Saiba mais sobre os medidores de massa de ar

São sensores térmicos que medem a massa do ar aspirado pelo motor. Funciona pelo princípio do calor cedido ao ar aspirado por um filamento ou filme aquecido a uma temperatura constante.

Encontrados com 4 a 6 bornes, recebem tensão de alimentação da bateria e entregam o sinal de medição a uma tensão que varia de 1 a 5 V para os mais antigos e de 0,4 a 4,8 V nos atuais. Medidores antigos possuem um terminal de controle para autolimpeza do filamento aquecido e opcionalmente alguns modelos trazem um potenciômetro destinado ao ajuste de CO. Os mais recentes vem com o sensor de temperatura do ar incorporado, geralmente as versões para o motor aspirado.
 
Principais defeitos:
Contaminação por partículas de óleo e água proveniente do respiro do motor e a aderência de poeiras deterioram o elemento sensor e de aquecimento dificultando a condução de calor.
 
Sintomas do defeito:
Alteração na mistura ar combustível, aumento de consumo, marcha lenta irregular, falhas de aceleração, adaptação de mistura aditiva e multiplicativa, motor “morrendo”.
 
Manutenção:
O reparo não é recomendado; fazer a limpeza da grade de entrada do medidor com um pincel seco. O bom estado do filtro de ar, manutenção do respiro do motor (blow by) e a qualidade e nível adequado de óleo do motor conservam o bom desempenho do medidor.

Dica:
A tensão de referência do sensor em marcha lenta, mencionada nos manuais, se aplica ao motor sem carga e à temperatura de trabalho. Portanto, ao fazer esta medição todos os consumidores devem ser desligados, a bateria deve estar em ordem e carregada.
 
Conforme o caso, desconectar este componente pode ajudar no seu diagnóstico.
 
Valores de testes aceitáveis nem sempre correspondem a um medidor de massa em bom estado, em caso de dúvida substitua a peça.

temas relacionados:

2 comentários:

  1. Oi Aparecido , boa noite. Quero primeiro lhe parabenizar pelo extenso e detalhado trabalho de compartilhamento de informação e instrução. Vou me apresentar , me chamo Clenio e sou tecnico em telecomunicaçoes , tenho cohecimento basico de eletronica. Bom , pra inicio de conversa , tenho um Sorento 2.5 Diesel 170CV 08/09 com apenas 67 mil kilometros que comprei em NATAL de um medico com todas as revisoes, em resumo , eu moro em Uberlandia sou hiper feliz com o carro , só que : Passo por um problema que segundo meus estudos me levam a crer que tenho um problema no sensor MAF. Sintomas: O carro qdo frio acelera linearmente , mas quando em temperatura trabalho , e isso é intermitente , aparenta um delay ao acelerar,quase como se tivesse um "buraco" no acelerador (eletronico) , ou seja o veiculo hesita por quase 2 segundos , depois desse "Lag" ele solta um tufo de fumaça , deslancha em seguida , e na rotação de 2000 rpm qdo o turbo entra nem se lembra do efeito a nao ser pelo retrovisor com a fumaceira deixada . Detalhe : Em aceletação linear parado e sem carga , ele nao aparenta fumaça alguma ou o delay. Meu consumo está uns 20% abaixo das estatisticas do veiculo . Não se percebe perda de potencia, mas qdo ocorre o lag , as vezes ele volta uma marcha sozinho. Era um carro de litoral (dono morava a 2 quarteiroes mar e maresia) , já troquei 2 bicos por novos, nao fez diferença no lag . Scanner nao apresenta falha , ainda nao sei como diagnosticar o problema com precisao, pois outros mecanicos tbem nao acertavam causa(eu notava q conhecia mais q eles de Common rail). Segue o codigo do sensor e ou se vc puder me dar uma orientação ou fonte dos paremtros: 9220930006 ou PBTGF630

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clenio sendo técnico não preciso dizer nem dizer que sem diagnóstico e revisão da parte mecânica não dá para achar nada. Procure uma oficina especializada que trabalhe no veículo para encontrar a causa. Eu acho, penso, estou convencido, não se aplica.

      Excluir

O comentário será publicado após ser aprovado pelo moderador.