Sonda lambda após o catalisador

Nos carros brasileiros comumente encontramos sonda lambda antes do catalisador, diferente de outros países onde as normas que regem as leis de emissões são mais severas.
A sonda antes do catalisador tem por finalidade manter a mistura regulada, atribuindo alta eficiência à conversão catalítica.

Más, o que faz a sonda após o catalisador?
Com a finalidade de supervisionar o funcionamento do catalisador e da sonda reguladora (anterior), a sonda posterior possibilita o autodiagnóstico de falhas pela UCM nestes componentes. Em alguns sistemas podem ainda atuar como sonda de regulação, otimizando o trabalho do catalisador ao longo de sua vida.

E, como se comporta o sinal da sonda posterior?
Em boas condições de funcionamento o volume de oxigênio após o catalisador deve ser reduzido e estável, portanto a tensão gerada pela sonda ficará também estável, geralmente em torno de 0,7 Volts (veja figura abaixo).

Oscilações de grandes amplitudes em fase com o sinal da sonda anterior, indicam o esgotamento do catalisador, induzindo a gravar na memória de diagnóstico da UCM os códigos de erros P0 420, P0 430. Tensão reduzida na sonda posterior pode indicar baixa eficiência do catalisador ou mistura muito pobre. Outros códigos de erros possíveis: P0 133, P0 153, P0 140, P0 160.

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Saiba mais sobre os medidores de massa de ar

São sensores térmicos que medem a massa do ar aspirado pelo motor. Funciona pelo princípio do calor cedido ao ar aspirado por um filamento ou filme aquecido a uma temperatura constante.

Encontrados com 4 a 6 bornes, recebem tensão de alimentação da bateria e entregam o sinal de medição a uma tensão que varia de 1 a 5 V para os mais antigos e de 0,4 a 4,8 V nos atuais. Medidores antigos possuem um terminal de controle para autolimpeza do filamento aquecido e opcionalmente alguns modelos trazem um potenciômetro destinado ao ajuste de CO. Os mais recentes vem com o sensor de temperatura do ar incorporado, geralmente as versões para o motor aspirado.
 
Principais defeitos:
Contaminação por partículas de óleo e água proveniente do respiro do motor e a aderência de poeiras deterioram o elemento sensor e de aquecimento dificultando a condução de calor.
 
Sintomas do defeito:
Alteração na mistura ar combustível, aumento de consumo, marcha lenta irregular, falhas de aceleração, adaptação de mistura aditiva e multiplicativa, motor “morrendo”.
 
Manutenção:
O reparo não é recomendado; fazer a limpeza da grade de entrada do medidor com um pincel seco. O bom estado do filtro de ar, manutenção do respiro do motor (blow by) e a qualidade e nível adequado de óleo do motor conservam o bom desempenho do medidor.

Dica:
A tensão de referência do sensor em marcha lenta, mencionada nos manuais, se aplica ao motor sem carga e à temperatura de trabalho. Portanto, ao fazer esta medição todos os consumidores devem ser desligados, a bateria deve estar em ordem e carregada.
 
Conforme o caso, desconectar este componente pode ajudar no seu diagnóstico.
 
Valores de testes aceitáveis nem sempre correspondem a um medidor de massa em bom estado, em caso de dúvida substitua a peça.

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