentos para se comprovar as suspeitas levantadas.

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Injeção direta – sinal do tempo de injeção

Nos sistemas de injeção de alta pressão, Diesel (common rail – CRI) e gasolina direta (GDI), o acionamento das válvulas injetoras se desenvolve da seguinte maneira: na etapa final de controle o capacitor é carregado com uma tensão de 80 a 100 V e descarregado, no momento da injeção pelo fechamento de uma chave eletrônica, através da bobina dos injetores.

Estranho, não! Nem tanto, se baseia no mesmo principio usado no flash das máquinas fotográficas ou da ignição de descarga capacitiva.

Uma unidade geradora localizada na UCM transforma a tensão da bateria em tensão contínua mais alta e carrega o capacitor. No momento da injeção a descarga do capacitor gera um impulso elevado de corrente na bobina do injetor, conferindo-lhe uma comutação rápida e efetiva de abertura. Seguido a este impulso breve se aplica corrente regulada para manter o injetor aberto enquanto durar o tempo de injeção.

O capacitor e a bobina do injetor formam um circuito oscilante, portanto ao usar o osciloscópio para verificar a tensão se nota picos positivos e negativos em torno de 100 V nos terminais dos injetores, comprovando-se o correto funcionamento da unidade geradora de carga. 
Más, se o objetivo é verificar o tempo de injeção e o comportamento do sinal, se recomenda o uso do osciloscópio na função de amperímetro, no qual se visualiza um sinal, algo como a figura acima (a forma de onda pode variar) com picos que alcançam entre 12 a 25 Amperes.

Respondendo a inúmeras consultas sobre este tema, espero que esta informação possa dar o suporte necessário.

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