Diagnóstico com o analisador de gases


É possível usar o analisador de gases para localizar defeitos de funcionamento do motor?

Muitos acreditam que sim, pois uma má emissão de gases evidencia o mau funcionamento do motor ou em um dos seus agregados. Já, associar o mau funcionamento do motor a um componente específico não é tão simples assim, talvez seja necessário utilizar-lo em conjunto com outros equipamentos ou recursos técnicos.

Sistema elétrico, mecânica do motor, carburação, regulação da mistura, sistema antipoluição, sistemas de alimentação ar/combustível, sistema de ignição são os principais elementos que formam o complexo sistema motor do carro.

Entender como cada um destes sistemas, e também a sua atuação conjunta, influencia nas emissões é o ponto de partida para usar o analisador de gases como uma ferramenta para encontrar a causa do defeito.

Tomamos como exemplo uma entrada falsa de ar no coletor de admissão, as reações serão diferentes em sistemas carburados e injetados com: MAP, massa/fluxo de ar ou potenciômetro. Com o MAP a estequiometria da mistura tende a manter-se, enquanto que a rotação de marcha lenta se desequilibra. Por outro lado, pequenos desajustes de misturas percebidos em sistemas carburados ou nos demais sistemas injetados sem sonda lambda são, muitas vezes, mascarados naqueles cuja regulação lambda existe.

Este breve texto demonstra o quanto pode ser complexo este assunto, porém ao adotar uma rotina prévia para verificar a mecânica do motor, o sistema elétrico e de carga, inspecionar o coletor de admissão e escape, os componentes antipoluição (canister, respiro do motor, EGR, etc.), pode simplificar o diagnóstico. Somente após sanar toda e qualquer irregularidade encontrada passe a usar o scanner e o analisador de gases.

Outra consideração importante é sobre o aparelho de medição, dê preferência para os analisadores de quatro gases com indicação de CO corrigido (COvrai) e relação lambda. Simultaneamente use o scanner para conferir os parâmetros adaptativos da regulação lambda, caso haja, pois o cruzamento das informações facilitará bastante o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.