Nos carros brasileiros comumente encontramos sonda lambda antes do catalisador, diferente de outros países onde as normas que regem as leis de emissões são mais severas.
A sonda antes do catalisador tem por finalidade manter a mistura regulada, atribuindo alta eficiência à conversão catalítica.
Más, o que faz a sonda após o catalisador?
Com a finalidade de supervisionar o funcionamento do catalisador e da sonda reguladora (anterior), a sonda posterior possibilita o autodiagnóstico de falhas pela UCM nestes componentes. Em alguns sistemas podem ainda atuar como sonda de regulação, otimizando o trabalho do catalisador ao longo de sua vida.
E, como se comporta o sinal da sonda posterior?
Em boas condições de funcionamento o volume de oxigênio após o catalisador deve ser reduzido e estável, portanto a tensão gerada pela sonda ficará também estável, geralmente em torno de 0,7 Volts (veja figura abaixo).
Oscilações de grandes amplitudes em fase com o sinal da sonda anterior, indicam o esgotamento do catalisador, induzindo a gravar na memória de diagnóstico da UCM os códigos de erros P0 420, P0 430. Tensão reduzida na sonda posterior pode indicar baixa eficiência do catalisador ou mistura muito pobre. Outros códigos de erros possíveis: P0 133, P0 153, P0 140, P0 160.
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